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Projeção: Como poderá ficar o Novo Volkswagen Fox

fox-2015-1-700x525 Projeção: Como poderá ficar o Novo Volkswagen Fox

O Novo Fox chegará em breve com mudanças estéticas que o deixarão mais próximo do Novo Golf. Lançado em 2003, o compacto Fox é muito importante para a Volkswagen e deverá entrar agora em 2015 em uma nova fase para assumir uma posição mais distante do Gol.



Nessa projeção nossa feita pelo leitor Rodrigo Losano de Camargo, o Novo Fox aparece com faróis de formato semelhante ao atual, mas com projetores internos refeitos, agora com dupla parábola de acabamento mais refinado. A grade fica menor e o para-choque dianteiro mantém o desenho básico, mas com melhorias nos detalhes.

Na traseira, a intenção deverá ser de introduzir lanternas divididas pela tampa do porta-malas, assim como no Novo Golf, mas com tamanho bem mais compacto. Já com hotsite pronto, o Novo Fox só aguarda o lançamento mesmo.

O Novo Fox deverá ter importantes mudanças no acabamento e poderá vir apenas com motores EA211 1.0 de até 82 cv com três cilindros (já usado anteriormente no Fox 1.0 BlueMotion) e 1.6 16V de até 120 cv, bem como opção com transmissão automatizada ASG (I-Motion).

O que você acha, o Novo Fox ficará mais atraente com essas modificações? Conseguirá assim mais espaço no mercado nacional? Vamos esperar para ver.

[Projeção: Rodrigo Losano de Camargo]

  • João Martini

    Os faróis do Polo reestilizado fazem sentido, tendo em vista que a reestilização de 2009 chupinhou o design do Polo mk5 inteiro.

  • Guilherme G.

    Essa traseira quebraria todo o design do carro.

    • Preetinho

      pensei a mesma coisa.
      o que teria de criticas ao carro só por causa da traseira dele….
      já a frente eu gostei muito..
      será que vem com luzes diurnas em Led?

      • RX8

        Faria Sentido esta traseira! Se juntaria com a porcaria feita no Voyage, que por sinal teria ficado melhor com o estilo da traseira do JETTA,

        • Alex

          É… realmente ficou melhor

        • Pedro Paulo ()

          ou com os a traseira antiga que era muito bonita.

    • GPE

      Uma das mais feias dos últimos tempos!

      • Martini Stripes

        Enquanto isso, continuamos a sonhar com o Polo…

        • Pedro Paulo ()

          Cara não tem muita diferença do Golf para o Polo.

    • EddieVanHalenIsGod

      A nova MB Classe C e o Fiat Viaggio também padecem do mesmo probleminha: frente e traseira que “não conversam”.

      • Pedro Paulo ()

        Principalmente a traseira, mas o estrago já está feito se ele quiserem arrumar ele fazem facelift dessas versões.

    • NETO

      Num sei ha VW quer ser ha primeira do mundo em 2018 acho dificil com esse designer dos carros que ela esta fabricando começando pelo UP…..SE CUIDA VW DESSE JEITO VC VAI FICAR EM ULTIMA EM VENDAS ATÉ 2018..

      • Antônio Luiz

        Há outras para ficar em último: GM, Renault, Fiat, JAC. Carros feios, inseguros, mal-acabados.

        • Pedro Paulo ()

          Mas o novo Sandero é mais bonito que outros modelos da concorrência.

    • CorsarioViajante

      Eu tbm acho, mas nunca gosto de lanternas invadindo o porta-malas, então sou suspeito.

    • Pedro Paulo ()

      concordo com você, ficou podre, se for assim é melhor deixar do jeito que está.

  • Eduardo Brito

    A traseira ficou muito estranha. No mais, é um Golf puxado pra cima.

    • Corvo

      Gostei da frente mas não de como ficaram as luzes traseiras. Nesse ponto prefiro o atual

  • Corvo

    O problema dessa reestilização é que vai subir o preço demais nele. Se manteria o preço do atual com a adição de equipamentos já seria um grande avanço. O atual já tem praticamente o melhor acabamento dos carros de seu segmento. O problema é que não tem design para encarar ”compactos premium”. Nas versões top de linha com a modernização mecânica pode incomodar algum carro desse segmento. Gostaria de saber como vai ficar esse interior.

    • chcoutinho

      Se não reestilizasse, iria aumentar o preço da mesma forma

      • th!nk.t4nk

        Mas agora com o novo motor 1.6 e novo design, pode ter certeza de que o aumento vai ser bem mais forte. Vai pra cima dos 50 mil fácil, aguardem.

  • Johnny Galvão

    A dianteira eu gostei, agora a traseira, parece que um caminhão amassou!

  • Caio Brandão

    Faróis imitando o golf mk7 e lanterna traseira tamanho mini do mk5..

    • João Martini

      Esse Golf mk5 é lindo demais…

      • Concordo.

      • RyanSX

        Minha versão favorita de longe.

      • th!nk.t4nk

        Vejo sempre o mk6 ao lado do mk5 e penso “como conseguiram fazer um downgrade tão grande no Golf?”. Parece nitidamente um retrocesso, dá a impressão de que foram lançados em ordem invertida!

  • Minerius Valioso

    Andei pensando… pensando…

    Acho que o Fox com a plataforma MQB, motorzinho EA-211 com quatro válvulas por cilindro e itens de segurança a nível de Fiesta Titanium, vai ficar show de bola, e juntando a isso o bom espaço interno, então vai ser excelente!

    Só acho que o carro merece uma reforma urgente, o bicho já está ficando velho, afinal é o mesmo de 2003.

    Agora aproveito para perguntar aos donos do modelo, o que eles acham do compacto, de preferência com o motor 1,6 litro.

