*Destaque Mercado

Produção nacional registra crescimento de 45,7% em agosto

vw-fabrica-parana-6 Produção nacional registra crescimento de 45,7% em agosto

Depois de quedas constantes, a produção nacional de carros de passeio e comerciais leves no Brasil começa a se recuperar. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos em nosso País registrou aumento de 45,7% em agosto. Trata-se do melhor mês de 2017.



No mês passado, foram produzidos 260.349 veículos em nosso território, o que representa um crescimento de 15,4 por cento em comparação com o mês de julho e uma diferença de quase 10 mil unidades em relação a maio (até então o mês mais produtivo do ano). Para efeito de comparação, em agosto de 2016 foram 178.704 exemplares fabricados.

jeep-fca-fabrica-goiana-6 Produção nacional registra crescimento de 45,7% em agosto

Entre janeiro e agosto, a indústria automobilística brasileira apresentou crescimento de 25,5 por cento. No período, foram 1.749.704 veículos produzidos, contra 1.394.181 unidades registradas nos mesmos meses do ano passado.

“As novas previsões da Anfavea demonstram que a indústria caminha para um cenário de retomada, mesmo se considerarmos que a base de comparação de 2016 é muito baixa. O que precisamos agora é de estabilidade no quadro econômico para que consumidores e investidores aumentem a confiança e o País como um todo entre em uma rota de aceleração da atividade econômica”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

A respeito do número de emplacamentos, houve crescimento de 17,7% em relação a julho e 21% quando comparado ao mesmo mês de 2016. Foram 193.057 unidades emplacadas em agosto.

fiat-fabrica-betim-visita-NA-36 Produção nacional registra crescimento de 45,7% em agosto

Além disso, o volume de exportações também esteve em alta no mês de agosto. Foram 66.582 veículos brasileiros exportados para diversos outros mercados, o que se traduz em um avanço de 1,6% em relação a julho e de bons 61,7% em comparação com agosto do ano passado. Nesses oito meses, foram 506 mil unidades exportadas, número 51,6% superior a agosto passado.

A receita com os embarques chegou a US$ 1,46 bilhão, sendo 58,2% maior na comparação anual, incluindo, além das exportações de automóveis, os embarques de autopeças, tratores agrícolas e veículos desmontados.

  • jairooo

    A foto do golf não foi a mais adequada para a matéria!

    • cepereira2006

      Foi para dar um toque de humor.

    • thi

      pra quem nao tem uma versão at de entrada..nada mal

  • T1000

    Efeito FGTS. Deixa o pessoal torrar que as vendas voltam ao patamar anterior.

    • Rodrigo Alves Buriti

      Não duvido. Sou daqueles que apenas um mês bom não dita um ano inteiro.
      E mais por ser um crescimento alto e pontual, com certeza foi devido a outro fator pontual.

      • Pedro Henrique

        agosto geralmente é um mês bom para vendas de carros…
        normalmente tem 4 semanas com muitos dias uteis, é um ótimo mês para se ter na placa do carro já que o ipva não cai junto no bolão de imposto… e tem datas comemorativas como dia dos país que puxa umas promoções boas.

  • rodpe

    Em breve as montadoras vão voltar aos aumentos ds preços de 10, 15, 20% ao ano devia a “alta” demanda.

  • Cristiano Moreira

    Mercado se recuperando… inflação baixando, taxa de juros baixando, ainda um modesto crescimento industrial…e querendo ou não, as reformas estão passando, mesmo com todo esse cenário político um lixo.
    A bolsa de valores hoje bateu a máxima histórica de todos os tempos. Isso não é pouca coisa.
    A bolsa sempre antecipa grandes movimentos de retomada de crescimento. Acho que estamos nessa etapa novamente. Tomara.
    Não vindo uma Dilma 2.0 ano que vem ou algo do tipo pra estragar, tá voltando a ficar bonito.

    • Louis

      Sei não, viu. Estou duvidando que a reforma previdenciária vá passar… Acho que os investidores externos estão otimistas em demasia, por isso a bolsa está no topo. E acho que a inflação /juros só estão baixos por causa da grave recessão. Qualquer retomada vai aumentar a inflação e juros, pois o governo gasta mais do que arrecada.

      • Gnull

        Tomara que essa reforma não passe mesmo. Ao invés do por isso na conta do povo, temmos que nos concentrar em uma reforma tributária.

        • Pedro Henrique

          reforma tributaria realmente é necessária, mas, me diga você é aposentado? não? que bom! Agora me responda, você gostaria de trabalhar uma horinha a mais por dia durante o resto da sua vida como empregado pra bancar a quantidade maior de aposentados que vai vir? porque você sabe né… é basicamente um esquema grandão de piramide, mais pessoas nascem pra bancar poucas pessoas velhas… ops, agora é poucas pessoas nascem pra bancar muitas pessoas velhas hehehe, mas você como bom brasileiro não vai se importar disso não é mesmo? tem muita coisa mais importante né? tipo o buraco na sua rua que você esquece de desviar e tal… oque que é uma horinha a mais trabalhando todo dia né? já aproveita e foge do horário da fila! Ahh mas é claro que essa horinha a mais trabalhando é pra pagar imposto tá, você não vai ser remunerado pff, sua remuneração é se aposentar com 30 anos de serviço!

          • Gnull

            Já respondi o outro comentário ali, essa situação se dá por pura incompetência do governo e o povo não pode ser obrigado a pagar a conta desse jeito. Assim ninguém mais vai se aposentar. Prefiro que aumentem as alíquotas das contribuições previdenciárias do que fazer isso. Isso só vão resultar em mais pobreza: um monte de gente não vai ter direito de se aposentar e nem vai conseguir trabalhar por causa da idade e saúde.
            Amigo, não caia no conto do vigário.

            • Pedro Henrique

              mesmo que o governo fosse perfeito, ainda seria necessária a votação da previdencia, pense bem, quando a foi montado o estatuto atual, as pessoas mal viviam depois dos 70…
              hoje as pessoas chegam aos 80~90 “”fácil””
              são 20 anos a mais pra se pagar a um aposentado, sem contar que ta aumentando o numero de aposentados e diminuindo o de contribuintes, e, como já disse isso é um esquema grandão de piramide direta, não tem segredo, piramide nenhuma se sustenta…
              o melhor que os mais jovens como eu e provavelmente você não sei, é esquecer a aposentadoria da previdência e focar em fazer um pé de meia e investir em um imóvel pra alugar ou algo do tipo.
              mesmo países desenvolvidos extremamente ricos tem problemas com previdências (isso que eles nem gastam com saúde e o gasto com segurança por hab é bem menor já que não tem tantos crimes)
              esse negócio de querer viver nas custas do governo não da certo, portanto (puxando aqui oque eu disse antes) invés de você reclamar que tem coisa mais importante pra fazer tipo o buraco na sua rua e esperar do governo, porque você não pega uma pá de terra e vai la tapar (é uma analogia n leve ao pé da letra, a menos q realmente tenha um buraco na rua kkkkk)

              • Gnull

                Vi que você insiste nessa de pirâmide e dos gastos do governo e tal. Acontece que a previdência é financiada através de contribuições sociais, que são tributos (assim como impostos e taxas e etc.). Essas contribuições tem como característica a vinculação à uma finalidade específica, nesse caso a previdência, de modo que é proibido o uso dos valores em outras áreas. Não importa se for usado em saúde, infraestrutura e etc., simplesmente não é possível usar em outra coisa, mesmo que o governo não vise lucro, tinha a obrigação de guardar esse valor, exatamente como uma poupança, é assim que a previdência deve funcionar. Isso melhoraria muito a situação atual.

                Em relação a idade eu concordo, como teve aumento da expectativa de vida é interessante o aumento da idade mínima para aposentadoria. Contudo, sou contra as outras mudanças, por exemplo, querem extinguir a aposentadoria especial, aumentar excessivamente o nº de contribuições necessárias para se aposentar e utilizar os auxílios, modificar o modo de cálculo da aposentadoria, além de diversas outras mudanças que prejudicarão os cidadãos. Se fosse somente a idade não haveria problema.

                Não é questão de querer viver as custas do governo, mas questão de que se o governo impõe isso (eu preferiria usar todo o dinheiro como bem entender ao invés de ser obrigado a contribuir) acho tais direitos e deveres devem ser distribuídos de maneira justa e igualitária.

                • Pedro Henrique

                  mesmo que o dinheiro seja de finalidade especifica ele ainda é usado em outras coisas e oque fica no lugar é um número imaginário, por exemplo, todas as pessoas que tem conta no banco tem um limite no cartão e empréstimos certo? e se todos ao mesmo tempo forem usufruir disso o banco não vai ter como fazer pra todos, porque ele não tem dinheiro, o banco não tem nem o dinheiro que ta na conta das pessoas… porque as pessoas não sacam tudo de uma vez, então ele trabalha com o seu dinheiro pra gerar lucro próprio e no lugar disso ele põe lá um numero na sua conta referente ao que você tem, mas o dinheiro em si ta sendo usado em outros fundos de investimento. O governo faz a mesma coisa, na conta da previdência pode ter trilhões, quadrilhões, tudo sai da conta do gov, se o gov fecha o ano no vermelho ele simplesmente não tem o dinheiro pra isso, mesmo que lá na conta estejam os números.
                  um solução pra isso seria a impressão do dinheiro, que gera inflação e vai corroer a economia, outra é tentar fechar no verde todo ano, apenas oque é realmente usado e ai não importa as cifras na conta se oque você realmente usa ta lá, pra que você se importaria se tem tudo ou não n é mesm?
                  e outra, justo e igualitário são coisas diferentes.

                  oque você pode fazer é simplesmente mudar sua aposentadoria pro valor minimo que lá consta, que é bem baixo mesmo… claro que no final vai da só uns cascalho mas é uma opção, dai o dinheiro que seria destinado aquilo você pode por na poupança(ou oq vc quiser) que atualmente ta com rendimento acima da inflação bem legal e é um fundo seguro (a menos que o banco quebre mas é difícil, não é impossível então escolha os “grandes de mais pra quebrar”) ta que poupança não rende tanto, mas dai vai da sua escolha de investimento, o bom é isso, VOCÊ tem o poder da escolha do que quiser fazer com o dinheiro.

        • Louis

          Não tem como fugir, quanto mais adiar a reforma previdenciária, pior vai ser. Cada vez temos mais idosos, e a população jovem vai diminuir, é uma tendência mundial. A questão é matemática pura. Eu estou fazendo minha própria aposentadoria, porque a pública vai quebrar.

          • Gnull

            Não é só matemática. Cadê o dinheiro a maior que a previdência sempre recebeu? Se a previdência sempre teve mais jovens significa que sempre arrecadou mais do que gasto. Aquele dinheiro a mais era pra ser usado na própria previdência, ou seja, era pra ter rendido mais dinheiro para ser usado em casos como esse. Daí o governo usou o dinheiro em outro lugar, a previdência não tem mais caixa e quem vai pagar a conta? Eu que não quero pagar a conta pela incompetência do governo.

            • Louis

              Esse dinheiro não existe, previdência é pirâmide financeira, o dinheiro já foi gasto. Os contribuintes atuais que bancam os aposentados atuais. É a triste realidade.
              “Eu que não quero pagar a conta pela incompetência do governo.” Todos irão pagar. E o problema não é só por aqui, é mundial, em maior ou menor escala. Pode fazer protesto, bater panela, fechar rodovias, em poucos anos a previdência vai quebrar.

              • Gnull

                Aí que tá, foi gasto mas não deveria, foi pura incompetência.
                Se for pra pagar, então aumente alíquotas ou arranje outra fonte de renda, agora não dá de engolir essa reforma nessas condições

                • Pedro Henrique

                  o dinheiro pode ter sido gasto com qualquer outra coisa, infraestrutura, saúde, segurança… é uma piramide direta ou seja não tem poupança pro que sobra e eles não investem buscando um retorno financeiro direto já que é do governo, investem o montante extra em “beneficios” pra população, sabe o bndes? então…

            • Miguel

              As pessoas querem chegar à situação do Rio de Janeiro, sem pagar salário de aposentados e servidores. A previdência quebrou! O estado quebrou!
              Alguma coisa realmente tem que ser feita, isso é uma coisa que está se tornando insustentável.
              Até porque a previdência afeta a qualidade e distribuição dos gastos do governo.

      • D136O

        Provavelmente vai passar, agora acredito que os cortes de juros estão muito agressivos existe uma certa inercia no consumo que se mantem baixo derrubando a inflação, por isso o BC tem sofrido pressão de setores para um corte mais radical, quando a confiança do consumidor voltar a tendencia é o jogo virar e termos uma escalada da inflação, como vc falou, ou seja sempre na gangorra.

    • Fanjos

      Isso só prova que aquela máxima era verdade.
      Até um rato morto no lugar de um peteba é melhor!

  • Filipe Augustus

    Apenas acho que isso é motivado pelas exportações!!!A produção aumenta, mas as vendas não, pelo menos na mesma velocidade!!!!

  • thi

    sonho com esse branquinho só que pretinho…GOLF!

    • Rodrigo

      Tá fácil! Já se acha o 1.4 TSI manual usado por 50 mil.

  • Milton Fabiano Camargo

    O que mudou? Os preços só aumentaram. O que justifica esse aumento nas vendas?

    • tjbuenf

      Mas tem que observar se esse aumento se manterá mesmo. Antes disso não adianta ficar especulando.

    • Guedes

      Eu acho que pode ter a ver com o fato de agosto ser um mês grande e ter muitos dias úteis, sem feriados…

    • D136O

      Boa parte disso é por causa de novidades no mercado, alem de algumas fabricas estarem encerrando a redução de jornada. Vale lembrar que a noticia é a respeito da produção de veículos não emplacamentos dai entram as exportações. O fato de o inovar auto estar com os dias contados tambem pode ter algum tipo de relação.

  • Marcio Souza

    Isso não vai durar por muito tempo. Até gostaria, mas é reflexo dos saques do FGTS. Voo de galinha.

  • oswaldo luiz silva

    Fico contente pelo momento das montadoras terem ” recuperado “, pois é menas pessoas desempregadas. Digo momento , pois isso não significa que as vendas internas aumentaram nesse patamar. O que está acontecendo é que as montadoras estão exportando a todo vapor; repito, o mercado interno não está aquecido. Essa é a verdade.

  • Rafael Santos

    De onde o povo arruma dinheiro?? Tentei trocar de carro esse ano, mas média de 3000 mil reais de juros anualmente?? Dá não…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend