Europa Projeções Renault Sedãs

Projeção: Próxima geração do Logan numa visão russa

Projeção: Próxima geração do Logan numa visão russa

O Novo Dacia Logan já está rodando em testes na Europa e o site russo Kolesa não perdeu tempo em fazer uma projeção com base no que está sendo observado no continente. O modelo deverá ser lançado junto com o Novo Sandero ainda este ano, ambos com plataforma ampliada e sistemas de recuperação de energia, além de hibridização leve.


Feitos sobre a plataforma modular CMF-B, a dupla terá um papel importante num ambiente de regras de emissão mais rigorosas como em 2021 na Europa, onde o limite será de 95 g/km de CO2. Nesse caso, o Novo Logan – assim como o Sandero – terão de ser mais leves e eficientes, utilizando ainda dispositivo para desligamento do motor em movimento.

Acredita-se que o sistema terá 12V por ser mais barato que o sistema de 48V, o que não exigiria uma arquitetura tão sofisticada e cara, um caminho que a Fiat está seguindo também. Na mecânica, os russos apostam no motor 1.0 SCe de três cilindros com 75 cavalos e 1.0 TCe com 100 cavalos, devendo o híbrido leve ser mais potente.

Projeção: Próxima geração do Logan numa visão russa

No visual, o Novo Logan terá uma grande influência do Megane, mas suavizado, tendo aí faróis duplos de LED (lá), luzes diurnas em LED, grade ampliada e para-choque com linhas mais esportivas. Maior, terá aerodinâmica melhorada e pode ainda chegar ao porte de um Lada Vesta ou mesmo do VW Virtus.

Aqui, por ora, o Logan seguirá como sem mais mudanças, já que passou um facelift recentemente e deve manter sua posição pelos próximos dois ou três anos, recebendo talvez algumas modificações para ficar mais eficiente. O produto é de baixo custo e dá boa margem para a Renault, assim como o Sandero.

Por ora, a marca francesa foca no lançamento do Novo Duster, que chega em março. Na Europa, a Dacia deve ganhar de fato sua versão elétrica do Kwid, segundo rumores recentes. Os novos Logan e Sandero devem aparecer no Salão de Paris 2020, em setembro.

[Projeção: Kolesa]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Yuri Lima

    Moriah, a projeção parece boa. Vamos aguardar pra ver o que permanece na versão final e o que será cortado. Se vier 70% disso, tá valendo.
    A Hibridização seria um caminho muito bom no segmento.

  • Cesar

    “Maior, terá aerodinâmica melhorada e pode ainda chegar ao porte de um Lada Vesta ou mesmo do VW Virtus.”

    Acho que o NA não acompanha o mercado ou sabe sobre o que escreve e isso é preocupante para um site que se intitula Noticias Automotivas, deveria saber que hoje, o Logan já possui porte do Virtus e que na nova geração deverá ficar ainda maior.
    Para efeito de comparação, vou deixa aqui a dimensão de ambos:

    Virtus Dimensões
    Altura (mm) 1.472
    Largura (mm) 1.751
    Comprimento (mm) 4.482
    Peso (Kg) 1.139
    Tanque (L) 52
    Entre-eixos (mm) 2.651
    Porta-Malas (L) 521
    Ocupantes 5

    Logan Dimensões
    Altura (mm) 1.529
    Largura (mm) 1.733
    Comprimento (mm) 4.349
    Peso (Kg) N/D
    Tanque (L) 50
    Entre-eixos (mm) 2.635
    Porta-Malas (L) 510
    Ocupantes 5

    • Verdades sobre o mercado

      Não se discute que o Logan tem um bom aproveitamento de espaço mas os números mostram que ele não tem o porte do Virtus. É 13cm mais curto, 6cm mais baixo e 2cm mais estreito. Só de olhar na rua um e outro já da pra ver que não são do mesmo porte.

    • Pô jovem, aí não hein.

      • Renato Almeida

        Esse loga é um carro interessante, ele é maior por dentro que por fora. O meu carro atual, apesar de ser um pouco mais largo que o logan em um espaço para passageiros menor.

    • Dudu Pimentel

      Acredito que o Logan deva ficar com uns 4,50m de comprimento e uns 530 litros de porta-malas e restante não deve se alterar muito.

  • Luka

    A projeção parece boa, mas se o novo Logan for assim vai ser meio desapontande, não está ruim, mas com a fala do Van der Ark sobre os novos Sandero e Logan serem “Renaults genuínos”, esperaria que o Logan parecesse um Baby Megane Grand Coupé semelhante a como o Clio parece um Baby Megane.

    • Eu acho que ficou melhor assim, particularmente. Esse desenho da Renault, sobretudo os faróis, eu acho estranho.

      • Luka

        Eu discordo, mas entendo que gosto é relativo, mas sendo sincero, essa traseira dessa projeção é meio insossa… Digo, você já viu a traseira do megane grand coupé?! Uma das mais bonitas entre os sedãs imo, seria ótimo que o Logan tivesse a traseira parecida a dele para ao menos termos um pouquinho do gosto dos sedãs atuais da Renault.

  • Bil

    Eu realmente amei essa lanterna, mas duvido que venha assim.

