*Destaque Peruas Projeções Volkswagen

Projeção: Volkswagen Polo Variant como sucessora da SpaceFox

VW-Polo-Variant-2018-02 Projeção: Volkswagen Polo Variant como sucessora da SpaceFox

Como mencionamos anteriormente, a oferta de peruas está reduzida a quase nada no mercado brasileiro, mas e se tivéssemos novamente algumas opções viáveis para substituir os produtos que estão indo embora? A Fiat não deverá colocar no mercado uma substituta para sua vetusta Weekend, mas bem que seria interessante ver como perua baseada no Argo, não é mesmo?



Na Volkswagen, a SpaceFox também não deverá ter muito chão pela frente. Embora ainda seja bem emplacada na Argentina, a perua “altinha” feita por lá, só é vendida aqui em uma única versão e está pedindo para arrumar as malas. Caberia uma sucessora de respeito? Para Filipe Augustus, a resposta é sim. Ele fez uma projeção com proposta de uma familiar acessível para cobrir o buraco que será deixado.

Fora a SpaceFox, que no momento é oferecida a partir de R$ 60.290 e unicamente com motor 1.6 MSI de 8V e até 104 cv, com câmbio manual ou automatizado I-Motion, a Volkswagen tem ainda a bela perua Golf Variant a partir de R$ 97.020, mas com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, além de câmbio Tiptronic de seis marchas.

VW-Polo-Variant-2018-02 Projeção: Volkswagen Polo Variant como sucessora da SpaceFox



No caso da sucessora da SpaceFox, a proposta é uma Volkswagen Polo Variant 2018. Esta nova perua feita sobre a plataforma modular MQB A0, tomaria emprestada a base alongada do Virtus, entregando assim um entre-eixos de 2,65 m. Com esse importante acréscimo de espaço, a proposta familiar ficaria ainda mais vantajosa, devido ao grande espaço no banco traseiro, visto no novo sedã e que poderia também integrar um sistema de ajuste longitudinal do banco traseiro bipartido, ampliando ainda mais o porta-malas, que provavelmente alcançaria mais de 700 litros até o teto. Poderia até incluir nisso dois assentos dedicados a duas crianças.

O design geral estaria de acordo com o estilo do grupo alemão, o que inclui influência da perua Audi A4 Avant e da própria Golf Variant. Na traseira, as lanternas duplas do Virtus serviriam bem ao conjunto da Polo Variant, que teria ainda uma vigia traseira mais baixa para ampliar a visibilidade traseira. O para-choque também seria emprestado do sedã, compondo assim o visual dessa perua, que teria o restante da carroceria similar ao Virtus.

Na motorização, Augustus sugere o mesmo trem de força do Virtus, com motor 1.6 MSI de até 117 cv na versão de entrada e o 1.0 TSI com até 128 cv nas versões mais caras. No câmbio, adicionaríamos um automático Tiptronic na versão MSI, reforçando o apelo familiar do modelo. Preço? Provavelmente custaria a partir de R$ 65 mil, mas perigosamente chegaria aos R$ 90 mil quando totalmente completa. Para a Volkswagen seria também a oportunidade de exportação para a Europa, onde o Polo não possui uma perua.

[Projeção: Filipe Augustus]

COMPARTILHAR:
  • Louis

    Eu acho que teria mercado por aqui, já que praticamente não teria concorrente.

    • Feliphe Santos

      Sem concorrente e sem público também. O mercado prefere os SUVs.

      • Hendel Marques

        Que inclusive ja foi confirmado.

      • Rodrigo Pasini

        Isso mesmo, basta ver que a tal golf variant vendeu 630 unidades durante o ano de 2017, ou seja, vende nada.

        • Louis

          É que Golf Variant está muita cara. Veja a Spin, que não é SUV, vende razoavelmente bem, mesmo sendo horrível e beberrona.

