O Chevrolet Onix pode perder a liderança de mercado nos próximos meses. O motivo é a falta de peças para sua fabricação. Em Gravataí-RS, o sindicato local afirmou que os empregados entram em férias coletivas no mês de março.
Além disso, todos os empregados de fornecedores e sistemistas também ficam em casa pelo mesmo período. Com isso, a GM espera que os fornecedores de componentes eletrônicos necessários para os modelos Onix e Onix Plus recomponham seus estoques.
Mas, a falta desses itens é tão grande que ao retornar às atividades, em abril, a General Motors ainda terá dificuldade para atingir o ritmo normal.
Isso porque metade do quadro atual, de 2.000 funcionários da unidade, entrará em layoff, que é a suspensão temporária do contrato de trabalho e, para piorar a coisa, isso pode variar de dois a cinco meses.
- Ex-vendedor de carros expõe os bastidores das concessionárias
- Onix 2022: preço, consumo, motor, versões, equipamento, detalhes
- Carro da semana, opinião de dono: Ford Ranger XLS Flex 2014/2015
Dessa forma, um dos dois turnos será suspenso a partir do dia 5 de abril, após 20 dias de férias coletivas e duas semanas de atividades normais, quando a GM deve gerar estoques de Onix e Onix Plus para enfrentar o período de baixa produção.
A GM negou a paralisação da produção, reconhecendo que a falta de peças é um problema atual. Em nota, a empresa informou ao site Automotive Business:
“A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso tem o potencial de afetar de forma temporária e parcial nosso cronograma de produção. Estamos neste momento trabalhando com fornecedores e sindicato para mitigar os impactos gerados por esta situação”.
Com 20 dias de paralisação, as vendas do Onix – líder absoluto em vendas há seis anos – devem ser impactadas, mas por breve período.
No entanto, o layoff para metade do quadro, mantendo apenas um turno em operação, pode fazer um estrago muito maior a longo prazo, ainda mais quando se fala em até cinco meses. Parece que o HB20 vai gostar dessa história…
[Fonte: Automotive Business]
Em breve o HB20 para também …
Eu não duvido, todos os motores ainda são importados da Coreia.
O ágio e a especulação vêm na esteira.
Tem Hilux SRX de R$ 250 mil na tabela sendo anunciada por R$ 285 mil.
Os modelos usados estão R$ 20 mil acima da tabela também.
Isso é algo que não se viu nos últimos 20 anos.
Tiguan igual a nossa Fipe é 151 valor anunciado 170
Em novembro passado, fiz o pedido de um polo por meio de venda corporativa, ao qual me deram 3 meses de prazo. Um mês depois veio o primeiro aumento, que me fez desistir do negócio.
Parti para um UP! MOVE TSI 18/18 com 27 mil rodados e a pedida de 49k, sendo que a tabela era de 45,2k. Chorei um pouco e baixei para 47,5k já com a transferência inclusa, não tinha para onde correr, até pq eu estava a pé.
Hoje o mesmo carro valorizou para 46,5k, se aparecer alguém querendo comprar, não vendo por menos do que o valor que paguei.
Amigo que trabalha no mercado de seminovos meu disse que o mercado está muito louco, ele nunca pagou tão caro nos seminovos, mas também nunca revendeu tão caro. Quem tem veículo para vender e não precisa de um outro no momento, é a hora de vender e bem.
Está tudo uma loucura, desde o arroz até os carros, devido à pandemia e principalmente à instabilidade geral criada nesse país pelo líder do Executivo. A única coisa que pode resolver o problema é vacinar todo mundo logo e frear essa pandemia maldita, mas o dito líder, que tanto diz se preocupar com a economia, só trabalha contra isso dia após dia. Quem achou que o petê era o fundo do poço (convenhamos, já era bem ruim), errou rude. Tempos sombrios.
Já estamos no fundo, mas vamos afundar mais um pouco devido ao tal líder!!!
Líder? Que líder? Brasil está totalmente a deriva…
Exato.
