Projeção: Lada Granta 2023 será um retorno aos anos 90

lada granta pelado 1

Segundo a Reuters, a AvtoVAZ retomará a produção do Lada Granta no dia 8, em Tolyatti, região do rio Volga, na Rússia.


Será a volta à operação da linha de automóveis da marca local, após o embargo ocidental contra a Rússia e a consequente saída da Renault do país.

Para desde março, a linha de montagem da AvtoVAZ deverá colocar nos pátios da montadora russa o Lada Granta 2023, modelo que será um retorno aos anos 90.

lada granta pelado 2

Apesar de ter sido lançado em 2011, o já bem simples Lada Granta, deverá chegar ao mercado russo sem componentes eletrônicos mais modernos.

Segundo o que se comenta por lá, ele não terá nem airbags e muito menos freios ABS. O corte nos itens eletrônicos chegará ao nível das emissões de poluentes.

O que se fala é que o motor do sedã compacto da Lada retornará ao padrão Euro II e isso era algo comum somente nos anos 90.

lada granta pelado 3

Multimídia, navegador Glonass e até mesmo sistema de áudio podem ficar de fora dos itens colocados na fábrica, deixando assim o comprador russo à própria sorte no mercado de acessórios.

Tudo ainda é nebuloso, assim como o futuro do mercado russo, cada vez mais próximo de ser dominado pelos chineses.

lada granta pelado 4

Enquanto isso, a imprensa russa vislumbra o pior, no caso, um Lada Granta 2023 sem tais itens e até menos, como para-choques, maçanetas e retrovisores sem pintura.

Rodas de aço sem calotas e um painel do Lada Kalina sem airbags é uma dura visão que os russos terão de encarar.

lada granta pelado 5

Nessa realidade de voltar no tempo ao nível tecnológico, melhor será ir com estilo, adquirindo um Lada Niva que, pelo menos, é honesto o bastante para encarar a realidade.

Aliás, o Niva continua firme e forte na linha de produção, haja visto que é praticamente 100% russo, não dependendo de importações.

[Projeção: Kolesa/Reuters]

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.