  • Dudu Pimentel

    Isso está bom demais para ser um futuro Logan, principalmente se for para o Brasil…duvido muito que virá parecido com essa projeção.

  • Piston head

    A lanterna ficou com frio e se encolheu…

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Deveria ter feita a projeção da traseira com a traseira do arkana

    • Rogério R.

      Pelos flagras a versão Dacia do Logan terá lanternas pequenas e os russos se basearam nessa versão. Se você visitar a Renault da Rússia verá que a dupla de lá é diferente da nossa, lá eles sâo bem mais próximos das versões Dacia, tanto que a dupla ainda usa as lanternas do Dacia Sandero/Logan 2 fase 1 lá de 2012.

      • Luka

        Se levarmos em conta que o Arkana é baseado no Duster e parece por fora um genuíno Renault, acho que o resultado final tanto para nós quanto para os russos, deve ser bem melhor e mais semelhante a um sedã da Renault que um da Dacia.

    • Luka

      Ou melhor, com a traseira do Megane Grand Coupé ou Talisman.

  • Rogério R.

    Seguindo a regra da linha do tempo da Renault do Brasil, creio que a dupla chegue aqui entre maio/julho de 2023. Acho que a dupla ficará mais semelhante a linha Clio e Megane, e creio que seja muito pouco provável que o nome Clio e Clio sedan substituam os nomes Sandero e Logan, pois na época do Clio a Renault do Brasil não passava dos 4% de mercado e com o Sandero a partir de 2011 após a chegada principalmente da fase 2 da 1a geração da dupla houve uma decolagem nas vendas chegando a quase 6% de mercado e em 2012 passando disso. Ou seja, os nomes Sandero e Logan são mais fortes aqui e se o Clio voltar para cá será para convier com o Sandero e não para subistituí-lo.

    • O Sandero até vai mais ou menos bem, já o Logan virou carro de uber/locadora.
      Talvez fosse interessante lançar um novo nome.

      • Rogério R.

        Verdade, eu acho que se a Renault tivesse mudado o nome do Logan para Sandero Sedan em 2012 na época do lançamento da 2ª geração teria sido uma boa ideia, mas agora acho difícil eles mudarem. Eles terão que fazer uma baita divulgação quando lançarem o Logan 3 mostrando as inovações.

      • 😎.

        Concordo, Symbol acho bem bacana.

        • Dudu Pimentel

          A Renault tentou empurrar o Symbol como um carro novo, lembra? Pois é…aquilo era basicamente um Clio sedan com visual repaginado…era bem mais caro que o Logan, mais apertado e tinha menos porta-malas…mas tinha um visual bem mais interessante e um conta-giros cujos números ia aumentando de tamanho conforme a rotação aumentava (achava esse detalhe bem legal).
          Custo-benefício do Logan era bem mais em conta, por isso o Symbol micou nas vendas, e logo vazou do mercado.

    • Luka

      Infelizmente você ta certo, tão cedo esses dois não devem chegar por aqui, já sobre o nome, talvez seja melhor até manter os nomes de Sandero e Logan, eles já tem presença e compradores, eliminar carros como esses do portfólio seria algo muito arriscado, semelhante a quando a Fiat Retirou Palio e Siena e depois trouxe Argo e Cronos, não que os carros sejam ruins, mas se tivessem sido chamados de Novo Palio e Siena, a aceitação pelos dois poderia ser consideravelmente melhor (principalmente no caso do Cronos).

  • Danilo Vieira

    Basta uma melhorada nessa traseira e estará na medida, pode lançar.

  • Marcos Villela

    Bonita!

  • Daniel Saraiva

    Acho difícil vir neste porte todo, apostaria em um veículo mais estreito.

  • Ubaldir

    O Logan atual, com a adoção do câmbio CVT, acabou ficando muito desarmonioso. O Hatch ainda passa com a altura livre exagerada do solo e as molduras na caixa de roda para disfarçar, mas o sedã realmente ficou muito desproporcional em tudo. Não colou e as vendas demonstram isso.
    A Renault vai ter que tomar uma atitude no curto prazo com relação ao seu sedã de baixo custo. Essa projeção é um alento. Está visualmente bem agradável.

  • Benny Blanco

    Não se iludam, na hora do vamos ver, é aquela tragédia.

    • Dudu Pimentel

      Olha kra, o atual Logan não acho nada mau…ainda mais se comparar ao primeiro Logan, Cobalt e Versa.

  • Natán Barreto

    Depois as marcas não sabem pq não dão certo no Brasil. Vão segurar essa m**** de Sandero e Logan atuais por mais alguns anos enquanto hoje Onix, Polo, HB20 e até o 208 já viraram a década oferecendo muito mais tecnologia, espaço e motor turbo.
    Renault se segurando com aquela porcaria de Kwid, vai lançar esse Duster ridículo e o Captur brasileiro nem se fala na vergonha que é.

    Mas vai ter gente pra defender falando que são ótimos carros, sendo que nem o preço justifica.

  • Marco Aurélio do Nascimento

    Caraca!!! Que Logan bonito!!! Ficou com um jeitão de Megane. Tomara que venha assim. Ficou show de bola!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email