Após recente declaração de Sérgio Marchionne, todos os olhos voltaram a mirar o quase esquecido Alfa Romeo MiTo. O pequeno cupê baseado na plataforma do Fiat Punto nunca vendeu bem e sempre pareceu estar fora de seu tempo diante das mudanças pelas quais passou o mercado nos últimos anos. Apesar de ser um belo exemplo do design italiano, o compacto obviamente está ameaçado diante da incursão generalizada de utilitários esportivos.
Marchionne deu a indicação de que como está, o MiTo é um candidato ao cemitério. Porém, ele insinuou que o cupê pode mudar para algo mais interessante em termos comerciais, e isso evidentemente só pode ser converte-lo em um crossover. A FCA quase que oficialmente já disse que Alfa Romeo e Maserati terão muito mais atenção nos próximos anos em relação à Fiat e até mesmo no caso da Jeep.
Assim, hoje a Alfa Romeo não tem muita diversidade e no segmento que mais toma conta do mundo atualmente, a bandeira conta apenas com o Stelvio, feito sobre a cara e sofisticada plataforma Giorgio do Alfa Giulia. Então, nada mais natural do que o MiTo ser a porta de entrada para esse “novo mundo”. E mais, provavelmente se o pequeno crossover for bem nos emplacamentos, o Giulietta poderia tomar o mesmo rumo, mas com dimensões maiores, ficando como um intermediário com o porte do Compass ou pouco mais.
Mas primeiro virá o MiTo e este pode se beneficiar do Fiat 500X. Obviamente ele será mais estiloso e terá elementos estéticos próprios, o que deve coloca-lo como uma proposta mais radical em comparação com o SUV compacto da Fiat. Com essa opção, a FCA pode abrir uma terceira frente de produção em Melfi, Itália, permitindo assim que os empregos atuais sejam mantidos e até promova uma geração de vagas, visto que o Fiat Panda deve sair do país e muitos poderão ser cortados, o que é sempre ruim na delicada relação entre Fiat e governo italiano.
Com o MiTo SUV, a Alfa Romeo poderia coloca-lo no navio rumo aos EUA, mas isso num segundo momento, após o mesmo construir seu espaço no mercado europeu. A performance seria um ponto alto no projeto do carro, que poderia usar e abusar do motor 1.4 MultiAir Turbo com algo entre 160 cavalos e 190 cavalos, isso sem contar num eventual 1.75 Turbo com 240 cavalos, herdado do Alfa Romeo 4C e com câmbio de dupla embreagem com seis marchas, bem como tração integral, uma configuração bem acima do Fiat 500X e Jeep Renegade, por exemplo. Por ora, podemos ter uma noção com essa projeção de Kleber Silva.
[Projeção: Kleber Silva]
Não chega a estar ruim, parabéns a quem fez, mas acho que as modificações oficiais seriam maiores e em mais partes do veículo. Na projeção essa lanterna traseira devia estar um pouco menor, está maior que de um caminhão.