*Destaque Pickups Projeções Volkswagen

Projeção: Volkswagen Saveiro inspirada no Novo Polo

Projeção: Volkswagen Saveiro inspirada no Novo Polo

Como se sabe, a Volkswagen projeta uma nova geração da picape Saveiro, um modelo que será feito sobre a plataforma modular MQB. A chamada Saveiro NF será esse produto, mas o que se sabe até agora é que a proposta seria bater de frente com a Fiat Toro. Porém, a perua Golf Variant anda sendo usada supostamente como mula para testes dessa nova picape.


Assim, como seria essa nova Saveiro feita sobre a plataforma MQB? Como se sabe, a base atual do Gol e Voyage se perderá após 2020, quando a Volkswagen pretende lançar um sucessor do Gol, conhecido como projeto MQB A00. Pelo anunciado na Argentina, não haveria um sedã compacto ao lado desse hatch, o que indica acumulo de função para o Virtus com a saída do Voyage.

Já a Saveiro começou a trilhar esse novo caminho na última atualização, quando esteticamente começou a se distanciar de Gol e Voyage, fato reforçado pela própria Volkswagen. Assim, a picape começa sua migração para a plataforma MQB A0, a mesma de Polo 2018/2019 e Virtus 2018.

O trio é atualmente feito na fábrica da rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP e isso não deve mudar com a nova geração da Saveiro. Afinal, ambos compartilharão a mesma base e o T-Cross terá volume suficiente para trazer de volta a rentabilidade operacional em São José dos Pinhais-PR.


Projeção: Volkswagen Saveiro inspirada no Novo Polo

Uma projeção de Kleber Silva mostra como poderia ser essa nova Saveiro, embora ele identifique o projeto como “Polo”, sobre o “kit de ferramentas modular”. A inspiração no hatch é evidente, já que o compacto foi o primeiro VW sobre ela. Mas nesse caso, a herança estética vem acompanhada de um para-choque com visual mais robusto e alusivo ao T-Roc, dada a proposta da versão batizada pelo designer de “Alltrack”. Essa Saveiro Cross não tão futurista teria ainda uma cabine dupla com duas portas, embora seja tentador imagina-la com quatro entradas.

Com o mesmo aplique lateral de identificação da versão, mais proteções adicionais nas portas e rack exclusivo no teto, dariam à Polo Alltrack um visual bastante interessante. Na traseira, as lanternas seguem um layout semelhante ao do Polo, mas em seu formato mais compacto. O para-choque integrado à tampa é outro item que chama atenção nessa proposta visual, assim como escape duplo cromado e um protetor central, não visto ainda em picapes.

Como se trata de um exercício de imaginação, então podemos pensar nessa Polo Alltrack ou Saveiro Cross com tração nas quatro rodas 4Motion. Mas, de volta à realidade, a próxima picape da VW deve seguir Polo e Virtus na mecânica. O motor 1.6 MSI de até 117 cv entra como principal candidato, ainda mais podendo oferecer uma versão Tiptronic, algo que uma picape leve deveria oferecer em alguns casos. O motor 1.0 TSI de até 128 cv também seria bom, mas apenas em versões mais caras e completas. Na base, não inspiraria confiança no cliente comercial, outro ponto que a picape precisará atender na próxima geração.

[Projeção: Kleber Silva]

 

 

Projeção: Volkswagen Saveiro inspirada no Novo Polo
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email