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Procon-SP multa Peugeot-Citroën em R$ 1,8 mi por propaganda enganosa

Procon-SP multa Peugeot-Citroën em R$ 1,8 mi por propaganda enganosa

O Grupo PSA Brasil, empresa controladora da Peugeot-Citroën, foi autuado pelo Procon-SP por propaganda enganosa. A companhia está recebendo uma multa no valor de R$ 1.808.240 por não ter cumprido com uma oferta veiculada em seu site.


Trata-se de uma campanha onde a Peugeot-Citroën havia anunciado o sedan Citroën C4 Lounge Live 1.5 THP Auto 2018/2019 à venda por R$ 70.973,70, no mês de abril. A infração foi gerada devido à reclamação de clientes que se interessaram pela promoção anunciada. A Citroën informa que as lojas não são obrigadas a seguir os preços, que são apenas sugeridos.

Procon-SP multa Peugeot-Citroën em R$ 1,8 mi por propaganda enganosa

Segundo o Procon-SP, o grupo Peugeot-Citroën está sendo autuado por infringir o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor. Ele está relacionado à propaganda enganosa. “Toda publicidade deve ser clara e apresentada de modo que o consumidor perceba imediatamente que se trata de uma oferta de produto ou serviço. O fornecedor deve manter as informações técnicas e científicas que comprovem que a mensagem é verdadeira. Tudo o que for anunciado deve ser cumprido. O Código de Defesa do Consumidor proíbe publicidade enganosa ou abusiva”, diz.


O texto ainda diz: “Quando o preço informado por engano for flagrantemente inferior ao preço usual de venda do produto, com clara percepção do consumidor, deverá o caso em questão ser analisado. Vale ressaltar que a análise entre o preço normal do produto e aquele informado por engano ao consumidor, no caso concreto, é de inteira responsabilidade do fornecedor.”

Procon-SP multa Peugeot-Citroën em R$ 1,8 mi por propaganda enganosa

Quando lançado no Brasil, o Citroën C4 Lounge chegou a custar entre R$ 93.920 e R$ 102.720. Por aqui, o sedan tem disputado vendas com Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze.

Vale destacar que o preço divulgado na campanha em abril se assemelha com o oferecido para PcDs. O C4 Lounge Feel Business exclusivo para PcD sai em torno de R$ 70 mil.

Procurada, a Peugeot-Citroën informou que, por ora, a empresa não fora notificada da decisão do Procon-SP. Assim que houver confirmação, o grupo responderá dentro do processo administrativo.

[Fonte: Estadão]

Procon-SP multa Peugeot-Citroën em R$ 1,8 mi por propaganda enganosa
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Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • cerberos

    Aconteceu algo parecido comigo, estava em um estado e vi uma propaganda da toro com um super desconto mesmo, fui numa concessionária, vi o carro, a vendedora falou que se fechasse no dia ainda ganhava a capota marítima, acontece que estava me mudando para outro estado no dia seguinte e não pude fechar, no outro estado quando fui numa concessionária, o mesmo grupo possuía todas as concessionárias do estado, a vendedora me falou que a promoção não existia, faltou me chamar de mentiroso, não comprei o carro.

    • Fabio Marquez

      Mas ai foi azar seu não ter pego a oferta no estado onde era oferecido. Mudando de estado o preço do carro muda, pois tem a questão de logistica, impostos estaduais e oferta… Por exemplo, se um carro vende bem em um estado, não tem porque oferecer desconto nele.

      • cerberos

        A promoção era nacional feita pela montadora, inclusive o site da montadora sempre tem essas promoções só que aqui com uma única pessoa sendo dona de todas as concessionárias eles ignoram

    • celtiberian

      A concessionária não é obrigada a seguir a oferta sugerida da montadora. Você é livre para comprar em outro lugar. Se tem tanta diferença assim, compra no outro estado e paga o frete.

      • Eduardo Papa

        Olha, acho que não é bem assim não. Você não compra um volks fora da sua cidade, ou mais ainda, fora do estado. Emplacar você pode emplacar em qualquer lugar. As fabricantes colocam impedimento de venda para fora da localidade do comprador.

        • Paulo Lustosa

          Depende da montadora. A GM deixa livre em relação a isso.

        • Fabio Marquez

          Comprei zero km da Volks em bh e não tive problema nenhum em levar para minha cidade no interior… Saiu 5 mil mais barato que na cidade do lado.

          • Eduardo Papa

            Não me lembro ao certo, se eu conversei com uma pessoa ou se li que não era possível… mas vá saber. Que ótimo poder economizar uma grana, tá muito pelejante trabalhar e pagar mais caro somente por causa de localização

  • Ric53

    Na moral, ainda que errado , isso infelizmente é NORMAL e pro azar da PSA pegaram ela de exemplo!!

    Consumidor hoje em dia não deixa passar nada, bem feito!

    • Ⓜ️arcelo

      Nunca tinha reparado como esse carro é feio.. Deve ser por isso que vende pouco e também por ser citroen, claro.

    • Marcelo Amorim

      Eu ja acho que o consumidor deixa passar muita coisa,uma prova ta aí no patamar que um carro OKM está custando,se houvesse um boicote,nao estaria nesse ponto.

