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Proibição do uso de lâmpadas não originais e luzes diurnas obrigatórias a partir de 2023

toyota-corolla-xrs-2018-avaliação-NA-19 Proibição do uso de lâmpadas não originais e luzes diurnas obrigatórias a partir de 2023

A Resolução 667 do Contran, publicada na semana passada, passa a normatizar os diferentes tipos de sistemas de iluminação dos veículos em circulação no país. A nova determinação proíbe a substituição de lâmpadas dos faróis por modelos não originais, incluindo potência e tecnologia.



Ou seja, nada de xenon ou LED em faróis com iluminação comum, por exemplo, que aliás, é uma prática muito ruim que acaba por ofuscar a visão dos outros motoristas, podendo até causar acidentes. Além dos faróis, as demais luzes de sinalização do veículo também não poderão ser alteradas, incluindo luzes da placa. O mesmo se dá com a adição de luzes não previstas no projeto do carro, tais como aqueles filamentos de LED.

Filmes e outras materiais para escurecer ou modificar o visual do conjunto ótico, também serão proibidos, pois fazer isso claramente prejudica a iluminação original do veículo e também pode causar problemas de segurança graves. No entanto, faróis que já saíram de fábrica com xênon ou LED, bem como os que foram regulamentados pelo Contran anteriormente, estão isentos desta Resolução.

Todos os itens acima serão obrigatórios a partir de 2021, sendo que na mesma época, novos veículos deverão portar as chamadas DRL ou luzes diurnas, feitas de LED. Estas luzes DRL são aquelas bem fortes que vemos em alguns modelos nacionais e também em vários importados. O objetivo não é deixar o carro chamativo e sim melhorar a segurança.

No entanto, estas DRL serão obrigatórias em todos os veículos vendidos no país a partir de 2023. Tecnologias como luzes de convergência em curva, faróis de facho automático, luzes de frenagem de emergência e ajuste automático dos faróis também foram regulamentados pelo Contran.

Veja também: Os carros mais baratos do Brasil equipados com luzes diurnas

Agradecimentos ao Hélio Figueiredo.

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  • Leo

    Excelente medida. Mas a implantação poderia ser antecipada para 2019 ou 2020, no máximo.

    • Tosca16

      Creio que o mercado de reposição/personalização irá odiar essa medida kkkk; mas acho super válida, entretanto creio que poderiam no caso das lâmpadas ter modelos homologados para cada veiculo, não fugindo muito da original, mas certificadas pelo INMETRO e para aquele modelo.

      • Raul Pereira

        Esse mercado já está praticamente morto. Aqui em Osasco dão multa de 8k pra quem andar com som alto (aqueles preparados de competição que infernizavam a cidade). Eu acho o valor totalmente desproporcional, mas a medida está correta.

        • leandro

          Também acho desproporcional, deveria ser pelo menos 20k

          • Raul Pereira

            O loco kkkk. Os 8k de multa resolveram bem o problema aqui em osasco. Já os carros de som políticos, isso é outra história.

      • Pedro Henrique

        concordo, não é porque o carro saiu com lampada halogena mas com farol tipo projetor que ele não pode usar xenon, até porque o propósito do projetor é cortar o facho pra não cegar com o xenon ou qualquer outra lampada, então não teria problema utilizar uma lampada mais potente (desde de que sem alterar fiação ou qualquer coisa do carro)

    • Dezen Seide

      Não acho que isso agregará tanto
      Por que não tornar obrigatório o uso de ESP, airbags laterais, assistente de frenagens e carros mais econômicos de acordo com a cilindrada?
      Isso sim forçaria a indústria automobilística a desenvolver produtos decentes

      • Marcelo

        A obrigatoriedade do ESP já está regulamentada (resolução nº 567 CONTRAN); a partir de 2020 para novos modelos e 2022 para todos os carros.

        • Dezen Seide

          Hum legal
          Não sabia que o ESP finalmente fará parte
          Mas tem muito pra melhorar ainda

        • Speed Racer

          É tempo demais, Custa R$180,00 reais para a montadora e pode ser implantado em qualquer veículo de qualquer idade. Outra vergonha nacional.

      • Leo

        Uma coisa não exclui a outra…

    • arzanette

      excelente pq ? eles estao te restringindo de ter algo melhor em termos de tecnologia e visibilidade no teu carro….. as montadoras colocam umas lâmpadas muito vagabundas que nao ilumina quase nada……ai vc quer ter algo melhor e nao pode ter pq tem que usar as originais….. isso se chama palhaçada isso sim.

      • Gilberto Silva

        O problema que vejo em trocar as lâmpadas dos carros @disqus_VEKKD3lZTN:disqus é que alguns idiotas, colocam lâmpadas sem o menor preparo no veículo que cegam quem vem no sentido oposto, aqui em Goiás onde moro, é um absurdo as chamadas luzes “super brancas” ou os Xenon mal instalados que te cegam a noite. eu aprovo a ideia!

        • arzanette

          Eu tenho 4 vans de turismo ….. e sempre usava as originais….. e sempre os motoristas reclamavam , caia em buracos,cortava pneus,etc,etc,troquei das 4 vans todos em leads, acabou a palhaçada, a visao fica excelente tanto em placas de sinalização quanto nas estradas normais. desde que sendo reguladas na altura certa nao ofusca ninguém…… experimenta uma original dia de chuva e uma led a diferenca e gigante em termos de visibilidade …..

          • Pedro Henrique

            mas se você não fugir muito da cor original, o policial não vai te parar pra tirar a lampada do teu farol e verificar se é original…
            a resolução é mais pra casos extremos (ou talvez na vistoria e olhe lá, então melhor deixar as originais guardadas kkk)

          • exato, troquei o do meu por led, fui num grande centro automotivo e mandei ajustar o farol usando o equipamento deles, ficou perfeito e não cega ninguém, além de ter ficado um bocado mais forte que a original…

      • Vandeilson Pontes

        Você está certíssimo. Veja o exemplo do HRV que vem com farol de “Celta”. Aí o cara quer modificar para melhor e não pode? Putaria tudo isto….

      • Nei Lima

        Também acho um absurdo… se as estradas fossem pelo menos sinalizadas, tivesse iluminações… nao tivessem buracos.. tudo bem.. mas as estradas e ruas são uma bosta. Tu cai com o carro no buraco podendo causar algum acidente.

    • Diego

      não acho tão relevante assim… Contran não comprova a eficiência técnica do farol baixo por exemplo…das luzes diurnas, não sei… isso é um lobby para o fabricante da lâmpadas, assim como a lei do farol baixo, que fez o mercado de reposição das lampadas explodir, detalhe, é uma das lâmpadas mais cara do carro… coincidência… não… lobby, em contrapartida, faróis com led são esteticamente mais bonitos e consomem menos energia… se é pra ser pouco útil, que seja bonito e econômico…

  • Matheus Conrado

    medida boa por um lado porém burra e ignorante por outro,se regulamentassem o retrofit todos iriam ganhar… um bom retrofit inclui:um projetor adequado para lampadas xenon ou Led,e lampadas boas… porém o estado prefere proibir.. entao só rico poderá ter boas luzes nos carros.. pois desconheço carro zero que venha com Xenon/Led.. que nao esteja custando perto de 100 mil reais…

    • th!nk.t4nk

      Tudo bem, mas quantas adaptaçoes boas a gente vê por aí, e quantas gambiarras ofuscando todo mundo encontramos no dia-a-dia? Imagino que esse seja o ponto (sendo bacana aí com o legislador). Pra beneficiar a todos seria preciso que a adaptaçao fosse feita por uma empresa certificada, e o produto homologado. É possível, porém iria encarecer o trabalho. Mas concordo que poderia ficar como opção sim. Essas leis sao sempre feitas pela metade no Brasil, como sempre.

      • Raul Pereira

        Ofuscando todo mundo é um extremo, o outro são umas lâmpadas tão porcarias que parecem de brinquedo de criança, aí você não enxerga o raio do carro em uma rua mal iluminada

        • Racer

          Tem muito carro que tem o farol ruim, mesmo usando lâmpada boa. O farol do Gol bolinha, é uma bost@…e se colocar xenon, continua assim.

          • Raul Pereira

            Sim, geralmente o povo que faz gambiarra e quer inventar moda tem carros já com iluminação e sistema elétrico precários. Mas se o escapamento está fazendo ronco e ele tem que passar de lado nas lombadas de tão rebaixado, o cara tá feliz.

        • adilson carneiro Marcondes

          Eu particularmente creio que isso nao saira do papel, com tantas outras coisas para se preocuparem bem como nossas estradas e rodovias …por exemplo quando era br116 o transito fluia , agora com linha verde o mesmo parou ..rediculo.

          • Raul Pereira

            Acho que sai. Tem coisas que dão gasto pro Estado, outras geram dinheiro e se tem uma coisa que os Detrans gostam de fazer é dar multa pra ter mais grana.

      • Marcelo Nascimento

        Como funciona aí? Existem conjuntos diferentes dos originais ou adaptações para xenon?

    • Matafuego

      A grande maioria das regulações é idiota, porém o brasileiro médio tem a necessidade de ser tratado como criança. Tá cheio de cretinos que colocam kits de xenon de qualidade duvidosa que acabam atrapalhando os demais motoristas.

      Mas ainda existe uma grande diferença entre regulamentar e fazer a regulamentação valer.

      • Rodrigo Alves Buriti

        Essa é a questão, o que tem de gente em celta colocando “xénô” é mato…. acho que isso influenciou essa proibição, cortar o mal pela raiz… eu queria ter um BOM projetor no meu farol, o que custa bagatelas de 1500~2000 reais…..esse creio que seria até benéfico.

        Mas como disse, galera coloca “superled” e xenon xingling que gera “glare” e ofusca quem vem em sentido contrário…..esses kits de qualidade duvidosa….fazer o que, né?

      • Fillipe Youssef Saad

        Eles continuarão colocando mesmo com a proibição( xenom é proibido e muita gente usa), mas quem quer fazer direito e regularizar não vai poder. A medida é a cara do Brasil, melhor proibir do que regulamentar e fiscalizar…

    • Raul Pereira

      O problema é que quem faz essas tunagens coloca em sua maioria lâmpadas tranqueiras, de marcas ruins (que pra mim não deveriam ser comercializadas), são lâmpadas cool blue que não iluminam nada (no meu carro tenho Osram, pq enche o saco trocar e iluminam direito, mas a maioria usam uns leds péssimos)

      • Mr. Grecco

        Me defina o que é pessimo pra vc em termos técnicos por favor… me diga porque o led é ruim segundo a sua sabedoria sapiens brasileira…

        • Raul Pereira

          Quando falei que LED era ruim? Leia direito, qualquer iluminação de marca furreca é um perigo para todos, ou você ache que quem tuna carro na esquina usa os LED do Civic Touring?
          Farol baixo: vejo direto ou colocarem umas lâmpadas de 6k kelvin desreguladas meio roxas em carros que só deus sabe como a fiação aguenta aquela temperatura sem pifar e que cegam todo mundo; ou lâmpadas cool blue sem marca, que não iluminam nada e tem iluminação (pra quem vem na contramão) ainda menor do que de lanternas diurnas em um roxo bem escuro, você não consegue nem ver o carro se a iluminação da via for ruim, mas o palhaço que faz isso acha bonitão andar com farol apagado de noite.

          Lanternas: vejo em iluminação de placa e lanternas diurnas, compram uns LED de $2 reais roxo que não ilumina a placa e junto com o sistema elétrico do cara que não presta, começam a perder potência em pouco tempo e logo o cara fica andando mais um ano com um led falho e de baixa eficiência. Nesse caso o problema é o material vagabundo e o proprietário que não faz manutenção correta do carro.

          Mas LED em si é uma boa alternativa. Inclusive, acho muito mais viável que xenon para carros urbanos.

          • Mr. Grecco

            Entendi sua intenção, até concordo em partes, mas por favor, nao podemos genralizar, sou contra Xenon De 6000k pra cima e acima de 35w, sou contra uso de Xenon em carros que nao possua projetor ou o copinho de corte na frente da lampada, e quanto ao led é igual a lampada halogena, tem de qualidade boa e péssima. Acho que deveria regulamentar e de finir parâmetros coerentes, poos tem muito carro hoje que sai com sistema de iluminação VAGABUNDO, tambem tem muito sistema ORIGINAL desregulado que a fiscalização passa longe! Eu uso Xenon, mesmo que proibido, mas meus fiz aferição em equipamentos específicos e garanto que nao ofusca ninguém e tem até menos Lumens que lampadas “superbrancas”. Vou continuar usando mesmo que proibido, em primeiro lugar a minha segurança e da minha família, até porque ja deixei de atropelar animais saindo do cantero repentinamente graças ao contraste de cor conseguido com o Xenon de 4300k!

          • ViniciusVS

            Sem contar aqueles led de placa que ficam piscando…

            É um espetáculo, eu acho que os donos fazem isso justamente para dificultar a leitura da placa.

            • Raul Pereira

              Desses nunca vi kkk
              Agora me lembrei de quando os motoqueiros tranqueira passavam fita isolante em X na lanterna traseira das 125cc. Eles cobriam tudo e só ficava um X, ou o que deveria ser a bandeira da Jamaica, não sei XD

              • ViniciusVS

                Led torpedinho para placa de qualidade duvidosa que quando fica com mal contato e começa a piscar kkkkkk

                Lembro que usavam bola de tênis em antena de Kombi. esse povo precisa ser estudado kkkkkkkk

    • Duh

      O problema é que a maioria não troca por uma melhor iluminação mas para se exibirem e cegar todo mundo.

      • ViniciusVS

        É o tipo de gente que quer chamar atenção no trânsito, como na maioria dos casos o carro não ajuda ai tem que apelar atrapalhando os outros, seja com carro muito baixo que engata em valetas, lombadas e que o dono fica em zig zag atrapalhando todo mundo, seja com iluminação que ofusca os outros ( se não ofuscar não presta), ou com som alto de péssima qualidade com 300 cornetas que só serve para fazer barulho afinal som bom é aquele que dispara alarme dos outros e que da para ouvir do outro lado da rua.

        Como uma grande parcela não sabe o que é limites, não tem bom senso e não sabe viver em sociedade o estado precisa servir de babá criando regras absurdas.

  • Mais uma medida que visa apenas arrecadar, e não melhorar a vida no trânsito. Não acredita? Então se você tiver o costume de dirigir à noite, pare um pouco pra lembrar de quantas vezes você não é ofuscado ou “apenas” incomodado por indivíduos que mesmo sem alterar as lâmpadas originais do carro, rodam com seus faróis completamente desregulados e fora de simetria (um iluminando a 2 metros do carro e o outro apontado pro céu), isso pra não dizer os que rodam com farol alto porque “esquecem” ou porque precisam enxergar de noite, uma vez que os baixos estão completamente desregulados. Se o CONTRAN estivesse preocupado com a segurança no trânsito, deveria exigir a regulagem e alinhamento dos faróis, bem como ensinar aos órgãos responsáveis por fiscalização a como fazer o procedimento nos carros que rodam por nossas ruas.

    • Tosca16

      Vamos ponderar alguns pontos, isso sim acontece e é bastante comum, entretanto o uso de lâmpadas não certificadas só agrava a situação, se uma original já incomoda uma colocado avulso tende a ser pior e muitas destas nem trazem o que é prometido, quer seja em luminosidade quer seja em “aparência” … mas uma coisa não impede a outra, proibir que se utilizem tais lâmpadas não certificadas ou originais nos veículos, e fiscalização quanto a regulagem dos faróis.

      • De fato. Usar algo impróprio já é, como diz, inapropriado; o resultado não será bom. Minha bronca é com a falsa ideia de preocupação com a segurança que esses senhores querem passar. Já faz muito tempo que as autoridades do país não se preocupam com o povo, e vem bolando novas formas de manter sua pornográfica arrecadação para sustentar seus padrões de vida inimagináveis para nós.

      • Gustavo73

        Hoje já é proibido um veículo trafegar com iluminação inadequada, ou que atrapalhe os outros condutores. Não adianta nada pois não há fiscalização. E vai continuar a não existir. Mas eventualmente essa medida irá aporrinhar alguém que de fato não estaria fazendo nada errado. E Philips acabou de lançar no Brasil lâmpadas de led desenvolvidas justamente para substituir as halógenas nos carros. Nada muito diferente do que aconteceu em nossas casas recentemente. Nesse caso a mudança foi forçada já que foi proibida a fabricação e venda de lâmpadas incandescentes. https://garagem360.com.br/philips-lanca-nova-lampada-led/
        Bom desenvolvidas por uma empresa conhecida e c vendas permitidas ela deve atender as normas. Mas aí não vai poder. Se a iluminação automotiva seguir a mesma linha da residêncial é provável que as lâmpadas halógenas sumam do mercado. Aí em pouco tempo carros que originalmente tem lâmpadas halógenas ficam como? Enquanto isso quem já vive a margem da lei, seja por qual motivo for irá continuar rodando. É só ver que as películas dos vidros continuam com força total sem nenhum tipo de fiscalização efetiva. É possível de maneira fácil verificar se os faróis estão ou não desregulados ou se estão ou não dentro das normas hoje.as não há o interesse. Aí a noite derepente um policial mau intencionado pode te parar e contestar se a sua iluminação está ou não correta. Já imaginou um carro que em um facelift ganha um tipo de iluminação diferente? Ou diversas versões de um mesmo produto? É só ver o Civic por exemplo, ou o Golf ou Corolla. LEDs ou Xénon dependendo da versão ou lâmpadas halógenas.

        • th!nk.t4nk

          Você matou a questao Gustavo: nao tem fiscalizaçao. É por isso que as leis sao generalistas, porque tem que ser 8 ou 80 pro policial que te parar. Se tiver que fazer alguma verificaçao mais adequada, esquece. Falta treinamento, falta equipamento, falta vontade. É uma pena, mas é assim que funciona.

          • Ricardo

            Brasileiro sempre colocando a culpa na fiscalização, o cara sabe que é irregular e mesmo assim usa, se não leva multa não tem problema!

            • Nei Lima

              Como vão proibir uma coisa, se nem as ruas e estradas são sinalizadas.. como vc vai ver os buracos em uma estrada a noite? Se as estradas não tem iluminação e nao são sinalizadas

          • Gustavo73

            Pois é esse é o problema. Aqui não faltam regras falta colocá-las em prática.

        • Rodrigo Alves Buriti

          É o tipo dda coisa, comparar uma Philips Ultinon de 700 reais o par com aqueles superled que custam 100 reais o par….realmente a qualidade duvidosa que pode ter influenciado essa medida….não sou contra, mas a gente vendo aqueles xenon e led que só atrapalham….aí infelizmente tem que proibir de uma vez por todas, já sabemos que os “espertos” adoram andar nas brechas da lei.

          • Gustavo73

            Como disse já é proibido. Principalmente falando do xénon. Aí sabe oque acontece. Quem anda na linha não colocará,no caso da led. Mas o pessoal que gosta de xenão , aquele que incomoda todo mundo. Vai continuar rodando com ele, e quando for fazer a vistoria coloca o sistema original. Não adianta se não há fiscalização. É só ver a quantidade de carros com lâmpadas queimadas e outros problemas de iluminação no dia a dia.

            • Rodrigo Alves Buriti

              Pois é, eu sei que há tecnologias melhores, porém tem que ser feito com qualidade e técnica…. galera faz de qualquer jeito….dá nisso.

              Fora essa da fiscalização, estava num fórum de carro e o cara perguntou se colocar xenon perdia a garantia do carro, eu afirmei que sim pois mexe no sistema elétrico, algo que não foi projetado para tal, ele então replicou “e se eu tirar quando for fazer a revisão?”….cara….com ignorante realmente não se discute.

              • Gustavo73

                Xenon não tem jeito, o farol precisa ter projetores para início de conversa. Já substituir as lâmpadas halógenas por LED, desde que sejam feitas para isso acho que não teria problema.

    • leomix leo

      Concordo com tudo que você citou, ontem mesmo, eu na estrada, passei por um indivíduo, com o farol alto, me ofuscava e me atrapalhava bastante, acho que já tinha uns 700 metros de distância dele, e o farol incomodando. O mesmo é válido para o pessoal que coloca Xenon em farol, milha(neblina) e sai por aí com tudo ligado ao mesmo tempo.

    • Raul Pereira

      Você esqueceu de dizer que geralmente são carros com som alto em música ruim, rebaixados, com certeza sem documentação em dia e claro que o motorista não é gente: usa o banco deitado lá atrás e sem cinto de segurança com a cabeça perto do para brisa entrando na frente de todo mundo. Fora que não usa seta

  • Luis Carlos K.

    É uma medida interessante embora esteja incompleta, além das leis também é preciso ter fiscalização. Lâmpadas brancas em situação de chuva ou neblina não iluminam tão bem quanto as originais, mas um farol com faixo desregulado, tanto original quanto alterado, pode ofuscar e/ou acabar iluminando pior que um original.

  • Handlay P.B.

    É comum colocar filmes para escurecer lanternas, mesmo sendo fake, acho bonito. Uma vez me cruzei com um C4 Lounge vindo em sentido contrário numa pista escura, seus faróis tinham um brilho infernal. Não sou a favor de proibir a modificação das luzes dos carros, o dono pode fazer o que quiser com seu veículo, qual o problema dele querer admirar a gambiarra luminosa dentro da garagem? Eu acho melhor proibir a circulação de automóveis com essas modificações, ninguém é obrigado a suportar luz forte ou fraca demais. Se a polícia pegar um automóvel assim na pista, deve prender o carro e o dono.

    • Mas se você não usar o veículo em via pública pode modoficalo a vontade, nem mesmo ipva vai precisar ser pago.

  • Poderiam possibilitar ao menos a substituição de lâmpadas halógenas por LEDs eficientes retrocompatíveis (como aquela Philips Último H4, por exemplo, que tem tamanho e foco idênticos às de filamento, ao contrário das lâmpadas xenon), as quais poderiam ser regulamentadas. Ou alterações em geral (incluindo projetores retrofit e instalação de DRLs), as quais teriam que ser vistoriadas e registradas para garantir segurança. Mais eficiente que deixar o povo com a iluminação original desregulada.

    • ObservadorCWB

      Mas daí você exigiria do legislador algo que ele não tem: INTELIGÊNCIA. É como a história do mestrado para dar aula em faculdades. O MEC exige o título somente. Daí você tem o médico dando aulas para Medicina mas com mestrado em Manejo Ambiental….. Brasil. Terra das muitas leis, em que no fim nada funciona. Nos EUA uma medida muito comum é trocar tudo de filamento por LED. Placa, piscas, internas etc….Se forem compatíveis apenas melhoram todos os aspectos.

  • Lyn

    Nossa só em 2023 as luzes diurnas serão obrigatorias, quem lê ate pensa que se trata de uma mega tecnologia.
    Sobre só luzes originais serem permitidas… do que adianta essas resoluções se ninguém fiscaliza essa desgraça, gosto de dirigir a noite e o que mais tem é xenon irregular.

    • th!nk.t4nk

      Até lá se bobear o LED já foi até substituído por alguma outra tecnologia :) É como o diesel, que ainda estao pensando em liberar…

    • Louis

      Pois é, hoje já é proibido o xenon não original, mas está cheio de Chevelho, Kadett, old-new-Civic com essa mer… cegando todo mundo, inclusive no neblina… Ninguém fiscaliza. Então, essa nova lei não vai servir pra quase nada.

  • Leonardo Teixeira

    Olá, sou o estado, como posso te atrapalhar hoje?

  • Gabriel Ferreira

    Governo sempre se metendo onde não é chamado, por quê em vez de proibir, regulariza algum tipo de Xenon/LED para os carros que não os trazem de fabrica?
    Sinceramente tô pensando que nos teremos que ir protestar contra esses absurdos, é habilitação custando R$2 mil Reais, velocidades super baixas em rodovias que são tapetes, IPVA’s caríssimos,
    Sinceramente o governo tá passando dá hora de parar de se meter na vida das pessoas, colocar os “leõzinhos , jacarés , jararacas e bezerros” pra fazer um regime, o povo não aguenta mais sustentar um governo obeso que só sabe arrumar artimanhas para “arrecadar” mais dinheiro.
    Eu acabei crê que o estado é uma gangue feita pra assaltar, coagir, e escravizar a população

    • Danilo Marciano

      Disse tudo meu brother!!! E eu não sei como tem gente que ainda defende?? O estado fazendo o desserviço e o povo parecendo uns robôs controlados acreditando e sendo assaltado tudo dia!!!

      • Felipe Cit

        Exato! Os faróis de xenon e LED por exemplo, uma lâmpada mais moderna, mais eficiente, mais econômica e muito mais bonita desde que bem instalada e regulada, é proibida… ridículo, e como o amigo falou, alguns defendem… É foda… Até LED na placa os caras vão proibir? O CTB sempre foi uma merda e pelo jeito a tendência é piorar.

      • Gabriel Ferreira

        É isso aí, a gente não precisa de governo!

  • Danilo Marciano

    Com todo respeito a quem discorda porém, essa resolução é só mais um cara níquel para o estado e tudo cidadão teria que repudiar essa lei. O estado está tão descarado que antigamente eles tentavam esconder e mascarar alguns de seus resoluções para tirar dinheiro e hoje ela já na cara mesmo. Segurança, esqueça!!! Pois, eles minam visam isso, eles visam somente o dinheiro!!!
    Me digam cadê a democracia?? Você não pode fazer, falar e nem tão pouco agir. O estado ao invés de lhe dar a liberdade de escolha ou fiscalizar prefere proibir. E se começarmos a reclamar eles vão e mudam a resolução porém vão incluir pagamentos. Os Detrans são um dos órgãos que mais do lucros a esse país. Me digam o que vocês fazem sem pagar naquele órgão público??? Nada!!! Tudo é pago e caro.
    O brasileiro é tão idiota primeiro os caras criam uma resolução que te obrigar a andar sempre de faróis acesos, depois eles criam os lei para que você não possa comprar uma lâmpada melhor e que dure mais para seu veículo? E outra a má fé é tão descarada que até incluem lâmpadas de placas, lâmpadas de filamento de led e seta que melhoram a visibilidade. E outra cadê os estudos e o debate??? Lembre-se que nessa resolução também estão incluídas as lâmpadas super brancas.
    Acordem cambada de teleguiados!!!

    • Racer

      Democracia também tem regras restritivas…..senão, seria anarquia.

      • Danilo Marciano

        Porém aqui no Brasil essas regras só se aplicam ao povo mais fraco. Aqui no Brasil podemos dizer que vivemos em uma ditadura disfarçada de democracia. Olhe se as legislações de trânsito de outros países são iguais as nossas? Aqui ninguém visa segurança alguma!!! Aqui só viram dinheiro!!! Algum carro reprovado no teste da latin ncar já deixou de ser fabricado?? Cadê os carros com os controles de estabilidade e tração?

        • Racer

          Não dá pra misturar as situações. E mesmo em países “evoluídos”, existem regras, até mais rígidas….Não é porque o governo não exige itens, que a situação vai estar liberada para outras coisas. E por mais que os teste do Latin sejam bons, não são iniciativas do governo, então não podem barrar nenhum modelo de ser comercializado.

  • Quero saber kd o instituto que vai testar os carros em solo tupiniquim, quero ver uma resolução que somente carros com 3 estrelas pelo menos nesse dito instituto irão ser liberados para serem vendidos no país, quero uma resolução para tirar todos os carros inseguros e poluidores do mercado, dando isenção de impostos e facilidades nos juros etc.. pra quem entregar seu carro velho e pegar um novo mais eficiente e seguro. Quero ver a lei da sopa de letrinhas em todos os carros alem do básico airbag e abs… Quero ver uma lei que isenta hibridos de impostos em todas as esferas e incentiva elétricos. Estas leis vc dificilmente vera em terra brasilis nos proximos 50 anos, agora lei pra regular luzinhas e faroletes, ae tem!

  • André Hollerveger

    E os repetidores de seta laterais? Creio que deveria ser obrigatório num país onde grande parte das mortes e acidentes tem motociclistas envolvidos.

    • Louis

      Isso é o de menos, metade dos condutores nem usam seta….Isso é uma das coisas que mais me irrita no trânsito.

  • Ricardo Junges

    Apoiado..!! Excelente iniciativa..!!! Mas faltam alguns ítens a serem vistos. Queria saber quando vão proibir aquele engate para reboque, onde uma boa parcela dos usuários os usa para danificar outros automóveis ao estacionar… Reboque? Apenas pretesto..!!!

    • Ricardo Junges

      Pretexto…

    • O Pato

      Se eu não me engano já são proibidos se vc não estiver rebocando nada. Mas ja sabe né, quem fiscaliza?

  • Ricardo

    Para variar, por causa de alguns otários sem noção, prejudica-se todos.
    Não seria mais justo penalizar os motoristas que andam com faróis cegando outros!?

    • Diego

      Seria, mas como o guarda/fiscal vai auferir? Seria necessário um gabarito que mostrasse que o foco do farol está na altura correta, que seria um trambolho, e necessário um piso alinhado e tal. Aí o governo sempre vai pela solução fácil (pra ele): proíbe tudo.

  • Ricardo Junges

    Apoiado..!! Excelente iniciativa..!!! Mas faltam alguns itens a serem vistos. Queria saber quando vão proibir aquele engate para reboque, onde uma boa parcela dos usuários os usa para danificar outros automóveis ao estacionar… Reboque? Apenas pretexto..!!!
    O ideal seria que o dito engate pudesse rodar com o veículo “SOMENTE E TÃO SOMENTE” com o reboque engatado. Ou seja: SEM REBOQUE = SEM ENGATE PARA REBOQUE!!!!!

    • Racer

      E quem bate no carro estacionado a frente, quando vai estacionar? Vão proibir os barbeiros também?

  • zekinha71

    Então até o fim de 2020, os manolos e maloqueiro em geral, vão continuar a fazerem suas merd@s nas sucatas.
    Se bem que vão continuar, porque duvido que vão entrar nas quebradas pra fiscalizar essa lixaiada que circula livremente.
    Agora um dia desses eu vi um Corsa B bem antigo, e reparei que tinha LED, ao olhar de perto o farol foi fabricado com LED, parecendo que foi projeto de fábrica, ficou perfeito. Talvez tenha compra na Europa.
    Seria uma pena um carro desses ter que voltar por farol antigo.

  • Leonel

    Eu entendo que não faltam péssimos exemplos com aquelas luzes “azul” ridícula e ruim e etc. Mas, deixa eu falar. Eu achava péssima a lâmpada original do meu carro e troquei por uma osram night breaker, que ilumina, tranquilamente, 2x melhor que a anterior. Sem prejudicar a visão dos outros motoristas (pois deixo devidamente regulada). Só quero ver o nível de qualidade das originais, porque se for igual a um HR-V da vida, estamos perdidos…

    • RRROL

      Verdade. Deveriam então obrigar os fabricantes a projetarem modelos decentes.

    • Racer

      São as que eu uso a bastante tempo. Melhor lâmpada disponível, sem alterar o sistema do carro.

  • Popdogue

    Como se alguém fiscalizasse alguma coisa. Qq infeliz compra xenon ou led no camelô e ele mesmo instala. lantern traseira e freio então, piorou, ninguém olha. Menos resolução e mais ação.

  • Ivo Costa

    A gente que dirige pelas cidades sabe o quanto atrapalha a visibilidade de quem anda com faróis com lâmpada azul, adptações de projetor de luz em carros não originais. Essa lei está vindo muito atrasada.

  • Alexandre Maciel

    Já não era sem tempo. Cansado de gente que coloca led/xenon em farol convencional, com refletor. Ademais, quando viajo gosto de pegar a estrada à noite e, honestamente, para farol refletor não troco as lâmpadas comuns, na cor amarela/âmbar, por nenhuma branca ou o que seja: na primeira chuva o cidadão já percebe que xenon 6kk, luz branca, o que seja, é imprestável para esse tipo de farol.

    obs.: exceção para citações como a que o Pedro Gonçalves fez.

    • Racer

      Minha camioneta tem farol projetor, e o dono anterior tinha colocado xenon. Tirei na primeira semana….

  • marcosCAR

    Andar com os faróis acesos durante o dia não deveria ser obrigatório…

    • th!nk.t4nk

      No caso dos DRL (day running lamps) não sao bem faróis, sao como faroletes de maior brilho (e inclusive substituem os faroletes!). Aqui na Europa os carros andam assim o dia todo, e ajuda pra caramba na visualizaçao. Pensa naqueles dias nublados, um carro escuro se aproximando rápido numa curva, você rapidamente identifica no retrovisor. É excelente, inclusive pra alertar pedestres e ciclistas, que dependem muito de visão periférica.

      • Esquilo Tranquilo

        Nos casos de visibilidade deficiente, dada a dias nublados ou anoitecer OK, mas durante o dia não faz sentido o farol aceso. A imbecilidade e falta de atenção não pode ser consertada com um simples acender de faróis kk

  • Moisés Nunes

    Finalmente uma notícia boa. Precisou ter uma lei para regulamentar os sem noção que lacram o carro com insulfilm e tentam compensar a falta de visão com o farol.

  • Roger Bersch

    Excelente, agora só falta fiscalizar, multar e apreender o veículo com Xenon. Não existe coisa PIOR do que isso no trânsito.

  • Duh

    Até que enfim uma dentro, o povo já deixa o farol no máximo mas acho que eles pensam que não devem cegar muito os outros trocando por outro farol que comprova que não existe vida em Marte pq se tivesse os ets iam vir aqui reclamar que estão sendo cegados.

  • Gustavo Luiz Walker

    Ou seja, eu não posso tornar meu veículo mais seguro, porque proibir ? Faz como em países descentes, tem que passar por inspeção, se estiver dentro do aceitável pode colocar o que quiser no carro, ai quem está irregular tem que multar com força mesmo.

  • Fernando

    ué alterar o conjunto óptico já não era proibido? já vi neguinho tomar multa por isso. esse país é uma piada. a prf de fóz do iguaçu vai lucrar muito.

  • Ricardo

    Nos faróis é até justificável, mas para todas as lâmpadas é sacanagem!
    Acabei de colocar Led nos meus farolete e ré pois é mais durável, consome menos e é mais bonito e será proibido! Pacaba!

    • Edinaldo_Tapica

      Concordo. Indústria de multa, só pode ser a explicação

  • Mr. Grecco

    Porque ao invés de proibir, nao investe em equipamentos de fiscalização adequados? Eu faço uso de Xenon desde 2010, lógico que quando o carro nao suporta eu não coloco. Mas descordo da proibição do uso do Led, pois até a Philips desenvolveu um produto em led eficiente em qualquer parabola simples. Porque não regulamentar?! Quem está sendo beneficiado com essa lei? As montadoras porcas que não investem em tecnologia e empurram as mesmas merdas de sempre no passivo c* brasileiro!
    Me digam aonde esta os estudos tecnicos que garante que essa lei tem fundamento em proteger a segurança? Proibir trocar a lampada de iluminação da placa por led? Hummm sei, depois que inventaram essas lampadas T10 em led que praticamente Sao imortais, caiu o mercado daquelas porcarias que queimam a cada semana… ja entendi bem!

    • Mr. Grecco

      Acho muito valido regulamentar, definir parâmetros de intensidade, foco e tonalidade de cor das lampadas, mas simplesmente proibir é muita ignorância, nunca vi um agente fiscalizador com um gabarito, um luximetro, um equipamento adequado para fiscalizar, nunca vi em uma vistoria o mesmo zelo…

    • Rodrigo Alves Buriti

      Mais ou menos, na minha placa coloquei branca e em 1.5 ano já ficaram roxas, estou pesquisando uma boa para substituir.
      Tem que ter qualidade sim, não são todas….a exemplo queria colocar Led na minha luz de freio, tem o par a 20 reais fácil em lojas no centro. Porém eu fui pesquisar uma de marca e não saia a menos de 100 reais, ou seja, há lâmpadas e lâmpadas.

      É como você mesmo disse, mas não esqueça que o par da philips custa na casa dos 600~700 reais, e o que mais vemos por aí é gente colocando aquelas que possuem um dissipador de fitinha que não custam nem 200 reais, há diferenças e essa lei provavelmente nivelou por baixo por esse motivo, afinal, nem se compara as qualidades, não basta ser apenas LED.

  • Igor Pricandi

    Então Peugeot ?
    Foi pioneira do drl no 208 e depois no C3.
    E na linha 2017 do 208 retirou de toda a linha exceto do GT.
    Economia porquíssima.
    O chicote está lá, o fusível, etc. Nos faróis os leds foram substituídos por uma guarnição prateada. Até o buraco do soquete está lá coberto por uma tampinha.
    Fala sério que falta de respeito.
    Os vendedores das concessionárias ainda tentam ludibriar os compradores dizendo que o filete de led substituí o drl. Conversa mole, se acreditar vai tomar multa nas estradas.
    O filete é só estético, não tem função alguma, nem durante o dia, porque é fraco, nem à noite porque os faróis estão ligados. Só serve para sinalizar que estamos parados à noite. Imbecilidade em nome da estética. Sem sexismo algum, mas a presidente da peugeot brasil fez como faz como faz a minha esposa, sacrifica a praticidade em nome da estética, saltos de 15cm que o digam, são “lindos”, danem-se os pés e a coluna. É tanta burrice que se eu fosse dono de plano de saúde tiraria a cobertura de problemas ortopédicos de quem sua saltos enormes. Assim como se fosse do contran, obrigaria a retirada de leds estéticos dos faróis dos carros zero. Primeiro tem que ter função, adicionar segurança, e só depois estética.

  • Samuel Nicolas

    Que País é esse?
    O carro é meu, pago absurdo para ter e não posso fazer nada?
    Essa lei nova que obriga a todos ligarem os faróis de dia nas rodovias acaba fazendo com que as lâmpadas normais que vem na maioria do carros queimem facilmente, pois elas ficam ligadas por mais tempo. No meu caso, pego o carro as 7h pego rodovia o dia todo, chego em casa a noite e o farol fica praticamente ligado o dia todo. Em menos de 6 meses já comprei 4 lâmpadas halógenas. Estava pensando em mudar para o led, pois além de ter uma iluminação melhor, economia de energia e durabilidade maior. Agora vem o estado proibir que eu mude a lâmpada do meu carro.
    O carro é meu pago por mim e tenho o direito de fazer com ele o que quiser.

    • Lucas086

      Iluminar melhor onde? Vai incadear melhor, vai atrapalhar o motorista da frente… quem já viu um farol projeto para lâmpadas halogenas ficar bom com led ou xenon? Essa lei demorou demais, hoje está insuportável essa moda do led.

      • arzanette

        cara desde que seja regulada na altura certa nao atrapalha em nada …….

        • Lucas086

          Como se o foco da lampada é desigual? Por causa do farol não ser adequado?

          • arzanette

            Nao e o foco da lâmpada que e desigual e sim alguns farois que um ilumina o chao e outro o cruzeiro do sul… entendeu ? nas vistorias pelo menos aqui em sc eles medem a altura dos faróis sim…. nas inspecoes do Inmetro se estiver desregulados e fora da altura roda na hora…..

      • Samuel Nicolas

        Amigo, as lâmpadas LED não ofusca ninguém.
        Quem da o foco é o Farol e não as lâmpada halógena. Você pode colocar qualquer lâmpada, quem irá determinar o foco é o farol e não a lâmpada. Basta o farol estar regulado na posição correta e não irá ofuscar ninguém.

    • Rodrigo Alves Buriti

      “O carro é meu pago por mim e tenho o direito de fazer com ele o que quiser.”
      Depois não fique chateado com os #Choraboy #ÉFixa segurando o trânsito em lombadas rsrsrs, afinal, o carro é pago por eles e possuem o direito de fazer o que quiserem.

      • Samuel Nicolas

        Meu amigo, você acha certo o estado dizer o que você pode ou não pode fazer no seu carro?
        Acha certo você comprar uma casa e o estado dizer que você não pode reformar ela?

  • Raimundo José Paiva Pereira

    Isso é LINDO! Esse tipo de resolução é mais um argumento de que o Governo está fazendo alguma coisa. Igual à antiga resolução que era obrigatório o uso de um kit de primeiros socorros. Outra foi o uso do extintor que foi obrigado a usar o modelo ABC e compra hoje quem quer. Provavelmente os membros do CONTRAN se formaram a base de cola dos outros para terem idéias com tão pouco embasamento. Antes de regulamentarem isso deveriam analisar que a maioria das estradas possuem buracos que podem causar uma pane grave na suspensão que a noite dificilmente são vistos. Juntamente a isso, facilitando assaltos facilitados pela exposição causada. Daqui a pouco o governo poderá me impedir de usar uma cerca elétrica porque um filamento pode romper, encostar no muro fazendo um aterramento, gerar um curto circuito causando fogo ou até matando alguém porque se encostou no muro e foi eletrocutado. Alguém duvida que a linha de raciocínio seja essa?

  • Vinicius

    Muito bom, passo muita raiva com os carros mal modificados que andam por aí. Infelizmente a liberdade que não é sabiamente utilizada é perdida. E assim vai…som automotivo e por aí a fora. Dúvida fica com determinado modelo que sai com determinado conjunto, mas existe outra versão do mesmo carro com outro conjunto(como o caso do Elantra básico, sem ao menos led, e sua versão mais cara), será que pode substituir?

  • Speed Racer

    Luzes diurnas poderiam ser implantadas amanhã. Vergonha desse Brasil…

  • Flavio Bongiovanni Ferreira Li

    Ótimo? S[o se for para o lobby das montadoras, esse excesso de regulação mata o mercado, o sr. governo nao deixa eu fazer meu carro ter mais performance nem que seja em frenagem… ridículo….

  • zeh

    …pressinto um salto evolucionário automotivo,mas? só em 2020…será que vai acabar aqueles faróis com lampadas branca desregulados, caçadora de morcego no retrovisor a noite?….kkk

  • Edinaldo_Tapica

    Pro farol sou a favor. Mas pra placa? Vão multar até se eu trocar as pingo t10 que queimam insuportavelmente rápido, por led que dão mais visibilidade e duram bem mais? Aí acredito que seja perseguição msm… Eu não tiro as da minha placa de jeito nenhum

  • Vattt

    Lâmpadas alógenas subindo de preço em 1,2,3…! Mais um desocupado criando leis para distrair parte da população da roubalheira deles!!! Bando de incompetentes pensam que vão tirar o foco, enganam-se. Quem foi o infeliz que alterou essas leis. Temer ta cavando um buraco pra enterrar o brasil com a ajuda de Lula, não se enganem, Temer vai criar leis punindo cada vez mais a população pra Lulinha voltar com toda a força e “salvar” a pátria com todo mundo no cabrecho, incluindo a classe empresarial que banca essa corrupção toda! O ruim é ficar indignado com essas leis e não poder fazer muita coisa.