    Quando chegará a nova geração do pequeno VW?

    • Corvo

      O design já está cansado. Mesmo assim até hoje acho bonito (na versão Highline sobre tudo).
      A nova geração vai chegar em 2017 provavelmente. Tenho um 2013 1.6 com todos os opcionais. Muito satisfeito. Anda bem, bebe pouco, excelente acabamento para categoria e espaço interno bom. Minha crítica fica pela suspensão dura. Recomendo.

      • João Martini

        Eu já acho que bebe demais (embora isso seja problema de cidade pequena, e não do carro), mas eu já gosto da suspensão mais firme.
        Tenho um 2012 com tudo menos o teto solar, gosto bastante. Pra usar na cidade é excelente.. Muito esperto, espaçoso e cabe em qualquer vaga.

        • Corvo

          A estabilidade é muito boa para sua altura, surpreendente até. Acha ruim o consumo ? O meu aqui em SP capital consigo fazer 7, 7.5 km de etanol. Acho uma boa media. Isso ainda porque recorro trajetos muitos curtos pela cidade (trabalho bem perto de minha casa) e isso aumenta o consumo..

          • th!nk.t4nk

            Também não acho a estabilidade do Fox ruim não. Tive um 1.6 e troquei pelo Fiesta 1.6, que anda absurdamente mais (antes eu também achava que meu Fox andava bem!) e bebe muito menos! A diferença no consumo é gritante! Quanto ao carro em si o Fiesta é pra “pilotar”, enquanto o Fox é pra “passear”, mas ainda considero o Fox muito mais versátil como veículo. Eu voltaria a ter outro se fosse atualizado, principalmente na mecânica.

            • Corvo

              Para meu uso diário, o Fox me atende muito bem. Pelas características, parece que foi feito ”mais pra cidade” em relação ao Fiesta.
              Não tenho nada do que reclamar dele após 1 ano e meio, embora muito pouco rodado (17 mil km). Hoje em dia só trocaria por um compacto automático mas estou finalizando o financiamento em 6 meses e não faz sentido trocar ele agora nem entrar de novo em parcelamento…
              Sobre o Fiesta, sem dúvida que anda mais e bebe menos. O motor da 10 a 0 no VW. Não sei se o cambio é tão bom quanto os VW, mas é um carro com uma pegada mais esportiva pela posição de dirigir, o acerto do chassi, suspensão, direção, etc. Só acho que o Ford peca no acabamento, mesmo assim, trocaria fácil meu carro por um powershift…

              • Edson Fernandes

                Bem… pelas benesses do Ford sem duvida a troca é muitop justa. Só faltou o preço justo.

                Carro caro é normal, o problema é que esses carros como Fiesta, 208 por exemplo, extrapolam.

                Começo a pensar que o ideal seria a troca (do meu C3) mas quando penso o quanto já perco em qualquer situação, sinceramente…. desisto.

                • Corvo

                  Está difícil mesmo trocar para todo mundo. Se seu carro está inteiro e não da problema…como os usados estão desvalorizados e os novos estão muito caros, o melhor é partir pra um seminovo mesmo…o assunto é entrar em financiamento. Pelo menos no meu caso, nem cogito novamente entrar pelo menos até que minhas condições financeiras mudem radicalmente

    • Diego Nameko

      Sendo deste jeito custará no mínimo R$ 45 mil.

    • Rafael Araújo

      Gosto do meu 2012/2013. Bom espaço, câmbio e torque em baixa, mas o porta malas é pequeno, o painel é ruidoso e a carroceria rola um pouco em curvas. Como sempre tem bons descontos nas concessionárias acaba valendo a pena. Tem várias qualidades e defeitos, mas eu só trocaria (a partir do ano que vem) pelo New Fiesta SE (que tá muito caro) ou pelo Fox 2015.

      • th!nk.t4nk

        Eu fiz o caminho que você citou. Fiquei muito satisfeito, porém admito que o Fiesta é bem menos versátil que o Fox. Explico: o Fiesta é muito baixo, tenho que ficar atento para não raspar à toa. É mais comprido, dá mais trabalho pra estacionar. O banco do carona é baixo e não tem regulagem de altura, problema observado em outros modelos da Ford também. Enfim, ele é esportivo, tem condução arisca, suspensão um pouco mais dura que a do Fox (incrivelmente) e muito mais motor. O comportamento dinâmico do Fiesta é sensacional. Ele faz o Fox parecer um Fiat Mille nesse aspecto, é outro mundo. O prazer de guiar esportivamente não se compara, porém considero o conforto geral do Fox ainda maior (espaço, acabamento, altura dos bancos, até mesmo o volante do Fox é mais pro conforto e menos pra agilidade). Resumindo, só recomendo a troca pelo Fiesta se você gosta mesmo de esportividade. Se preferir uma condução tranquila e voltada pra praticidade/conforto, eu ficaria no Fox mesmo.

        • Edson Fernandes

          O Fiesta tem uma suspensão mais dura?

          Caramba! Então a Ford regrediu, pois no Fiesta anterior, o compromisso entre estabilidade e conforto era o ponto alto dos compactos no meu ponto de vista. Conseguia ter uma estabilidade impressionante com um conforto interessante por não levar tanto solavanco na direção.

  • Gabriel Torque

    na boa, tem que ser muito fanboy pra defender esse fox

    projeto jurássico de 2003, preço altíssimo pra categoria e tudo nele é ruim, desde a montagem ao acabamento…

    lembrando que em outros mercados ele fica abaixo do gol, e é um projeto de baixo custo pra ser abaixo do gol, lugar atual do up

    mas o brasileiro aceitou pagar mais…

    mas não sei, o up nitidamente canibalizou vendas do fox, vamos ver como vai se comportar o mercado após a reestilização

    como o pessoal aqui gosta de somar, gol g5,5 + up + fox vendem menos do que vendia o gol g4+g5 + fox

    mostrando que compradores do up são o que queriam um vw a qualquer custo por gostar da marca, seja qual for a razão

    • Pacheco

      Eu defendo o Fox pq e um carro honesto e bom. E tem uma revenda maravilhosa. Qm compra busca isso.

