Projeção: Novo Kia Sportage 2022 para Europa e talvez Brasil

Projeção: Novo Kia Sportage 2022 para Europa e talvez Brasil

O Novo Kia Sportage 2022 quer pegar o VW Tiguan alemão e, para isso, precisa manter o porte da geração anterior para peitar o SUV médio de Wolfsburg em sua própria casa. Assim, a versão europeia do coreano não cresceu.


Com esboços revelados, a Kia mostrou que a regra será seguida ao não enviar da Coreia do Sul o Novo Sportage global, que mede 4,66 de comprimento e 2,75 m de entre-eixos.

No caso do Sportage europeu, o modelo terá 4,48 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, o SUV peita o Tiguan e traz um estilo mais expressivo, especialmente com sua frente exótica, dotada de um complexo conjunto ótico.

Tendo o nome Kia sobre o capô, o Novo Sportage da projeção russa da Kolesa, mostra que além da grade em escamas e dos dutos de ar falsos no para-choque, que lembram um Lamborghini, o SUV terá uma traseira exclusiva.

As colunas C largas terão molduras pretas desniveladas em relação à linha de cintura curvada, produzindo um belo efeito visual, assim como lanternas em LED exclusivas.

Projeção: Novo Kia Sportage 2022 para Europa e talvez Brasil

Na projeção, esse conjunto ótico acompanha uma moldura inferior preta, que funde tampa e para-choque, onde duas molduras cromadas lembram saídas de escape ou de ar.

Se o Novo Kia Sportage 2022 sair assim para o mercado europeu, será tentador vê-lo por aqui também, talvez até em dobradinha com o modelo maior, apesar deste não ter sete assentos, o que seria um diferencial além do aumento simples no tamanho do bagageiro.

Mas, a Kia pode fazer uma dupla jogada, com o menor sendo um rival para o Compass e o maior ficando em um nível acima, como do Equinox. Na Europa, ele chegará com motor híbrido Smartstream 1.6 GDi com 141 cavalos combinados, embora exista a opção TGDi com 230 cavalos.

Aqui, o Smartstream 2.0 de até 167 cavalos deve ser a escolha do Sportage menor, mas o maior só ficaria bem com o 1.6 TGDI de 177 cavalos. A Kia até poderia usar nele o Smartstream 2.0 Hybrid com 152 cavalos e, quem sabe, flex.

[Projeção: Kolesa]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.