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Projeto 1021: quando a Volkswagen decidiu ter picape e SUV com chassi de Fusca

vw-1021-6 Projeto 1021: quando a Volkswagen decidiu ter picape e SUV com chassi de Fusca

A Volkswagen produziu um sem número de protótipos e conceitos, muitos deles ainda desconhecidos da maioria das pessoas. O museu da VW na Alemanha é uma boa fonte de conhecimento, mas existem aqueles não tão famosos e que são igualmente fascinantes. Porém, você não irá encontra-los em Wolfsburg. Recentemente o site Jalopnik publicou imagens do chamado Projeto 1021, executado na África do Sul.

Decidimos buscar mais informações sobre esse estranho, porém, interessante projeto, que culminou em uma picape e um utilitário esportivo de duas portas. O VW 1021 tinha como base o chassi do Fusca (Type 1) e, se fosse “exportado” para nosso mercado, poderia ter feito sucesso.

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O projeto começou nos anos 70 e exigiu o trabalho de dois designers britânicos, Tim Fry e Reg Myatt, que haviam trabalhado na marca Rootes. Para sua base, a Volkswagen South Africa escolheu a única opção viável na época, o chassi do Fusca. Porém, ao invés de utilizar uma carroceira de aço estampado, optou-se pela fibra de vidro.

Interessante é que nessa época, o engenheiro Gurgel já executava seus modelos de fibra de vidro sobre o chassi VW a ar do besouro. Teria tido ele alguma influência no projeto? Não sabemos. O que se sabe é o que pode ser visto no Auto Pavilion, um equivalente sul-africano ao Autostadt alemão, localizado em Uitenhage, África do Sul.

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Entre vários projetos feitos localmente, talvez o 1021 seja o mais interessante. Os dois protótipos – teriam sido construídos quatro unidades no total – apresentam um aspecto quadradão e robusto, sem perder a grade frontal de frisos horizontais, embora imagens de época mostrem os dois veículos com frisos verticais.

O aspecto robusto e prático tem ainda a parte dianteira do teto curvada para frente, assim como as portas. O utilitário oferece melhor espaço interno naturalmente, notadamente para cinco pessoas, tendo ainda um bagageiro muito pouco profundo. A lição aí parece ser a mesma da Brasília, evidenciando o uso do motor boxer a ar do Fusca e não a versão da Variant/TL/SP2, que era rebaixada e tinha a ventoinha integrada ao virabrequim.

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Dessa forma, tanto a picape quanto o “SUV” do projeto 1021 aproveitavam pouco o espaço traseiro. Numa imagem da traseira dá para notar isso pelo tamanho da tampa do motor. Provavelmente ambos tinham um porta-malas adicional na frente, junto com tanque e estepe. Por dentro, o utilitário apresenta um aspecto rústico e funcional, sem muito luxo.

Dá para imaginar a dupla com motor 1600 e uma performance boa, por conta do baixo peso oriundo da fibra. Se utilizassem o sistema de bloqueio de rodas do Gurgel X12, teriam melhor capacidade no fora de estrada. A ideia da VW sul-africana era substituir o Fusca em 1976 ou 1977, apesar da dupla em desenvolvimento pertencer a segmentos diferentes. Porém, supostamente bem adaptados às condições de rodagem em grande parte do país. Infelizmente o projeto foi abandonado por conta da chegada do Golf I (City Golf).

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Aqui, provavelmente o 1021 teria sido feito em aço estampado e quem sabe com a motorização de altura mais baixa da Variant/TL/SP2, que eram fabricados na mesma época. Um motor 1600 teria dado a impulsão necessária para a dupla, cujo utilitário até poderia ganhar duas portas adicionais posteriormente. O problema seria gerar um sucessor para o utilitário esportivo 1021.

O Carajás da Gurgel teria sido uma evolução natural ao modelo sul-africano, mas com mecânica mais atualizada, mas não era um VW em essência. Porém, acima de tudo, aquela não era a época desse segmento no Brasil, embora o engenheiro João Conrado tenha explorado o nicho muito bem. Em realidade não dá para saber se o 1021 SUV teria feito sucesso suficiente para ter uma continuação.

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No caso da picape, esta seria a antecessora da Saveiro, que surgiria apenas em 1983. Ou seja, ela realmente teria tido pelo menos uns 6 ou 7 anos de mercado antes de sair de linha. Em seu lançamento, a 1021 pickup poderia ter superado o Fiat 147 Pickup por conta do tamanho aparentemente maior.

Então, mais um projeto pouco conhecido da Volkswagen que vem à tona para muita gente. Existem muitas outras ideias da marca alemã em seu passado refrigerado a ar, inclusive uma bem exótica executada aqui no Brasil. Mas fica para outra oportunidade…

[Fontes: Jalopnik/So Wird´s Gemacht/Fotos: Adriaan Pienaar]

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