Sim! É pq comentei encima do comentário q chamavam o presidente de líder do executivo!! Mas de líder, ele está longe!
E esses que estão negativando, provavelmente por serem anti-vacina… Tudo bem, podem abrir mão da dose de vocês, desde que assinem um termo abrindo mão do direito universal a atendimento médico. Aí desafoga o sistema de saúde, liberando leitos para a parte pensante da população. Nada mais justo.
Estamos negativando pois não somos gado da Rede Globo, não somos enganados pela midia. O mundo todo com problema, lideres mundiais sem saber o que fazer direito, OMS em contradição toda hora, médicos sem saber como tratar, e vcs culpando o presidente, seguindo a midia….isso é pior que a pandemia em si!
Que Rede Globo bicho, pelo amor de deus… Não acredita na mídia mas acredita em corrente de WhatsApp de parente né? Nos poupe. Não estou culpando ele pela pandemia e sim pelos resultados catastróficos dela, graças à atitude kamikaze dele. Tudo disparando de preço. O dólar desvalorizando no mundo todo, só aqui que não. O país está indo pro buraco. E a diferença de todos esses outros países que estão com dificuldades, é que o presidente deles NÃO ESTÁ TRABALHANDO CONTRA O COMBATE À PANDEMIA. Só aqui e na Tanzânia. Tudo que esse cara fez e faz é para atrapalhar o combate à pandemia. Isso sim é pior que a própria.
Só faltou mujir agora
Pelo visto o gado aqui é vc, além de não entender nada do que está acontecendo, não sabe nem o português básico. Ih ó…ih ó…ih ó….volta pro mobral, eleitor do 4 dedos
Quem falou em lula ? Tem tara por ele ? Realmente o coitado de extrema direita tem q ser estudado…..se informa pelo zap zap e bloguinho de patriota e vem passar vergonha….
Cara….o número de idiotas no Brasil é enorme….chega a ser mau caratismo dos canhotinhas barbudinhos…
Pois é ..o pessoal ou é fraco intelectualmente, pois não entende nada do que está acontecendo, ou é maldoso mesmo, como a imprensa.
Chamam até o Bolsonaro de homicida…mau caratismo puro…então a Merkel,Macron,Trump/Biden,Xi Jiping são todos mau caráter também…são uns vhermes
Agindo assim , eles só deixam claro que o exagero é uma estratégia de tentar esconder a verdade….se mentem dessa forma, as criticas perdem respaldo…vira torcida apenas…
Somos anti mentirosos,como vc….mkkk
Vc eh só um coitado alienado….a incrível estória do pobre de extrema direita……
Moderação, por favor, retire o botão de dislike aqui pq o coleguinha não gosta de ser contrariado.
No tempo do PT era muito melhor. Não precisa ter vergonha de admitir isso
Fácil. Teve lá seus erros e mau caratismos, mas o show de horrores que estamos vendo nem se compara.
Gostava de ver o país sendo roubado né….
Era uma falsa ilusão, oq o PT fez é semelhante a financiar um carro em 10 anos e só ir pagando algumas parcelas para evitar que o banco o confisque, uma hora a conta vem e veio com força em 2015, sem COVID aliás, fora o maior esquema de corrupção já noticiado no mundo né . . Me dói o coração dizer que provavelmente o governo menos corrupto que tivemos no século XXI foi o tapa buraco do Temer …
Mesmo que vacine, pega o vírus, vamos ter que conviver com ele, ter educação, manter distanciamento, utilizar álcool e máscara o resto da vida
Sim, mas as pessoas vão parar de morrer. É uma diferença e tanto.
