Projeção: Fiat Fastback chega em 2022

Projeção: Fiat Fastback chega em 2022

O Fiat Pulse está aí e logo dará o ar da graça entre os 10 carros mais vendidos do país. Não acredita? Pois é, o pequenino da marca italiana é aquilo que muitos queriam há bastante tempo e agora está disponível num momento onde não se fala em outra coisa, que não em SUV.


Para dar uma dupla tacada no mercado, a Fiat prepara seu segundo rebento nesse segmento e com endereço certo: Volkswagen Nivus. Nesse caso, o projeto 376 é o carro que promete unir estilo cupê com características de SUV, formando assim um crossover compacto.

Já visto sob a carapaça típica da Fiat, o modelo deverá beber na fonte do conceito Fastback, mas será não tão grande assim. Sua missão é nivelar por baixo, mas servir de apoio ao Pulse acima, ampliando o comedido porta-malas do SUV compacto e com estilo.

Projeção: Fiat Fastback chega em 2022

Nessa projeção de Jonathan Machado, em seu canal @mentirasautomotivas, o Fiat 376 aparece como uma extensão do Pulse, com carroceria mais longa naturalmente, porém, com colunas C largas e bem inclinadas, criando mesmo um efeito visual de fastback.

Talvez com uma vigia traseira com base mais baixa que as laterais da estrutura, o 376 ou Fastback poderia recriar um formato bem conhecido em alguns modelos dos anos 70, reforçando assim a estética na parte traseira.

Na projeção é possível ver isso numa faixa preta que desaparece sutilmente sobre as colunas C, deixando assim o topo da tampa mais destacado ao se olhar por trás do carro. A carroceria estendida deve ainda portar novas lanternas em LED e mudanças no para-choque.

Projeção: Fiat Fastback chega em 2022

Feito sobre a plataforma MLA, o 376 deverá manter o entre-eixos de 2,53 m do Pulse e seu comprimento deve ficar entre 4,26 m e 4,36 m, para não fugir muito da proposta de acesso no portfólio combinado Fiat-Jeep.

Com largura igual ao do Pulse e um teto pouco mais baixo, o Fastback pode ficar somente com o motor GSE 1.0 Turbo de até 130 cavalos e CVT de fábrica, de forma a posicioná-lo acima do SUVinho e equiparar a proposta ao do Nivus.

[Projeção: Jonathan Machado]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.