O Chevrolet Prisma 2013 é a segunda geração do sedã compacto da GM, tendo sido lançado em fevereiro de 2013. O modelo sucedeu o antiquado e pobre Prisma da geração anterior, compartilhando a plataforma com o Chevrolet Onix.
Além disso, a plataforma Gamma II da GM sustentava ainda a dupla Chevrolet Spin e Cobalt, mas estes tinham medidas maiores, tendo entre-eixos padrão de 2,620 m contra 2,528 m do Prisma.
Com linhas fluidas e uma frente chamativa, o sedã era feito em Gravataí-RS ao lado do hatch e chegou como uma verdadeira evolução em relação ao anterior, derivado do Celta e bem pobre em equipamentos.
Já o Prisma 2013 chegou com uma estrutura mais completa, rígida e segura, trazendo de série airbag duplo e freios com ABS, além de EDB. Ainda que fosse apenas protocolar com as novas regras de emissão nacionais, era um avanço para ele.
Oferecido em duas versões – LT e LTZ – o Prisma chamava atenção por seus faróis com lentes azuis, grade cromada e linhas equilibradas. O Prisma 2013 chegou com oferta limitada, que depois seria ampliada com o câmbio automático.
Leia também sobre o Prisma 2014 e o Prisma 2015.
Ele foi um dos primeiros compactos de entrada a ter transmissão automática de seis marchas no Brasil, mas ela só chegou no segundo ano-modelo. Além disso, o Chevrolet tinha também uma arquitetura elétrica para suportar uma multimídia.
Esta era a MyLink com tela sensível ao toque de 7 polegadas, que trazia funcionalidades como Bluetooth, USB, auxiliar, comandos no volante, reprodução de imagens e vídeos, arquivos de música digital e dois aplicativos dedicados no sistema.
Um deles era o TuneIn, que conectava a multimídia a mais de 70.000 estações de rádio pelo mundo, ampliando o entretenimento a bordo. Além disso, havia o BringGo, um navegador GPS com dados de tráfego em tempo real.
Todos eles eram dependentes da conexão 4G do celular a bordo, devidamente conectado por wireless ao dispositivo. Além disso, o Prisma 2013 trazia um cockpit bem desenhado e com cluster análogo-digital, com conta-giros analógico e display.
Neste último, velocímetro, nível de combustível e temperatura da água eram integrados ao computador de bordo. O volante de três raios tinha um visual moderno e o porta-luvas chamava atenção por abrir de forma invertida.
As portas, contudo, tinham puxadores recuados, dificultando o manuseio, mas os bancos tinham boa padronagem, com couro e tecido na versão LTZ. Com porta-copos bem distribuídos, o Novo Prisma tinha mais espaço interno.
O banco traseiro agora era bipartido e permitia que o porta-malas de 500 litros fosse ampliado de forma funcional. O lado ruim é que o sedã da GM continuava sem cinto de 3 pontos no quinto passageiro e muito menos com Isofix e Top Tether.
Ele também apostou em manter a velha mecânica da Família I de motores da GM, levemente atualizada em relação ao velho Prisma, mantendo bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio e oito válvulas, além de injeção flex com tanquinho.
O 1.0 entregava até 80 cavalos ante 78 do modelo antigo, enquanto o torque subiu de 9,7 para 9,8 kgfm, ambos no álcool. No 1.4, a potência subiu de 95 para 98 cavalos na gasolina e de 97 para 106 cavalos no etanol, na mesma rotação de antes.
O torque foi ampliado para até 13,9 kgfm no álcool, mas caiu na gasolina para 12,9 kgfm. Com relação de marchas mais adequada, o Prisma 2013 tinha o câmbio F17 no 1.0 e F15 no 1.4, invertendo a ordem do anterior.
Com 4,27 m de comprimento, ele superava o anterior, que media 4,12 m. Era mais largo e pouco mais alto, tendo entre-eixos de 2,53 m ante 2,44 m do antigo. O modelo ganhou 61 litros no bagageiro e manteve o tamanho do tanque.
Tendo ampliado muito o conforto a bordo, o Novo Prisma melhorou bastante em acabamento numa comparação com o sedã que saiu de linha em outubro de 2012.
O novo conjunto tinha uma carroceria bem mais rígida e estável, bem como suspensão mais equilibrada e confortável. A direção ainda era hidráulica, mas isso mudaria pouco tempo depois, adotando um sistema elétrico e mais eficiente.
