*Destaque Hatches Projeções Volkswagen

Projeção: Volkswagen Polo 2018 em versão aventureira

polo-alltrack-project-1 Projeção: Volkswagen Polo 2018 em versão aventureira

Com o fim do CrossFox, a Volkswagen não tem no momento um sucessor para o hatch aventureiro, que durante muitos anos foi oferecido no Brasil, onde também teve a companhia do Gol Rally e do mais simples Track. Agora, apenas o Fox Extreme promete algo relacionado com o tema.



No entanto, com vistas a ser o carro mais vendido da marca, o Polo 2018 se converte em uma plataforma para futuras versões que podem empolgar muita gente e também servir de alternativa ao mais caro T-Cross, que de fato será um SUV compacto. Então, como seria o novo hatch da Volkswagen em versão aventureira?

A projeção do designer Kleber Silva, publicada em sua página no site Behancé, revela como o Volkswagen Polo 2018 poderia chegar ao mercado nacional com uma opção alusiva ao fora de estrada. Ele mesmo define o projeto como Volkswagen Polo Alltrack, mas na Europa poderia ser chamado também de CrossPolo, em substituição ao antigo, tornando-o um rival direto do Ford Fiesta Active 2018, a nova geração do compacto europeu.

Como se trata do modelo brasileiro, o Volkswagen Polo Alltrack de Kleber apresenta o conjunto ótico de dupla parábola do hatch feito na Anchieta, assim como a grade com friso único e extensão da pintura da carroceria. Mas, a frente recebe um para-choque mais volumoso com grade colmeia e faróis de neblina maiores, bem como friso em cinza e protetor central de mesma tonalidade.

polo-alltrack-project-1 Projeção: Volkswagen Polo 2018 em versão aventureira

Esse conjunto vem ainda com apliques plásticos na base, que se estendem para as saias de rodas e base das portas, onde outro aplique em cinza pode ser visto. Na traseira, o Volkswagen Polo Alltrack recebe para-choque com a parte inferior em plástico, bem como aplique central em cinza e duas saídas de escape cromadas.

O visual geral ficou interessante e bem próximo do que eventualmente pode ser aplicado ao Volkswagen Polo 2018 na realidade. Mas, se este aventureiro surgir das linhas da Anchieta, ele provavelmente terá alguns itens a mais no visual, entre eles a introdução de LEDs diurnos como na versão Highline, porém, estes podem ser exclusivo da versão.

Além disso, a suspensão poderia ser elevada em alguns centímetros, enquanto os pneus até poderiam ser os de uso misto, mas se o compromisso for mais urbano, então nem deve haver mudança nesse sentido. Do escape, o mais provável seria um escape duplo cromado no lugar de bocas separadas, por conta de custo e reengenharia da parte traseira, se necessário. E, por fim, as barras longitudinais no teto.

Com interior dotado de padronagem exclusiva para bancos e portas, assim como tonalidade diferenciada no painel e demais revestimentos, o Volkswagen Polo Alltrack, Cross ou Rally, seja qual nome for aplicado, poderia oferecer como atrativo o motor 1.0 TSI com transmissão manual de cinco marchas, algo que evitaria qualquer confronto direto com o Polo GTS, já confirmado pela VW e que deve chegar com opção manual para os mais exigentes. Ele pode tanto usar o 1.0 TSI de até 128 cv quanto o 1.4 TSI de 150 cv, que realmente daria ao carro uma performance muito superior.

[Projeção: Kleber Silva]

 

COMPARTILHAR:
  • Pedro154

    Muito bonito. Se fosse lançado, certamente teria o mesmo conjunto do Highline, ou seja, ficariamos no 1.0 TSI + AT6. Aos que sonham com um GTS 1.4 TSI, creio que seja mais plausível tratar-se de um Polo Highline com penduricalhos visuais ao estilo Argo HGT. HGT antigamente significava coisa bem esportiva na Fiat, mas hoje, virou sinônimo de Sporting. GTS, então…

    • Luis Fernando Pozas

      Perfeito. Eu tb não espero nada além disso da VW… Entregar menos por mais, e bater forte no marketing para convencer as pessoas que é uma solução esportiva… 1.4tsi só para quem desembolsar mais de 100k em algum produto da marca

  • Ricardo

    Overdose de Polo. :-S

  • ALESSANDRO GARDEL

    Por favor VW isto é uma estrategia ultrapassada em encher de apliques e penduricalhos. Deixe o carro ter personalidade. Na minha opinião vocês erraram na traseira conservadora. Repensem a falta de criatividade e conservadorismo da marca. Tecnologicamente estão no caminho certo. Pensamento em agradar todos os mercados mais muito acanhados e medrosos em estilo.

