Pickups Projeções Volkswagen

Projeção: Como a VW Saveiro pode rivalizar com Nova Fiat Strada

Projeção: Como a VW Saveiro pode rivalizar com Nova Fiat Strada

A Nova Fiat Strada chega no final de junho para manter sua liderança de mercado no Brasil. A picape leve da FCA deve seguir por algum tempo com as duas gerações, mas depois apenas a segunda se manterá em produção. O que se espera a partir de então, é uma resposta da Volkswagen com sua Saveiro.


Apesar do projeto Tarok, a Volkswagen tem planos para uma “Saveiro NF”, conforme foi revelado aos revendedores na Argentina. Produzida na Anchieta, a picape leve da marca alemã utiliza a plataforma do Gol, mas a próxima geração naturalmente vai migrar para a arquitetura MQB.

Projeção: Como a VW Saveiro pode rivalizar com Nova Fiat Strada

Pensando nisso, o Jonathan Machado fez projeção da futura Saveiro NF, cujo projeto foi suspenso junto com os demais por conta do coronavírus, que vai impactar bastante nas finanças da Volkswagen, mas provavelmente ele será retomado quando a poeira abaixar.

Nessa projeção, ele levou em conta duas propostas da picape, sendo uma voltada para o trabalho (Robust) e outra para o lazer (Cross). A primeira seguiria com cabine simples, mas numa carroceria mais larga (1,751 m ou mais) e porte semelhante ao atual, tendo um design que mescla elementos do Nivus e do Polo.

Projeção: Como a VW Saveiro pode rivalizar com Nova Fiat Strada

Na outra proposta, a Saveiro NF ganha corpo com a MQB, assim como uma cabine dupla com quatro portas para responder à Fiat Strada. Tendo um design mais expressivo, utilizando inclusive para-choques e lanternas diferentes.

A alteração deve acrescentar mais alguns centímetros de espaço na cabine, mas ela não deve crescer demais para não sair da missão original. Faróis full LED, lanternas em LED, teto solar panorâmico e outros itens são sugeridos por Machado.

Projeção: Como a VW Saveiro pode rivalizar com Nova Fiat Strada

Na mecânica, a Robust ficaria com o atual motor 1.6 8V, enquanto a Cross teria o 1.0 TSI nas versões mais baratas e um 1.4 TSI na topo de linha. Pode ser que na proposta, um câmbio Tiptronic seja oferecido também.

[Projeção: CarWP by Jonathan Machado]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Marcio Souza

    E não é que ficou bom!!

    • Ubaldir

      Um projeto para a Saveiro em cima do Nivus seria até muito natural. As projeções seguiram muito bem esse conceito, de se criar uma “família Polo”, com os já existentes hatch, sedã (Virtus), SUV (T-Cross), Aventureiro ou Sport Coupê (Nivus) e com a nova Saveiro completando a família partindo de um modelo já existente como base.
      Só não sei se, nesse ambiente, se justificaria a manutenção de um modelo Robust ainda sobre a plataforma do Gol G5. Como a tendência é a extinção dos atuais Gol, Fox, e Voyage, manter uma linha só com a Saveiro de entrada (PQ24) acabaria deixando a empreita financeiramente inviável, a meu ver.
      Dentro desta mesma linha, o que parece que será o projeto em gestação do novo Gol, aponta para um tipo de Polo desidratado, partindo da mesma plataforma MQB.
      Assim, a racionalidade de se colocar toda a linha nacional da VW dentro da mesma família e plataforma, me parece apontar que esse será mesmo o caminho a ser seguido pela montadora germânica.

  • Verdades sobre o mercado

    As modificações propostas na cabine simples nem precisam de uma nova geração, basta fazer um face-lift, já a proposta da dupla envolve 4 portas.
    Dificilmente seriam vendidas com 2 lanternas diferentes.

    • Edson Fernandes

      Se fosse só isso…. o proprio recorte do parachoque traseiro já seria impeditivo sendo diferente da outra.

      Não faz mto sentido vc fabricar dois tipos diferentes de parachoque devido a versão.

      As duas no minimo teriam o mesmo tipo para fazer sentido.

      • Marcos Vinicios Umbelino

        Há casos na própria linha de veículos com parachoque diferente em mudança de versão.

        • Edson Fernandes

          Sim, mas na mesma versão é ter um gasto para produzir um parachoque especifico bem desnecessário e custoso a fabricante.

          • Diego Amaral

            A Fiat já fez isso na época do PálioSienaStrada de 4ª geração, não só o para-choque tinha desenho diferente, como também os faróis (simples e dupla parábola).

            • Edson Fernandes

              Isso, exatamente. Foi no passado porque a diferença aqui era ter um produto que na epoca poderia concorrer entre dois portes de epoca.

              E o Siena serviu pra pessoa que não queria sair de um Fiat porém numa versão mais completa e com melhores detalhes. Entretanto atualmente, se reparar a maioria dos carros já não utilizam essa solução por questão de conter custos desnecessários a linha. Vc pode ter um farol com tipo de construção diferente (halogeno x xenon/full led), mais itens de segurança, entre outros…. mas perceba que a maioria dos produtos não tem mudanças no formato de parachoques e sim apenas apliques atualmente. Eu disse a maioria, pode ainda existir um ou outro modelo que tenha recortes diferentes e peças diferentes, mas isso encarece a linha de produção por isso.

        • Edson Fernandes

          Entendo, mas hoje qto menos houver melhor.

          Perceba que a maioria dos carros são dessa forma em nosso mercado. Do mais barato ao mais caro.

          São poucos aqueles que tem detalhes diferenciados de uma versão para outra.

          • Marcos Vinicios Umbelino

            Pode ser o caso apenas de um aplique plástico sobrepondo o parachoque, apenas para diferenciar versão, isso sai mais barato.

            • Edson Fernandes

              Ah sim, mas daí vc não precisa de confeccionar uma nova peça para compor o desenho do carro. Aí temos o Argo HGT e Trekking que usam essa solução.

  • Luiz Schuchter

    Parabéns a galera da projeção…a turma fantasia design, proposta de motores, só faltou preço.
    Mas poxa, a robust cabine simples deveria ser com o 1.6 16v, por favor.

    • 😎.

      Não entendi a insistência no 8v , e esse 1.4 deixa pra picape rival da Toro, o 1.0 TSi já está de bom tamanho para a versão topo , e com o Tiptronic como opcional.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Pelos valores que a VW cobra pelos seus carros”Premium”, vai é rivalizar com Toro

  • Raimundo A.

    Saveiro NF. O NF seria New Family(provável) ou Nivus Family(proposta das projeções)?

    • Natán Barreto

      O nome Nivus foi escolhido muito depois que apresentaram a decisão de Saveiro NF. O Nivus iria se chamar T Sport

      • Raimundo A.

        Não é possível afirmar isso. O fato da marca ter adotado em vários produtos SUV nome iniciado por T não significa que a mudança no caso do Nivus foi decidida depois. A VW afirmou isso? Cadê a fonte?
        A empresa poderia e assim o fez registrar T-Sport, que segundo ela é o nome do projeto, mas este poderia ser nome final para nós seguindo os outros da gama. Registrar era preciso para evitar terceiro utilizar o nome.
        Nivus já poderia ser de conhecimento e já teriam definido que apesar do registro T-Sport, o produto final não iria usar este. É até uma forma de despistar registrar um nome alinhado com produtos existentes, mas era projeto e só a montadora para atestar isso, e omitir até próximo do lançamento o verdadeiro. Claro, não poderia vazar o nome final.
        Veja, muitos disseram que nós teríamos o Tharu, que era nome de projeto, salvo engano, vingou na Ásia, mas no meio do caminho o Tharu também se chamaria Tarek, este para outros mercados. Tem como afirmar que mudaram depois nome diferente?
        A VW chama o Tarok de conceito/projeto. Pode ser nome final ou não, mas de alguma forma se alinha com o SUV Tarek. O Nivus é o nome aqui do projeto T-Sport, mas este pode ser usado em outros países se Nivus não soar bem ou mesmo manter a sequência de nomes com T.