      • ObservadorCWB

        Preço honesto ? como assim ? Em comparação com Gol talvez ? Pode explicar ? E a colocação do adjetivo “maravilhoso” demonstra o quão fã do carro é. Para mim é um modelo meramente normal. É o mesmo alarde da VW com o UP….que ao que parece, vai sair de linha após um breve período de produção.

        • ebrotto

          Acho que qnd ele quis dizer preço honesto se referia ao valor que vc consegue nas lojas, nenhuma concessionária vw faz preço de site, se souber chorar pega um bom desconto.
          Um amigo meu pegou o Fox rock in rio ano passado por 39k, um ótimo preço se for comparar com a categoria fora que o interior é bem trabalhado.
          Se ele chegar com as novidades que estão prometendo será uma boa pedida frente a alguns concorrentes como o onix por exemplo

          • Pacheco

            Não falei de preço amigo. Falei de preço de revenda… q isso conta muito sim.
            Vai vender um Fox 1.6 e vai vender um C3 1.6. É um carro honesto, por isso vende tanto.
            O UP mesmo não é um carro honesto. Vc não se sente bem comprando um modelo Top por 45 mil. Ja o Fox (acho q pelo espaço ou mesmo o tamanho dele), vc paga 50 mil no 1.6 e meio q sai feliz.

            Eu não compro… não é um carro pro meu perfil, mas estou olhando como consumidor.
            Vejo sempre as coisas pelos dois lados e tento ser o mais imparcial possivel. Trabalho com mercado e sei como as pessoas olham os produtos.
            Infelizmente essa é a realidade… uma pena q no Brasil o pessoal não prefira carros mais modernos e equipados, mas sim aqueles q as agradam aos olhos.

            • Jack-Moser

              Todos preferem carros mais modernos, o problema é quem pode pagar por isso, querer não é poder!!!! E concordo que o FOX é um carro honesto.

        • Pacheco

          Amigo… eu não disse q o preço é honesto… eu disse q o carro é honesto. Ele é bonito, é agradavel e entrega o q se espera dele. A revenda dele é maravilhosa… chega numa loja de usados e fala q vc tem um Fox e o vendedor diz q compra e paga um valor bom.
          Diferente de vc falar que tem um C3, 207 e outros carros de vendas menores.

          Não sou fã de VW. Eu sou Fã de carros. Não tenho VW na garagem e nem devo ter durante um tempo.

          Leia e entenda o q eu disse: É um carro honesto que entrega o q se espera ele: Compacto, espaçoso e tem uma qualidade boa. Só isso.

    • afonso200

      verdade, lançaram ele com preço acima do gol, e vendeu, entao nao baixaram mais,BR pais de tolos

      • Pacheco

        Conta a lenda q ele deveria ter matado o Gol, mas o Gol sobreviveu e todo mundo aceitou ter dois modelos na linha… então a VW pensou: “Opa… bora melhorar o carro e faturar”

    • Osni Duarte

      Em que mercados ele fica abaixo do Gol?

      • AndreiVieira

        não sei, acredito que em nenhum e acho que ele postou isso por ser hater. Até porque o Gol é um projeto “Brasileiro” para países subdesenvolvidos como o Brasil. o Fox apesar de ser também um projeto de baixo custo, era muito mais moderno que o Gol (hoje compartilham plataforma).

      • Gustavo73

        Nenhum só torcedores torcendo o fato…

    • Hum… em qual mercado o Fox seria usado em um patamar abaixo do Gol mesmo? Que viagem… são projetos nacionais para o mercado nacional e para exportação a mais uma meia dúzia de países da América Latina. Vale lembrar que eles só são montados em solo nacional.
      Mais um adendo: projeto de baixo custo é um mal de praticamente todos os produtos da linha compacta nacional. O Fox até que não deixa transparecer tanto esse aspecto. E discordo de que seja um carro de acabamento ruim. O da 1ª geração eu até concordo, pois possuía interior manufaturado com plásticos de qualidade contestável, painel muito minimalista, forros de porta totalmente desprovidos de revestimento. Mas na remodelação essa realidade foi deixada para trás, com o modelo oferecendo nível de acabamento igual ou melhor à média do mercado em que se insere. Mais uma vez, lembremos de não confundir qualidade de acabamento com design arrojado. São coisas bem distintas.
      Quanto à montagem, o carro é desprovido de rebarbas internas, não tem parafusos aparentes, possui gaps de carroceria bem aceitáveis e menores que o da concorrência em geral. Portanto, tecnicamente a informação é falsa e improcedente.
      Não vejo qualquer sinal de mercado que indique interferência de vendas do Up! com o Fox. O Up! vende aproximadamente o mesmo que vendia o Gol G4 e os números de vendas do Fox tem oscilado na mesma média que o mercado de automóveis em geral. Assim, a conta G4+G5+Fox<Up!+G5+Fox é meio desprovida de fundamento, já que o fenômeno da queda de vendas neste ano atinge praticamente todos os modelos de todas as marcas e segmentos no país indistintamente.
      Bem, não tenho Fox (minha esposa teve um Cross 2009) e atualmente sequer possuo veículo VW, o que me coloca mais isento em questão de opinião. Mas acho que a discussão tem que se manter em um nível mais técnico do que passional como eu vejo ser proposto aqui por vezes.

      • Gustavo73

        Mais uma colocação perfeita. Torcida é um problema.

