*Destaque Pickups Projeções Volkswagen

Projeção: Volkswagen Saveiro inspirada no Novo Polo

vw polo alltrack saveiro 1 - Projeção: Volkswagen Saveiro inspirada no Novo Polo

Como se sabe, a Volkswagen projeta uma nova geração da picape Saveiro, um modelo que será feito sobre a plataforma modular MQB. A chamada Saveiro NF será esse produto, mas o que se sabe até agora é que a proposta seria bater de frente com a Fiat Toro. Porém, a perua Golf Variant anda sendo usada supostamente como mula para testes dessa nova picape.


Assim, como seria essa nova Saveiro feita sobre a plataforma MQB? Como se sabe, a base atual do Gol e Voyage se perderá após 2020, quando a Volkswagen pretende lançar um sucessor do Gol, conhecido como projeto MQB A00. Pelo anunciado na Argentina, não haveria um sedã compacto ao lado desse hatch, o que indica acumulo de função para o Virtus com a saída do Voyage.

Já a Saveiro começou a trilhar esse novo caminho na última atualização, quando esteticamente começou a se distanciar de Gol e Voyage, fato reforçado pela própria Volkswagen. Assim, a picape começa sua migração para a plataforma MQB A0, a mesma de Polo 2018 e Virtus 2018.


O trio é atualmente feito na fábrica da rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP e isso não deve mudar com a nova geração da Saveiro. Afinal, ambos compartilharão a mesma base e o T-Cross terá volume suficiente para trazer de volta a rentabilidade operacional em São José dos Pinhais-PR.

vw polo alltrack saveiro 2 - Projeção: Volkswagen Saveiro inspirada no Novo Polo

Uma projeção de Kleber Silva mostra como poderia ser essa nova Saveiro, embora ele identifique o projeto como “Polo”, sobre o “kit de ferramentas modular”. A inspiração no hatch é evidente, já que o compacto foi o primeiro VW sobre ela. Mas nesse caso, a herança estética vem acompanhada de um para-choque com visual mais robusto e alusivo ao T-Roc, dada a proposta da versão batizada pelo designer de “Alltrack”. Essa Saveiro Cross não tão futurista teria ainda uma cabine dupla com duas portas, embora seja tentador imagina-la com quatro entradas.

Com o mesmo aplique lateral de identificação da versão, mais proteções adicionais nas portas e rack exclusivo no teto, dariam à Polo Alltrack um visual bastante interessante. Na traseira, as lanternas seguem um layout semelhante ao do Polo, mas em seu formato mais compacto. O para-choque integrado à tampa é outro item que chama atenção nessa proposta visual, assim como escape duplo cromado e um protetor central, não visto ainda em picapes.

Como se trata de um exercício de imaginação, então podemos pensar nessa Polo Alltrack ou Saveiro Cross com tração nas quatro rodas 4Motion. Mas, de volta à realidade, a próxima picape da VW deve seguir Polo e Virtus na mecânica. O motor 1.6 MSI de até 117 cv entra como principal candidato, ainda mais podendo oferecer uma versão Tiptronic, algo que uma picape leve deveria oferecer em alguns casos. O motor 1.0 TSI de até 128 cv também seria bom, mas apenas em versões mais caras e completas. Na base, não inspiraria confiança no cliente comercial, outro ponto que a picape precisará atender na próxima geração.

[Projeção: Kleber Silva]

 

 

COMPARTILHAR:
  • Ricardo

    Massa! Por apenas R$ 90.000.

    • Ricardo Blume

      Se a Cross completa custa 80k, com CD e motor TSi, conforme sugere o texto, eu não duvido.

      • Rodrigo

        Se sentar na mesa pra conversar com o vendedor cai de imediato pra 75 mil, com 15 minutos de bapo, você consegue todos os opcionais grátis e emplacamento grátis.

    • Antonio

      No minimo mais de 100 mil a cross.

    • Rodrigo

      Ainda tem gente que compra Saveiro Cross CD por 75 mil, um lixo de utilitário e um lixo pior ainda quando tem que ser um veiculo de 4 passageiros.

  • Pedro Mello

    Como todo VW, acaba se tornando mais do mesmo.
    Só muda o tamanho.