          • Fanjos

            Carro de 7 lugares…basicamente por isso, é a unica opção de 7 lugares que não custa um rim

            • Luciano RC

              É o único lixo do mercado que tem um valor “acessível”. A hora que chegar um modelo SUV abaixo dos 85 mil reais com opção de 7 lugares, a Spin morre.

              E outra coisa, ela vende muito pra Policia. Desde que a Weekend e Spacefox morreu, só sobrou ela.

              • Luis Burro

                Só se for chinesa, nenhuma outra montadora vai cobrar isto.

              • Ducar Carros

                Spacefox não morreu, pelo contrário, deu uma ressuscitada (mais que dobraram as vendas mensais), devido à reprecificação feita pela VW.

                • Luciano RC

                  Ela ajustou as versões e os órgãos públicos saíram comprando, só isso.

                  • Eduardo

                    E aqueles que gostam do carro e viram uma boa oportunidade de pegar um carro bom, do qual gostam, a preço mais coerente.

                    Passada essa demanda reprimida as vendas caem novamente. Foi assim com a Renault Megane Grand Tour. Logo no início decolou nas vendas, depois foi reduzindo e a “renô” deu o tiro de misericórdia nela.

                    • Luciano RC

                      As vendas foram boas da Grand Tour porque até os frotistas viram oportunidade e acabaram aderindo. Ela era o preço da Weekend, sendo muito superior.

            • Rômulo Júnior

              Sem contar q a spin de 5 lugares vende bem para frotas como a da polícia aqui em Pernambuco por ter um grande porta malas.

          • Rodrigo Pasini

            Mas ainda assim prova que ninguém quer um carro desse tipo.
            Cruze, civc, corolla também são caros, e vendem, então o preço não é desculpa.
            SUVs por si só em suas versões mais completas também são bem caros, e ainda assim vendem.

            • Luis Burro

              Perua sempre foi mais carro de mãe.As mulheres preferem carros altos por causa da sensação de segurança,e os SUVs oferecem mais q qlqr sw.

              • Eduardo

                perua é carro de gordo. sempre que via uma quantum / ipanema / suprema / elba na rua descia um barrigudo de dentro.

                • Luis Burro

                  Kkkkkk,geralmente eu tbm via,principalmente a Caravan.

      • Isaac Ferreira Santo

        Pior que é verdade. Até os hatchs médios estão ameaçados

        • Luciano RC

          Os hatchs médios já estão condenados. Os sedans que começam a ficar ameaçados. Acha que a Nissan vai privilegiar o Sentra? Nunca né.

          • Eduardo

            Golf never die.

            Em breve pode ele ser a única opção no segmento. E será importado visto nãovaler a pena produzir poucas unidades. Focus hacht e 308 caminham para a mortee, se não morrerem, serão figurativos. 308já o é. E o Cruze depende da política da GM. Esse último até acho que fica.

            • Luis Burro

              Como assim,ele é o menos propenso a continuar.O Focus tá sobrevivendo, só o cruze q consegue algo.

            • Ricardo Blume

              Acredito que a VW está querendo matar o Golf aos poucos para dar lugar na linha de montagem as SUVs. O preço do modelo não para de aumentar, pelaram o coitado quando passaram a fabricá-lo no país e as vendas estão ai para provar o desastre. Claro que há crise no segmento mas percebe-se interesse nenhum da montadora em vendê-lo.

              • Eduardo

                Não é um carro tão barato de produzir tb. Mas poderia custar um pouco menos mesmo.

            • Luciano RC

              O Golf parece que ainda tem uma próxima geração garantida. O Focus deve ficar somente no Sedan. 308 morreu… só esperar parar de vender e já era.
              O Cruze deve ficar até o Tracker ser nacionalizado (ou produzido na Argentina) e assumir a posição.

              • Eduardo

                Exatamente. Golf tem no mínimo mais uma geração vindo. Focus eu tb aposto isso, que sairá o hacth e vão focar no sedan (fastback). 308 tá pela extrema unção. Quanto ao Cruze hacht é que era minha dúvida. Qual política a GM iria adotar. Com vendas em baixa é notório que deverá terminar retirando-o de linha e focando no sedan.

