Fiat Hatches Projeções

Projeção: Novo Fiat Punto

punto-gg-1

Esperado para 2017 na Europa, o Novo Punto anda envolto em mistério, já que o maior Tipo Hatch tem porte acima dos concorrentes do compacto, que são Peugeot 208, VW Polo, Opel Corsa, Ford Fiesta e Renault Clio.

Há quem aposte em uma saída para a influência de estilo do Fiat 500, cotado para ser a inspiração do Novo Punto. Gianmarco Giacchino, da GGdesign, fez esta projeção do compacto. Uma visão de estilo praticamente oposta àquela pregada pelos boatos na Europa.

punto-gg-2

Aqui no Brasil, o Novo Punto é conhecido pelo codinome X6H e será feito sobre a plataforma do Palio, mas com entre eixos ampliado. Ele será acompanhado por um novo sedã, que deve ser feito na Argentina.

punto-gg-3

[Projeção: GGdesign]





  • Mario

    Essa projeção ainda está muito ‘prancheta’!

    • !Marcelo Surf!

      Hot Wheels

  • Yuri Ravitz

    Bonito, mas a traseira está copiando descaradamente a Volvo.

    • Joaquim Grillo

      tem nada iguala a da volvo

      • Lenon Slater

        A traseira do V40 e V60.

      • Yuri Ravitz

        Não me leve a mal, mas ou você é muito cego ou tá muito por fora do setor automotivo

    • Leandro Cazzeri Sasso

      O carro todo é uma cópia da Volvo, afinal tem 4 rodas, motor, bancos, janelas…

      • Yuri Ravitz

        E pior que eu já postei as fotos hein…

        • Leandro Cazzeri Sasso

          haha eu sei, comentei pra zuar.. Mas até que ficou boa essa traseira do Punto.

  • muito melhor do que se quiserem 500tizar ele.

    • Murilo Soares de O. Filho

      De acordo com os novos rumores, parece certo que a Fiat abandonou a ideia do Punto seguir os traços do 500, além de manter o nome Punto que é forte no mercado. Acho a decisão certíssima.

    • Renato Duarte

      Problema é que a Plataforma é do Palio,, se mantivessem a do Punto que é bem mais recente que a do Palio o carro teria mais credibilidade no mercado. Resultado,, não vai melhorar, só retroceder.

      • th!nk.t4nk

        Mas a ideia é essa, acredito. Oferecer um produto mais simples, pra ganhar em competitividade. A FIAT costuma se dar mal quando aposta em carros mais caros.

  • Cassio

    Eu gosto bastante do Punto atual, que nasceu com um visual impecável e tipicamente italiano.
    Acho que, infelizmente, o visual do novo Punto será inspirado no 500 e não vai dar coisa boa.

    • Pacheco

      O problema é q ele ja está velho no mercado… sempre foi um excelente carro, porem precisa ganhar atualizações a cada 3 anos.

    • Thiago Maia

      Já foi negado há alguns dias

      O Punto, de fato, terá um sucessor, e não será da família 500

    • Gran RS 78

      Eu tbm gosto bastante do modelo, especialmente a versão T-JEt e blackmotion.

    • Carlos

      Só espero que o carro mantenha uma identidade e não fique com um design muito agressivo. Mas é muito difícil de ter o impacto que o atual teve quando foi lançado e se manter atraente por tanto tempo. Eu admiro muito quem hoje consegue fazer um carro bonito e moderno sem “apelar” para a “cara de mau”. Se a Fiat conseguir isso podemos ter um substituto à altura.

    • Minerius Valioso

      O mais bonito é a linha 2008, que realmente é bonita. Depois a Fiat acabou com o visual, assim como fez com o Linea e Bravo.

      • Cassio

        Esse facelift foi tão mal aceito na Europa, que logo tiveram que amenizar, mantendo as novas formas dos para-choques, mas eliminando as grandes partes pretas. Pensava que isso aconteceria no Brasil, mas não aconteceu.