    • th!nk.t4nk

      O Polo tem essa mesma traseira há mais de década. Só deram uma leve mexida nos ângulos e elementos. Foi desenhado de acordo com o gosto do mercado onde ele vende mais, o que faz sentido. Sinceramente, nao sei se seria boa ideia fazer uma versao de desenho diferente específica pro Brasil, seria mais uma jabuticaba.

      • negsintheair

        O desenho da lanterna do Golf era “quadrada” há anos e a partir de 2007, a VW adicinaram mais um pedaço na porta mala. Como a própria VW está chamando de mini golf (não sei essa decisão já foi pensado antes ou não), eles poderia ter feito a mesma coisa a traseira do Polo, poderia ter esticado um pouco a lanterna na porta mala. Aí sim ficariam um mini golf.

        • th!nk.t4nk

          Eu acho que no Brasil as pessoas entenderam errado essa afirmaçao. Nao tem nada a ver com o design. “Mini Golf” é pelo fato do Polo ter crescido e se aproximado do Golf em sofisticaçao construtiva. É o Polo de melhor comportamento dinâmico já produzido. A imprensa aqui na Alemanha inclusive o compara o tempo todo com as versoes de entrada do Golf.

        • thi

          ta bom assim mesmo , vcs são os primeiros a nao querer nada tao igual e agora jé que uma lanterna igua la do golf? vai entender

  • vi.22

    essa projeção n tem nada de cross, só colocaram os apliques e nada mais, n mecheram nos para-choques, grade, rack no teto, e o principal, a altura livre do solo…

    • Renan Vinicius

      kkkk essa versao nao passa nem no meio fio da rua , coloque mais 1 volta e meia de mola nesse bicho ai!

  • Pedro Evandro Montini

    Não tem nada de aventureiro. Nem altura livre do solo ele tem. Parece até que foi rebaixado.

  • Daniel dos Santos

    Gambiarra de design…..gol com frente de golf

    • thi

      aco q vc quis dizer bmw serie 1 com golf

  • Dafomg

    Que raio de projeção é essa que só acrescenta plásticos e rebaixa um carro aventureiro? Nada a ver.

  • Licergico

    esse Pol tracker ou o Golo Adventure ?

  • CarlooW

    Hoje qualquer salto alto é motivo para chamar de aventureiro.

  • Fanjos

    Gorfei

  • th!nk.t4nk

    O CrossPolo no caso até tem suspensão elevada. Mas é o carro mais criticado dentro da gama VW na Europa. O problema é que o comportamento dinâmico é muito afetado pela altura, e aí acaba sendo mais negócio levar um desses crossovers compactos de uma vez (2008, Crossland, Ecosport, etc), já que custam o mesmo, mas pelo menos oferecem mais espaço.

  • leitor

    Está mais parecido com Gol e Golf que os modelos anteriores do Polo. E um carro pronto para o asfalto ou qualquer pista bem lisa. Pra isso o Polo sempre foi. Não está ruim. Apenas não parece com a descrição.

  • Mario

    Por se tratar do mini-golf, considero desnecessária uma versão ”aventureira”. Este carro é mais pro lado esportivo e não off-road.

  • Bruno Voz

    Vixe! pode esperar umas 10 versões do Polo agora…Track, Pepper, Rally, Cross….ano q vem tem copa, então vem ai o Polo Seleção ou Polo Copa, 2019 tem Rock in Rio, então já sabemos….

  • Esquilo Tranquilo

    Daqui a pouco aparece a versão Polo Ralph Lauren

    BA DUM TSSSS

  • thi

    esse polo me lambra muito a bmw serie 1 ..MUUUUUITTTOOOO

    • Licergico

      me lembra MUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIITTTTTTTTTOOOOOOOO mais o gol !

  • Vinícius Lima

    Pra mim ficou uma alteração visual semelhante ao Punto na versão T-jet, não ficou com cara de “cross”.

  • CanalhaRS

    Essa obssessão por SUV está indo longe demais…

  • André

    Se a VW começar a entregar todos os Polos Highline que estão atrasados já está bom demais.

  • Zé Mundico

    Ficou parecendo o carro da Anitta.

  • Marcelo Muniz

    Para ser aventureiro precisa aumentar mais essa suspensão e colocar pneus mais altos e rodas menores esta baixo demais nessa projeção, está mais para um GTi do que um Crosspolo. Esse pessoal da “esportividade” é igual mulher de salto ato, prefere ficar bonito do que confortável, rs . Eu pessoalmente não vejo beleza nenhuma em desconforto só problemas.

  • Fabio

    Achei sem noção, Aventureiro com cara de Esportivo !!! Dupla saida na traseira, rodas de aro grande, suspensão baixa…enfim, pra mim seria só mais um modelo pra justificar uma diferença de valores na gama…

  • Guto

    Melhor não, né? rsrs

  • Leko Correia

    Essa frente baixa não casou com a proposta “aventureira”.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email