    • invalid_pilot

      Pelo menos tem desenho proporcional, nada de aberrações e gambiarras

      • Djalma

        Ficaria até interessante, menos a parte do para choques, que eu acho que deveria seguir o design do Polo também.

        • invalid_pilot

          Eu queria ver uma SW do Polo, isso sim!

          Essa frente pra picape ficou meio estranha (na minha opinião)

  • celso

    Estou curioso em saber como será a tal Saveiro NF, rival da Toro. A Fiat ousou no modelo e se deu bem.
    Será que a VW seguirá a mesma receita, ou será apenas mais um modelo de design genérico da marca ?

    • Djalma

      Pelo andar da carruagem, acho que só vamos saber daqui uns 5 anos. Os caras são muito lentos nos lançamentos.

    • Volkswagen Virtus

      Já saiu em algumas mídias que a VW não vai fazer essa picape do porte da Toro, mas sim entre a Oroch e a Toro.

      • Ricardo

        Ou seja, mm de diferença. Hehe

        • DevXav

          Pois é..
          É justamente o que eu falo quando comentam sobre SUVs..

          Tem um monte que tem poucos centimetros de diferença, ai quando a gente entra na questão do preço, por conta de uma diferença ridicula no tamanho o cara ja fala “ah mas esse é outra categoria”.

          Povo cria categoria de carro igual coloca oregano na pizza hoje em dia..

          Joga o carro 1cm pros lados e pra cima, pronto, categoria diferente, por custar 100 mil ja!!! g0g0g0..

          wtf hu3zil?

  • Rodrigo Schiavo

    Na verdade poderia ser uma reeeeeeestilização do Gol aplicada na Saveiro, não muda muito!!!!!

  • Tosca16

    Seria bom se fosse do tamanho da Toro, nessa mesma proposta; poderia ser um novo modelo entre a Saveiro e Amarok.

    • Ricardo Blume

      A VW tem planos de lançar um concorrente para a Toro ficando assim, acima da Saveiro.

      • Tosca16

        “Amaroquinha” ou “Saveirona” kk.

        • Flavio de Castro

          esta saveiro ficou com a impressão de urbana.. onde está a robustez para quem usa no interior?

          • Tosca16

            Sinceramente, não me recordo de muitas Saveiros com vocação fora do ambiente urbano, mas o visual tem seguido essa linha urbana a um bom tempinho.

  • CanalhaRS

    Será que a VW vai matar o Voyage novamente? Não pode ser tão burra assim.
    Pensando melhor, uma empresa que nunca teve uma Van aqui quando o segmento era aquecido, que em pleno 2018 ainda não tem nenhum SUV nacionalizado, que matou o voyage em 1996 com o segmento disparando em vendas, que trouxe um Golf atualizado com a Alemanha e depois o depenou e quase dobrou de preço, é bem possivel mesmo…

    • Matthew

      Verdade hein, não tinha parado pra pensar em todos esses erros da marca. Segmento de minivans nasceu, cresceu, morreu sem um nome de peso da alemã. Só bola fora.

      • CanalhaRS

        Não por falta de produto, porque lá fora eles tinham a Touran e a Sharan. Incompetência mesmo.

    • Wellington Myph13

      Até então o Polo e Virtus tem mostrado outro mundo nas estratégias. Vamos aguardar, mas acho que ela deve ficar com uma linha bem completa e atualizada até 2020…

    • Gil de Piento

      Quando lançou o up, estava com tudo pronto para lançar o Polo com o nome de Gol, mas adivinhem o que ela fez.

      • Victor Machado

        Se tem trouxa que compra Gol do jeito que está?! Pra que né?! Vamos jogar mais margem no Polo e enfiar guela abaixo! Já que a FIAT tb fez isso com o Argos.

    • Hoffmann

      Ou seja, a VW Br é burra sim.

  • Tommy

    Se ela entrar no clubinho dos carros obesos atuais então não é muito difícil de imaginar que ela seja o futuro suvinho do Polo com caçamba

  • Thiago Ramos

    Nuuu, sensacional. Pena que na hora que a projeção vira carro, as monstruosidades aparecem. Lembro do Agile nessas horas…

    • Tosca16

      VW não tem esse risco, o máximo que vc poderá ver é um novo Gol, Gol com rodas novas, Gol alongado, Gol com caçamba… distanciando-se disso só o Up! e o Fusca.