      • Cassio

        Esse facelift foi tão mal aceito na Europa, que logo tiveram que amenizar, mantendo as novas formas dos para-choques, mas eliminando as grandes partes pretas. Pensei que isso aconteceria no Brasil, mas não aconteceu.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Vai ser trabalho para a Fiat achar um Design que fique tanto tempo como o atual em linha, já que o atual ainda tem um design bem interessante, mesmo que simplório para os dias de hoje, ainda acho melhor que Palio e Uno por exemplo, sem citar alguns concorrentes, porém realmente precisa de um substituto logo.

    • Pacheco

      Sim… continua longo.

      Existem carro que possui esse efeito. Vectra B, Tempra, Gol G3, Audi A3… são carros que mesmo depois de decadas, ainda são lindos.

      Porem a Fiat não pode deixar o Punto morrer… precisa sempre atualiza-lo. O mercado exige isso nesse segmento.

      • Fabão Rocky

        Corsa C tbm continua mto bonito até hj!

        • th!nk.t4nk

          Polo 2002, com os faróis redondos, acho mais bonito que todos que vieram depois.

        • Pacheco

          Verdade… principalmente o Sedan.

          • Fabão Rocky

            A Chevrolet bem q poderia tirar o Classic e o Celta de linha e continuar produzindo o Corsa hatch e sedan, mas como o custo de produção dele é mais elevado, a GM preferiu tirá-lo de linha.
            Um vizinho-amigo meu q já foi vendedor de uma ccs da GM aqui em Salvador, disse q logo qdo o Corsa saiu de linha, ainda chegava muitas pessoas p/ comprar o Corsa. E msm após saber q tinha saído de linha, ainda perguntavam se tinha sobrado algum no estoque.

      • Paulo M. Jr

        Concordo com vc, mas acho que a ciat não deveria ter matado o stilo, ainda hoje é um belo carro… Principalmente o Stilo Shumacher….

        • Pacheco

          Pra mim ela matou o Stilo quando mudou a frente, lançou o Dualogic naquele motor 1.8 8V e deixou o carro com cara de defasado.

  • Franco da Silva

    Não precisa forçar. O novo Punto é um 500X (não 500L) “rebaixado”.

  • Tirando as rodas do estilo amigos do alheio, a projeção ficou legal.

  • Tudo em Lugar Nenhum

    Projeções: o cara dorme achando que vai chegar um Jaguar e acorda com um Etios!

  • Boleta7

    Essa traseira de volvo ficou animal

  • Thiago Maia

    Um sucessor da família 500 para o Punto foi negado. Tomaram a decisão de que será um “novo Punto”, realmente.

    Essa projeção indica um carro dos mais caros do segmento. Duvido que as lanternas sairiam assim, como as da Volvo. O projeto deve ser “mais simples”

  • Lucas

    Acho o Punto um carro que não envelhece, continua sempre atual, sempre gostei do punto, acabamento sempre bom, muitos opcionais… só acho que ele não deveria ter o 1.4, realmente pesa no carro, torço para acertarem na próxima geração, o punto é um dos carros mais bonitos da Fiat.

    • Rogerio Rezende

      O Punto deverá ter o novo GSE 1.4 de aproximadamente 100 cv e 14 Kgfm de torque

  • Darlon Anacleto

    Tá bem legal visto de lateral, pena que as rodas tenham afundado no cimento fresco.

  • Celso

    Essa projeção está boa demais, consequentemente, o carro final será bem diferente disso. Inúmeros são os casos em q no caminho do protótipo para a produção, o carro é estragado.

    • Minerius Valioso

      Isso é verdade. Não se iludam com protótipos e projeções, eu avisei.

      • David

        E devido o que os projetistas ou arquitetos imaginam. So que entre o imaginario e a engenharia que seja funcional existe uma lacuna as vezes enorme. Sem dizer que pra Fiat produzir um carro desses ele tem que encaixa numa faixa de mercado onde o preco dita muito. De que adanta produzir um Punto todo “xiqueroso” e o preco fica acima de Audi e Mercedes. Fora da realidade. Ai vem o pessoal da contabilidade e comecam a corta pra que o carro saia ou fique dentro da proposta de preco ou seja, a realidade do mercado.

  • No_Name

    Na Europa a FIAT já tem muitos carros pequenos no portfólio. Punto lá já era. Vão vender o Tipo hatch para os órfãos dele e do Bravo numa tacada só. Até porque a Europa agora quer crossovers… Não vão ficar insistindo com hatchs.

