Jeep Projeções SUVs

Projeção: Jeep Renegade com duas portas

Jeep-Renegade-2-doors Projeção: Jeep Renegade com duas portas

Seria possível um Jeep Renegade com duas portas? O mercado para utilitários esportivos está crescendo cada vez mais e novos modelos e versões vêm surgindo e alguns estilos parecem possíveis para certos modelos, embora nem tudo seja exatamente aplicável. Nesse caso, o SUV da FCA teria um endereço certo, clientes mais individualistas, que não precisam estar levando mais que uma pessoa no dia a dia.



Nessa projeção de Andrés Conde Blanco, o Jeep Renegade aceita de forma harmônica uma configuração de duas portas, que nos faz lembrar da presença do Mitsubishi Pajero Full 3D numa gama mais alta e do pequenino Suzuki Jimny, sem deixar de lado o brasileiro Troller T4. Três modelos totalmente diferentes e com aplicações distintas, mas todos em comum possuem uma característica que o SUV da FCA explora bem, a tração 4×4.

Embora não exista projeto conhecido sobre essa versão, o Jeep Renegade com duas portas poderia entrar em um nicho de mercado pouco explorado, especialmente atuando no mercado asiático, onde existem mais opções do tipo. Em termos de preço, também seria mais acessível.

Nascido em 2014, compartilhando a plataforma com o Fiat 500X, o Jeep Renegade surgiu como uma releitura moderna do clássico modelo da passado em paralelo com o Wrangler, que permanece como herdeiro direito do modelo, ostentando ainda hoje a opção clássica de duas portas, tendo o Unlimited com quatro entradas.

Mas, por ter um foco mais amplo e menor custo, o Jeep Renegade virou um modelo global em termos gerais, enquanto o Wrangler é focado mais no mercado americano. Atualmente feito em Goiana-PE, bem como na Itália, Índia e China, o SUV compacto da FCA rapidamente virou sucesso em vários lugares, chamando a atenção primeiramente por seu estilo retrô, bem como pelas boas capacidades no off-road.

Lá fora, a gama de motores varia muito, especialmente no caso do motor diesel, onde tem até versão 1.6. Na gasolina, o maior motor é o 2.4 Tigershark, tendo ainda o 1.4 MultiAir Turbo. Aqui, o Jeep Renegade focou em duas motorizações bem distintas: 2.0 diesel Multijet e 1.8 E.torQ Evo Flex. Com câmbio que vai de cinco a nove marchas, dependendo da versão, o SUV é bem versátil e oferece uma gama de opções generosa.

Quanto ao futuro, por enquanto, nada sobre um possível modelo duas portas e nem se comenta sua próxima geração, que sem dúvidas será focada e mais eficiência energética. Algumas experiências poderão ser tiradas do Novo Wrangler. Aliás, dentro da gama Jeep, a linha clássica já está bem definida com estes dois, ficando os modelos mais próximos do asfalto seguindo uma linha de estilo mais moderna, sendo eles Compass, Cherokee, Grand Cherokee e o desenvolvimento do conceito Yuntu, visto na China. Expectativa grande também em relação aos maiores Wagoneer e Grand Wagoneer, direcionados para o segmento de luxo.

[Projeção: Andrés Conde Blanco]

COMPARTILHAR:
  • Tosca16

    Não ficaria ruim, e poderia ser uma opção contra o Jimny da Suzuki, mas teria que ser 4×4 mesmo que gasolina.

    • Edu

      Você deve ter algo contra o Jimny. Deixa ele lá, vendeu só 146 mês passado. Você realmente acha que a Jeep precisa disso vendendo mais de 3000 Renegade / mês? Além disso um Renegade 4×4 mesmo com 2 portas custaria dois Jimny e levaria uma sova do Suzuki em off-road.

      • Tosca16

        Tenho nada contra, aliás gosto muito do Jimny… e digo mais, é um nicho que poderia ser melhor explorado, até disse que o Kwid poderia ser o novo “Niva” do mercado, imagina um Kwid 1.6 SCe 4×4 integral custando uns R$ 49.990,00 … seria um sucesso, claro que limitado a seu nicho.

    • Seven23

      Queria que fosse um outro veiculo parecido com o renegade.

  • Rodrigo

    Curti, curto a Pajero 2p, ficou legal!

  • Marcio Mendes

    Já não é muito confortável atrás… Pioraria também o acesso. Retrocesso.

    • Luis Burro

      Nem todo mundo gosta de 4 portas!Eu ainda prefiro só as duas,mas só pq nao existe carro com uma ou sem porta.

      • FearWRX

        Também gosto muito dos duas portas. Se o meu atual tivesse essa opção, teria comprado.

      • Marcio Mendes

        A Romi-Isetta tem só 1 porta. Voce iria adorar…

      • Rbs

        kkkkkkkk

      • Holandês Louco

        BMW Z1 não tem portas. Acho que você iria adorar muito este.