        • th!nk.t4nk

          E completo: o Fox atual está muito mais para o Polo, do que para o Gol. Palavra de quem conhece bem os três carros e não é fanático pela marca.

          • Gustavo73

            O Polo eu só entrei no test-drive na época do lançamento. E o Fox tive contato com um Prime. E achei ele melhor que o Gol G5 de um amigo. Mas se quiser virar Premium terá que oferecer mais equipamentos. E um at, não o i-motion. Pelo menos no 1.6.

            • Edson Fernandes

              Curioso é que ele no facelift (o Fox) terá cambio manual de 6 marchas…. parece retrogrado ter um cambio ASG com cambio manual mais moderno não?

              • Gustavo73

                Eu acho. Como disse principalmente com o 1.6 MSI. Não dá. Com o 1.0 podem falar em problemas de desempenho e aumento no consumo. Mas no 1.6 não rola essa desculpa.

    • Paulo_Lustosa

      Gol com plataforma mista e seção traseira do AB9 e a suspensão traseira do Passat de 1974 superior ao Fox que é PQ24 integral menos a solda a laser? Dispenso.

      • Edson Fernandes

        Se eu não me engano essa solução é para o Gol não?

        • Paulo_Lustosa

          É do gol mesmo que retratei, que é mais uma salada mista do que o Fox, que do PQ24 integral só não tem a solda a laser utilizada no Polo

  • GUGASP

    A traseira do Fox é muito alta e estreita, fica difícil desenhar uma lanterna que combine com a carroceria.
    Mas pelo menos a frente e o interior vão melhorar.

    • th!nk.t4nk

      O interior já é muito bom. Vão dar uma arredondada, acredito, assim como fizeram no Polo europeu recentemente. Talvez um novo rádio com tela mais decente, como aconteceu lá.

  • Vitor

    Parece um Golf batido

  • Vitor Almeida

    que projeção horrível, me desculpa mas está horrível, remendado!

  • LeandroBalmant

    Se é um carro que vai crescer e ficar mais caro, como a Volkswagen vai colocar motor 1.0 nele?

    • Zoran Borut

      Há muitos anos a VW já deveria ter colocado o 1.4 como opção para o Fox, no lugar do 1.0… mesmo tendo potência parecida, o diferencial seria o torque. E se o 1.4 era usado na Kombi e nos modelos exportados, não vejo razões para não aplicá-lo no Fox.

      • th!nk.t4nk

        Só que tem um detalhe: o novo 1.0 é bom. Tão bom, que anda juntinho com muito 1.4 por aí, mas consumindo muito menos. Não há mais razão pra usar o 1.4 a essa altura.

        • Edson Fernandes

          Qual 1.4? Porque pelo menos com meu C3 lado a lado não anda. Já testei mais de uma vez isso.

  • Martini Stripes

    Prefiro o Polo… Triste essa opção de escolha da VW. =(

    • felipe

      Opção da VW-Brasil né, porque se fosse a VW-Alemanha… Os ceguetas defensores do fox realmente nunca entraram num polo, acabamento muito diferente, até na maceneta interna de plastico ao revestimento do forro do teto. Só quem andou de verdade e se deu ao trabalho de reparar consegue enxergar as diferenças brutais….

      • Corvo

        Depende qual ano de Polo e Fox. Fox evoluiu muito em acabamento nos últimos anos. Eu ando num Polo 2008 de um amigo e meu Fox 2013 e vejo coisas de acabamento interno melhores no Fox e outras no Polo (ao final um é mais novo). Justamente a forração do teto é superior no Fox. O que é melhor no Polo é o acabamento nas portas (maçanetas e forração).
        Claro que você percebe e sente que o Polo é superior quando abre a porta, pelo comportamento dinâmico e a segurança. Ao final é um projeto mais refinado, mas não existe essa diferença brutal entre um e outro; ao final, compartilham motor, cambio e plataforma

      • Marcelo Alves

        O Fox compartilha peças com o Gol antigo, se você reparar na fechadura da porta e no batente vai ver que são as peças do Gol…

        O Polo tem muitas características de carros mais caros, a vedação interna das portas feita um uma chapa metálica e não com plástico, coisa que é difícil de se ver até em carros mais caros (focus, civic, etc..) e que deixa a qualidade de som muito melhor, pois transforma as portas em caixas acústicas! O eixo traseiro mais reforçado que no Fox, dirigibilidade melhor e por aí vai…

        Falo por ter um Polo e dirigir com frequência um Fox 1.6 daqui de casa…

        • Isso é verdade. Me falou que o acabamento das portas para efeito da instalação de som, é uma das melhores do país quando se trata do Pólo.

        • Danilo

          tanto o eixo traseiro do polo eh diferente do Gol e fox, que se voce quiser comprar kit original de discos traseiros, voce instala no polo. No gol e no fox nao existe o suporte.
          A saveiro cross possui mesmo eixo traseiro do polo…. eu tive uma 2012 e comprei kit de disco traseiro original do Golf e instala perfeito. Plug and Play. Tive que trocar os cubos tambem, pra ficar serviço campeao. Mas sem problemas, o cubo do polo/golf/fox eh o mesmo.

        • Luis Carlos

          Vi isso quando tive que trocar o cabo de aço do elevador do voyage, tinha um polo também fazendo um serviço no elevador, nossa quanta diferença.

    • CorsarioViajante

      Ué, o Polo está a venda.
      Mas ninguém compra.