Com o Classic renovando-se para ficar mais tempo no mercado, assumindo de vez a posição do Prisma derivado do Celta, o novo sedã da Chevrolet podia assim ser vendido apenas nas duas versões citadas, com um bom pacote de equipamentos.
Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores elétricos, multimídia MyLink, cluster com computador, volante em couro, bancos em couro e tecido, freios ABS e airbag duplo, estavam disponíveis.
Isso fazia com que o Prisma 2013 substituísse também o Corsa Sedan, apresentando um conjunto que poderia superar o antigo modelo da Opel, mas sem motor 1.8, embora o novo carro pudesse ostentá-lo.
Nesse caso, quem se aproveitou foi o Cobalt, lançado em 2011, que veio inicialmente com motor 1.4 de até 102 cavalos, mas logo depois assumiu o 1.8 com até 108 cavalos. Ele entrou no lugar também do Astra, completando a mudança.
Prisma e Cobalt andariam juntos por quase oito anos, mas o menor canibalizou as vendas do maior com o tempo e eles eram similares em preço, chegando as versões LT 1.4 a terem diferença de R$ 400, mas com itens diferentes.
Na estratégia da GM, no entanto, havia uma grande diferença entre os produtos. O Prisma 2013 era um sedã para quem não precisava de muito espaço e buscava mais economia de combustível.
Já o Cobalt esbanjava espaço e porta-malas – 563 litros, o maior do segmento – apto para quem precisava mais dessas características. Essa sobreposição de produtos deu certo no início, mas depois revelou-se um equívoco.
O Prisma recebeu câmbio automático em 2014, com seis marchas e adição de piloto automático, além de ampliação das versões. Mais adiante, recebeu projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay.
Daí, veio a atualização da linha 2016, que deu a ele um visual melhor e mais aerodinâmico, inclusive com assinatura em LED, novos faróis, lanternas, grade, para-choques, tampa traseira, capô, rodas de liga leve, entre outros.
Ele recebeu ainda reforço estrutural para ficar mais rígido e seguro, além de reduzir peso. Novos rolamentos, defletores no assoalho, pneus de baixa resistência à rolagem, proteção de bateria, eletro-ventilador mais moderno e alternador novo.
Isso sem contar mudanças no óleo do motor, peças móveis de menor resistência e maior leveza, entre outras modificações, que transformaram os VHC-E e Econo.Flex em SPE/4, designação já usada na atualização prévia do Prisma 2013.
Nisso, ganhou os cintos completos, Isofix e TopTether, bem como o OnStar na multimídia, com navegação por setas e assistência 24 horas com localização. Câmera de ré, bancos em couro, volante multifuncional, entre outros, estavam lá.
O Prisma 2013 acabou tendo seu visual mantido na versão Joy, que assumiu o lugar do Classic, tendo somente motor 1.0. Em 2019, com a chegada do Onix Plus, passou a ter o visual da atualização de 2016 e foi simplificado, chamado Joy Plus.
Ele ainda continua em produção, mas somente em São Caetano do Sul e ainda mantendo o motor 1.0, além de acabamento simples e oferta de equipamentos bem limitada para custar menos que o Onix Plus.
Índice
Prisma 2013 – detalhes
O Prisma 2013 tinha uma frente com faróis grandes e de lente simples, mas com tonalidade azul na versão LTZ, incorporando também repetidores de direção e lanternas. A grade era grande e dupla, ocupando parte do capô.
Ela era cortada por uma barra na cor do carro com o logotipo da gravata dourada, assim como molduras cromadas. Além disso, o Prisma portava um para-choque com grade inferior central e molduras laterais fluidas.
Nestas, ficavam os faróis de neblina circulares, montados num fundo preto e com frisos cromados. Nas laterais, as maçanetas eram embutidas e na cor do carro, assim como os retrovisores.
Já no teto, apenas antena pouco pronunciada. O sedã da GM tem rodas de aço com calotas aro 14 polegadas com pneus 185/70 R14 na versão LT, seja 1.0 ou 1.4. Já a LTZ vinha com rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/65 R15.
Na traseira, as lanternas eram compactas e liberavam a tampa do porta-malas, tendo acabamento escurecido na versão LTZ. Esta também portava sensor de estacionamento no para-choque. A tampa do bagageiro vinha com brake-light.
Com vidros verdes, para-brisa degradê e vidro traseiro com desembaçador, o Prisma 2013 tinha um interior moderno e atraente, com volante em couro tendo comandos de mídia e telefonia. O computador ficava na haste dos limpadores.