      • Ric53

        Hoje se vende um terço do que se vendia há dez anos atrás e o carro está mais caro!

  • Paulo

    Multa saiu caro, era mais fácil terem vendido no prejuízo.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      A venda anual de C4 Lounge não deve render 1,8 milhoes hauahuhaua

      • Cristiano_RJ

        Bem, só para fazer um exercício, suponhamos que o preço médio de venda seja igual ao preço de tabel da versão mais barata, a Live de R$ 90 mil, podemos dizer que o faturamento em 2019 com as vendas do modelo já chegou a R$ 119 milhões, uma vez que já foram emplacados até agosto 1.325 unidades do C5 Lounge. Ou seja, esses R$ 1,8 milhões sai no p3ido.

        • José Eduardo D’Acampora Guazzi

          Vc não pegou a ironia kkkkk. Mas vamos lá, o lucro real médio por veículo desse é 10 mil, após descontar impostos, produção, distribuição, logística e lucro da concessionária, logo as 1325 unidades renderam no máximos seus 13milhoes. E perder 10% por multa é sim bem relevante.

          • Cristiano_RJ

            R$ 10 mil talvez seja a margem de modelos mais baratos. Segmento médio possui margem de renda superior. Mas ainda que consideremos essa margem aí que você falou, lembre-se que o dados são até agosto. Projetando até dezembro o lucro anual ficaria em pelo menos R$ 20 milhões. Mas como disse antes, acredito numa margem maior.

          • T1000

            lucro de 10mil por veículo?
            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            você é muito ingênuo

            • José Eduardo D’Acampora Guazzi

              Sim tô falando de lucro não de quanto entra por venda.

  • renanfelipe

    Provavelmente vai rolar um empurra-empurra pra Concessionária (e com razão) pagar isso. Que amadorismo.

  • mpol

    Não vão pagar nunca, até chegar na última instância da “Justiça” brasileira, nem a PSA existirá.

  • Racer

    “A Citroën informa que as lojas não são obrigadas a seguir os preços, que são apenas sugeridos”
    É sempre a mesma desculpa que eles dão (Citroen). Já tive uns pegas com vendedor deles por causa disto.

    • celtiberian

      Mas as lojas não são mesmo obrigadas. É outra empresa, outro CNPJ, outro dono. Na maioria das marcas a maioria das css segue, mas pode ter alguma que não vai fazer o preço (as vezes nem tem o carro na especificação anunciada, já terminou). Se estressar com vendedor por isso é bizarro: compra em outro lugar, outro modelo se for o caso.

      • Racer

        Bizarro é anunciarem uma coisa e quando o comprador se interessa…chegar lá e ser diferente. São CNPJ diferentes mas é uma rede única. Elas não são totalmente independentes da montadora. Montadora anunciou por um preço, e dali pra baixo.

      • José Eduardo D’Acampora Guazzi

        CNPJ diferentes mas com contratos de prestação de serviço entre si, onde existe obrigações entre as partes. Esse é um dos problemas da PSA aqui, péssima gestão no licenciamento das concessionárias que levam a essas situações bizarras.

      • Retrato do Papai

        já pensou cada franquia do mc donalds cobrando o preço que bem entendessem no big mac?

  • RicardoVW

    Haha

  • Carlos4Carros

    “A Citroën informa que as lojas não são obrigadas a seguir os preços, que são apenas sugeridos.”

    O fato é que as concessionárias sempre lucraram à custa de enrolar os desavisados.
    A pessoa chegava com seu carrinho pra dar de entrada e eles maquiavam o valor que estavam pagando, bem como o valor do carro zero, calculando somente o valor da “volta”.

    Sim, muitos consumidores são insipientes, mas isso não abona a má-fé escancarada do vendedor.

    Agora, com as tabelas todas na internet, o consumidor já chega com o carro configurado e preço na ponta da língua. Não por outro motivo as tabelas estão superfaturadas, pra ter margem.

    Fica a dica: se for comprar à vista (ou mesmo financiado), mas sem troca, exija desconto.

    Não por outro motivo, ultimamente as pessoas andam com muita raiva do valor de avaliação dos usados, R$ 10 a 15 mil abaixo da Fipe. Sempre foi assim… Mas agora fica mais evidente.

  • Rafael

    Live 1.5? Foi isso mesmo ou saiu errado aqui?

  • Josimar Genm Tavares

    1.5 Thp? esse motor é novo?

    • Cristiano_RJ

      kkkkkkkk…

  • Josimar Genm Tavares

    Coitada da Citroen, não vendeu sequer isso em C4L esse ano.

  • carnero

    Graças a Deus começou a funcionar a fiscalização!!!

    • Allysson Santos

      Só contra cachorro morto.

      1,8 milhão não deve dar o faturamento do C4L…

  • ChalMust

    Deveriam dar uma botinada na C A O A também …

  • Eskarmory .

    Pera aí, tinha alguém querendo pagar 70k nesse C4 e recusaram? Esse mundo tá perdido mesmo…

  • RKK

    É sério que a multa foi no valor de R$ 2 milhões ? É dinheiro de pinga para PSA…

  • BuffyDawn Summers

    Se é só sugerido, informe isso em letras garrafais em seu anúncio de promoção oras!

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