  • Ficou bonito, mas ia custar uma fortuna.

  • Natán Barreto

    Pode ter a texnogia que for que vai continuar comendo poeira pra Strada. Brasileiro gosta de pagar 80 mil reais em uma picape com 20 anos de mercado.

    • Verdades sobre o mercado

      Strada vende mais porque é mais valente que a Strada para por na mão de peão. Para uso particular(venda a varejo) a Saveiro que é muito melhor que a Strada no uso não intensivo vende bem mais.

      • Stranger

        Realmente, por mais antiga que seja, é excelente para trabalho. Tinhamos uma na loja e carregava 1 tonelada de boa.

    • Danilo Soave

      já tive duas Stradas e duas Saveiros. Pro trabalho, Strada é muito mehor, manutenção barata, não quebra e suspenção macia. Já a saveiro, o oposto em tudo.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Parece meio curto, acho que a nova Saveiro vai se basear no novo Gol e Voyage mesmo em 2020. A pick up que falam que vai ser do porte da Toro ou Oroch deve ser mais ou menos do tamanho do virtus e acho que não se chamará Saveiro, pois seria muito burra aumentar a Saveiro de preço e tamanho sem ter uma Pick up pequena e “barata”

  • Wellington Myph13

    Muito pouca evolução, não faria nem cócegas na Strada e nem chegaria aos pés da Toro.
    Precisa ser um novo modelo, baseado no T-Cross mesmo, pra rivalizar com a Toro… A Saveiro deve se manter nessa plataforma por mais um bom tempo, apenas com alterações de motor, talvez ganhar um AT6 igual ao Gol e Saveiro e quem sabe crescer um pouquinho mais nas vendas.

  • Carlos Sá

    Usaria o entre-eixos do Polo (2,56m) ou do Virtus (2,65m)?

    • Djalma

      Se for para concorrer com a Toro, passaria de 2,70.

  • Djalma

    O ponto positivo é que poderia reduzir preço, já que a SAVEIRO não vende mais porque é cara em demasia.

  • Eskarmory .

    Essa ficou até interessante, curioso que até os projetistas independentes mostram mais criatividade que os próprios da Vw…

  • Luis Burro

    Não, a frente é a parte menos atraente do Polo,gosto muito mais da anterior.

  • Mauro Moraes

    Acho que essa proposta de design não irá mais a frente. Já cansou, já deu o que tinha que dar. Aos torcedores da VW vale lembrar que a alemã já foi líder “absoluta” do mercado brasileiro por mais de 30 anos. E aviso que quando chega lá, dorme em “berço esplêndido”. Só acordou depois que perdeu a liderança e começou a renovar seu portfolio. Não fosse isso ainda estaríamos andando de Kombi, Santana e Gol bola.

  • Luis Burro

    Podia ser uma mini Amarok, ficaria mais bonita que esta ao menos.

  • Lorenzo Frigerio

    Uma caçamba de verdade, para trabalho, iria bem. Coisa que a Toro e a Oroch não oferecem, pois são carros disfarçados de pickup.

  • leandro

    É facil projetar qualquer volks pois são todos semelhantes. Entedo pq a fiAt vende argo devido a sair da mesmice e suvs vendem dem também devido a isso. É fato que os medios HB ou sedan fora civic 10 ficaram todos iguais.

    • Xandy Paiva

      Mas o Argo tem frente de Gol e traseira de HB20, diria que é um mix dos dois carros…kkk

      • 💀GHOC💀

        Eu quando olho vejo um g5 com facelift

  • Raimundo A.

    Respondam como o Golf Variant mula, com entre-eixos aparentemente menor os originais 2,63m que já é menor que a Saveiro atual(acima dos 2,70m), seria a base de uma Saveiro NG? Ainda mais se fosse uma configuração para competir com o Toro sendo o entre-eixos pouco maior que o Oroch(2,83m) como especulam?

    O Golf Variant mula era para ter o eixo traseiro bastante deslocado para trás e isso tende a provocar alterações claras na carroceria, que não aparentam porque o entre-eixos, sendo menor, as rodas menores podem confundir, não provocaram. Logo, a mula pode ser de SUV.