        • PEDAORM

          Tinha portas basculantes

        • Fedido

          uau bem lembrado

      • Lembrando que com duas portas as mesmas são de maior tamanho, o que facilita o acesso dianteiro.

    • Tosca16

      Primeiro quem quer espaço interno compra o Renegade ? Segundo, quem iria no duas portas logicamente não quer saber se tem espaço atrás ou não.

      • Marcio Mendes

        Eu só quis dizer que iria piorar o que já é ruim… Não estou nem aí para quem compra Renegade..

        • Tosca16

          Mas essa versão justificaria pela proposta não familar ainda mais valorizada.

        • Você é extremamente mal educado com todo mundo aqui nos comentários, estavamos só observando para ver se melhoraria, mas infelizmente parece que vc não vai poder mais comentar aqui.

        • Mas carros com duas portas possuem tamanho maior nas portas, e isso facilita o acesso dianteiro. Pego um uno antigo com duas e quatro portas que se vê a diferença.

      • Hendel Marques

        Não sei, mas um eventual renegade 2 portas poderia ser um mico na revenda?

        • Tosca16

          As vezes não, se tivesse boa vocação Off-Road poderia ser tido como “JEEP” de verdade… visto que exceto a versão diesel, 4×4, as demais são meio que tidas como SUV de Shopping .

    • EDU

      1 ano e meio temos um em casa e como existe o convivio diario com o modelo posso tranquilamente discordar de vc. Nao sei qual uso vc tem no seu Renegade mas ate com duas cadeirinhas no banco de traz vai um adulto no meio sem aperto.

      • beto

        Também não entendi o uso do Renegade dele, o espaço atrás é normal. Comporta 2 adultos com folga e um 3 apertado, nada diferente da maior parte de outros veículos.

  • Luis Burro

    Acho q se ficasse uns 15 cm menor ficaria melhor!

    • Felipe

      Há rumores de que a Jeep teria planos de um modelo abaixo do Renegade em tamanho.
      …Mas são só rumores.

  • Fabão Rocky

    Geralmente SUV n tem espaço interno. São grandalhões apenas por fora, além de serem gastões tbm.

    • ViniciusVS

      Pelo visto você nunca andou em um SUV

      • Fabão Rocky

        Pelo visto vc tem um suv e ficou doído.

        • ViniciusVS

          Não, eu tenho um sedan, na verdade dois sedans…

          Em todo caso SUV é exatamente o oposto do que você comentou, são pequenos por fora e com bom espaço interno e porta malas alto.

          SUV compacto por fora é menor que muito sedan/perua compacto e tem espaço interno maior, da mesma maneira que SUV médio é de tamanho equivalente a um sedan médio porém com muito mais espaço interno, altura para cabeça, facilidade para entrar e sair do carro sem precisar dobrar a coluna e porta malas alto que não sofre com abertura limitada ou o “pescoço de ganso” ainda muito comum nos sedans…

          • Edson Fernandes

            Olha, pensando os atuais SUV do mercado, vejo Trailblazer e Hilux SW4. E nos dois, apesar do espaço interno, os banco são muito verticais e bem desconfortaveis.

            Dos Crossovers do mercado, falando de médios, o espaço perto de sedans que tem o mesmo entre-eixos, apesar de ninguem passar apertos, os sedans tem espaço maior para os ocupantes(me contrapondo apenas no focus).

            Dos Compactos, vai depender do produto. Quem está acostumado com um Sandero, vai achar a maioria dos Crossovers compactos pequeno, com ressalva a Duster, Captur e HR-V. Agora, se o cara vem de outros compactos, certamente o espaço será igual ou realmente superior nos altinhos.

            • ViniciusVS

              Trailblazer e Sw4 tem um apelo mais Offroad e menos urbano, logo obviamente será mais desconfortável.

              Sedan me refiro ao comprimento total e não ao entre-eixos, obviamente entre eixos igual o espaço será equivalente mesmo…

              E sim, o espaço de SUV compacto é quase o mesmo da maioria dos sedans médios, a prova é que o consumidor comum migrou dos sedans para os SUVs compactos…

              • Natán Barreto

                Trailblazer e SW4 tem apelo off road? Os carros tentam ser luxuosos e custam dois rins.

                É obrigação serem confortáveis nível master.

                Apelo off road pra justificar desconforto é Troller, Wrangler etc

            • Rodrigo

              Você é um dos poucos esclarecidos aqui quanto a diferença entre SUV e Crossover.

          • Fabão Rocky

            Já q vc bota tanto defeito nos sedãs e idolatra tanto os SUVs, pra q diabos vc tem um (ou 2)?

            • ViniciusVS

              Porque Eu não preciso de um SUV.

