Projeção: Volkswagen Saveiro MQB

Projeção: Volkswagen Saveiro MQB

A próxima geração da Saveiro está sendo muito aguardada, pois no momento não se sabe exatamente se a proposta atual será mantida ou se ela crescerá para pegar a Fiat Toro, que criou um nicho bem lucrativo. Como se sabe, a Volkswagen vai utilizar a plataforma modular MQB A0, que ainda não foi revelada em suas dimensões máximas.


Se ela seguir o exemplo da MQB padrão, que gerou carros como Audi Q2 e Volkswagen Atlas, pode então dar origem a uma picape bem maior que a atual. Caso contrário, poderemos assim imagina-la como nessas quatro projeções feitas por Filipe Augustus. Ele utilizou o Polo 2019 como base para as renderizações, e explica o que foi efetuado:

Projeção: Volkswagen Saveiro MQB

“A primeira versão na cor preta é a Cross, com forte influencia do T-Roc no design frontal, suspensão elevada e rodas de 17 polegadas. O motor poderia ser o 1.6 16V e o 1.0 TSI como no Polo. Ela é cabine dupla com 4 portas, porém, as portas traseiras são do tipo suicida e só abrem quando as dianteiras estão abertas!”, explica Augustus.

Nesse caso da Saveiro Cross da projeção, dá para notar a linha de cintura mais alta, que passa melhor impressão de segurança e robustez. A segunda opção foi batizada por Augustus de “Saveiro Standard”, que hoje seria representada pela versão Robust. Ela é mais simples e totalmente focada no trabalho, tendo rodas de aço sem calotas como característica.

Projeção: Volkswagen Saveiro MQB

Embora Filipe não ache que o motor 1.6 16V seja interessante para esse tipo de veículo, fica claro que a VW vai mante-lo e provavelmente usa-lo se a proposta da Nova Saveiro for essa. Por fim, em busca do público jovem e descolado, a marca poderia trazer de volta a Saveiro Summer, que seria equipada com motor 1.0 TSI, podendo este dispor de até 128 cv com transmissão manual de cinco marchas. Uma possibilidade sugerida é o 1.4 TSI com 150 cv, mas os custos podem impedir tal ação.

Esta última tem um visual diferenciado, trazendo faróis duplos com filetes vermelhos, para-choque com design do T-Roc, bem como pneus de perfil baixo, rodas de liga leve aro 18 polegadas, cabine simples, rack no teto, suspensão mais baixa e faixas coloridas com os nomes do modelo e versão, aplicados nas laterais.

Projeção: Volkswagen Saveiro MQB

Com motores 1.6 MSI e 1.6 TSI, a próxima Saveiro já teria um bom conjunto mecânico, mas se ela crescer muito para rivalizar com a Toro, então o motor EA211 1.4 TSI passa a ser opção interessante para o modelo, que assim poderia entregar 150 cv e 25,5 kgfm, tendo ainda câmbio automático Tiptronic ou manual de seis marchas. No caso de uma possível diesel 4Motion, o motor 2.0 TDI com 180 cv.

[Projeção: Filipe Augustus]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.