Projeção: Como será a próxima geração da Saveiro?

A Volkswagen Saveiro está no mercado nacional desde setembro de 1982, iniciando sua carreira atrelada ao Gol, inclusive usando o clássico motor boxer a ar 1600. De lá para cá, a picape leve acompanhou seus irmãos da família BX e evoluiu com eles.

Já na terceira geração (de fato), a Saveiro mantém a Strada como sua principal rival, o que vem acontecendo desde o fim dos anos 90.

Contudo, logo mais a plataforma PQ24 modificada sairá de linha, numa mudança óbvia para uma arquitetura de ferramentas modulares, que é como a Volkswagen batizou a popular MQB.

Fabricada em São Bernardo do Campo, a Saveiro precisará se definir logo mais, mudando para manter-se antenada com o mercado e ainda tentar combater a Fiat Strada num segmento que a picape ítalo-mineira continua a liderar.

Projeção: Como será a próxima geração da Saveiro?

Assim, a plataforma MQB-A0 de Polo e Virtus, feitos na histórica fábrica da Anchieta, surge como a sólução lógica para o produto que, entre outras coisas, terá de apresentar uma carroceria com cabine dupla.

Tal como a Nova Strada, a Nova Saveiro terá de manter seu porte ou no máximo crescer poucos centímetros, de modo a não se aproximar tanto da Tarok, a picape média monobloco que será a intermediária entre ela e a Amarok.

Com 1,751 m de largura, padrão de Polo e Virtus, bem como de Nivus (também feito na Anchieta) e T-Cross, a Saveiro se encaixaria perfeitamente nas linhas de montagem da fábrica.

Atualmente com 2,753 m de entre-eixos, a Nova Saveiro terá de manter ou ampliar a base atual, mas usando medidas padronizadas da MQB. Assim, 2,791 m (mesmo do Tiguan Allspace) permitiria mais espaço no banco traseiro.

Já sobre o visual, a incorporação do estilo da família Polo seria imprescindível, porém, com elementos próprios, como Nivus e T-Cross.

Na mecânica, o motor EA211 1.6 MSI 16V de até 117 cavalos deve substituir o 1.6 8V, enquanto a Cross pode admitir o 1.0 TSI com até 128 cavalos e transmissão Tiptronic de seis marchas.

[Projeção: KDesign AG]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.