*Destaque Peruas Projeções Volkswagen

Projeção: Volkswagen Jetta Variant 2019 no lugar da Golf Variant?

jetta-variant-projeção-1 Projeção: Volkswagen Jetta Variant 2019 no lugar da Golf Variant?

A nova geração do Jetta foi apresentada em Detroit, apresentando agora um layout mais fluído e foco no custo-benefício. No entanto, a Volkswagen não deu qualquer indício de que o modelo poderá evoluir para outro formato, que no caso seria uma perua. Mas será que isso pode ocorrer? O motivo é que no México, já se fala no fim da produção do Golf em Puebla.



Com previsão de encerramento em 2019, a linha de montagem do hatch médio seria ocupada por um crossover de porte compacto, que ficará abaixo do Tiguan da nova geração, já oferecido no mercado americano. Sem o Golf, cuja produção seria transferida para Wolfsburg por conta de um acordo trabalhista local, que prevê a concentração da produção da oitava geração em sua sede, a Volkswagen acabaria também levando embora (de Puebla) a perua Golf Variant.

Como se trata de uma opção familiar ainda desejada no mercado americano, embora nem de longe tanto quanto crossovers e SUVs, uma solução para a montadora manter-se nesse segmento seria substitui-la por uma equivalente derivada do Novo Jetta. Com custo de produção eventualmente menor em Puebla e com acesso sem taxas de entrada ao mercado dos EUA, uma nova Jetta Variant poderia reforçar o portfólio da VW nos states, mantendo apenas o Golf como importado da Alemanha em versões mais caras.

Se a Volkswagen produz a Golf Variant no México atualmente, é porque ainda compensa sua produção com vistas ao mercado americano. Além disso, o país latino é um grande exportador e há diversos mercados na região que recebem a perua mexicana. Aqui, ela é vendida em duas versões e com preços a partir de R$ 97.020, sempre com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.



jetta-variant-projeção-1 Projeção: Volkswagen Jetta Variant 2019 no lugar da Golf Variant?

Porém, nosso mercado está em baixa e o segmento de peruas aqui deixou de ser atrativo. Em 2017, ela vendeu 630 unidades. Está ruim? Nem tanto. Ela liderou o segmento de peruas premium e somando todo o segmento, incluindo as consagradas Weekend e Spacefox, o mercado absorveu pouco menos de 6,5 mil.

E uma nova Jetta Variant, como seria? Essa projeção de Kleber Silva, dá uma ideia. Utilizando a mesma plataforma modular MQB da atual Golf Variant, a familiar mexicana teria um entre-eixos maior, passando de 2,63 m da atual para 2,68 m do Novo Jetta. Isso traria mais espaço para quem vai atrás. Além disso, o tamanho geral seria igualmente maior, assim como o sedã, que não teve esse detalhe revelado ainda. Provavelmente a perua compartilhará esse comprimento também, podendo até chegar a 4,70 m.

Com mais espaço para os ocupantes e para bagagens, a Jetta Variant 2019 poderia até adicionar dois assentos extras para crianças no compartimento traseiro, ampliando ainda mais sua versatilidade. A motorização não teria mudanças, mas o câmbio Tiptronic de 8 marchas melhora a eficiência energética.

Evidentemente, um eixo traseiro multilink deve retornar para melhorar a dinâmica de condução na perua maior. Por dentro, destacaria Active Info Display e Discover Media, além de iluminação personalizada e ajuste longitudinal para o assento traseiro tripartido. Assim, a perua Jetta Variant encerraria a atual geração da Golf Variant com oferta de mais espaço, conforto e bagageiro.

[Projeção: Kleber Silva]

 

 

COMPARTILHAR:
  • Silvowski

    Eu nunca consegui entender a existência concomitante do Golf Variant e Jetta Variant. São os mesmos carros, com mínimas diferenças na parte frontal…

    • Filipe Augustus

      Um fato curioso é que na época do Bora/Golf 4, existia na Europa Golf Variant e Bora Variant, que eram exatamente o mesmo carro com a frente diferente. Nos EUA e no Canadá era vendido apenas a Jetta Wagon, com a frente do nosso primeiro Bora do ano 2000!

