Crossovers Cupês Honda Projeções

Projeção: Honda ZR-V poderia bater de frente com o Volkswagen Nivus

Projeção: Honda ZR-V poderia bater de frente com o Volkswagen Nivus

A Honda está movendo-se na direção de mais um SUV compacto. As primeiras informações falam que ele ficará abaixo do HR-V, chegando mesmo alguns a imagina-lo com algo em torno de 4,00 m, sucedendo assim o WR-V.


Como este último ainda está preso à geração antiga do Fit, pode ser que venha a ter uma segunda geração também, aproveitando a sigla já usada.

De qualquer forma, o que se sabe é que o novo produto será chamado ZR-V e aproveitará a plataforma do novo Fit. Existe a informação que, além do Japão e Sudeste Asiático, sem contar a China, o modelo será vendido também na Europa.

Então, em vez de um SUV compacto num formato como do HR-V ou mais truncado, que tal um crossover em estilo cupê? Embora a Honda seja bem conservadora e não busque tanto modismos, na China, ela teve que se render.

Modelos como UR-V e Avancier, usam e abusam de formas que lembram um cupê e com aspecto bem nervoso. Um ZR-V numa proposta semelhante, mas por baixo preço, pode peitar o Volkswagen Nivus, que também será vendido na Europa.

Projeção: Honda ZR-V poderia bater de frente com o Volkswagen Nivus

Essa projeção de Kleber Silva, com base no Changan Uni-T, dá uma ideia de como a Honda poderia colocar esse produto no mercado. Com a próxima geração no horizonte, o HR-V deve ficar ainda mais caro.

A Honda não tem planos para um anti-Compass e assim, o SUV compacto já entra na história com a versão Touring, que já custa como um Jeep. Com o Fit em seu lugar de sempre, o ZR-V poderia atuar como o WR-V faz hoje.

Nesse caso, um motor 1.0 VTC Turbo com 127 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, bem como CVT, se encaixariam bem na proposta. Contudo, o porte teria de ser maior que o do WR-V, mas ficando ainda abaixo do próximo HR-V.

Então, com algo entre 4,20 m e 4,25 m, o ZR-V deixaria o HR-V crescer para uns 4,34 m ou até 4,38 m. Assim ou não, o modelo chega em 2022.

[Projeção: Kleber Silva]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Edgar

    Ficou bem legal a projeção… O bom do design da Honda é que ele não é cansativo.

  • Wilson Alves

    Os carros da Honda são excelentes, durabilidade, confiabilidade… Muito bonito esse modelo apresentado…

    • Wahooka StoneKeep

      Fora isso tudo nao é igual ao t-plastico

    • Peter Bishop

      Tirando o Fit é verdade

  • Debraido

    Usar a base do 2008 para fazer um Honda é muita esperança mesmo. A Honda só “ousa” com o Civic, o restante é bem conservador.

  • RKK

    A aparência está bem melhor que a do grotesco WR-V. Mudou da água para o vinho. O motor 1.5 Earthdream DOHC (L15B1), aspirado, com injeção direta e com 130 cv também seria bem vindo.

  • Natán Barreto

    O HR-V já cumpre esse papel, mas eles vão subir de categoria na próxima geração e provavelmente o próprio que vai enfrentar Compass e esse novo Fitão vai enfrentar T-Cross e Tracker

  • konnyaro

    WR-V foi um grande erro da Honda. Antes tivessem feito um Fit Twist do que tentar travestir o Fit de SUV, pois o resultado foi horrendo principalmente na traseira. Se fosse em companhias ocidentais esse desastre, assim como a decisão de fazer a nova fábrica em Itirapina, garantiria que cabeças iriam rolar, mas como é japonesa onde o cara entra recém formado da faculdade para se aposentar na empresa (Isso vale apenas para o Japão, de onde vem toda a chefia que decide tudo aqui ni Brasil), fica tudo bem e faz de conta que não houve nada… O prejuízo a gente tira vendendo mais caro os carros…

  • andinmoraes

    se bater de frente é bom pra testar se os airbags da Takata funcionam mesmo

  • Charles Duarte

    O changan Uni-T é um baita de um carro lindão! Nunca que a Honda faria uma versão dele pra concorrer em seguimento de Wrv, É muito mais fácil ter uma versão Acura dele do que honda…

  • Eng. Mecânica 2014

    Seu por 180.990 reais na promoção de lançamento. Em um mês volta pra 187.900.

  • Toyo_Highlander fan

    Pense num Xing Ling bonitão? Resta saber se a mecânica presta, apesar de eu não gostar de carro chinês. Espero que a Honda não queira fazer como a Ford, pega um xing e coloca só o emblema Ford na grade e mantem o trabuco chinês em resto.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email