                Uma lástima, acho fantástico os hactches me´dios, são espaçosos, confortáveis, com bom porta malas, de muito boa aderência nas curvas e dirigibilidade, tem tecnologia embarcada mas a onda SUV os está matando de vez.

                Os sedãns creio que tem mais tempo de vida, principalmente veículos consagrados como o Corolla.

                • Luciano RC

                  Os hatchs morrem nessa geração… os sedans terão mais 3.

                  • Eduardo

                    À excessão do Golf.

                    • Luciano RC

                      O Golf terá somente mais uma no Brasil. Espero que a VW saiba posiciona-lo para ele viver bem.

          • Luis Burro

            Duvido muito q sedã perca mercado como os outros.Apesar de SUV ser atraente ele não perde aquele jeito familiar.
            Eu gosto mais pq tenho família grande,mas tbm aprecio uma minivan.

            • Luciano RC

              Já está engolindo amigo… Civic perdendo para o HR-V. O Kicks fez sucesso e o Sentra nada. O Tracker já vende mais que o Cruze. O Captur e a Duster vendem o que o Fluence nunca vendeu. Sò falta a Toyota entrar nessa conta.

              • Luis Burro

                Sim,mas roubando de outros segmentos.Digo q os sedas nao ficarao como os hatcs medios.

                • Luciano RC

                  Hoje não fica, mas em menos de 10 anos fica. Atualmente, somente o Corola vende bem. Todos os concorrentes já foram ultrapassados pelos SUV de suas marcas. O HR-V passou e se não me engano o Tracker também já passou.

      • Leonel

        É que me diz uma perua no Brasil de primeira linha e que custe menos de 100k? Olha o valor do Golf…
        Eu penso que se vem nesse formato e com preço interessante, poderia sim ter boas vendas.

        • Luis Burro

          A bem vdd é q as montadoras tiraram mais pq elas não rendiam mais como antigamente,e as marcas no Brasil tem um padrão estabelecido de lucro, abaixo daquilo eles já tiram,msmo q tivesse vendendo bem

          • Luis Burro

            Eles tbm levam em consideração o custo do projeto,qndo um mais barato começa a se destacar,logo desiste dos outros, é o q parece pra mim.

    • Ric53

      Assino embaixo! Qual é a SW de entrada Golf Variant? Palio Weekend vendia muito!

      • Luciano RC

        Vendia muito em 2001. Saiu do mercado vendendo miséria e só pra PM.

        • Rafael Straus

          Se tivessem feito uma versão “Weekend” do Grand Siena, com certeza estaria vendendo bem mais.

          • Luciano RC

            Acho que não estaria… o mercado já não tinha mais interesse nesses modelos.

    • Ducar Carros

      O importante é ter mercado na Argentina, onde há uma demanda maior por peruas. Mas acho que uma versão automática (1.6 mesmo) em torno de R$ 70 mil teria demanda aqui sim.

      E poderia abastecer o resto da AL, já que o México deve encerrar a produção do Golf (incluindo Variant) lá no ano que vem.

      • Luciano RC

        Se o Sedan não fica em 70 mil, imagina uma Station que é mais espaçosa?

        • Ducar Carros

          O Virtus MSI está R$ 60 mil, com AT, ficaria em torno de R$ 65 mil.

          • Luciano RC

            Isso no modelo de entrada, sem os opcionais de segurança. E duvido que ache essa versão nas concessionárias.

        • Eduardo

          a partir de 70-75 a de entrada e top por 95-100. Vou de Golf Variant 1.4T. VW não vai gastar nesse carro, vai é ir de SUV mesmo.

      • Alvaro

        Os hermanos são a única esperança de ver um modelo como esse por essas bandas, ainda assim muuito difícil, visto que nem na Europa, ela não possui mais a variante perua desde o Polo mk3.