  • Fabão Rocky

    Rever o código penal q é bom, nada né? O país das bananas cada dia q passa fica restringindo a liberdade de personalização p/ os automaníacos, apaixonados e aficcionados por carros. Enquanto se pode matar, roubar e sair ileso, rebaixar carro, colocar insufilm, xenon (mesmo adaptando farol c/ projetor); aros maiores, etc, é crime! E ainda tem nego q enche a boca p/ dizer q tem orgulho de ser brasileiro!

  • Fabão Rocky

    Deveria proibir a venda de carros c/ 0 estrelas no teste de impacto (crash-test) e n essas bobagens q n oferece perigo algum p/ sociedade.

  • EU

    Se a tecnologia das lampadas xenon e led são superiores porque proibir? Não acho certo, acho sim que deveria certificar lampadas de qualidade.

  • Robson

    Deveriam era obrigar a iluminação do farol ser em LED de fábrica pra todo tipo de veiculo, isso iria popularizar a tecnologia e baratear, mas infelizmente é utopia. No carro não fiz modificações, mas na moto melhor decisão que tomei foi trocar a lampada original por uma Super Led, regulada direitinho enxergo melhor o caminho e também sou visto com mais facilidade pelos carros, uma pena que terei que desintalar.

  • 1945_DE

    Muito bom. E quem é que vai fiscalizar isto?

  • afonso200

    excelente, chega dos pseudos xenon nos conjuntos de farois simples, e botam, lampadas de 100w, até cego enxerga ….. atrapalha todo mundo

  • Fernando Rizzo

    Essa medida é pra beneficiar indiretamente alguém, pq benefícios nenhum ao usuário. Luz diurna tá de sacanagem aqui não é Europa que o dia quase sempre é noite.
    É para beneficiar alguém e aumentar a arrecadação, para futuros desvios.
    E viva o Brasil !

  • Edinei Meneses

    O estado se preocupa muito com coisas que não cabe a ele, quem deve decidir isso são as montadoras e se a preferência de quem quer colocar LEDs no seu carro usado como fica? Estamos em um país ditatorial em forma de leis.
    Governo se preocupe em ter iluminação e estrada melhor e acostamento bem feito, que já melhora muito mais que uma canetada dessa ai

  • Márcia Bitencourt

    Fica tranquilo isto não vai para frente não eles vão fazer como o extintor fizeram todo mundo comprar e no final​ não adiantou de nada em fim este é o Brasil q nós vivemos cheio de ladrões kkk VCS lembrar da lei do farol do carro acessa de dia pós e cader deu serto não deu em fim no Brasil não tem lei para isto está é a minha opinião 😁😁😁😁🙌😉

  • Márcia Bitencourt

    Edinei Meneses concordo com vc👍👍👍👍👍

  • Márcia Bitencourt

    Vô tira meu 6 Xenon q eu coloquei no meu carro kkkk

  • Erondir Marquis

    Isso é mais uma palhaçada! É igual a do extintor! Isso são leis criadas para beneficiar alguma empresa! São leis sem lógicas porque as lâmpadas de leds além de serem dez vezes mas econômicas não provocam aquecimento por serem luz fria e eletrônica e luminosidade superior às convencionais garantindo melhor visibilidade ao condutor! Mas isso é Brasil 😑

  • Thiago

    Engraçado…
    Viver nesse país onde só os ricos tem vantagens….
    Quer dizer ki um pobre num gol com Xenon cega o carro no sentido oposto…
    Mas o rico numa BMW com Xenon não cega o carro no sentido oposto???
    Tudo ki se vê nessas leis são maneiras do governo tirar dinheiro dos pobres….
    Desanima viu!!!!
    Só mexem no bolso do pobre pqp, pq esses mesmo ki fazem as leis não mexem nos bolsos deles…

  • Roberto

    Besteira. Poderiam no máximo homologar os produtos a serem vendidos, mas dizer que eu não posso instalar XYZ no carro, porque tem que vir de fábrica?

  • Irlan Teles

    Xenon eu até concordo mas led e até na placa já é demais, o governo precisa parar de se meter na propriedade alheia, chega desse estado grande que manda em tudo o contran tem que acabar.

  • Rodrigo Tecladista

    Resumindo tudo isso ai… ( Brasil pais de merda onde oque agente compra nao e nosso ) e tudo uma bosta daqui uns tempo vai vim vela no farol ai sim vai ser acidente um atraz do outro nessas estradas cheio de buracos

  • Anderson Moura

    Ai pessoal que concorda com a medida.
    Alguns não gostam das modificações e aplaudiu.
    Mas vários desses utilizam farol alto nas vias urbanas, usam milha com luz de lanterna ligados, ultrapassam semáforo vermelho.
    Usam celular no transito.
    A cada 1 ano pelo menos você deve regular seu farol mesmo com lâmpada original por causa da vibração.
    O que mais vejo farol desregulado ocasionando ofuscamento mesmo com lâmpadas originais.

    Porque não cobram; rodovias melhores, asfaltos melhores nas cidades.
    Hoje a necessidade e potência na iluminação veicular. Para que você não caia dentro de um buraco na rua.

    Cobrem as autoridades! Não fabricas e empresários que geram empregos, impostos!

    Sejam inteligentes pessoal, Brasileiros.

    Isso não é pensando no seus olhos e nem em sua segurança (claro que existe condutor sem noção).
    Mas isso é Lobby para fabricantes como OSRAM e Philips.

    Principalmente a Osram!
    A Philips coitada; toda hora tem que mudar os modelos de suas lâmpadas super branca. Deixaram de fabricar lâmpadas automotivas no Brasil. São tudo importadas. Gerando empregos na: China, Singapura, Alemanha e etc.
    Sejam expertos Brasileiros!

    A philips deixou de importar até lâmpada Xenon original. A imensa dificuldade de achar lâmpadas de Xenon em carros que possui o acessório original.

    A medida não acompanha a tecnologia.
    Lâmpadas halogenas são comparadas as lâmpadas já proibidas, Incandescentes. Porque as mesmas geravam mais calor, consumia mais energia e iluminavam nada.

    Sejam mais inteligentes antes de postarem suas opiniões e gostos pessoais.
    Eu não gosto de rebaixar carro, não gosto de som alto.
    Mas não concordo em PROIBIR.
    Deve fiscalizar e dar um padrão para que tal objeto ou acessórios sejam usado com devida certificação.

    Lobby, Lobby, Lobby

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