Segundo a Reuters, a AvtoVAZ retomará a produção do Lada Granta no dia 8, em Tolyatti, região do rio Volga, na Rússia.
Será a volta à operação da linha de automóveis da marca local, após o embargo ocidental contra a Rússia e a consequente saída da Renault do país.
Para desde março, a linha de montagem da AvtoVAZ deverá colocar nos pátios da montadora russa o Lada Granta 2023, modelo que será um retorno aos anos 90.
Apesar de ter sido lançado em 2011, o já bem simples Lada Granta, deverá chegar ao mercado russo sem componentes eletrônicos mais modernos.
Segundo o que se comenta por lá, ele não terá nem airbags e muito menos freios ABS. O corte nos itens eletrônicos chegará ao nível das emissões de poluentes.
O que se fala é que o motor do sedã compacto da Lada retornará ao padrão Euro II e isso era algo comum somente nos anos 90.
Multimídia, navegador Glonass e até mesmo sistema de áudio podem ficar de fora dos itens colocados na fábrica, deixando assim o comprador russo à própria sorte no mercado de acessórios.
Tudo ainda é nebuloso, assim como o futuro do mercado russo, cada vez mais próximo de ser dominado pelos chineses.
Enquanto isso, a imprensa russa vislumbra o pior, no caso, um Lada Granta 2023 sem tais itens e até menos, como para-choques, maçanetas e retrovisores sem pintura.
Rodas de aço sem calotas e um painel do Lada Kalina sem airbags é uma dura visão que os russos terão de encarar.
Nessa realidade de voltar no tempo ao nível tecnológico, melhor será ir com estilo, adquirindo um Lada Niva que, pelo menos, é honesto o bastante para encarar a realidade.
Aliás, o Niva continua firme e forte na linha de produção, haja visto que é praticamente 100% russo, não dependendo de importações.