    • Jeremias Flores

      pena que as SUVs mataram as peruas, mas seria uma ótima opção

  • João Martini

    A4 Avant de pobre rs. Ficou bem legal

  • Renato Duarte

    Num país onde é obrigação chegar nos lugares ( Shopping, bons restaurantes, etc…) em um carro com concepção “moderna”,, uma perua derivada de carro compacto não teria espaço. Se venderia bem?? talvez sim, mas não compensaria o investimento do projeto.

    • Djalma

      Investimento no projeto até que seria pequeno já que usaria todas a base do Polo/Virtus, inclusive mesma linha de montagem.

  • Fanjos

    Não adianta o pessoal que gosta de peruas não iriam comprar, só acham lindo mas com outro carro na garagem

    • Luciano RC

      Carro de vitrine… todo mundo gosta, mas ninguém leva.

      • Fanjos

        Eu queria muito um Golf Variant mas no meu caso o seguro é insuportável, achei que por ser perua seria viavel mas não muda muito do Golf normal, para vc ter uma ideia, ficou em HuE$ 8.500 na seguradora mais xinfrim, com coberturas minimas, franquias absurdas e com obrigatoriedade de usar rastreador a parte.

        • Luciano RC

          Isso inviabiliza qualquer sonho de comprar o carro.

        • Racer

          Eu começo minha decisão pelo valor do seguro….já descartaria também. Estava bem inclinado a comprar um XC60, até ver o preço do seguro….

          • Fernando_S

            Mudem-se para o interior. rsrs. Pago R$ 2.300,00 no seguro de um Passat e R$ 900,00 num UP tsi.

            • Racer

              Nem me fala….é meu projeto a longo prazo.

        • Rodrigo

          NOBRE VOCÊ NÃO FAZ IDEIA DO VALOR DE SEGURO NO RJ!!

          • Fanjos

            Imagino, a situação aí está feia com tudo, até para fretes de produtos comprados né.
            Esta tendo roubo de carga direto, passa na TV o tempo todo, situação lamentável =/

  • Luiz camurça neto

    linda!!!

  • Andre Vicente da Cunha

    Vida eterna às station!!!

  • Flávio Hashimoto

    Ficou muito top! Eu compraria fácil. Ainda não entrei na onda dos SUVs e pretendo adiar até quando tiver uma opção…

    • Paulo César de Carvalho Júnior

      Eu tb!

  • Paulo César de Carvalho Júnior

    POR FAVOOOOORR VW!

  • Audi a5

    Linda. Todo mundo gosta, mas aqui ninguém compra, simplesmente porque é um carro racional: espaçoso, com boa dirigibilidade. A moda é o irracional: suv de cidade. Sem capacidade off road, sem porta malas, com centro de gravidade alto, montado sobre plataforma de compacto e com preço de sedã médio grande.

    • th!nk.t4nk

      Se é racional, tende a ser fracasso de vendas no Brasil, infelizmente.

  • Paulo César de Carvalho Júnior

    Faz uma Cronos Weekend pra nós tb!

    • Ducar Carros

      Uma Cronos Weekend seria uma boa ideia, já que seria produzida na Argentina, onde há maior demanda por peruas, e poderia ter um bom preço (versão AT abaixo de R$ 70 mil). E viria para o Brasil substituir a defasadíssima e extinta Weekend.

      • André Luis Versiani

        Cronos Weekend com lanternas estila a marea weekend, seria linda demais!

      • Vattt

        Tem no Insta da FCA brasil uma montagem para apreciação do público!!!

    • Vattt

      No instagram da FCA eles colocaram uma Cronos Weekend, ficou muito bonita também!!! Apesar de eu gostar mais montagem dessa VW.

  • Oberon de Megrez

    Se aumentar a altura do solo e colocar pneus com perfil maior iria vender muito.

    • Ricardo

      E “prásticos” por tudo! Hahahaha. Otários!

      • Roberto

        Nem precisa… só uma moldurazinha nas caixas de roda como o Gol Track

    • Luis Fernando Pozas

      Kkkk

  • Duh

    Na vida virtual todo mundo acha lindo, na real é que nem pantufa, dentro de casa é confortável, fora é muito brega.

