Projeção: Fiat Uno de terceira geração

Projeção: Fiat Uno de terceira geração

OBS.: A projeção publicada aqui não tem compromisso nenhum com a realidade, não mostra como será a futura geração do Uno, é apenas a idéia de um de nossos leitores para atualização do Uno em 2020.


O Fiat Uno deve ganhar uma nova geração por volta de 2020, conforme adiantado pela direção da montadora italiana. O modelo vive hoje como um intermediário entre Mobi e Argo, mas poderia ganhar mais destaque na terceira geração, funcionando melhor como um produto mais afastado dos outros dois.

O colaborador Filipe Augustus fez uma projeção de sua idéia para o próximo Fiat Uno, utilizando-se de elementos estéticos hoje empregados pela marca de Turim em outros modelos de seu portfólio. Ele também pensa que o novo carrinho poderia ser um produto mais destacado na gama da Fiat e que até poderia se converter em um carro de imagem no lugar do atual Fiat 500, que não foi atualizado como na Europa e só é adquirido sob encomenda.

A projeção de Augustus para um novo Fiat Uno incorpora muitas alterações, entre elas uma plataforma mais larga, mas apenas um pouco maior que o carro atual. Pela imagem, também seria mais alto que o “quadrado redondo” de hoje em dia. Com elementos estéticos empregados nos modelos Mobi, Argo e Tipo.

Nesse novo perfil, o Fiat Uno teria uma frente mais baixa e curvada, melhorando a aerodinâmica e o visual, deixando de lado o formato mais quadradão do atual. Teria ainda faróis com LEDs diurnos nas versões mais caras, bem como uma grade no estilo semelhante ao empregado pelo Argo. Já o para-choque mais envolvente seguiria o estilo usado no Mobi, dando assim um aspecto mais esportivo ao produto.

Projeção: Fiat Uno de terceira geração

Com linhas mais suaves e arredondadas, o Fiat Uno de terceira geração teria portas com desenho inspirado no Argo, enquanto a traseira não se intimidaria em imitar também o irmão maior, adotando lanternas em forma de bumerangue, assim como elementos estéticos no para-choque.

No geral, observando a projeção, podemos notar que seria um compacto mais consistente que o vendido hoje e isso resultaria em um posicionamento mais próximo do Argo, embora Augustus diga que ele seria ainda menor que o hatch mais recente, bem como não teria o mesmo espaço interno.

Podemos imagina-lo então com uma variação da plataforma do novo hatch da Fiat, mas com entre-eixos menor, porém, como observado por Filipe, maior que os atuais 2,37 m. Provavelmente teria em torno de 2,43 m, 10 cm a menos que o Argo e um pouco mais estreito que esse.

Na mecânica, Augustus sugere motores Firefly Turbo 1.0 e 1.3, além de câmbio automático de seis marchas. Pelo visto, esse novo Fiat Uno poderia compartilhar também muitos elementos com o novo utilitário pequeno da Jeep, que deverá ser feito aqui no Brasil. O que você acha dessa ideia para o próximo Uno?

[Projeção: Filipe Augustus]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.