              No meu perfil um hatch compacto já me atenderia muito bem, eu ando quase sempre sozinho então a única coisa que eu queria é o kit dignidade e um motor andável com pelo menos uns 100cv

              Peguei um sedan compacto por questões de CxB, achei o espaço interno dele agradável e gostei dos opcionais. Enfim, raramente uso o porta malas dos carros pois nem compras de mês eu costumo fazer… é um veículo para passear que cabia no meu bolso, como sou solteiro e sem filhos é até demais, novamente um hatch compacto me atenderia…

              Agora, pra quem tem família grande, filhos, eu acho sim SUV uma boa opção.

              O outro sedan é um carro relativamente antigo, ( 17 anos) que uso no fim de semana para dar uma volta no bairro e curtir, tenho ele por prazer.

              • Fabão Rocky

                Tenho um sedã compacto pq é mais econômico, mais bonito, ocupa menos espaço nas apertadas vagas do shopping (qdo saio c/ meu filho), manutenção mais em conta, faz mais curvas, tem mais estabilidade, menor cx, é mais confortável e me dá mais segurança nas curvas. Nunca gostei de SUV. N participo de rali nem de trilha. As rampas do shopping, valetas e quebra-molas passo tranquilamente c/ pelos mesmos lugares q um SUV de shopping passa. O pescoço de ganso realmente é o único inconveniente, mas quase nunca preciso encher o porta-malas até o talo qdo viajo. A única coisa q me levaria a comprar um SUV é se eu fosse participar de um rali ou fazer trilha. Fora isso prefiro o conforto e a beleza de um bom sedã.

                • ViniciusVS

                  O meu antigo é um Sedan médio.

                  O atual é um sedan compacto mas ele tem o mesmo comprimento do Civic, apesar do Civic ser mais largo

    • Rodrigo

      Quais SUVs voce se refere? Geralmente são mais espaçosos por dentro.

      • Fabão Rocky

        Sinceramente prefiro o conforto, a beleza, a estabilidade, a economia e o generoso porta-malas de um bom sedã!

  • Elfo Safadão.

    mais feio que isso só se colocar a Dilma dirigindo.

  • Maycon Farias

    Ficou muito bom. Teria um de 2 portas tranquilo. Quase nunca carrego pessoas no banco de trás.

  • Kibão

    Não venderia nada. Vide Evoque 2p.

  • Dudu Pimentel

    O Renegade era para começar com o 2.4 Tigershark (com quase 190 cv e uns 24 kgfm, ele seria suficiente para mover os rechonchudos 1500 kg de carroceria quadrada e alta (três fatores que prejudicam desempenho de um carro) e manter o 2.0 turbodiesel.

    • Draga

      2.0L já estaria de bom tamanho p/ nao aumentar mais ainda por causa de impostos acima de 2L… 1.8L leva o carro meio q no sacrificio, vide consumo e desempenho….

      • Dudu Pimentel

        E esse impostos ainda tem (pagar a mais por carros acima de 2 litros)?
        Sei que é diferente, mas a S10 tem motor 2.5 (flex) e o 2.8 (diesel); Ranger tb além de um 3.2; a Frontier 2.3 (diesel e acho que ainda não tem Frontier a gasolina ou flex); Hilux tem um 2.7 (flex) e o 2.8…enfim
        O Renegade poderia muito bem ser o primeiro a ter o 1.3 Firefly Turbo, mas com injeção direta e flex (se tiver uns 180 cv e 20 kgfm estaria bom prá ele).

  • Ricardo Blume

    A projeção ficou realmente muito boa, gostei. O problema é a aceitação do público que seria realmente muito baixa, a ponto do modelo duas portas sair de produção em pouco tempo.

    • PEDAORM

      Tão baixa ao ponte de ela nunca ver a luz do dia.

  • PedroGolzinho

    Me lembrou os Suzuki Vitara de antigamente haha. Hoje é difícil ver um SUV 2 portas (em produção) eu mesmo só lembro do Evoque.

    • Rodrigo

      EVOQUE não é SUV e não está nem perto de ser.

      Os SUVs grande maioria nascem dos 2 portas.
      Jeeps, F1000, D20, F250, Silverado. Posteriormente adicionaram as portas para auxiliar com a família.

      • RafaMaurici

        F1000, D20, F250 e Silverado são pick-ups, não SUV.

        • Rodrigo

          Ok, mas tem as derivações… Brasinca,veraneio, grand blazer(Silverado)

  • Douglas

    Ficou bem melhor que o 4 portas, eu compraria sem problemas.

  • Rodrigo

    Primeiro que isso não é um utilitário esportivo. Isso é um portal sério, vamos nivelar as publicações por favor. Pajero Full é SUV, TR4 é SUV, Jimny é SUV. Renegade é um crossover.
    Segundo, este desenho ficou muito bom. Arrisco-me a dizer que este ficou melhor que o 4 portas. Parabéns ao Andrés.

