Brasil Governamental/Legal

Projeto de CNH com limite de 40 pontos será votado na próxima semana

Projeto de CNH com limite de 40 pontos será votado na próxima semana

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), adiantou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, que a proposta de mudança na legislação de trânsito poderá ser votada na próxima semana. Uma dessas modificações é polêmica e visa ampliar o limite de pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de 20 para 40 pontos.


Bolsonaro esteve em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Segundo Bolsonaro, Maia afirmou que vai colocar o projeto em discussão já na semana que vem. Se for aprovado, o presidente da República ressaltou que levará o projeto até o Senado e vai sancionar lá mesmo, na mesa da Câmara.

De acordo com Bolsonaro, o mais importante no projeto é a ampliação da validade da CNH para dez anos, a pontuação de 40 e “mais uma coisinha ou outra ali”, disse.

Projeto de CNH com limite de 40 pontos será votado na próxima semana


VEJA TAMBÉM:

Ele acredita na aprovação, uma vez que ajuda motoristas profissionais (de Uber, caminhão, ônibus, dentre outros). O presidente ainda afirmou que eles possuem muita infração. “É comum ter muita infração. Tem radar em tudo quanto é lugar”, criticou.

A proposta está na Câmara desde junho e só agora deve chegar num resultado final.

Projeto de CNH com limite de 40 pontos será votado na próxima semana

“O código já é antigo, tem mais de 20 anos, necessita de atualização. Dois terços das penalidades do CTB [Código de Trânsito Brasileiro] são graves ou gravíssimas, então acaba sendo muito fácil o cidadão perder a carteira, atingir a pontuação. Isso tem se mostrado ineficaz porque os Detrans não conseguem operacionalizar os processos para suspensão do direito de dirigir”, disse Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura, no dia em que a proposta de alteração da CNH e outros medidas foram apresentadas.

Na ocasião, o ministro também defendeu que o objetivo é tornar a vida do motorista mais fácil. Ele usou como exemplo a transformação da CNH em um documento digital, assim como outros documentos do veículo.

[Fontes: UOL; EBC]

Projeto de CNH com limite de 40 pontos será votado na próxima semana
Nota média 5 de 4 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • “Ele acredita na aprovação, uma vez que ajuda motoristas profissionais (de Uber, caminhão, ônibus, dentre outros). O presidente ainda afirmou que eles possuem muita infração. “É comum ter muita infração. Tem radar em tudo quanto é lugar”, criticou.”
    Mas gente sério que ele falou essa asneira? Eu já fui motorista uber(e apps diversos) e não tomei 1 multa sequer ‘-‘

    • El Gato!

      Não mencione que o Presidente falou asneira. Daqui a pouco vão aparecer as mensagens te chamando de petista, petralha, comunista, ou te mandando morar em Cuba.

      • Petista, taxista, chapista e por ai vai… #tonemaiparaessepovo

    • Jean Lehn

      Vivi para ver uma pessoa defendendo 20 pontos lacração efetuada sem sucesso!

      • Aonde que eu defendi os 20 pontos atuais meu filho? Tomou teu remédio para controlar sua esquizofrenia hoje?
        Da mesma forma que eu não apoio de forma nenhuma dirigir em avenida larga a sonolentos 50km/h(e ainda ter que costurar das lesmas a 30km/h) e ter radar de 30km/h em rua de bairro e ter que bancar o retardado mental ligando o farol baixo durante o dia.

      • Helder

        Gado Bozolóide detectado

      • Luiz Oliveira

        Pois é… e tem gente que mesmo morando num país com mais de 50 mil mortes de trânsito por ano, defende os infratores… Jênio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Leo

      Tem motoristas bons no grupo que trabalho que viajam cerca de 5, 6 mil km por mês, vez ou outra acabam cometendo algum erro que acarreta numa multa e além do prejuízo financeiro esse motorista corre o risco de ser mandado embora por justa causa se sua carteira for suspensa.
      Eu rodo hoje uns 250km por mês só, devo ter o mesmo limite de pontuação dos supracitados?

      • Não vai ser uma multa que vai fazer o cara ser demitido por justa causa só se for algo extremamente GRAVE como por exemplo dirigir sob efeito de drogas ou álcool ou mesmo dirigir cansado/sonolento. E motorista profissional sabe como a banda toca e evita ao máximo evitar multas pois sabe muito bem que a corda arrebenta para o lado dele.

      • Ⓜ️arcelo

        É que vc não mora em sp. Num trecho de 0:10m devido uma chuvinha vc acaba demorando 1:30 pra sair da zona de rodízio já leva multa.

        Cruzamento onde tem cet, o último que passa no amarelo, já leva multa, eu disse no amarelo e não no vermelho.

        Quer mais. Conversão a direita na faixa de ônibus, dependendo do agente de cet também leva. Agora me diga, como você converte a direita sem antes passar pela faixa de ônibus???