      • Gustavo73

        Pois é, depois de 12 anos no mercado. De repente todos gostam do Polo. Só agora perceberam suas qualidades. Demorou uma década para termos carros no nível dele. 4 estrelas e isofix. Hb20 e New Fiesta. Mas o carro vende menos de mil unidades mês. O Fox vem muito mais. Infelizmente isso acontece, a vantagem é que o Fox usa a mesma plataforma. Inclusive em 2005 quando foi testado pela Euro Ncap teve resultados parecidos com o Polo nacional na Latin. A diferença foi uma estrela a mais 4. Frente ao nosso Polo porque lá esle tinha isofix, e foi testado com o sistema. Melhoras no material interno não é difícil. Afinal o fabricante é o mesmo. E utilizar as soldas a laser também não. São detalhes importantes. Mas que não são difíceis de serem adotados no Fox. Agora fora o esp e central multimidia , já confirmados. Se quiser elevar o nível do carro. Outros equipamentos de segurança devem ser adicionados. Mais Airbags, isofix e outras coisinhas. E os valores devem ficar na faixa da concorrência. Até a chegada da nova geração com a plataforma MQB. Ai veremos o que acontecerá.

        • Fanjos

          Era só lançar a versão nova (não requentada, nova de verdade) que talvez o pessoal compre, mas deixaram a velharia a anos a fio, como fizeram com o Golf, ai não da né

          • Gustavo73

            Não vendia bem nem quando era up to date com a Europa. E se está velho mesmo com qualidades. Porque o chororô se ele vai sair de linha? Ou você preferia que fosse lançado a versão vendida hoje na Europa. E que vai sair de linha daqui a 2 anos? Assim como no caso do Golf, por causa do atraso a VWB vai ter que se virar com o que tem. O Polo hoje vende uns 500 carros por mês. E parece ser unanimidade, um bom produto. O Fox vende mais de 10 vezes esse número. Porque a VWB tiraria ele ao invés do Polo? O que ela deve fazer é colocar no Fox as qualidades do Polo, eles já dividem a plataforma. Logo melhorar ainda mais a qualidade dos materiais e colocar equipamentos que o Polo já tem como isofix e ar-condicionado digital não é difícil. O principal que é uma boa plataforma já está lá. O resto só depende da vontade da VW. Ele ganhará uma nova motorização e em câmbio de 6 marchas manual. E até a chegada da nova geração em 2016 com a mesma plataforma do futuro Polo europeu. Será o carro da VW na categoria. Se a decisão vai ser acertada depende da resposta do mercado.

            • Edson Fernandes

              Aqui no NA em especifico, não importa a qualidade do PROJETO, o que importa é a IDADE.

              Carros que eu já disse mas torno a repetir: Astra, Xsara Picasso, Zafira, entre uma infinidade de outros como o proprio Polo, podem dar espaço a carros piores.

              Citando como sempre o Xsara Picasso…. que mesmo desde a versão de entrada 1.6, tinha 4 air bags, espaço OTIMO para 5 pessoas (6 apertados) um motor condizente (e ainda o 2.0 para sobra de potencia) e um carro com diversos itens de série. O que veio no lugar dele? C3 Picasso (A Citroen diz que é o C4 Picasso, mas a realidade em preço é o C3 Picasso).

              Preciso dizer da Zafira? AStra? Sinceramente, pelo que aconteceu na troca dos modleos, eu nunca compraria um Onix no lugar de um Astra ou até mesmo o Sonic na versão que veio ao Brasil. Ainda que o Fox melhore, vamos ver até que nivel isso acontecerá.

              • Gustavo73

                Olha ele tem que melhorar. Se o objetivo da VWB é substituir o Polo, na briga com New Fiesta e 208. O Carro sempre foi visto como da categoria inferior. Apesarde dividir qualidades com o Polo. Como a plataforma e soldas a laser. Mas precisa de maios equipamentos para tal. E na minha opinião tem que custar menos que o Fiesta

          • CorsarioViajante

            O Polo era igual ao europeu até 2009. Alguém comprava? Não, já não vendia nada.

            • Fanjos

              Eu lembro que quando fui para comprar o Fox, o preço do Polo era ridiculamente mais alto, era tenso isso.

              • CorsarioViajante

                Todo fala que o Polo é infinitamente melhor que o Fox e tal, mas reclama que ele custa mais caro. Tbm é complicado, é como querer que o golf custe mais barato que o polo, não rola.

        • CorsarioViajante

          O pessoal aqui sofre de síndrome de grama do vizinho. Tudo que não tem é ótimo. Já vi este filme com o Astra, enquanto estava em linha era velho, um lixo, uma droga. Bastou sair que virou o melhor carro do mundo.

          • Gustavo73

            Pois é. E tem outras coisas também.como preparar o campo para as críticas ao Fox reestilizado. Mesmo que ele melhore nos pontos em desvantagem para o Polo. Na minha opinião, olhando a linha da VWB, Eu preferiria que o Gol saísse de linha e o Fox e Polo continuassem. Já que a VWB percebeu que 4 compactos na linha não dá mais.
            Mas a VWB teria que ser louca em tirar seu mais vendido. E deixar um modelo que vende 5% dele(Polo). Então ela retirou quem menos vende, com uma diferença tão gritante que ele vende no ano todo menos que o Fox vende por mês. Se a VW conseguir (não é difícil) repassar as boas características de material e acabamento do Polo para o Fox. Não é o ideal mas poderia segurar as pontas até a chegada da nova geração.

            • CorsarioViajante

              O Polo de entrada hoje já tem acabamento muito próximo do fox, eu acho. O que falta para ambos é equipamentos que enchem os olhos, tipo central multimídia, câmbio automático ou dsg, mais airbags, etc… Pelo menos o motor vai evoluir.

              • Gustavo73

                Se a VWB quer aumentar a percepção de valor do Fox tudo isso é necessário. Vamos ver o que acontece. Setembro está aí.

                • CorsarioViajante

                  Eu não estou esperando muita coisa do Fox por agora. Acho que vão pendurar o que puderem, como central multimídia e melhorar acabamento, bancos de alcantara, ciosa assim. Acho que a evolução mesmo vem com o fox MQB, mas só depois do gol novo. Até lá esse vai ter que segurar as pontas.