    • FearWRX

      Fale por você. Já tive duas peruas e agora estou num hatch médio. Mas quando eu for sair dele, pegarei mais uma perua.

  • No_Name

    Um tipo de carroceria que ficaria muito boa no Virtus seria um cabrio. Alguém faça uma projeção!!

  • Alvaro

    A idéia é muita boa, pois o Golf Variant além do preço elevado, possui um porte avantajado, competindo com os sedãs médios. O Polo Variant seria interessante como uma opção a mais perante aos sedãs compactos. Embora seja difícil no mercado brasileiro onde reina um preconceito forte sobre peruas, aquele estigma de ser “carro de família”. No meu caso seria ótimo para acomodar amostras de produtos (que são pranchas grandes) e eventualmente levar minha bike (mas muuuito eventualmente, que não justificaria comprar uma picape).

    A esperança está no hermanos! Tomara que motive a VW a pensar em um substituto para Suran / SpaceFox, afinal só temos a SpaceFox devido a boa aceitação pelo público argentino.

  • V12 for life

    Seria interessante e muito bem vinda, mas já sabemos que um crossover tomará o lugar da SpaceFox na linha de montagem.

  • Piston head

    Pois é, linda e não vai existir.

  • rafael soares domingues

    Se fosse uma média de 5 mil mais em conta que os SUViz da moda teria seu público.

  • Ricardo

    Ficou linda a projeção!
    Uma dessas com 1.4T seria o carro perfeito!
    Salvem as Peruas e fodam-se os SUVs!

  • Thiago André

    Até os hacht 1.0 popular estão com seus anos contados. Mini SUV é a moda. Daqui a pouco Ford EcoSport mata o Ka, e popular dá Ford. Assim vai ser com outras montadoras.

  • Andre L W

    Achei muito bonia a projeção. Gosto das peruas, mas aqui o mercado delas, infelizmente, acabou… Como já comentado, não teriam consumidores suficientes para fazer valer a pena o investimento. Nem na Argentina, pois a Suran/SpaceFox pode até vender bem lá, mas isso ocorre exatamente porque a VW não possui ainda SUVs compactos ou “furgonetas” de passageiros (a Suran acaba sendo uma epécie de minivan também, pelo próprio estilo do Fox, agradando aos consumidores de VW, com fortes vendas lá). Moro no litoral de SC e é raro você ver os “hermanos” vindo com peruas, o que mais se vê são picapes, SUVs, sedãs e, como disse, as “furgonetas” estilo Kangoo e Partner.

  • NaoFaloComBandeirantes

    Seria meu sonho de consumo. Mas duvido que exista por aqui.
    Fiaria linda assim.

  • Djalma

    E não é que ficaria bonita!

  • Lucia C.

    Bonito, espaçoso e uma ótima opção para famílias que não querem gastar muito num SUV grande e precisa de espaço. Uma pena que esse segmento não tem força no Brasil

  • Diego G. de Lima

    Poxa… Se vão fazer o spacefox da plataforma podiam fazer o Fox… Ruindade do ca@#$@.

  • Luciano RC

    Esquece gente… ficam nesse sonho de voltar a ter Station. Vai ter somente o SUV e pronto… mercado não absorve isso não.

  • Lukoh

    Prefiro o Golf Sportsvan no Brasil…

    • PEDAORM

      Naturalmente uma variante do Gollf será superior a uma variant do Polo. Em tempo a Sportvan é uma minivan, e isso uma perua, como a Golf Wagon que já temos por aqui.

  • Evaldo Porto

    Muito bacana a projeção! Dependendo do preço pode ser uma pedra no sapato dos SUVs…

  • Lucas086

    Bonita demais ficou, bem mais que o Virtus…

  • Duarte Fonseca

    Gostei.

