*Destaque Carros Conceito Crossovers Cupês EUA Pickups Projeções SUVs Volkswagen

Projeção: Volkswagen Atlas Cross Sport e Tanoak Pickup em versões de produção

vw-atlas-sport-tanoak-1 Projeção: Volkswagen Atlas Cross Sport e Tanoak Pickup em versões de produção

A dupla cartada da Volkswagen em Nova Iorque mostra sua intenção velada de satisfazer os desejos do consumidor americano, apagando assim de vez a imagem negativa do Dieselgate. Com dois conceitos que chamaram a atenção da imprensa e do público na Big Apple contemporânea, a marca alemã quer se inserir ainda mais no ambiente local e lançou estas propostas, sendo uma já confirmada, que no caso é a do Atlas Cross Sport.



De acordo com o site UOL, é esse modelo que chegará ao Brasil em 2020, ocupando um espaço acima do Tiguan e evitando assim uma concorrência direta com o Touareg, que será vendido sob encomenda. O modelo atual esbarraria nessa proposta da VW com seu tradicional SUV de luxo. Nesse caso, uma oferta de sete lugares continuará a existir, mas com o Tiguan, que desembarca aqui na primeira quinzena de abril.

vw-atlas-sport-tanoak-1 Projeção: Volkswagen Atlas Cross Sport e Tanoak Pickup em versões de produção

A ser feito em Chattanooga, Tennessee, o Atlas Cross Sport de produção em tese é mais barato que o Touareg 2019, que já sendo questionado na Europa por custar quase o mesmo que um Audi Q7… Aqui, certamente seu preço será elevado, mas quanto? Se fosse para acompanhar a lógica do mercado, custaria entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, enquanto o Tiguan ficaria abaixo disso e o Touareg acima, naturalmente. Bom, só quando chegar é que saberemos.



Enquanto alguns ainda comentam sobre o Atlas Cross Sport, o Atlas Tanoak Pickup surge para mexer com o desejo do consumidor americano e, quem sabe, outros de fora dos EUA. A picape conceitual é considerada pela marca apenas como uma proposta sem definição para produção, feita para medir a reação do público. Bom, como você já sabe, onde há fumaça, há fogo. Não é de hoje que rumores falam em uma picape VW no mercado americano e até com associação da Fiat Chrysler.

vw-atlas-sport-tanoak-1 Projeção: Volkswagen Atlas Cross Sport e Tanoak Pickup em versões de produção

Obviamente, não há nada na Tanoak que espelhe uma parceria com a FCA, agora muito menos, dada a criação de uma picape média a ser feita em Goiana-PE para atender o mercado sul-americano e, é claro, ser um produto global de alcance mesmo nos EUA. O México está aí para ser a porta de entrada desse produto ao mercado americano, acabando assim de vez com a ausência da Chrysler nesse importante segmento.

Por lá, já se discute se a Tanoak deve ou não ser feita. Apesar do modelo não oferecer a versatilidade embutida da Honda Ridgeline, tem uma presença que pode ser mais marcante, ainda mais se a VW apelar para o passado da Kombi picape nos EUA como marketing, enquanto foca na conectividade e esportividade em relação à japonesa. A hibridização seria aí algo natural. Em vendas, porém, o número não seria muito grande, mas vender o mesmo que a nipônica já daria à empresa no mínimo um décimo de acréscimo em vendas.

vw-atlas-sport-tanoak-1 Projeção: Volkswagen Atlas Cross Sport e Tanoak Pickup em versões de produção

Aqui? Não haveria um espaço por conta da Amarok. Porém, essa lógica até pode não ser aplicável nesse caso, se a proposta da Tanoak for realmente a de uma “Big SUP”, voltada exclusivamente para o lazer e aventura. Esse é o caso da Fiat Toro e funciona perfeitamente, tanto que o modelo é um dos mais vendidos do mercado e já até o liderou em alguns meses. Isso eliminaria qualquer fogo amigo sobre a Amarok, que continuaria com sua proposta tradicional, com uso em trabalho, fora de estrada e lazer despretensioso. E então, você compraria essa nova picape com a proposta descrita?

Mas, como eles seriam a VW ostentasse seu “face family” no SUV e na picape? Essas projeções de Kleber Silva mostram como eles poderiam ser com a aplicação do mesmo estilo visto no Atlas atualmente, onde a robustez fica mais evidente, algo feito mais para agradar o consumidor americano. Tanto a picape quanto o SUV aparentemente não teriam problemas em ostentar estas linhas, mas é claro, a identidade acabaria compartilhada, assim como o nome. O que você acha? Ficariam bons assim ou como nos conceitos?

[Projeção: Kleber Silva/Fontes: UOL/Autoblog]

COMPARTILHAR:
  • André Ismerim

    Achei a projeção da pickup sensacional! Até teria uma se tivesse dinheiro rs

  • evandro santana

    Muito bacana a projeção!

  • Feliphe Santos

    Que a nova geração da Amarok se baseie nessa Picape. Ficou sensacional.

  • Raimundo A.

    Tiguan 5P GG e GG picape.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email