Elétricos EUA Ford Pickups Projeções

Projeção: Como seria a Ford F-150 totalmente elétrica?

Projeção: Como seria a Ford F-150 totalmente elétrica?

A Ford se uniu à Rivian para o desenvolvimento de sua geração de picapes elétricas e também de SUV, que no caso deve estrear com a Lincoln.


Apesar de sabermos que a tecnologia de plataforma do tipo skate já está finalizada para a R1T, que teve seu lançamento adiado por causa do coronavírus, ainda pairam dúvidas sobre uma Série F eletrificada.

Nessa projeção do fórum F-150 Gen 14, a picape americana aparece com um visual modificado para refletir uma versão elétrica da mesma, onde a grade adota preenchimentos na cor do carro, indicando que a picape não precisa mais de tanta refrigeração.

Claro, ela ainda vai precisar por causa das baterias, mas não na mesma quantidade de um V8 a gasolina ou V6 turbo diesel. Tendo um layout também modificado, seria um belo exemplar da F-150 100% elétrica, contudo, pode não ser desse jeito.

A Ford já está testando a versão híbrida da F-150 e que deve chegar somente em 2021, se o Covid-19 deixar. Até aí, o chassi de longarinas abriria um V6 3.5 EcoBoost ou versão menor com um motor elétrico dentro da caixa de câmbio, repetindo o que alguns carros de luxo e esportivos europeus estão fazendo.

Projeção: Como seria a Ford F-150 totalmente elétrica?

Isso manteria as principais características da F-150, que só teria de arrumar espaço (talvez sob o banco traseiro) para a bateria de lítio, que poderia ser ou não recarregada (uma versão normal sairia mais em conta).

Se a Ford usar a skate da Rivian, então podemos dizer adeus à F-150 purista e já podemos pensar em uma picape elétrica monobloco de tamanho grande, batizada de “F-150 Mach E” ou “F-Model E” (sugestão nossa), por exemplo.

Ela não seria exatamente uma F-150, mas uma picape equivalente, só que 100% elétrica e com alguns recursos da Rivian, como girar no próprio eixo. Uma família com um modelo maior e uma opção média (equivalente à Ranger), daria ao modelo a chance de explorar mais o segmento de picapes.

A Ford já deu indícios de que pretende fazer uma família de elétricos derivados do Mustang, que seriam esportivos. Então, a lógica poderia estar apontando para o mesmo caminho no caso da Série F e Ranger.

[Projeção: F-150 Gen 14 Fórum]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • O carburador eletrônico teria bateria própria ou usaria a mesma do virabrequim?

  • vi.22

    Quem se sair na frente com uma picape grande totalmente elétrica nos EUA vai se dar mto bem..

    • Luis Burro

      Eletricidade e reboque só combinam bem qndo há grande qntidade de fornecimento de energia, qnto de carga útil e capacidade de tração ñ vai perder só com incremento de bateria, alémdo qpor serem veículos pouco aerodinâmicos qnto de autonomia vão ter?

      • Raul Mafra

        Tambem relito sobre isso, mas vamos ver o caminhao da tesla como vai se comportar ne, pois ali será o laboratorio sobre essas duvidas

        • Luis Burro

          Ao menos eles se preocupam com a aerodinâmica mas as marcas tradicionais continuam com aquela frente de parede… problema da eletricidade é q ela é afetada pela temperatura do ambiente, em lugares frios deve funcionar e ter autonomia melhor q nos quentes, a ñ ser q seja alimentação direta por pantógrafo ou indução ñ vejo a eletricidade como solução pra alguns segmentos, um hibrido a biocombustível acho mto mais eficiente ainda!

  • Luis Burro

    Como o farol parece diferente cmqndo o led tá apagado, a vermelha tá bem mais interessante e na azul parece estranho… na vdd achei q involuiu o desenho dele, me lembra até a geração anterior do da Série E… sinceramente acho um desperdício picape elétrica e no máximo deveriam ser híbridas, qnto de carga útil elas vão perder com as baterias!

  • Robinho

    como seria eu não sei…mas qq coisa é mais bonita do que a Cybertruck…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email