Projeção: Novos Logan, Sandero, Sandero RS e Stepway 2022

Projeção: Novos Logan, Sandero, Sandero RS e Stepway 2022

Os novos Dacia Logan e Sandero já foram devidamente apresentados na Europa, onde agora pretendem mexer com o segmento de carros compactos baratos, certamente. Aqui, a espera será maior, prevendo o mercado para 2022 na melhor das hipóteses.


O trio visto – Logan, Sandero e Sandero Stepway – terá um papel importante nesta nova geração no Brasil, uma vez que será a oportunidade para a Renault avançar para dentro do quarteto líder, se é isso o que realmente ela quer. Contudo, para fazer isso, terá de oferecer produtos melhores e no nível dos concorrentes.

Projeção: Novos Logan, Sandero, Sandero RS e Stepway 2022

Neste último caso, o alvo é GM, Volkswagen e Fiat, uma vez que a última também prepara reação para não ficar em terceiro. Na Renault, a arma tem três pistões e também duplo comando acionado por corrente. Contudo, com turbocompressor e injeção direta flex (ou não, se seguir o caminho da GM…), o 1.0 SCe vira 1.0 TCe e a coisa muda de figura.

Sem o 1.6 SCe no caminho, um Nissan HR16DE modificado, os novos Logan e Sandero 2022 começariam com o pé direito, sem filosofia exagerada de baixo custo.

Investimento em tecnologia não é desperdício de dinheiro e pensar no futuro. Nesse caso, com 115 cavalos e algo entre 17 e 20 kgfm seriam suficientes para fazer esse trio “largo” mover-se com desenvoltura e eficiência.

Projeção: Novos Logan, Sandero, Sandero RS e Stepway 2022

Nesse caminho, um Sandero R.S. 3.0 com motor 1.3 TCe de 150 cavalos com câmbio manual de seis marchas, botaria a VW para pensar num Polo GTS manual… A projeção do designer Kleber Silva dá uma ideia de como seria esse carro.

Com direção elétrica, ar condicionado automático, multimídia com Google Android Auto e Apple CarPlay (ambos sem fio), câmbio CVT, motor turbinado e injetado, freio de estacionamento eletrônico (pelo menos nos Stepway e R.S. 3.0), controles de tração e estabilidade, seis airbags, alertas de ponto cego e frenagem automática de emergência, teto solar elétrico (Styepway e R.S. 3.0), enfim, serão itens apreciados por muitos consumidores.

Projeção: Novos Logan, Sandero, Sandero RS e Stepway 2022

Com capacidade para botar volume no mercado se precisar, a Renault só precisará investir, ainda mais com a sinergia aberta junto da Nissan, empregando a mesma plataforma CMF-B em sete modelos do grupo, sendo dois da japonesa (próximo Kicks e o Magnite), entrando definitivamente no jogo.

Renault Logan, Sandero, Sandero Stepway e Sandero R.S. 3.0 2022 – Galeria de fotos

 

[Projeção: KDesign AG]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.