Crossovers Elétricos Europa Peugeot Projeções SUVs

Projeção: Peugeot e-1008 poderia substituir 1008 e ir além da Europa

Projeção: Peugeot e-1008 poderia substituir 1008 e ir além da Europa

O segmento dos carros subcompactos na Europa respira com uma pequena margem de lucro para as montadoras. Pequenos, modelos como Citroën C1 e Peugeot 108, por exemplo, não se sustentam há algum tempo e com as regras de emissão apertadas em 2021, produzi-los será inviável.


Assim, algumas marcas planejam duas coisas: eletrificação e conversão para outro segmento. Tal como já foi planejado pela VW aqui no Brasil, substituir hatches de entrada por crossovers parece uma boa ideia, quando o mercado busca exatamente isso.

Contudo, só transformar um hatch em crossover não salva a lavoura. Então, para cortar as emissões, o único recurso é eletrificar o produto completamente. Nisso, os franceses visualizam um Peugeot e-1008 como substituto natural do atual 108, que na verdade é um Toyota Aygo.

Os clientes querem crossovers e SUVs, enquanto Bruxelas exige a eletrificação. Então, essa projeção dá uma ideia de como chegaria ao mercado este provável e-1008. Como se sabe, o Novo 2008 cresceu e deixou espaço para mais um carro abaixo dele. Vendo o 108 sem nenhuma chance de seguir muito adiante, um SUV de 4 metros ou pouco faria sentido.

Projeção: Peugeot e-1008 poderia substituir 1008 e ir além da Europa

Ampliando mais a coisa, um Peugeot e-1008 seria apenas a versão 100% elétrica de um produto que poderia dispor dos motores Puretech 1.2 com ou sem turbo. E mais, saindo da Europa, poderia ser produzido no Mercosul e outras regiões do mundo, como a China.

Para isso, sua plataforma modular CMP (e-CMP nesse caso acima) sustentaria também um SUV compacto “emergente” da Citroën, o chamado SC24, que será feito no Brasil junto com o SC21, assim como também na Índia e provavelmente na China.

Um eventual Peugeot 1008 só não venderia na Índia, porque a PSA (Stellantis) decidiu que a Citroën seria a marca local, retirando a irmã do cenário indiano. Contudo, seu irmão do duplo chevron terá de ter até 3,999 m de comprimento, o que significa que este com o leão teria mais ou menos esse porte.

[Projeção: Auto-Moto]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email