Dacia Europa Pickups Projeções Renault

Projeção: Dacia Bigster poderia gerar picape rival de Fiat Toro

Projeção: Dacia Bigster poderia gerar picape rival de Fiat Toro

A Dacia encontrou uma forma de atuar no segmento médio sem cobrar tanto por isso ao apresentar o conceito Bigster, que será um SUV de sete lugares e com 4,60 m de comprimento, de acordo com a Renault.


Com porte de Honda CR-V e Toyota RAV4, este SUV será feito sobre a plataforma modular CMF-B, que sustenta os compactos europeus da Renault. Como a sinergia entre as marcas francesa e romena é boa, podemos esperar pela versão com losango desse SUV.

Por aqui, seria uma oportunidade para a Renault evitar o Koleos, que ainda tem aquela imagem “francesa” de antigamente, trazendo um veículo menor e mais robusto. Junto a ele, porém, a marca poderia explorar o nicho criado pela Fiat Toro.

Como a Oroch é considerada uma picape leve, embora seja maior que a Fiat Strada, não pode rivalizar com a Toro. Assim, uma Bigster “Oroch” ou mesmo esta picape como sucessora da utilitária atual, ainda na geração antiga do Duster, seria interessante.

Essa projeção de Kleber Silva dá uma ideia de como seria uma Bigster Oroch. Bem maior que a atual, a picape cabine dupla teria um tamanho próximo de 5,00 m e entre-eixos mais longo que o SUV.

Projeção: Dacia Bigster poderia gerar picape rival de Fiat Toro

Com layout da Renault, a Bisgter Oroch teria opção de tração nas quatro rodas e, dependendo do mercado, propulsor diesel. Por aqui, a escolha óbvia seria o motor H5Ht ou mais conhecido como M282 da Mercedes-Benz, já vendido no Brasil.

Tendo quatro cilindros e 1.3 litros, o motor com turbo e injeção direta de combustível entrega 160 cavalos e 27,5 kgfm, sendo números ótimos para uma rival da Fiat Toro, que teria transmissão CVT ou de dupla embreagem.

Se de fato existir, a Bigster Oroch será fabricada no Brasil, visto que a Renault anunciou que a CMF será feita nas fábricas de São José dos Pinhais e Resende.

[Projeção: KDesign AG]

 

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

        Quem somos

        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

        Notícias por email