                  • Gustavo73

                    Do carro não espero muito além do que você disse. Mas pelo menos múltiplos Airbags. E quem sabe um at digno no 1.6. O salto só viria com a nova plataforma mesmo.

                    • CorsarioViajante

                      Acho bem difícil mudarem câmbio e colcoarem airbags ainda nesta plataforma. Mas vamos ver.

                    • João Martini

                      E o Fox “europeu” tinha 4 airbags e ESP.. Dá raiva só de pensar.

          • Edson Fernandes

            Bem… eu sempre “defendi” o Astra porque em vista do que se pronunciava, só via melhoria se viesse o Sonic mais completo que o Astra. E vemos que é um carro em itens de série similar o que nõa justifica a troca. Um Astra tem um kit plug and play (que é inclusive o mesmo do Vectra GT) para o sistema do ABS.

            R$1000 de custo. Não dá para acreditar que o povo não perceba as diferenças reais entre um produto e outro. É só dirigir e percebe o quanto o médio é superior em conforto e acabamento. Mas enfim… eu prefiro né…

            Sobre o Polo, eu considero que qualquer carro depois de um certo tempo, passe a custar um pouco menos por ter sido pago o projeto e ainda, tenha que causar interesse nos compradores… o caso do Polo em especifico foi um carro que continuou custando praticamente o mesmo em muitos anos de mercado. Apareceram os novos players e isso complicou a vida dele. Não a toa, vc mesmo sugeriu sua troca para o Fiesta por ser um produto mais novo e condizente a superioridade de diversos pontos do Polo.

            Acredito que a VW tenha canibalizado o Polo propositalmente para comercializar justamente o Fox e deixa-lo no lugar e assim cortar custos maiores que haviam no Polo. Pouca gente foi comparar e mal sabe o diferencial entre os produtos.

            Além do que, o visual é mais “novo” do Fox.

            • CorsarioViajante

              Edson, estou falando da turminha que sempre malha tudo que é oferecido. Aquela turminha que fala que Up é “lixo” pq não tem porta-malas de vidro.

              • Edson Fernandes

                Ahhh ta…

                Pois te digo: Eu acho perfeitamente aceitavel um up no lugar de Celta, Clio e afins. E o preço da versão Take up e Move up é extremamente apelador principalmente por conta de descontos. Eu não compraria um ka mas compraria um up por exemplo.

                Mas deixo de comprar um Onix e Sonic, o primeiro mais completo e o segundo mesmo de entrada, para deixar de ter um Astra. Mas é uma pena o que o nosso mercado demonstra. Aqui mesmo no NA, o pessoal demonstra como funciona o mercado: Se está a muito tempo (mesmo com melhorias) é produto desatualizado, lixo, requentado…. se é um compacto que entra no lugar, ele é pouco equipado.

                Afinal, o que o brasileiro quer? Eu gostaria de umcarro que somente fosse de fato superior comparado com o modelo anterior. Sendo compacto ou médio, creio que nesse aspecto pouco seria o fator determinante se o produto mais novo fosse de fato superior. O Sonic tem caracteristicas para conseguir ser superior, mas peca porque o que temos aqui é bem inferior ao esperado.

                • CorsarioViajante

                  Hahaha quem descobrir o que o brasileiro quer ganha um troféu… Reclamam quando é velharia, mas quando é novo reclamam que “não aguenta o tranco” e custa caro manter, aí lançam versão pelada reclamam que não tem nada, lançam versão equipada reclamam que “só não quebra o que não tem”, mas se for toyota pagam muito mais pq não tem nada e não quebra e vale a pena pq pode rodar 500.000km mas trocam com 10.000km e um ano de uso. Daí compram um subcompacto urbano de entrada e reclamam que é apertado e não cabe nada. Mas se comprar um carro grande reclamam que gasta muito combustível. E se não gastar combustível pq o motor é moderno reclamam que “vai virar mico” pq o mecânico falou que é ruim. Meio difícil! rs

        • João Martini

          Mas o Fox tem soldas a laser já, assim como as chapas de espessura variável. Inclusive, quando fiz uma visita técnica a VW Anchieta fiz questão de fazer essa pergunta, e me foi confirmado que soldas a laser só são usadas no up, Fox, Polo, e daí pra cima.

          http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=263789

          • Edson Fernandes

            As soldas do Fox te garanto com certeza: Atingem apenas 30% da sua construção. O nivel de detalhe e inclusive pontos de solda a laser é bem inferior ao Polo que e ainda muito inferior ao Golf anterior.

            • João Martini

              Mas o Polo não é inteiro soldado a laser. O Golf 4 tinha 4 metros de soldas a laser, o mk 5 já tinha mais de 35m. Mas mesmo assim, o Polo ainda não chega ao nível de refinamento estrutural da PQ35, e o Fox atingiu exatamente os mesmos resultados do Polo no Euro NCAP.

      • Martini Stripes

        É claro! A VW esqueceu ele na gaveta!! Se tivesse trazido o modelo atual vendido na Europa não tenho dúvidas de que ainda estaria vivo, e vendendo bem, mas é o mesmo modelo há anos!! Ela enfatizou Gol e Fox, por compartilharem muita coisa, e o polo tornou-se “caro” para o Brasil. Todos sabem que foi ela quem excluiu do modelo do Brasil, e não as vendas.