Tinha que aparecer um canhotinha na matéria para envolver o Bolsonaro como culpado,numa crise que é mundial….não cansam de passar vergonha,são as viúvas do encantador de burros….kkk
3.99 um kg de arroz é caro ? Kkkkkk come farinha então
Eu dei um HB20 Comfort 2014 (Pé de Boi) de entrada na Css Chevrolet por um Novo Onix 2020 por 28 mil , paguei 7 anos atrás 33 mil por ele,… tabela FIPE |à 6 meses quando vendi 33 mil …mas como era “Pelado” , “Pe de Boi” sem vidros, travas eletricas achei que não pegaria bem… em 1 semana a css revendeu por 36 mil. Perdi dinheiro na época…entretanto.. ganhei em Segurança, Tecnologia e Satisfação de um Carro enfim Completo e Economico.
Vendi o meu usado em agência por um.valor bem próximo da Fipe…as agências estão anunciando usados bem acima da Fipe…o melhor é vender bem e comprar um.zero com descontos…o argo 1.0 está com um bom desconto.
Vendem caro até pq estão com dificuldades pra repor o estoque com carros de boa procedência e pouco rodados, por isso estão pagando caro.
Toyota não faz estoque
‘Just in time’ e ‘sistema toyota de produção’… mudaram a forma como os fabricantes estocavam a produção
Quem vai gostar é a Strada, porque a Hyundai não tá bem de produção também não.
Se a Fiat fizer promoções para o Argo, acho que será o Fiat que gostará dessa história. Mas se bobear teremos uma picapinha desta marca como o carro mais vendido do Brasil.
A princípio, quem tem a se beneficiar com isso por enquanto é principalmente a Fiat com o Argo, porque ele é provavelmente o compacto com maior conteúdo nacional hoje. Ou seja, sofre menos do que a GM com o Onix que tem várias peças vindas da China, e a Hyundai com o HB20, cujos motores inteiros vêm da Korea, por exemplo. De qualquer maneira, a tendência é o ágio, isso é certeza.
Concordo, aqueles pacotes de opcionais que tinham coisas que você queria mas outras que não, mas era obrigado a comprar, praticamente acabaram e se tornaram agora itens de série e alguns acessórios agora podem ser comprados separadamente. Parece que finalmente a Fiat está voltando a ser Fiat, um exemplo de custo x benefício.
Acredito que o Argo seja o mais nacional dos carros montados no Brasil, já que o Palio tinha esse status, já vimos o Argo aumentar do nada as vendas, agora tem duas razões. Ka fora de linha e Onix fora de produção por um tempo!
Parece que a FIAT vai recuperar a liderança do mercado antes do lançamento dos SUVs!
A GM podia importar essas peças do méxico e da china países que também produzem o chevrolet Ônix.
O problema é com falta de componentes eletrônicos, sem módulo, sem carro. A GM vai manter o Tracker abastecido pois lá o lucro é maior. Em 2021 a previsão é de que mais de 800 mil carros deixarão de ser fabricados devido a falta de chips.
https://www.cnbc.com/2021/02/08/carmakers-have-been-hit-hard-by-a-global-chip-shortage-heres-why-.html
E vcs achando que os carros estavam muito caros. Aguardem. Se a GM está assim, as outras estão no caminho.
Daqui a pouco vai estar igual a Argentina…
Vixi UBER 20 dias sem carros
Mas o Joy será atingido com isso? Lembro que ele é o que tem o maior índice de nacionalização junto com a Montana e Spin dos veículos feitos pela GM, tanto que a única peça dele importada é a alavanca de câmbio que vem da Coréia do Sul, e que a GM pode muito bem reverter pro modelo anterior usado no Vectra, Astra, Celta e companhia que era de fabricação nacional junto com os cabos e a palanca da caixa.
Se o “excrementíssimo” tivesse alguma visão de longo prazo que não fosse blindar seus filhotinhos, assim como fez o Japão no ano passado, teria atraído empresas do setor eletro-eletrônico via política de benefícios e talvez hoje essa situação não estaria tão desesperadora.
Mas infelizmente se perdeu em teorias conspiratórias, mania de perseguição (totalmente justificáveis, já que só faz o que estava na sua bolsa de colostomia) e fetiche por militares tacanhos…