      • Alvaro

        Nossa, é verdade! Lembrei que achei bem curioso quando vi numa revista de Portugal, os dois carros com a traseira truncada idêntica. Embora “aquela traseira” na minha opinião pertencia a Bora, com os cortes retos das lanternas que casava com o visual mais reto da dianteira.

    • Natán Barreto

      Na verdade o Jetta sempre foi o sedã do Golf. Tanto que o Golf 5 tinha a mesma frente do nosso primeiro Jetta. Mudava o nome de acordo com o mercado.
      Mas a Volkswagen mudou o nome na geração 7. Apesar de ser uma evolução natural.
      Jetta e Golf acabaram se separando também. A guarda da Variant ficou com o Golf.

      • impostoéroubo

        carros parecidos

  • Wolfpack

    Feio!

    • Mario

      Demais!!

  • Speed Racer

    Ficou maravilhosa! Adoro peruas e detesto SUVs e crossovers, pra quê veículos de dinâmica inferior, pesados, caros, manutenção cara, e comparativamente andam menos e gastam mais.

  • CanalhaRS

    Ficou legal, até a grade exagerada parece que combinou mais com a perua do que com o sedã.

  • invalid_pilot

    Poderiam fazer um SW do Polo / Virtus pra cá – mas é sonhar demais com isso

    • Pedro154

      O retorno da Parati ❤️

  • Eduardo Brito

    Achei mais bonito

  • Leonel

    Não por nada, mas esse Golf Variant coloca no chinelo todos os SUVs em sua faixa de preço, mesmo na versão de entrada. Salvo exceções (exceção mesmo!), o CxB é muito mais atrativo, porém, não é a moda do momento, tão simples quanto isso.

  • El Gato Negro

    Esse tal Kleber manda bem demais nas projeções. Linda!

    • Kleber Pinho da Silva

      Muito obrigado !

  • A VW deveria deixar a profusão de frisos na lataria para a GM e a Chrysler. O Golf atual tem um design tão bem acertado que dói só de imaginar o próximo modelo ser assim todo sanfonado de tantas dobras na lataria como o Jetta e o Polo.

    • João Martini

      Realmente, o Golf atual pra mim, mesmo sem o facelift, ainda é lindo!
      E como está envelhecendo bem.. Indo pra 6 anos já o mk7.

  • Diogo

    Categoria de carros feios, nasce fora de moda. O tempo deles passaram e, independente se agora a moda e SUV ou não, sempre foram carro de nicho por aqui, passo, prefiro sedã por ter família.

  • André Maia

    Achei mais interessante que o Golf Variant, que tem uma traseira sem harmonia!
    Saudades da Jetta Variant 5cilindros…

  • NYC_Man

    Mto bom esse quadro de projeções.
    Ruim que Golf no Brasil sera so Alemao tb.
    Logo preco vai subir e as vendas cairem ainda mais

  • VaeVictis
  • Mauro Moraes

    VW totalmente perdida no design de seus carros. Parece não encontrar uma nova identidade. Está tentando “inovar” dentro de um conceito já desgastado, lançado há mais de 10 anos. Não vejo coerência nessa frente, com faróis de contornos grotescos, com essa grade grande e filetada. Tecnicamente os carros da VW estão evoluindo, mas falta uma nova diretriz estética na marca.

    • Ernesto

      Creio que você que esteja um tanto perdido, já que as imagens são projeções feitas pelo Kleber.

  • Ricardo

    Ué! Mas não são os mesmos carros!!??

  • Mario

    A traseira ficou horrível.

  • Vattt

    A coluna C ficou muito reta ainda, precisava ser mais inclinada para ficar mais harmoniosa. Só o estilo do novo Jetta que está um pouco contraditório ao padrão VW de sempre. E como gosto de peruas, por mim tá valendo!!!!

  • leitor

    Eu já estava perguntando se não seriam o mesmo carro. Mas pelo jeito muitos também fazem a mesma pergunta. Um estilo que eu gosto, pena que tem poucos modelos assim. Muita gente também gosta, afinal em outros modelos isso fica até claro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email