*Destaque Peruas Projeções Volkswagen

Projeção: Volkswagen Jetta Variant 2019 no lugar da Golf Variant?

Projeção: Volkswagen Jetta Variant 2019 no lugar da Golf Variant?

A nova geração do Jetta foi apresentada em Detroit, apresentando agora um layout mais fluído e foco no custo-benefício. No entanto, a Volkswagen não deu qualquer indício de que o modelo poderá evoluir para outro formato, que no caso seria uma perua. Mas será que isso pode ocorrer? O motivo é que no México, já se fala no fim da produção do Golf em Puebla.


Com previsão de encerramento em 2019, a linha de montagem do hatch médio seria ocupada por um crossover de porte compacto, que ficará abaixo do Tiguan da nova geração, já oferecido no mercado americano. Sem o Golf, cuja produção seria transferida para Wolfsburg por conta de um acordo trabalhista local, que prevê a concentração da produção da oitava geração em sua sede, a Volkswagen acabaria também levando embora (de Puebla) a perua Golf Variant.

Como se trata de uma opção familiar ainda desejada no mercado americano, embora nem de longe tanto quanto crossovers e SUVs, uma solução para a montadora manter-se nesse segmento seria substitui-la por uma equivalente derivada do Novo Jetta. Com custo de produção eventualmente menor em Puebla e com acesso sem taxas de entrada ao mercado dos EUA, uma nova Jetta Variant poderia reforçar o portfólio da VW nos states, mantendo apenas o Golf como importado da Alemanha em versões mais caras.

Se a Volkswagen produz a Golf Variant no México atualmente, é porque ainda compensa sua produção com vistas ao mercado americano. Além disso, o país latino é um grande exportador e há diversos mercados na região que recebem a perua mexicana. Aqui, ela é vendida em duas versões e com preços a partir de R$ 97.020, sempre com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.


Projeção: Volkswagen Jetta Variant 2019 no lugar da Golf Variant?

Porém, nosso mercado está em baixa e o segmento de peruas aqui deixou de ser atrativo. Em 2017, ela vendeu 630 unidades. Está ruim? Nem tanto. Ela liderou o segmento de peruas premium e somando todo o segmento, incluindo as consagradas Weekend e Spacefox, o mercado absorveu pouco menos de 6,5 mil.

E uma nova Jetta Variant, como seria? Essa projeção de Kleber Silva, dá uma ideia. Utilizando a mesma plataforma modular MQB da atual Golf Variant, a familiar mexicana teria um entre-eixos maior, passando de 2,63 m da atual para 2,68 m do Novo Jetta. Isso traria mais espaço para quem vai atrás. Além disso, o tamanho geral seria igualmente maior, assim como o sedã, que não teve esse detalhe revelado ainda. Provavelmente a perua compartilhará esse comprimento também, podendo até chegar a 4,70 m.

Com mais espaço para os ocupantes e para bagagens, a Jetta Variant 2019 poderia até adicionar dois assentos extras para crianças no compartimento traseiro, ampliando ainda mais sua versatilidade. A motorização não teria mudanças, mas o câmbio Tiptronic de 8 marchas melhora a eficiência energética.

Evidentemente, um eixo traseiro multilink deve retornar para melhorar a dinâmica de condução na perua maior. Por dentro, destacaria Active Info Display e Discover Media, além de iluminação personalizada e ajuste longitudinal para o assento traseiro tripartido. Assim, a perua Jetta Variant encerraria a atual geração da Golf Variant com oferta de mais espaço, conforto e bagageiro.

[Projeção: Kleber Silva]

 

 

Projeção: Volkswagen Jetta Variant 2019 no lugar da Golf Variant?
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email