*Destaque Crossovers Cupês Europa Peugeot Projeções

Projeção: Peugeot 4008 Coupé, um 3008 mais individual para 2020

peuget-4008-coupe-project Projeção: Peugeot 4008 Coupé, um 3008 mais individual para 2020

A Peugeot prepara um novo SUV de porte médio para 2020. A marca francesa quer ampliar a participação nesse segmento, que é o mais crescente no mercado automotivo europeu e mundial. Seguindo as tendências dessa categoria, o fabricante pensa em um crossover cupê derivado do atual 3008 e que servirá como um intermediário entre este e o 5008, sua variante de sete lugares que chega ao Brasil ainda nesse semestre.



A proposta é utilizar o produto atual em uma nova roupagem e proposta, algo mais individual e descolado. Comenta-se na Europa que o nome será 4008, uma referência ao anterior SUV de origem japonesa, que no caso é o Mitsubishi ASX. Assim, pensando em como seria essa proposta, o designer Kleber Silva fez uma projeção do futuro Peugeot 4008 Coupé.

peuget-4008-coupe-project Projeção: Peugeot 4008 Coupé, um 3008 mais individual para 2020

Embora já tenha um perfil bem esportivo, o Peugeot 3008 tem um foco mais familiar e por conta disso, o Peugeot 4008 Coupé tem um teto mais curto na traseira, que na projeção tem essa parte mais suave. O modelo real pode vir até com o teto mais baixo na traseira, reforçando sua proposta, mas não pode exagerar para perder muito em altura interna. Mas, a traseira da projeção ficou mais saliente e com novas lanternas, bem proeminentes. Embora não dê para ver, elas poderiam ostentar os LEDs alusivos às garras do leão de forma mais agressiva que nos 3008 (foto acima) e 5008 (foto abaixo).



Na frente, o Peugeot 4008 Coupé aparece com um para-choque redesenhado, ostentando um protetor central mais horizontal e sem muitos detalhes, bem como uma grade maior e retangular, dotada de molduras laterais que criam entradas adicionais nas extremidades, onde ficam os faróis de neblina. O conjunto dá uma outra cara para o crossover cupê, que ainda assim manteria seu parentesco com os demais modelos do segmento.

peuget-4008-coupe-project Projeção: Peugeot 4008 Coupé, um 3008 mais individual para 2020

Se assim como 3008 e 5008, o Peugeot 4008 Coupé compartilhar mais detalhes, então podemos imagina-lo internamente com o i-Cockpit 2.0 e quem sabe tecidos diferenciados no painel, trazendo um ambiente mais esportivo ao produto, assim como a própria alavanca de acionamento elétrico, que poderia ter um formato mais exclusivo. Com porta-malas menor, o crossover cupê deverá ser até um pouco maior que o 3008, por causa da traseira mais saliente, que visa sustentar a vigia mais inclinada. O aumento não deve ser muito grande por causa do entre-eixos de 2,67 m.

Na mecânica, o Peugeot 4008 Coupé deve ser apoiar mais no motor 1.6 THP com 165 cv ou 200 cv, mas ambos com câmbio automático de oito marchas, além de Start&Stop. As versões diesel devem ser limitadas ao BlueHDi 2.0 na mesma faixa de potência. Como a proposta é ser mais nicho, então no máximo um Puretech 1.2 Turbo de 130 cv poderia ser admitido. No caso de um híbrido, o modelo poderia usar o THP junto com um motor elétrico traseiro e entregar uma performance de esportivo com algo entre 250 cv e 300 cv. Bom, é esperar para ver.

[Projeção: Kleber Silva]

COMPARTILHAR:
  • Luciano RC

    A BMW fazendo escola com a linha X4 e X6. Agora as montadoras vão pegar seus SUV e fazer versões Coupe.

    • Dudu Pimentel

      A Mercedes tem o GLE Coupe e o GLC Coupe…falta só a Audi lançar o Q4 (versão SUV cupê do Q3, talvez) e o Q6 (versão SUV cupê do Q5?)…a Jaguar deve ter um SUV cupê, bem como Maserati, Alfa Romeo, Volvo…a Land Rover já tem Evoque 2 portas…mas não impede de ela lançar um SUV cupê para substituir essa versão dele ou mesmo ficar acima dele.

  • Edson Fernandes

    Não acredito que a PSA faça algo assim por momento. A ideia do Presidente atual é ter produtos de rentabilidade. E certamente esse é de nicho. Para isso, a marca tem os produtos da DS. O que não justifica um Peugeot agora com isso.

    Ao menso ao meu ver, não será tão diferenciado pelo conjunto todo.

    • Samuh Vogetta S

      Já eu penso um pouco diferente..
      Primeiro você tem que definir o que é NICHO e qual o publico/mercado alvo. Nicho significa ter design diferenciado, produção limitada, valores altos? Tudo isso? O Fiat 500 é considerado nicho no Brasil pelas vendas pífias atuais, enquanto que nos EUA vem surpreendendo.

      Hoje você pode achar que SUV Coupe é nicho porque no Brasil vende meia duzia, mas na Europa TODAS as as marcas tradicionais estão investindo nesse mercado/estilo. Reaproveitamento de plataforma, peças e motores por um design um pouco menos racional e com valor de venda maior é sim uma boa estratégia. Os modelos DS já são versões mais emocionais que os Citroen que derivam mas tem o mesmo DNA.

      Temos claros exemplos de automóveis que custam barato, necessitando de grande volume de vendas para ter rentabilidade (ex: Kwid), tendo outro extremo de veículos caríssimos com produção limitada (ou não) que poucas vendas pagam investimento (ex: Bentley Bentayga)

      Se eu tivesse cacife COM CERTEZA optaria por um 4008 a um 3008.
      Creio que várias pessoas pensam assim. Não é a toa que, após X6, a concorrência alemã MB e AUDI lançaram seus respectivos produtos, ao passo que agora as marcas “mais baratas” também lançam produtos com essas características.

      Não é a toa que entre os compactos, não vejo a hora do Toyota C-HR começar a ser vendido aqui. Pelo design diferenciado.

      • Edson Fernandes

        Samuh,
        Você diz isso, mas a pratica já demonstra… pegue uma variante “perua” ou Crossover e um diferenciado. Quem vai preferir é pelo emocional… mas muitos desses carros precisam ter itens racionais para uso.

        Isso vale para qualquer lugar do mundo. Caso contrário, veriamos que a maioria seria nesse tipo de carroceria.

        Entretanto, no Brasil eu sei que possivelmente nõa teremos. Se nem o motor 1.2 turbo temos, imagino um carro desses…

  • Gabriel Oliveira

    faria logo um SUV coupé do preço do 3008, seria “inovador” pra categoria (já q carro assim é so do porte do x6, e abraçava o bom momento do design dos peugeot

    • th!nk.t4nk

      Fora que o 3008 é um carro barato (pro padrão europeu), custa o mesmo que um Golf intermediário. Um cupê dele na mesma faixa de preço seria extremamente tentador, já que o carrinho é bem equipado e tem excelente custo x benefício. Sucesso garantido.

  • Erivelton Freitas

    Esse 4008 é bonito, porque segue a mesma linha de Design dos demais, mas não sei, tem algo nele que ta faltando, ao menos, em uma olhada mais crua. Ele não tem o ‘chama’ do 3008.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email