Mercado Montadoras/Fábricas

Produção aumenta e trabalhadores começam a retomar postos nas fábricas

vw-fabrica-parana-1-2 Produção aumenta e trabalhadores começam a retomar postos nas fábricas

Em julho, a produção subiu 22,4% no Brasil e no mês seguinte, as vendas atingiram no total 216,5 mil veículos, tornando agosto o melhor mês desde dezembro de 2015. Com a alta nos emplacamentos, as fábricas passaram a aumentar o volume mensal. A expectativa é de que as vendas serão superiores a 4% em 2017, conforme previsão de Anfavea.



A entidade que reúne as montadoras deve anunciar nos próximos dias um ligeiro aumento da produção em agosto e uma revisão da previsão, que deve ser superior aos 4% para este ano. Espera-se algo em torno de 5%, o mesmo percentual de 2016. Atualmente, o saldo é de 4,3%. Com todo esse movimento indicando uma recuperação lenta, porém, progressiva, indica também mudanças nos postos de trabalho.

Em torno de 25 mil empregados estavam em layoff ou PSE (Programa de Seguro Emprego) há um ano. Agora, esse número caiu para 12 mil e já está previsto o fim desses dois programas nos próximos meses. A recuperação nas atividades faz com que funcionários afastados voltem a assumir suas posições nas linhas de montagem.

Na Volkswagen, a fábrica da Anchieta, no Grande ABC, trabalha atualmente com um turno, mas até o final do ano, três turnos estarão em plena operação, fazendo com que a velha planta funcione 24 horas por dia. A dupla Polo/Virtus é responsável pelo novo ritmo, baseado também no aumento das vendas e das exportações. A VW também encerrou o turno reduzido em Taubaté, pensando também no aumento das vendas, mas de olho mesmo nas exportações. A empresa quer elevar os números em 50%.

Na Renault, a produção Kwid foi elevada para dar conta da demanda e isso gerou a contração de 700 novos empregados para um terceiro turno e agora outros 600 entrarão no quadro para fazer a planta de São José dos Pinhais operar 24 horas por dia. Na fabrica de caminhões da MAN, em Resende, a empresa contratou 70 funcionários para um aumento na produção. A marca alemã também festejou um recente contrato de 400 caminhões.

De acordo com a Fenabrave, o aumento nas vendas é um reflexo da percepção de melhora da economia por parte dos consumidores e também de empresas. Isso gera um aumento na confiança de emprego e de negócios, que permite uma procura maior por veículos novos para uso próprio ou comercial. Redução nas taxas de juros e decréscimo do desemprego ajudam a reforçar essa tendência de uma recuperação do mercado nos próximos anos. Assim, espera-se que as contratações voltem a ser frequentes nos próximos meses.

[Fonte: Estadão]

  • zekinha71

    Logo teremos notícias de greves.

  • Tochio

    Que nada, as vendas aumentaram porque os preços também aumentaram, ou vise versa !! rsrsrs

  • Catucadao

    desde quando as vendas teve aumento? so ir nas lojas… concessionarias tudo vazio de segunda a segunda.

    • Deadlock

      Hoje quase metade são vendas diretas. Além disso, 52% do mercado argentino são ocupados por carros produzidos no Brasil. Apesar das lojas vazias a produção aumentou.

  • Miguel

    Se o Brasil conseguisse fazer as reformas que precisa, poderíamos sair dessa crise e ter um crescimento mais sustentável, com investimentos do governo e empresas em infraestrutura e etc, mas pelo jeito, vai ficar só a luta pra se manter no poder enquanto não chega 2018.

    • cepereira2006

      A reforma que o Brasil realmente precisa é tirar toda aquela corja de ladrões. Com administradores sérios, em 2 anos estaríamos construindo linhas férreas, metrôs e obras de infraestrutura urgentíssimas para tirar o nosso país desse atraso medonho.

      • E esses administradores sérios estão aonde? kkk pq no Brasil não estão, o que mais vemos ae são empresários corruptos que se aproveitam dos politicos ruins pra se dar bem melhor, como esse JOesley, os marinho, o Eike Batista etc… Não adianta trocar os políticos se a grana sempre chegar em grandes quantidades pra eles pra beneficiar um seleto grupo de “amigos” que bancam tudo.

        • Miguel

          Sim, tem que começar pelas pessoas. Se um empresário membro da FIESP reclama do governo mas tá lá pedindo concessão e molhando a mão de quem não deveria ele não é melhor que os políticos.

          • Isso que sempre falo trocar os políticos só não adianta, continua a mesma coisa, tem é de assegurar um sistema que a propina não seja tão corriqueira, e que haja realmente punição pra quem pedir ou aceitar. Como dizia o velho ditado, se os políticos da Finlândia vierem pro Brasil, irão roubar mais, e se os políticos brasileiros forem pra Finlândia, irão roubar menos, pois o que vale são as instituições e as leis pra coibir, e o fim dos privilégios. O que vemos ae com o Temer por ex. com tudo que acontece e ainda se mantendo no poder com manobras e propinas.

    • Renato Duarte

      Brasil é o paraíso de políticos que oferecem concessões à empresários dispostos a bancar suas tentativas de se perpetuarem no poder. Você ainda acredita em “reformas necessárias” de crescimento??? Esquece essa esperança por imposto baixo,, a estrutura governamental brasileira é grande demais e provavelmente vai continuar grande sugando e sugando cada vez mais.

      • Miguel

        Se vc tem esperanças ou não, acho que mesmo assim precisamos continuar batendo na tecla. O que não dá é continuar reclamando mas deixar pra lá por que se acha que nada nunca vai mudar…
        O pior de tudo é se conformar.

  • thi

    só vi positivo pra vw(vw/man) e renault. mas a realidade são lojas vazias

  • Mario

    Se na crise o Onix vendeu 18mil, imaginem quando a crise passar!! Na verdade, as grandes e médias cidades, não suportam mais tantos carros.

  • gtry

    Estão recontratado depois de aprovada a nova lei da escravatura

  • Em 2018 podem apostar, voltaremos aos volumes de 2011.

  • Ricardo Blume

    Deixar bem claro que o aumento de produção não significa aumento nas vendas internas que, por sinal, continuam muito ruins. As vendas que realmente estão em alta são as externas.

  • oswaldo luiz silva

    Ainda bem que a Produção de veículos aumentou. Mas a verdade é que as montadoras estão exportando grandes quantidades.
    Não se iludam que é porque o mercado interno está aquecido.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend