*Destaque Crossovers Europa FCA Projeções

Projeção: Alfa Romeo MiTo baseado no crossover Fiat 500X

alfa-mito-suv-1 Projeção: Alfa Romeo MiTo baseado no crossover Fiat 500X

Após recente declaração de Sérgio Marchionne, todos os olhos voltaram a mirar o quase esquecido Alfa Romeo MiTo. O pequeno cupê baseado na plataforma do Fiat Punto nunca vendeu bem e sempre pareceu estar fora de seu tempo diante das mudanças pelas quais passou o mercado nos últimos anos. Apesar de ser um belo exemplo do design italiano, o compacto obviamente está ameaçado diante da incursão generalizada de utilitários esportivos.



Marchionne deu a indicação de que como está, o MiTo é um candidato ao cemitério. Porém, ele insinuou que o cupê pode mudar para algo mais interessante em termos comerciais, e isso evidentemente só pode ser converte-lo em um crossover. A FCA quase que oficialmente já disse que Alfa Romeo e Maserati terão muito mais atenção nos próximos anos em relação à Fiat e até mesmo no caso da Jeep.

Assim, hoje a Alfa Romeo não tem muita diversidade e no segmento que mais toma conta do mundo atualmente, a bandeira conta apenas com o Stelvio, feito sobre a cara e sofisticada plataforma Giorgio do Alfa Giulia. Então, nada mais natural do que o MiTo ser a porta de entrada para esse “novo mundo”. E mais, provavelmente se o pequeno crossover for bem nos emplacamentos, o Giulietta poderia tomar o mesmo rumo, mas com dimensões maiores, ficando como um intermediário com o porte do Compass ou pouco mais.

alfa-mito-suv-1 Projeção: Alfa Romeo MiTo baseado no crossover Fiat 500X



Mas primeiro virá o MiTo e este pode se beneficiar do Fiat 500X. Obviamente ele será mais estiloso e terá elementos estéticos próprios, o que deve coloca-lo como uma proposta mais radical em comparação com o SUV compacto da Fiat. Com essa opção, a FCA pode abrir uma terceira frente de produção em Melfi, Itália, permitindo assim que os empregos atuais sejam mantidos e até promova uma geração de vagas, visto que o Fiat Panda deve sair do país e muitos poderão ser cortados, o que é sempre ruim na delicada relação entre Fiat e governo italiano.

Com o MiTo SUV, a Alfa Romeo poderia coloca-lo no navio rumo aos EUA, mas isso num segundo momento, após o mesmo construir seu espaço no mercado europeu. A performance seria um ponto alto no projeto do carro, que poderia usar e abusar do motor 1.4 MultiAir Turbo com algo entre 160 cavalos e 190 cavalos, isso sem contar num eventual 1.75 Turbo com 240 cavalos, herdado do Alfa Romeo 4C e com câmbio de dupla embreagem com seis marchas, bem como tração integral, uma configuração bem acima do Fiat 500X e Jeep Renegade, por exemplo. Por ora, podemos ter uma noção com essa projeção de Kleber Silva.

[Projeção: Kleber Silva]

COMPARTILHAR:
  • Maycon Farias

    Não chega a estar ruim, parabéns a quem fez, mas acho que as modificações oficiais seriam maiores e em mais partes do veículo. Na projeção essa lanterna traseira devia estar um pouco menor, está maior que de um caminhão.

    • Gil de Piento

      Caminhões geralmente têm lanternas pequeninas. Dá para dizer que a lanterna dessa projeção está muito grande, quase do tamanho da de uma Palio Weekend “panetone”.

    • th!nk.t4nk

      O Mito original é lindo, mas esse aí parece que sofreu um acidente e alguém tentou arrumar encaixando partes do 500 :)

  • Thiago Maia

    Não faz sentido algum
    Nessa fábrica italiana de Melfi, provavelmente farão o Compass ao lado de 500X e renegadé q.usam a mesma plataforma SUSW

    Um SUV Alfa menor que o Stelvio sera, naturalmente, um concorrente de XC40 e GLA, provavelente feito na plataforma Giorgio de Giulia e Stelvio, embora c medidas menores

    Já foi falado que a plataforma Giorgio RWD tem certa ” modularidade” pra acomodar desde o giulia até uk possível Dodge Charger

    • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

      Existem os Suvs compactos como o Q2

      • Thiago Maia

        E mais uma vez, a Audi é a única premium no segmento (assim como com o A1). Tem suas razões (carros partilhados Volkswagen).

        A questão é que o mais sensato é que a Alfa lance um medio-compacto(rival do q3) e não um compacto.(rival do q2) já que sua pretensão é global. Além disso, a plataforma Giorgio foi feita para ser modular, para fabricar também Jeep Grand Cherokee e dodge, mas não se sabe o quão maleável é a ponto de sustentar um carro pequeno como o q2

        • th!nk.t4nk

          A BMW compete diretamente com a Audi nos compactos também (A1 x Mini). Mas realmente é difícil atuar nesse segmento. O Q2 curiosamente está vendendo bem, mas talvez porque ele nao seja taaaao pequeno assim. Se fosse um pouco menor já acho que iria micar.

  • Handlay P.B.

    É indubitável que hodiernamente o MiTo é um carro despiciendo, mas malograr sua imagem metamorfoseando ele em SUV é tétrico! Fio que seja mais questuoso o MiTo fenecer e o póstero veículo alto da Alfa Romeo ter outro nome. Lhanamente, essa projeção me suscitou um travo. Porém, é verossímil que o futuro SUV tacanho Alfa Romeo terá vendas auspiciosas em assaz plagas do orbe. Será aliciante esquadrinhar as vicissitudes da Fiat no porvir, dado que, doravante, será mais preterida pela FCA.

    • Thiago Maia

      Ô “cabra besta”.

      No mais, está certo, o SUV certamente terá outro nome

      • Handlay P.B.

        Em vez de me vituperar, exorto você a escarafunchar as acepções desses vocábulos heteróclitos em um calepino…

    • Wellington Myph13

      Ooo Joey, para de usar os sinônimos do Word…

      • Handlay P.B.

        Não vou parar de obrar comentários com vocábulos díspares a flux.

      • Antonio

        Dicionário online.
        kkkkkkkkkkkkkkkk

      • Lucas

        O cara deve demorar meia hora pra escrever 4, 5 linhas. Cada maluco que aparece…

    • Maycon Farias

      Respeito totalmente seu vocabulário, mas você sabe que 99% de nós frequentadores não iremos saber 99% do que você costuma dizer, se quer levar sua opinião em destaque fale de uma forma normal que iremos entender, não dá para dar um like se não entendo bolhufas do que diz. Só por curiosidade, você é Brasileiro ou é estrangeiro? Eu confesso que nunca nos meus 31 anos de vida ouvi ou vi algumas dessas palavras. Acho bacana conhecimento de línguas, inclusive estudei inglês sozinho, existem pessoas que falam mais de 2, porem acho que nem sempre podemos usar em todos lugares.

      • Handlay P.B.

        Depreendo sua glosa, mas não obro comentários com o desiderato de os comentaristas triviais lerem, mas porque apenas me apraz engendrar comentários com vocábulos heteróclitos a flux. Sim, sou brasileiro, estancio no Brasil e todas essas palavras eruditas são em português.

        • Maycon Farias

          Sinto muito, mas estou vendo que o dialogo na língua portuguesa tradicional nunca vai ocorrer, fico curioso se você conversa assim com seus familiares ou na roda de amigos, sem desmerecer o vocabulário mas é extremamente sem função. De qualquer forma boa sorte.

          • Antonio

            Os maiores problemas dele são os erros de concordância e, principalmente, de pontuação.
            Terríveis!

          • Antonio

            Conversa nada.
            Quer fazer ‘ondinha’ no site.

            • Handlay P.B.

              Não apeteço chamar atenção. Ademais, eu tive o beneplácito do moderador do NA para obrar comentários com vocábulos heteróclitos a flux.

              • Gil de Piento

                Ai que saudade de quando seus comentários se limitavam a dizer que a Saveiro tem design futurista, fato que foi até sutilmente relembrado num texto recente do NA sobre a variante de propósitos utilitaristas engendrada sob a assaz robusta e deveras elogiosa plataforma do Gol. Foi um breve suspiro de saudosismo do mitológico “Mateuzin do 147” em meio aos comentaristas.

                • Handlay P.B.

                  Para mim a Saveiro hodierna é futurista mesmo. Deveras, assaz comentaristas triviais se apoquentam com meus comentários insólitos com vocábulos díspares a flux…

          • Estou ‘a flux’!!!

        • Antonio

          Você precisa melhorar, e muito, as questões relacionadas à pontuação e à concordância.
          São terríveis.

          • Handlay P.B.

            Eu NUNCA afirmei que meus comentários com assaz vocábulos heteróclitos estivessem de acordo com as normas gramaticais.

            • Thiago Maia

              Kkkkk kkkk

              É cada ” morador” que aparece nesse mundo

            • Antonio

              Quem não sabe brincar,não desce para o play.

              • Handlay P.B.

                Aqui é um site automotivo, i.e., um lugar lúdico para acalentar o âmago de quem gosta de carro depois de um dia ou de uma semana de afã, não é para ficar imiscuindo na vida dos outros se estão obrando comentários de acordo com as normas gramaticais, aqui não é uma avaliação. Apenas estou logrando desses vocábulos díspares porque me apraz, e se essas palavras existem em nosso vernáculo, são para serem fruídas.

                • Antonio

                  Então vai lá no Blog do Professor Pasquale que também é um lugar lúdico.
                  Só que lá você será ‘gongado’.
                  hehehehe

                  • Handlay P.B.

                    Não, eu vou aonde eu apetecer.

                    • Antonio

                      Viu? Acabei de dizer.
                      Sugiro que estude a utilização correta do ‘onde’ e ‘aonde’.

  • Marcelo Henrique

    Tá certo que a declaração do Marchione não foi muito feliz, mas e possível um Mito SUV e um Hatch sob a mesma plataforma.

    • Thiago Maia

      Excetuando a Maserati e esportivos e a picape RAM, as.plataformas do grupo são

      a Giorgio (modular traseira para Alfa/Jeep/Dodge)

      A sUWS e derivações (500X/Toro/Renegade/Compass/Tipo)

  • Josê Fagundes

    daqui de jupter da pra ver essa lanterna traseira

    • Fanjos

      Mas de Titan ainda não consigo ver direito, talvez fosse melhor aumentar um pouquinho mais.

      • Thiago Maia

        Mas o.o.preco no mercado brasileiro vc consegue ver, hem?

        • Fanjos

          Ahh sim, ai é de boa, estava passeando próximo por Plutão e de lá ainda era possível ver bem de boa, mas é bom aumentar um pouco, assim quando eu for visitar a Próxima Centauri, vai dar para ver de lá tambem.

  • Giuseppe

    Parece que está com duas turbinas de caça na traseira. Mas brincadeira à parte, se é Alfa Romeo, arrisco que não tem erro, será visualmente magnífico.

  • Lorenzo Frigerio

    Chuta que é macumba!

  • Fernando da Silva

    Se a administração da FCA fosse realmente esperta, estaria desenvolvendo um sucessor pro Mito, aí chamava ele de Alfasud e ia bater de frente com o Mini e podia fazer aquele monte de variantes que a BMW faz

  • Marco

    Que troço mais feio. Deus o Livre!!! :(

  • Luis Burro

    Nossa,RIP Mito! Então q adaptassem a carroceria atual pra SUV ou aventureiro.

  • Luis Burro

    Acho q o pessoal da indústria podiam aprender algo com uns vídeos do YouTube.Tem um projeto que transforma Belina em Cherokee,sem deixar de ser Sw.

  • leitor

    A traseira do carro até legal. Mas a frente, misericórdia!

  • Frederico Sardinha

    Cruzamento de mini cooper com 500X. kkkkkkkkkkkkk

  • Miguel

    Traz mais um Alfa Romeo mesmo, pelo amor!
    Precisamos de mais Alfas nas nossas ruas, quero muito design italiano pra ficar chocado e desempenho como os do Stelvio e Giulia pra cima!
    Ah, and come to brazeeeelllll!!!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email