Projeção: Volkswagen Aero B, o sucessor do Passat

aerob project e1652420009726

O Volkswagen ID.7, também conhecido como Aero B, já virou rotina diante dos olhos aguçados dos paparazzi europeus, circulando sempre com pouco disfarce.

Tido como sucessor do Passat, o Aero B é uma proposta da VW para manter o segmento de sedãs em sua fase eletrificada e ampliar o alcance das vendas.

Ainda que o mercado global direcione as vendas para SUVs e crossovers, ainda existe demanda para demais segmentos, desde que apenas alguns players atendam os pedidos.

É aí que entra o ID.7 com missão de ter sedã e perua tradicionais com motores elétricos no lugar de combustão.

Aliás, deverão ser 299 cavalos alocados nessa combinação, que pode ter inicialmente apenas tração traseira, além da AWD.

O motor elétrico traseiro indicado pela Volkswagen numa imagem divulgada, onde o plataforma MEB aparece nessa configuração, o ID.7 deve surgir com 203 cavalos.

A ilustração revela potência de recarga de até 200 kW ou menos de 30 minutos aproximadamente, assim como autonomia de até 700 km no ciclo WLTP.

meb

Evidentemente, o VW ID.7 de produção terá futuramente uma variante de tração AWD, provavelmente com motor elétrico dianteiro de 102 cavalos.

Isso lhe daria 299 cavalos para ter um desempenho de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

Sem ser um sedã puro, com o porta-malas bem destacado e tampa independente, o Aero B atenderá aos clientes de notchbacks ou liftbacks na Europa.

Já a perua do Aero B, sucessora da Variant, deverá ter um estilo mais shooting brake como no conceito, valorizando o estilo, porém, mantendo a funcionalidade.

Com produção na Alemanha e China, essencialmente, o VW ID.7 deverá ter somente opções de bateria, seguindo assim os demais modelos da família ID.

Na Skoda, por exemplo, o foco é oferecer potências diferentes, geralmente menores que os equivalentes de VW e Audi.

Então, agora é esperar o segundo semestre para vermos o sucessor do Passat dar as caras no velho continente.

[Projeção: Autocar]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.