O cluster era análogo-digital com conta-giros dotado de ponteiro vermelho e display digital em cor Ice Blue para velocímetro, temperatura da água, nível de combustível e computador de bordo. Lembrava o painel de uma motocicleta.
Ao centro, duas pequenas aberturas e a multimídia MyLink com tela touchscreen de 7 polegadas, tendo ainda aplicativos TuneIn e BrinGo, bem como Bluetooth, USB e auxiliar, estes dois abaixo dos comandos físicos do ar-condicionado.
O porta-luvas vinha com o nome Prisma e tinha tampa com abertura invertida e iluminação. A chave era tipo canivete e tinha telecomando com travamento das portas, levantamento ou retração dos vidros e ativação do alarme.
As portas tinham comandos para os quatro vidros elétricos one touch, assim como a coluna A do motorista mostrava comando para ajuste elétrico dos retrovisores externos. Os bancos tinham padronagem em tecido na LT e tecido/couro na LTZ.
O assento do motorista tem ajuste em altura, enquanto o banco traseiro era bipartido, com dois apoios de cabeça e cinto central subabdominal. Havia ainda cintos de segurança de 3 pontos nas laterais, com os dianteiros pré-tensionados.
No teto, alças e luz interna, bem como espelhos nos para-sois e retrovisor interno dia e noite. O Prisma 2013 tem ainda porta-copos dianteiros e traseiros, bem como alavanca de câmbio curta e sistema de som com quatro alto-falantes.
O porta-malas, que podia ser ampliado, tinha 500 litros e vinha com um estepe fino 115/70 R16, feito para rodar até 80 km/h e por tempo limitado. Esse espaço continha ainda iluminação e forração completa em carpete.
A tampa podia ser aberta por dentro do veículo ou pela chave-canivete com telecomando. O bocal do tanque também era acionado por dentro do veículo, que tinha ainda direção hidráulica com coluna ajustável em altura.
Prisma 2013 – versões
- Chevrolet Prisma LT 1.0 MT
- Chevrolet Prisma LT 1.4 MT
- Chevrolet Prisma LTZ 1.4 MT
Equipamentos
Chevrolet Prisma LT 1.0 MT – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico, para-choques na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas, pneus 185/70 R14, calotas integrais, retrovisores na cor do carro, maçanetas na cor do carro, computador de bordo, retrovisores externos com controle interno, vidros traseiros manuais, vidros verdes, para-brisa degradê, vidro traseiro térmico, sistema de som com quatro alto-falantes e antena no teto, multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque, Bluetooth, USB, auxiliar, fonte 12V, porta-luvas com iluminação, para-sois com espelhos, retrovisor interno dia e noite, bancos em tecido, alças no teto, banco traseiro bipartido, banco do motorista com ajuste em altura, coluna de direção ajustável em altura, cintos de segurança de 3 pontos laterais, cinto traseiro central subabdominal, quatro apoios de cabeça, maçanetas cromadas, volante com comandos de mídia e telefonia, acabamento interno em tom preto, porta-copos, travas de segurança nas portas traseiras, chave-canivete com telecomando, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, airbag duplo, freios com ABS e EDB, cintos dianteiros pré-tensionados e alarme.
Chevrolet Prisma LT 1.4 MT – Itens acima, mais motor 1.4 litro.
Chevrolet Prisma LTZ 1.4 MT – Itens acima, mais faróis com lentes azuis, faróis de neblina com frisos cromados, rodas de liga leve diamantadas aro 15 polegadas com pneus 185/65 R15, lanternas escurecidas, sensor de estacionamento, volante em couro, alavanca de câmbio em couro, bancos em couro e tecido, revestimento exclusivos nas portas, vidros elétricos nas portas traseiras e retrovisores externos com controle elétrico.
Preços
- Chevrolet Prisma LT 1.0 MT – R$ 34.990
- Chevrolet Prisma LT 1.4 MT – R$ 39.090
- Chevrolet Prisma LTZ 1.4 MT – R$ 45.990
Prisma 2013 – motor
O Prisma 2013 tinha os mesmos motores Família I do antigo Prisma, mas eles foram atualizados para alcançar mais potência, torque e economia, além de emitir menos poluentes.
Eles surgiram originalmente em 1982, sendo uma versão menor da Família II, que desembarcou no Brasil com o Chevrolet Monza em 1983, nas versões 1.6 e 1.8 litro, subindo depois para 2.0 litros.