  • Jaderson

    Pra min é só rabisco numa folha de papel.

    • Rodrigo

      Assim como todos os carros do mundo, seus projetos foram originados de rabiscos em papel, numa tela, projecao, ideia, etc…

  • Antonio

    NA prova mais uma vez que vale tudo pra lançar notícia sensacionalista. Não sabe diferenciar um simples sketch despretensioso de uma projeção de verdade.

    • Minerius Valioso

      Quem desenhou essa projeção?

  • Antonio

    Acabam virando piada pra quem realmente entende do assunto.

  • Canal do Rugani

    Faróis Kia, grade Fiat, Lateral VW e traseira Volvo rss

  • Filipo

    “Aqui no Brasil, o Novo Punto é conhecido pelo codinome X6H e será feito sobre a plataforma do Palio, mas com entre eixos ampliado.” Como o atual, o próximo será um remendo ou adaptação. Para quem não sabe, o nosso atual é feito sobre a plataforma da Idea, que por sua vez é baseada na do antigo Palio e modificada.
    A do atual Punto europeu é a mesma do antigo Opel Corsa.
    Fiat e Brasil: tudo a ver!

  • Anderson

    Design incrível. A Fiat faz pesquisas, não acredito que os consumidores aprovarão um Punto-500. O design do Tipo já é um sinal que a Fiat deve seguir por outro caminho.

  • Leandro

    Muito provavelmente eles vão refinar o projeto do punto br e lançar na europa. Algo semelhante com o que fizeram com o uno x panda… Não compensa fazer 3 carros totalmente diferentes assim hj em dia.

    • Thiago Maia

      Ainda mais com a quantidade de lançamentos que a FCA tem ( Fiat, Alfa, Jeep, Chrysler, RAM) pela frente.

      Também acho isso, ainda mais sabendo que o Tipo será um pouco mais barato que o Golf, é natural que o Punto seja mais barato que o Polo(europeu). A linha mais cara da Fiat deve se restringir á família 500 e ao 124spider( que é justificado )

      Outra coisa, esse projeto chamado X6H deve suceder Punto e Palio, mas o atual Palio deve ficar um bom tempo em linha. Duvido que criem novas gerações pra Punto e Palio apenas pro mercado brasileiro

  • Rafael

    OFF TOPIC: Hoje tive a oportunidade de entrar na nova fiat toro e fiquei impressionado positivamente. O acabamento é muito bom, apesar de usar plásticos duros.o volante da versão top é se excelente qualidade. O espaço pra quem vai atrás é razoavel. Posição de dirigir elevada e tudo esta a mão. Os bancos de couro são de uma qualidade acima da média. Abaixo do banco do passeiro existe um porta trecos( levantando o acento como no renegade). A tamPA da caçamba abre em duas partes somente, não havendo a opção de abrir como nas camionetes convencionais( em apenas uma parte). Contava com entrada e partida sem chave e central multimida, porém o teto solar ela não tinha.

    • Rafael

      Mais imagens

  • … …

    • Pedro Evandro Montini

      Foi você quem fez? Ficou muito bom! Adoro essa traseirinha notchback em compactos.

  • Ricardo Rangel Lirio

    O que fica claro é que o “deles” será totalmente diferente do “nosso”…
    No máximo “a casca” será parecida.

  • Miguel Akira

    Sem maçanetas…

  • Mardem

    Uns pitacos:

    – Faróis com elementos da Nissan, que são de péssimo gosto, por sinal.
    – A lateral tem elementos que remetem ao Palio – cujo design não foi o mais feliz, por assim dizer –, principalmente no C-pillar, onde o desenho do recorte da lanterna é praticamente o mesmo, apenas mais reto na porção inferior.
    – Há algumas discrepâncias chatinhas entre os desenhos. O 3/4 dianteiro mostra uma curvatura exagerada do DLO, enquanto o 3/4 traseiro o mostra mais reto. Os Wheel Arches estão muito diferentes entre as perspectivas e a Sideview. A belt line está muito elevada no 3/4 dianteiro, está correta na Sideview e baixa no 3/4 traseiro. O A-pillar está avançado demais na Sideview, além de muito fino. Por fim, o aerofólio está muito reto. Tudo isso é uma questão de técnica e prática. Eu bem sei o quão difícil é fazer sketches “coesos” entre si!
    – Sobre o design, bem…faltou explorar mais esse novo family feeling que a Fiat lançou no Tipo. Só utilizar os elementos “3d” da grade não funcionou. O farol é o elemento que mais destoa do conjunto, pois está muito exagerado e, novamente, remete aos Nissan mais novos.
    – Para o pessoal que está cobrando maçanetas, espelhos retrovisores, limpadores e lavadores de pára-brisas…deixem de ser cricris e entendam que se trata de um sketch!
    – Para quem está reclamando do tamanho das rodas…novamente, não sejam cricris. Sketch serve para captar um conceito e transmití-lo. Ninguém, em sã-consciência, vai fazer um sketch de um carro novo com rodas aro 13 e calotas, mesmo que quando este for posto em produção, ele as tenha! Lidem com isso.

    That’s all, Folks!

    • David

      “Sketch serve para captar um conceito e transmití-lo”. Engracado, vc foi quem mais detonou os “sketches” do carro e depois vem da uma licao de moral e nao ser cricri??????????????????

      • Mardem

        Não sei onde eu detonei alguma coisa. Até onde me consta, a critica que fiz foi, modéstia a parte, bastante construtiva. Mesmo sabendo que o designer (ou aspirante a) deve estar na Italia, andando para tudo o que eu escrevi, achei válido apontar os defeitos nos sketches, não a fim de esculachar o trabalho do cara, mas de apontar eventuais pontos de correção. Pena que me esqueci de que a grande maioria dos brasileiros não sabe lidar com críticas, mesmo as construtivas.
        Mas fica a retratação:
        “O designer (sic) está perfeito!!!11 Pena que não dá pra entrar porque não tem maçanetas!! HUEHUEHUE”

        • David

          Sera? Fica mais facil escrever onde vc nao estava detonando. Vc comeca dizendo que os farois da Nissan “são de péssimo gosto, por sinal”. Continua dizendo que as laterais, “cujo design não foi o mais feliz, por assim dizer”. Nao vou continuar porque senao vou acaba re-escrevendo seu comentario por inteiro. Vc ainda descrimina contra o cara so porque desenhou um carro Italiano mas bem que poderia ser Brasileiro ou ate um Frances que fez esses sketches. A questao nao e aceita criticas. So achei interesante vc critica esses simples sketches dizendo que vc entende dessas coisas e encheu seu relatorio com palavras em ingles pra adiciona superioridade ao seu entendimento (todas usadas corretamente por sinal. Tambem estudei ingles, nasci no Brasil mas sou filho de americano, morei nos EUA e atualmente moro no Brasil) e no mesmo comentario vc faz duras criticas as pessoas que criticam os desenhos com admoestacoes que parem de ser cricri. Ate o comentario de alguem que estava sendo ironico ao dizer que nao daria pra entrar porque nao tem macanetas… pode ser que a Fiat esteja pensando numa versao mais esportiva e vc abre as portas com controle remoto? Mas o legal e que vc nao e um desse ne. Legal vc aceita comentarios e criticas dos outros. Fica na paz mano. Foi so um comentario a parte

          • Mardem

            Bom, como diria Jack, o estripador, vamos por partes.
            Sobre os faróis, me referi aos da Nissan e não ao gosto do designer que os aplicou na projeção do Fiat. Tudo bem que utilizei o pronome relativo “que”, o qual acabou gerando essa dubiedade. Talvez um ” os quais” tivesse evitado a ambiguidade. Em suma, os faróis da Nissan são de péssimo gosto (pra mim, pelo menos).
            Sobre a lateral, utilizei o pronome relativo “cujo”, que indica a posse, para retomar o Palio. Então, quando disse que o design não foi o mais feliz, me referia ao design do Palio, que realmente é bem fraco e que, por conseqüência, deixou a projeção igualmente “fraca”.
            Sobre discriminar alguém, é mais um engano. Não o discriminei por desenhar um carro italiano. Aliás, não o discriminei por nada. Para constar, adoro carros, design e cultura italianas. Na matéria, há a menção ao nome do designer (ou aspirante a) que fez as projeções: Gianmarco Giacchino. Pelo nome, presumi que a nacionalidade do supracitado fosse italiana e que ele não estaria ciente dos meus comentários. Mas acreditei que o uso do verbo “deve” transmitisse a idéia de possibilidade. Enfim, os meandros da língua portuguesa. Próximo ponto.
            Sobre entender de sketches, não posso me fazer de rogado e fingir que não entendo. Sou designer e desenhar é parte fundamental do processo de criação. Quanto ao uso do inglês, faz parte do jargão. Não vou me isentar de culpa. Poderia utilizar termos mais inteligíveis ao grande público. Faço aqui meu mea culpa.
            Em relação a criticar as pessoas por serem cricri, me refiro ao fato de que o pessoal fica se prendendo a detalhezinhos bobos que não interferem na compreensão da forma proposta pelo sketch. O design de uma palheta de limpador não vai influenciar o conceito geral do carro. São partes que são desenvolvidas numa etapa mais avançada do projeto. Veja, não estou dizendo que não há “design” dessas peças, somente que na fase inicial do projeto, elas não tem muita relevância porque serão devidamente projetadas posteriormente. Além disso, o pessoal não entende que, dentro de uma montadora, um time de designers concorre entre si para ganhar a proposta. Assim sendo, o lado emotivo pesa e apresentar um sketch correto na forma, mas com algum excesso, que prende pelo emocional, é comum (me refiro às rodas “Hot Wheels”, ao carro estar “socado” demais no chão, etc).
            Por último, mas não menos importante, a minha “retratação” está carregada de ironia mesmo. You win! Ao menos fica o aprendizado (e a dica não é para você, que fique claro!): Designer está para médico assim como Design está para medicina. Hahaha.
            Peace!

  • Gustavo Miranda

    Show, eu gostei e muito, percebe-se que foi um conceito elaborado por alguém “com os pés no chão”, maçanetas, cortes de parachoques, tampa traseira, etc… afetariam muito pouco o design final adequado à produção e ainda de quebra conserva o “tchan” do Punto, invocadinho, rechonchudo e masculino dentro do novo look da marca. Nota 10!

  • Pedro Evandro Montini

    Com a traseira inspirada ou não nos Volvo, essa projeção ficou ahasadora!

    • David

      Primeira licao em desenho. Nada se cria, tudo se copia, continua sendo verdadeira. Nada contra. Achei tanto os Volvos como esse sketch lindo. Porem sabemos que isso nunca vai sai do papel ou se sair dificil ver nas nossas ruas.

  • Eduardo Canedo

    Gostei bastante dessa projeção ….finalmente a Fiat vai abandonar o estilo do 500 no seus carros ….que pra mim, é de mau gosto ….
    Sempre achei os carros da Fiat muito bonito …. Uno (84-2012), Palio, Tempra, Tipo, Marea ….
    Parece que a frente em cunha acentuada vai voltar e com bom estilo …..

  • Wagner Lopes

    Já tive um punto 2007 e gostei demais. Excelente posição de dirigir, grande estabilidade e o design agrada bastante. Os pontos fracos eram o espaço crítico, principalmente porta malas e o ridículo motor 1.4 que fazia o desempenho igualar a carros 1.0 dos ruins e o consumo de opala 6 cilindros.

  • FocusMan

    Que beleza, fizeram a projeção em cima do New Fiesta!

  • Marcelo SR

    Frente bacana. Traseira show de bola. Já a lateral não curti muito…

  • Marcelo SR

    A Fiat tem que investir em novos carros sim, mas se não investir em novas tecnologias de motores, vai comer poeira. Por exemplo o motor do 1.4 EVO do Uno é uma vergonha, pois só produz 88cv…. Atualmente qualquer motor vagabundo 1.0 rende mais que isso. Tem que ter motores com injeção direta, turbo e baixo consumo de combustível.

  • Indião da Tribo papa Shota

    Feio até pra índio.

  • Artur Costa

    O perfil dessa projeção ficou parecido com o protótipo em argila do provável Gol de nova geração flagrado na VW.

  • Diogo Oliveira

    Uma projeção bem ”Concept” mesmo.



Send this to friend