  • rbacarin

    PLEASE VW!! Eu compraria. #SaveTheWagons

  • Vattt

    Ficou perfeita!!!! Mas com a mania que os fabricantes tem de cobrar muito a mais por uma tampa de porta malas maior, iria bater no valor dos SUVs como acontece com o Virtus que já está bem caro!!! Ma is a projeção está fantástica e esse carro seria um colírio para meus olhos nas ruas, assim como é a Golf Variant, A4 Avant entre muitas outras belíssimas peruas usadas que ainda circulam no mercado!!!!

  • Eduardo

    a partir de 70… a de topo por 95.

    na mesma loja teria a golf variant (de entrada) com o ótimo 1.4 turbo por 95 … 97.

    Eu iria de Golf Variant, logo, duvido que a VW gaste numa grana desenvolvendo um carro desses.

  • Carlos Pato

    Preciso de um carro assm,compraria uma com certeza….. acredito que com preços adequados venderia bem…. muita gente tem filho e precisa de um carro assim e não havia uma opção moderna no segmento a pelo menos 10 anos…..

    • Filipe Augustus

      Meu amigo tem dois filhos pequenos e ele vai se virando com as SW antigas!!!!! Ele diz que é inviável pra ele um sedan, ou uma SUV pelo custo de manutenção! Existem muitas pessoas que compraria uma SW por um valor justo!!!

  • Roberto

    Acho que a VW deveria buscar um intermediário (tamanho) entre o Polo e o Virtus… mesmo entre-eixos do Virtus e um porta-malas intermediário… em torno de uns 400L. Sobe um pouco a suspensão e vende como Polo Track, Alltrack, SpacePolo, sei lá

  • Marco Monteiro

    Muito bonita essa projeção. Parabéns

  • Augusto

    Gostei dessa projeção

  • Luis Burro

    De frente, até vai,mas de traseira prefiro só ver uma vz.

  • Luis Burro

    As montadoras se baseiam muito em tendências,e as vzs tiram antes até de se concretizar.Elas deveriam ser mais cuidadosas.Jah penou se elas tivessem tirado os SUVs de circulação a 10 anos atrás,pq o mercado estadunidense caminhava pros híbridos!

  • NYC_Man

    Ficou linda.
    Poderiam lançar mesmo.

  • thi

    Pra mim a tipo de carroceria que me amarro .
    #porfavorvw

  • Razzo

    Salvem as peruas ! Pena que no Brasil não exista mais mercado para este segmento…

  • Wolfpack

    Ulala agora sim eim…

  • Marco

    Bonita hein!!! Gostei desta projeção !!!

  • Eduardo Sad

    Gostei muito da projeção. Curto sedãs e peruas! Dizem que o desenvolvimento desta versão não compensaria o custo. Pergunta de leigo: estando o carro-base Virtus pronto, ficaria realmente tão mais caro projetar e desenvolver esta variante? Muito legal essa versão…

    • Gil de Piento

      A estrutura traseira do Virtus não foi pensada para uso como perua. Teriam de aproveitar parte da estrutura da Golf Variant. Todavia, com os preços pedidos pelo Virtus, uma SW 1.0 alcançaria os preços da Golf Variant 1.4.

  • Henrique

    Pro infernoooooo os SUVs. Maravilhosaaaaaaaa perua, vem pra casa, vem meu bem ! Lindaaaa…….

  • Matheus Reis Fernandes

    TEM q trazer o nome parati de novo.

  • Ricardo Blume

    Uma pena que wagon no país já era. Saudades da Fielder, Parati, Suprema…

  • P500

    Uma venda seria a minha. Gosto de peruas, atualmente estou para comprar um Jetta variant 2.5 2013.

  • Raikkonen 2018

    Gosto dos comentários sobre a projeção do Filipe Augustus, que por sinal, ficou muito boa. Não gosto dos comentários dos tecnochatos que ficam discutindo projeções de mercado e SUV. Não custa sonhar com a volta das peruas, pô!

  • Jeremias Flores

    sou suspeito em falar, pois sou fã de Peruas.

    save the wagons!!!!

  • Fabiano Navas

    Parabéns pela projeção! Muito bem feita e condizente com o design padrão da montadora!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email