  • Senna ever

    Parabéns ao Jonathan… Eu não consigo desenhar uma caixa… Kkkkkkk
    Muito bom…

  • Diego Berri

    Por apenas R$ 90.000,00

    • Danniel Feitosa

      A atual, pelo site, ja bate os 90.300,00… Essa ae vai pra cima de 100

  • Mauro Moraes

    Qualquer coisa fica melhor que a nova Strada, Imaginem se a Chevrolet decide entrar na briga com a bem sucedida receita do novo Onix. Maior, mais espaçosa, mais moderna, mais bonita e mais segura da catergorria.

    • André Luis Versiani

      Estamos aguardando uma projeção da nova Montana, ia ficar linda mesmo com design do Onix novo.

  • Willie Cicci

    Ficou bom, mas a VW desistiu de concorrer, é mais do que conhecido o que faz a Strada vender tanto, mas provavelmente a Volks ache que não vale a pena investir pra concorrer em igualdade.

  • Kiyoshi Yamashiro

    Acho que uma nova Saveiro só deve aparecer em 2025, isso ainda depende do lançamento do sucessor do Gol, que pode ser adiado ou cancelado, a Fiat Strada deve continuar sozinha nesse segmento de picapes compactas, já que as demais fabricantes apostarão em concorrentes para a Toro, que é mais lucrativo

  • RicardoVW

    E com 1.0T e preço justo. Daí sim compraria fácil uma cabine dupla.

  • Aristeu Junior

    A VW poderia fazer a nova saveiro com base no NIVUS

  • Fabio Marquez

    A gente, desculpe, mas até agora não achei um carro da VW que usa esse aplique de plastico preto bonito… O T-Cross mesmo ficaria muito melhor sem ele.

  • DMAL

    Muito boa a pick up. Vai dar pra passar tranquilo nas imperfeições do piso e o peso que vou levar das bolsas da madame no shopping.

  • Natán Barreto

    A Saveiro NF vai ser baseada no novo Caddy europeu. Já da pra ter uma ideia de como vai ser.
    Jamais o motor 1.4 TSI vai estar nesse carro, pois vira na Tarok

  • Maycon Farias

    E iria continuar perdendo. A Fiat tem com a Strada o que a Toyota tem com Corolla. E agora o modelo novo vai revigorar e ser mais atraente ainda.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Apesar de ter ficado bacana, a VW vai dizer que os custos não viabilizam a nova Saveiro na MQB, a não ser que venham simplificando a plataforma como vem ocorrendo em alguns lançamentos, não esperem uma MQB de Golf. Acho que vão partir para uma solução caseira.

  • Vinícius Guerra

    Se a Volkswagen fizesse uma boa reforma na Saveiro com um motor 1.0 TSI estaria de bom tamanho, claro, um preço também mais acessível, seria ótimo para o mercado.

    • leomix leo

      Esse motor é de concepção moderna e manutenção cara para os padrões brasileiros.

      • Vinícius Guerra

        Se o proprietário fizer as manutenções corretamente, trocar o óleo no momento certo, cuidar do carro, dificilmente vai dar problema. Conheço várias pessoas que tem o Polo, T Cross, Golf mais antigo, Virtus, Up, tudo sem problemas.

        Todo carro como os mecânicos falam, são o retrato do dono, se a pessoa for relaxada, certamente vai dar problema. Motor Turbo, exige sim um maior cuidado, mas nada tão preocupante assim.

        Muitas pessoas, as vezes acabam chipando motor, alterando a programação, ai danifica o motor, tirando uma ou outra falha que pode ocorrer sim, mas no geral, esses motores TSI, já se provaram muito bons e estão no mercado a um bom tempo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email