    Fotos sugerem que o T-Cross pode ter entre-eixos maior que o Polo (2,56m), mas a mula teria menor que o Golf Variant (2,63m). Boa parte dos concorrente do T-Cross tem entre-eixos na casa dos 2,60m. Hipoteticamente, a mula pode ser a base do T-Cross com entre-eixos perto dos 2,60m.

    Poderia ser a base do Tarek, a ser baseado no Karok? Talvez. O Skoda tem a mesma medida do Golf Variant em entre-eixos, que por sinal é a mesma do nosso Compass, que perde, por exemplo, para Captur/Duster. Entretanto, a mula teria medida menor. Faria sentido o Tarek ter medida inferior ao Skoda se aproximando mais de SUVs compactos? Acho que não. Teria que manter a medida do original do Golf Variant, por ser igual ao Skoda, ou ser maior, mas inferior a outro Skoda: Kodiaq. Aí, pode entrar a medida usada pelo Virtus (2,65m), que é a mesma do Jetta agora old generation.

    O Golf Variant não teria nada haver com a Saveiro NG. Seria mais um SUV, provavelmente o T-Cross avaliando outras coisas que o produto já em testes com carroceria final. Poderia ser o 1.4 TSI. A VW disse que a Saveiro agora será uma família devendo ter identidade própria, variações de entre-eixos porque uma CD 4 portas seria a concorrente do Toro e do Oroch, se todas foram chamadas Saveiro. A mula da nova geração da Saveiro ainda irá surgir e vai chamar a atenção pelo entre-eixos avantajado se usarem veículos sedã ou SW existentes. Um Passat com entre-eixos esticado poderia ser mula da Saveiro NG.

  • Best Comment

    Eles precisam de um carro que se defenda da Toro.

    A saveiro, por mais emperequetada que seja, não vai conseguir disputar o segmento superior.

    Em tempo: a saveiro atual merece um facelift (a última cross está mais feia que a anterior) e câmbio automático.

  • Cincinato

    O diferencial da Toro é o design.
    Quero ver como a Volks vai enfrentar isso.

    • RRodrigo Souza

      o design e o porte maior do que a saveiro são os diferenciais

  • Ricardo Blume

    Ficou bacana a projeção mas acho difícil a Saveiro ter frente de Polo. Para a marca, o Polo seria um carro mais premium, assim como o Golf. Mais fácil a nova Saveiro ter a frente do novo Gol do que de qualquer outro modelo da VW.

  • Luciano Barbosa

    Como ex proprietário de Saveiro, digo que esta só será uma pickup páreo para a Strada, quando tiver uma suspensão de pickup, ou seja com feixe de molas. Essas pickup gourmet de suspensão independente vão ser o lixo do amanhã na minha opinião.

  • AndersonRomeiro

    É melhor levar a picape Duster.

  • heisenbergRS

    to achando chato isso, todos carros da mesma marca com a mesma frente, nenhum carro mais tem uma identidade própria…

  • Costarlc

    Acredito que a VW dará um estilo mais voltado à Amarok, tentando passar uma imagem de robustez e força ao modelo, com dimensões parecidas ou um pouco maiores que a Toro. Essa Saveiro anabolizada não faria sentido, na minha opinião.

  • Lucas Nascimento

    Uma picape pequena tem que ter a suspensão dianteira alta do solo e, não caída igual essa da projeção.

    Tem que aguentar pancadas de buracos das estradas de terra;

    Não pode ter enfeites de plásticos que quebrem com facilidade;

    Então, não pode ser um sedã com carroceria aberta.

    A nova Saveiro ficaria melhor na base do Fox, pois tem a frente alta, teto alto e cinco parafusos na roda.

    Pois a atual Saveiro já se parece com um sedã de tão baixa no chão.

  • Isaac Ferreira Santo

    Entrei aqui só pra perguntar se alguém sabe algo sobre o GOLF 2018 no Brasil. Era pro fim de 2017, depois passou pra janeiro de 2018. Ja estamos quase em março e nada do GOLF 2018

  • Marcelo Cordeiro

    Em mercado que tem “Monstrana”, ficou uma belezura…

  • Danilo Soave

    E suspenção? vai continuar a mesma aberração?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email