Em 1994, a GM trouxe ao Brasil a Família I com o 1.0 OHC e outros derivados, chegando a ter versões 8V e 16V, além do motor 1.6 igualmente com 8V ou 16V. Nos anos 2000, surgiu o 1.4 8V chamado OHC, que depois virou Econo.Flex.
Também surgiu o 1.0 VHC, já com melhoramentos e depois o VHC-E, que incluiu coletor de admissão em plástico, acelerador eletrônico e mudanças na ECU. O 1.4 passou pelas mesmas mudanças e ainda com um comando roletado.
Ambos receberam bobinas individuais, mas não integradas às velas. Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com duas válvulas por cilindro, os VHC-E e Econo.Flex do Prisma 2013 receberam mais modificações e novo nome.
Os dois motores longevos passaram a ser chamados SPE/4 e ganharam pistões retrabalhados, assim como anéis novos, reprogramação da ECU, alternador mais eficiente e outras modificações, que os deixaram mais fortes.
Dessa forma, o SPE/4 1.0 8V passou a ter 78 cavalos na gasolina e 80 cavalos no etanol, ambos a 6.400 rpm. Os torques ficaram em 9,5 kgfm no primeiro e 9,8 kgfm no segundo, ambos a 5.200 rpm.
No 1.4 litro, a potência subiu para 98 cavalos no derivado de petróleo e 106 cavalos no combustível vegetal, ambos a 6.000 rpm, tendo ainda torques de 12,9 kgfm no primeiro e 13,9 kgfm no segundo, obtidos a 4.800 rpm.
Na transmissão manual de cinco marchas, a caixa era a F17 no 1.0 e a F15-5 no 1.4, ambas com close ratio, tendo engates precisos, suaves, curtos e rápidos. O Prisma 2013 não tinha câmbio automático GF6-2 de seis marchas, só no 2014.
Desempenho
O Prisma 2013 tinha um bom desempenho com o conjunto mecânico apresentado, permitindo assim que o motor 1.0 de até 80 cavalos impulsionasse o sedã de 0 a 100 km/h em pouco menos de 13 segundos e com máxima acima de 170 km/h.
Com motor 1.4, o Prisma ia muito melhor, fazendo esse mesmo tempo em apenas 10 segundos e com limite final em 180 km/h, sendo um desempenho agradável para um carro com motor pequeno.
- Chevrolet Prisma 1.0 MT – 12,7 segundos e 173 km/h
- Chevrolet Prisma 1.4 MT – 10,1 segundos e 180 km/h
Consumo
O Prisma 2013 não tinha um bom consumo na cidade com gasolina, não fazendo nem 10 km/l tanto no 1.0 quanto no 1.4, porém, ia bem no álcool, com média próxima de 8 km/l.
Já na estrada, fazia média de 11 km/l no etanol, igualmente nos dois motores, mas na gasolina, a coisa era bem diferente, com o 1.0 atingindo mais de 15,5 km/l e o 1.4 obtendo consumo acima de 14 km/l.
- Chevrolet Prisma 1.0 MT – 7,6/11,2 km/l e 9,7/15,6 km/l
- Chevrolet Prisma 1.4 MT – 8,0/11,0 km/l e 9,1/14,3 km/l
Prisma 2013 – manutenção e revisão
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
1.0 | R$ 328,00 | R$ 744,00 | R$ 864,00 | R$ 628,00 | R$ 1.052,00 | R$ 956,00 | R$ 4.572,00 |
1.4 | R$ 328,00 | R$ 744,00 | R$ 864,00 | R$ 628,00 | R$ 1.052,00 | R$ 956,00 | R$ 4.572,00 |
Prisma 2013 – ficha técnica
Motor | 1.0 | 1.4 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1389 |
Válvulas | 8 | 8 |
Taxa de compressão | 12,6:1 | 12,4:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Indireta |
Potência máxima | 78/80 a 6.400 rpm (gasolina/etanol) | 98/106 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 9,5/9,8 kgfm a 5.200 rpm (gasolina/etanol) | 12,9/13,9 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço 14 polegadas | Aço aro 14 polegadas ou liga leve aro 15 polegadas |
Pneus | 185/70 R14 | 185/70 R14 ou 185/65 R15 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.275 | 4.275 |
Largura (mm) | 1.705 | 1.705 |
Altura (mm) | 1.484 | 1.484 |
Entre eixos (mm) | 2.528 | 2.528 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 500 | 500 |
Tanque de combustível (L) | 54 | 54 |
Carga (Kg) | 426 | 378 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.031 | 1.079 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,32 | 0,32 |