*Destaque Hatches Hyundai Projeções

Projeção: Hyundai HB20 2020

Projeção: Hyundai HB20 2020

O Hyundai HB20 foi lançado no segundo semestre de 2012. O hatch compacto da marca sul-coreana foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, onde até então a importadora havia se arriscado no segmento muitos anos antes, onde modelos como Atos e Accent foram oferecidos ao consumidor brasileiro.


Com enorme sucesso na chegada, inclusive com filas de espera de meses, o Hyundai HB20 rapidamente acelerou para as primeiras colocações. O compacto só estava limitado pela capacidade de produção em Piracicaba-SP e pela divisão do volume com o sedã HB20S, que chegou pouco tempo depois e também foi bem recebido.

De lá para cá, o Hyundai HB20 recebeu algumas modificações e séries especiais, incluindo uma atualização visual de meia vida, bem como a adição de um motor 1.0 Turbo que, no entanto, não trouxe o benefício da injeção direta de combustível. De qualquer forma, o compacto fez a lição de casa para atuar bem no Brasil e trouxe na bagagem um visual arrebatador, que conquistou muito depressa quem procurava um carro com bom estilo.

Projeção: Hyundai HB20 2020


Mas, como já sabemos, o ciclo de vida de uma geração dentro do portfólio global da Hyundai é curto, em média cinco anos. Por isso, o HB20 já está no limite de sua primeira geração. Apesar de continuar vendendo bem, ele continua preso ao volume limitado no interior paulista, porém, sabe-se que a montadora planeja uma ampliação da fábrica. Afinal, não dá para ter um produto que pode ser líder com capacidade instalada reduzida.

Com a chegada do Creta, a coisa ficou pior, pois agora o HB20 tem um player forte dentro da linha, apesar da planta ter sido ampliada até 180 mil carros por ano. Mas e o próximo carro, como será? O ditado diz que em time que está ganhando não se mexe. Mas, no mercado automotivo é preciso sempre estar atualizando seus jogadores e este Hyundai não é exceção.

Ainda pouco se sabe sobre o projeto, mas fica claro que a plataforma atual pode ser prolongada para a próxima geração, inclusive mantendo o porte do produto, que fica bem posicionado perto dos novos concorrentes, que são Fiat Argo e Volkswagen Polo. Pode até haver um pequeno acréscimo no entre-eixos, mas se prestarmos atenção em outros produtos da marca, veremos que a base geralmente é preservada em mais de uma geração.

Projeção: Hyundai HB20 2020

Assim, o que deve ser mudado é a carroceria, que pode ganhar contornos mais fluídos e aerodinâmicos, porém, o principal deve ser a importação do estilo que está sendo atualmente empregado pela Hyundai em lançamentos recentes, tais como os Hyundai Kona e Nexo. Com base nisso, essa projeção de Kleber Silva mostra como poderia ser o próximo HB20 com estilo semelhante ao dos crossovers mais novos da marca.

Mais largo, o Hyundai HB20 2020 – que provavelmente chegará em 2019 – pode chegar com luzes diurnas em LED, assim como os repetidores, ficando estes separados do conjunto ótico principal, instalado no para-choque, junto com assinatura em LED, que poderia ser opcional de acordo com a versão. Uma lente convencional de forma triangular não seria algo estranho de se ver em versões mais baratas.

Projeção: Hyundai HB20 2020

O para-choque, com conjunto de grades em “X” e entradas de ar nas laterais, mesmo que falsas, daria um aspecto mais esportivo ao Hyundai HB20 2020. Já as lanternas traseiras, com formato mais amendoado, teriam luzes de LED e uma opção com iluminação comum e outra com máscara negra para versões específicas, como a R Spec, por exemplo.

Já as rodas da projeção, de design aerodinâmico, podem transmitir a mensagem de maior eficiência energética do novo produto. Isso significaria uso de direção elétrica, Start&Stop e motor Kappa 1.0 T-GDI, que enfim traria a boa união do turbo com a injeção direta. O Hyundai HB20 2020 também deverá ganhar um interior completamente renovado e com foco na conectividade com Android Auto e Car Play, mas sem um cluster digital, infelizmente. E então, você acha que assim ele ficaria bom? O que é preciso melhorar no próximo HB20?

[Projeção: Kleber Silva]

Projeção: Hyundai HB20 2020
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email