*Destaque Projeções Sedãs Toyota

Projeção: Toyota Corolla 2020 pode chegar dessa forma?

Projeção: Toyota Corolla 2020 pode chegar dessa forma?

A Toyota está preparando a nova geração do Corolla, que já foi vista rodando na Europa sob pesada camuflagem. Este modelo evidentemente logo mais começará a ser visto também aqui no Brasil, onde o sedã continuará a ser feito em Indaiatuba-SP. A marca japonesa está acelerando o desenvolvimento do novo sedã médio, que terá de manter a reputação do atual modelo e ainda inovar de acordo com a estratégia da empresa no momento.


Nesse último aspecto, o próximo Toyota Corolla não deve vir tão frugal – em termos tecnológicos – e conservador como atualmente. Ele terá um papel fundamental na expansão da eletrificação da marca em todo o mundo e o Brasil não deve ficar fora disso. Tanto é que a filial local já declarou abertamente que trabalha no desenvolvimento de uma versão flex para sua tecnologia híbrida e não necessariamente para o modelo Prius. Este, obviamente, receberá essa opção, mas a Toyota diz que não será ele o que estreará a novidade.

Projeção: Toyota Corolla 2020 pode chegar dessa forma?

 


Com o cancelamento do crossover híbrido C-HR, de acordo com o que a Toyota diz oficialmente, as chances deste estrear a tecnologia flex acabaram. Como o Prius não será o primeiro, então só resta um produto para fazer esse lançamento nacional, o Corolla. O sedã é um dos carros mais vendidos do Brasil e, somente em 2017, ele emplacou 66.188 unidades, ficando em sétimo entre os automóveis. O best seller mundial – com mais de 44 milhões vendidos – deverá ter a propulsão híbrida como base em muitos lugares.

No Brasil, o Corolla deve chegar também nessa configuração e, de quebra, estrear a tecnologia flex. A possibilidade de consumir etanol e ainda ter a opção de condução em modo elétrico, farão do sedã um produto ecológico de destaque no cenário nacional e internacional. Haverá também um novo motor, que a Toyota deverá começar a produzir em 2019 na fábrica de Porto Feliz-SP. Este pode ser o propulsor do futuro modelo, já com o ciclo Atkinson, para melhorar a eficiência da unidade como gerador.

Como ele será? Ainda não sabemos. A Toyota conta atualmente com o motor 1.8 de 99 cv do Prius, mas ele parece insuficiente para as pretensões dos clientes do Corolla. No exterior, a empresa usa um 2.5 Atkinson com a mesma função em carros maiores, tais como o Novo Avalon e o Camry Hybrid, ambos feitos e vendidos nos EUA.

Projeção: Toyota Corolla 2020 pode chegar dessa forma?

Na China, onde já existe um Corolla Hybrid, ele utiliza o motor do Prius. Feito sobre a plataforma TNGA, a mesma do híbrido, o próximo sedã teria que oferecer um pouco mais de energia para sustentar a performance do atual 2.0. Logicamente, o intuito da Toyota não é oferecer performance, mas tirar parte do desempenho que já tem não deve parecer interessante para muita gente.

De qualquer forma, já se fala que apenas o híbrido estará disponível. Então será tipo ame-o ou deixe-o. Se até hoje os clientes da marca confiaram nas mudanças do produto, provavelmente a primeira opção continuará a ser válida. Mas enfim, como ele será? Nos flagrantes na Europa, o modelo aparece com frente bem baixa e carroceria volumosa. Essa projeção do designer Kleber Silva dá uma ideia de como poderá ficar o Corolla 2020, que deve estrear no ano que vem.

Com base no Toyota Prius Plug-In – que pode recarregar as baterias em fonte externa, mas que não é vendido no Brasil – a projeção mostra um Corolla mais usado e com aerodinâmica melhorada. A busca pela eficiência energética obrigará um redesenho completo do formato frontal do modelo, a fim de reduzir o arrasto. Devemos ver também rodas de liga leve de menor diâmetro e pneus mais altos, de baixa resistência à rolagem, como no Prius. Um conjunto ótico completo em LED e um ambiente mais futurista devem fazer parte do pacote. E então, você acha que uma mudança assim tão radical manterá a boa performance do Corolla diante do mercado?

[Projeção: Kleber Silva]

Projeção: Toyota Corolla 2020 pode chegar dessa forma?
Este texto lhe foi útil??

69 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email