        • CorsarioViajante

          Desculpe, nosso Polo só ficou defasado em 2009 e já vendia mal desde muito antes. Vale lembrar que o Fox foi feito para substituir o gol, até por isso tinha aquele acabamento horrível, mas o brasileiro gostou por ser “altinho”.
          Aliás, outro dia vi um vídeo aqui no NA sobre o novo polo europeu, vale a pena ver, não é esta grande revolução que o pessoal aqui adora falar como se o polo europeu fosse maravilhoso e o nosso fosse horrível e defasado. Acho que muitas vezes o que o pessoal quer é reclamar do que não tem. Se a VW trouxesse o polo europeu iam falar que o acabamento era ruim, que era caro, que era fraco, que o fiesta era melhor, etc.

          • João Martini

            Pois é, o Polo mk5 não revolucionou porque o próprio mk4 (e a própria PQ24) já estava MUITO a frente de seu tempo. Inclusive a PQ25 é a PQ24 com algumas alterações, e não uma plataforma nova.
            Na situação que está hoje, acho que a jogada da VW foi muito bem feita.

            • CorsarioViajante

              Inclusive vc vê isso nas resenhas lá de fora sobre o Polo. Ninguém se empolga muito, falam “ah é mais do mesmo”, e pronto.

          • Martini Stripes

            Não é reclamar do que não tem não, aconteceu que colou, acho impossível a VW querer substituir o Gol naquela época. O Fox é um projeto mais barato, a VW já deixou claro que parou de atualizar o Polo aqui por ter uma outra plataforma, não voltada para países emergentes. E deixou o Fox ranhar seu espaço. Enfim, desisto de te mostrar que a culpa do Polo ficar para trás foi uma escolha da VW e não do mercado.

            • CorsarioViajante

              Não tem “um culpado”… A VW trouxe o Polo da forma errada, o brasileiro naõ entendeu muito bem (mercado muito mais imaturo), acabou exigindo investimento alto e dando retorno baixo…
              Olha, eu tenho um Polo, e até hoje, quando converso com pessoal mais simplão, as pessoas falam “ah o polo é igual o gol, só que cheio de frescura e custa caro”. Ou seja, lá em 2002 vc podia comprar um carro que hoje tira 4 estrelas no latincap, mas para as pessoas era o mesmo que um gol bola. E a VW não soube mostrar e vender estas qualidades ocultas, e verdade seja dita, as pessoas não valorizam isso no Brasil – felizmente isso vem mudando agora.
              Mas eu vejo ela repetir o erro com o Up…

  • DougSampaNA

    Novo Gox…gol + fox, tudo mesma cara..credo.

  • johnnyburanelo

    detestei as lanternas traseiras invadindo a tampa

  • Junoba

    Carros com design parecido um com o outro, não fica muito bom. Eles tinham que fazer algo diferente.

  • afonso200

    lanternas parece um panda com hemorroida

  • pedroo

    Uau mas ficou lindo, esse design inovador que nem vai dar pra confundir polo europeu com gol com fox agora

  • Wilan

    A frente não mudou nada, e a traseira está muito feia.

  • Bartolomeu

    Na frente o conjunto foi todo alterado e ficou harmonioso. Atras ficou um remendo só.

  • Chicão

    É sério que vão tirar o Polo de linha pra colocar isso aí?
    Com todo o tempo de serviço o Polo ainda é mais bonito (e quanto a ser melhor, nem se discute).

    • Gustavo73

      O Polo vende 10% do que o Fox. Você tiraria qual de linha?

      • Chicão

        Não tiraria nenhum dos dois até ter um substituto a altura do Polo (o que não é o caso do fox).

        • Gustavo73

          E ficaria 2 anos sem concorrência na categoria?

          • Chicão

            ??

            • Gustavo73

              Sim, o Polo vende por ANO menos de 6 mil carros. Quantos New fiesta e 208 são vendidos por mês? Ela já perdeu essa batalha. E percebeu que ter 4 compactos não funciona mais como funcionou no passado.A GMB percebeu isso também e abandonou Celta e Agile a própria sorte. Então ela achou melhor matar um carro que não vende e não é de hoje. Mesmo quando o modelo era igual ao europeu não vendia. E decidiu apostar em outro que vende 10 x mais. Para assumir este lugar. Será só um tapa buraco até a chegada da nova geração em 2016/17. Geração que terá a mesma plataforma e está sendo desenvolvida ao mesmo tempo que o Polo europeu. Na minha cabeça são o mesmo carro.

  • Gilson

    Nossa!!! Que surpresa esse desgin da vw…..kkkk

  • saosao

    Afffff…. quando via frente pensei: mudou o que?
    Aí vi a traseira…. e não gostei!

  • Poperon

    E a pergunta que não quer calar: É plataforma nova, ou o mesma requentada pela milésima vez desde 2003?

    A segunda alternativa parece óbvia :0 =/

    • GPE

      Acertou! Remendo

    • Netovski

      Facelift da saideira pra faturar um pouquinho enquanto não chega o Fox MQB.

    • FaloNaCara ¯ _ (ツ) _ / ¯

      Terceiro remendo em cima do Fox 2003: o primeiro foi na linha 2008, com um discreto face-lift; e o segundo para a linha 2010.

  • Netovski

    A dianteira é quase certa, a traseira é mera especulação só se sabe que invade a tampa do porta-malas mas não creio que seja de tão mau gosto.

  • Adeilson Gois

    Essa transmissão ASG é de dupla embreagem?

    • Mauro Schramm

      Não Adeilson. É a mesma ofertada hoje para Foz, Gol e Up!. A VW chama sua transmissão de dupla embreagem como o nome DSG.

    • Debraido

      Não. Essa é a I-motion

      • Fanjos

        I-Tranco

  • DGA

    Dependendo de quanto $$$$$ poderá, talvez, ser a melhor opção do segmento. Viajei muito? .

  • Robinho

    putz que traseira feia, parece um Golf chupado

  • Mauro Schramm

    Ainda é um produto interessante. Ainda faltaria uma transmissão automática mais moderna.

  • Danilo

    traseira ridicula se ficar assim!!! carro nao eh grande o suficiente pra ter lanterna invadindo a tampa… beeem paiao!!!

  • Quem andar com um paquímetro no bolso vai identificar qual é o Fox 2014 e qual é o Fox 2015!
    A não ser pela traseira, não dá para perceber mudanças significantes no veículo!

  • Cassio

    Como é triste essa padronização da Volkswagen. São 10 modelos, dos mais diversos preços e uma única personalidade. Vejo um desperdício de potencial muito grande.
    Mas é preciso respeitar a estratégia. Nenhum carro é bonito demais, nenhum carro é feio demais.
    A maior montadora do ‘meio termo’ de todos os tempos.

    • Danilo

      concordo e discordp. concordo com a identidade e td mas, so q a VW nao buscou pelo menos diferenciar os farois.
      a Audi por exemplo tem aquela grade em todos modelos, mas cada um tem seu parachoque e farois diferentes, a BMW mesma coisa.
      a VW podia ter pensado farois melhors, no caso dos modelos sem xenon acho que so muda de tamanho, pq as lentes sao identicas. no caso do xenon, ai ja varia.

      Maaas, a VW foi mais feliz que por exemplo a Chevrolet que no Brasil vou ti contar…. o design LHOFI DA TAPU. Depois que abandonaram a Opel, so apareceu carro feio.

      • Edson Fernandes

        Vc pode expressar os sentimentos de algo ruim de forma polida. Não faça porque vc pode ser advertido e banido.

        Por enquanto é só uma orientação.

  • Daniel Blinkerbaum

    ficou escrotao

  • Vattt

    Não creio que haverá uma mudança tão radical na traseira, essa carroceria não poderá durar mais que 2 anos. Sendo assim, um leve facelift agora e em 2016/17 um novo carro chamado Fox!!!

  • Rodolpho Lopes

    Essa traseira ficou muito estranha sem harmonia com o resto do carro.
    Eu acho que o Fox já passou por diversos face-lift igual ao Punto, e o carro acabou ficando estranho e sem originalidade, acredito que o mais interessante seria uma verdadeira mudança no carro igual ocorreu com o honda fit

  • Diggo

    “Golfização” da linha VW no Brasil.

  • Wanderson Perin

    Apagão nos designers… em tempos atuais podemos classificar os carros somente por porte, e não mais por modelos, tipo… volks micro…mini…médio small…médio full… grande… grande full… nada contra volks, visto que isso está se repetindo em várias outras montadoras…tudo muito chato…sem graça…sem criatividade…chato…chato…

  • Fanjos

    Que traseira bizarra

  • daniel germano

    Ah! frente do fox é linda , mas este traseira PQP o coisa feia . As lanternas traseiras é feia de mais !!!!!!!!!!!.

  • Tosca16

    Tá mais do mesmo …

  • Gran RS 78

    Tomara que a projeção da traseira esteja errada, pois se for assim, a VW irá acabar com a traseira do Fox.

  • wguga2002

    Isto vai tentando, um dia VW acerta.

  • Renato

    continua o mesmo velho carro com mais de 10 anos de lançamento.

  • alvaro lara

    Tenho um imotion e gosto do carro. Ja que a VW vai melhorar acabamento (que já é bom), deveria reposicionar o carro e botar um cambio automatico de verdade ( ou dupla embreagem) e deixar o ASG pro Gol e Up !!

  • Vitorugo V.Oliveira

    A VW não deu o braço a torcer e não abaixou o
    preço do Polo, que para mim era o melhor carro da VW nacional….deu nisso, infelizmente.
    Teremos de conviver com um “compacto premium” de mais de 1,50m de altura e banco que parece um sofá.
    Mesma coisa aconteceu com o GM Astra. Era defesado? Era.
    Mas aí veio esse Sonic lamentável. A GM foi esperta e soube adequar o
    preço ao Astra. E se fosse mais esperta deixaria ele em produção a não
    lançaria nunca o Agile.

  • Jonas Augusto

    A projeção ficou boa em si, mais as lanternas podiam ser mais esticadas como do as do Golf, ai fechava com a cereja do bolo.

  • Carlos Negri

    E a lateral é a mesma desde 2003…assim como a Strada com porta do Palio de 1996. Facelift só, projeto novo que é bom, nada.

  • Sergio Vilaça

    Fico na dúvida entre o reestilizado VW FOX e o Honda FIT 2015. Sou casado tenho uma filha de 05 anos. Moro no RJ – zona sul. Eu e minha esposa trabalhamos perto de casa (600 mts) a escola e natação da minha filha é perto de casa (400 mts). Em suma carro para passeio.

    Ford fiesta não gosto de carro baixo. Franceses e Fiat não fui feliz com as marcas e não recomendo!

    Qual melhor escolha?

  • Raulmen

    ” O carro é importante pra vw. ” pois é só no Brasil mesmo pois na Europa ele já saiu de linha, pq não vendia, e ao invés desta porcaria que tem a suspensão dura e pula igual aos primeiros FIAT UNO. A VW, deveria é trazer o novo polo que também aqui no Brasil foi muito bem aceito, e é um carro muito superior, e que de preço é absurdo um foz custar o que custa.

  • Pedro Paulo ()

    AAAAIiiii que feio dá zero pra ele!

  • PrGirafales

    nunca mais compro outro fox, ja tive varios VW inclusive tenho um jetta, mas o Fox foi o que me deu mais dor de cabeça, (problemas parte eletrica, de embreagem e motor), alem deste desenho altinho dele não me agradar e antes que me pergunte pq comprei se achava ele feinho, o carro era da minha esposa, mas ao inves da vw tirar esse troço e trazer o novo polo nao, vao elevar ele de nivel e fazer povo engolir esse troço

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