    • Maycon Farias

      Olha acho que ele pode ser considerado um SUV sim. A expressão de SUV não é mais como antigamente que só era de derivados de pickup com determinadas características. E para ser mais específico o renegade e os outros da categoria tem sim algumas características básicas para ser um SUV, não precisam ter tudo. Eu acho que o NA não precisa nivelar notícia nenhuma que eles postam. Acompanho eles desde o lançamento e garanto que tudo que publicam é o equivalente a qualquer site nacional e Internacional se não melhor que muitos famosos ainda.

    • PEDAORM

      Aonde o TR4 é “mais suv” que o Renegade? Nao esqueça que o Jeep tem versões turbo diesel 4×4 com suspensão elevada…

      • Rodrigo

        Opa, não falei que TR4 é ‘mais’ . Falei que TR4 é. Pequeno mas é.
        Renegade não é. Os antigos grand Vitara e Vitara também o são. Os novos não.

        • PEDAORM

          Porque ele seria e o renegade não?

          • Rodrigo

            Bom, comercialmente a FCA embarcou e pegou o embalo das demais montadoras em classificar estes veículos com estética levemente puxando pro off-road de SUV. Mas essência, sua concepção foi para atender o público de famílias urbanas. Ele preza o conforto/economia.
            Os SUV derivam dos utilitários, mais focados em robustez. Me os foco em economia .

            SUV geralmente, eu disse geralmente, possuem chassis, diferencial, capacidade de reboque superior.

            • PEDAORM

              Entendo o que se refere, mas discordo afirmar que a TR4 teria essas credenciais e um Renegade Diesel não.

    • Todo Jeep é Suv onde que a jeep começou a fazer crossover? O Renegade é ate mais Suv que o Compass no visual, mas ambos tem caracteristicas de Suv.

      • Rodrigo

        Só o Wrangler e o grand Cherokee são. Os demais não são. Apenas Crossovers (Renegade, Compass, patriot)
        SUV só no visual.

        • Qual sua definição de SUV, pq a oficial é Sport Utility Vehicle, apenas isso.

    • Edu

      Rodrigo, todos que você citou são SUV’s (J Segment da EEC). A diferença está no tamanho e na melhor adequação ao off-road para Pajero Full, TR4 e Jimny. Lembrando que o Renegade é um SUV de construção monobloco.

  • mjprio

    Olha desses suv pequenos/compactos o renegade junto com o kicks pra mim seriam os melhores projetos a derivarem uma versão 2 portas

  • Edson Fernandes

    Apesar de entender quem gosta de duas portas, me pergunto: Quais seriam clientes potenciais?

    E é aí que mora o problema e as fabricantes não produzem: 1% dos interessados?

    Se sou eu como dono da fabricante, abriria mão de algo assim. Pode ser legal, mas se o publico for muito pequeno para esse tipo de carro, não vejo sentido algum. Me lembro da TR4 e se espaço minusculo por dentro e que as duas portas davam para compreender… afinal, o carro mal cabia 4 pessoas.

  • Diego Sampaio Vieira

    Nos EUA tem (ou tinha) um Renegade pick-up Aftermarket a venda:

    http://carrosecarros.com.br/noticias/60

  • Depois que criaram um Evoque conversível tudo é possível, até mesmo a Ferrari ter seu SUV, apesar de ela negar.

  • joao vicente da costa

    Parei de ler em “clientes (…) que não precisam estar levando”

    pelamordedeus… NA virando atendente de telemarketing!!!

    • Edu

      Infelizmente o gerundismo parece que veio para ficar. :(

  • Jeremias Flores

    eu gostei

  • JCosta

    Que meleca…

  • Vattt

    Se for mais barato que Troller e ser tão robusto quanto ele, tá valendo. Mas se for pra geração nutella tirar onda, vai minguá!!!

    • Luis LC

      HUmmmm, tão robusto quanto um Troller….acho que vai ter que nascer de novo, tipo assim, parecendo um Wrangler

      • Vattt

        kkkkkkk, e o jeito!!!!

  • Leonardo azevedo

    Bacana, mas não acredito que tenha forte apelo comercial diferente de uma Fiat Toro ou Oroch 2p + cab. estendida.

  • Celso

    Os veículos 2 portas são mais leves, mais baratos, quase sempre mais bonitos (vide Up e Gol 2 portas), mais esportivos, com acesso aos bancos dianteiros facilitado devido às portas dianteiras maiores. Como raríssimamente levo alguém nos bancos traseiros, seria minha opção… se existissem. O rareamento destas versões em nosso mercado é uma catástrofe.

  • Rafael Kleinert Giovannini

    Não pode ter 2 portas aqui no Brasil pois todo mundo tem síndrome de taxista.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email