        Além de tudo, as velocidades foram padronizadas em 50km/h em todas as vias exceto nas marginais 50/60/70/90km/h e na 23 de maio 60km/h. Isso mostrou que o intuito principal desta medida foi alimentar a industria das multas pois em uma via com 4 faixas duplicada a máxima é de 50Km/h , assim como uma via simples de mão dupla e uma faixa de cada lado também tem a máxima de 50km/h, ou seja, incoerência total pois a via de transito rápido você acaba distraindo e ultrapassando fácil os 50km/h e a via simples, onde a velocidade é de 50km, existem lombadas eletrônicas de 30 ou 40km/h, (pegadinha do malandro). Desta forma, se vc passa acima de 45km/h em uma lombada de 30km/h numa via de 50km/h vc perde o direito de dirigir.

        • Fábio Peres – Conta Prof.

          Tirando que essa ideia tem menos a ver com indústria das multas e mais com um bando de cabeças-oca que não anda de carro, e quer punir quem o usa com frequência, está tudo certo.

      • Depende do ponto de vista. Eu parto do princípio que um motorista profissional cometa menos erros que um não profissional, apesar de dirigir mais km. Imagina um piloto de avião profissional e outro amador que faz dois vôos por mês (e o piloto profissional que pilota todo dia util) você acharia normal o piloto profissional cometer mais erros que o amador só porque voa mais horas? Ao menos as leis de regulamentação aérea não.

      • Ubiratan De Arruda Câmara

        Motorista bom??? Onde tomar multa significa motorista ruim??? Motorista que não toma multa é aquele que gasta toda a energia prestando atenção nos radares e velocímetro em vez de prestar atenção no resto.

    • Victor Eduardo

      20 pontos = x multas
      40 pontos = x+x multas.

      Isso é estratégia para arrecadar mais rs.

  • Fanjos

    Tem um radar na Região de Moema/SP que é de 30 km/h, ou seja passando a 45 km vc perde a carta por andar 50% de velocidade acima do permitido, eu gostava de passar por ali com um amigo com nossas bikes e ficar correndo de um lado para o outro para o radar pegar 10x bicicletas andando a quase 50 km/h

    Sem contar que se alguém achar certo dirigir a 50 km/h em avenidas gigantes feitas para se andar no minimo a 70/80 km/h é porque é retardad0 e autistão que não deveria estar dirigindo

    • kirig

      Não esqueça de colar uma mensagem grotesca aos gerentes do transito, na traseira da bermuda

    • El Gato!

      O buraco é muito mais embaixo. É questão de educação. De cultura. Se alta velocidade fosse sinônimo de acidentes, a Alemanha nunca nos presentearia com suas magníficas Autobahns. Não interessa a via ter limite de 30 km/h, 80 km/h, ou não ter limite de velocidade. O que é interessa é: 1) o Estado fazer valer os impostos do contribuinte e construir vias com sinalização adequada, passarelas, faixas de segurança, etc. 2) o cidadão ter ciência que deve utilizar passarelas e faixas para atravessar vias, e não se jogar entre os carros para passar mais rápido em uma rua, e 3) o motorista ter educação e bom senso no trânsito. Se houver um mix de tudo isso, mundo perfeito.
      Mas como temos péssimas e mal sinalizadas vias, motoristas estúpidos e mal educados, e pedestres inconsequentes e imprudentes, os limites de velocidade acabam sendo necessários. Neste caso, os bons pagam pelos maus. Sad but true. Como eu acho que a minha pressa não é mais valiosa que a vida de um ser humano, me submeto ao controle dos pardais, mesmo com restrições absurdas de velocidade, como o pardal de 30 km/h que você mencionou.O que eu posso fazer para mudar isso? Bom, de quatro em quatro anos eu tenho uma arma e a utilizo. Se o tiro foi no alvo ou foi no pé, só descubro nos quatro anos seguintes… mas nunca o balaço é nulo ou em branco. E continuamos!

      • Fanjos

        Minha unica arma para tirar o stress é passar 15 dias ou mais fora do HuEzil sempre que eu puder, porque essa terra é amaldiçoada e JAMAIS será algo que presta no nível de 1º mundo, isso é algo para se aceitar como uma verdade unica e imutável ou passar raiva e frustração a vida toda na esperança que essa terra vire algo melhor

        • El Gato!

          Te confesso que acabo passando meus 30 dias de férias fora do Brasil na imensa maioria das vezes. Mas cara… me recuso a adotar o discurso do “única saída é o aeroporto”. Nasci aqui, e quero esse país melhor. Talvez seja utopia, mas continuo fazendo o que posso. Entendo perfeitamente quem se encheu o saco e deseja morar em outro país, mas (ainda) não cheguei nesse ponto.
          Ainda acredito que os bons brasileiros são a maioria. Ainda. Quase com vergonha por estar falando bobagem, mas ainda acredito.

          • Eduardo 1981

            Sábias palavras.

          • Fanjos

            Eu acreditei por muito tempo, agora eu só não quero que vá tudo para o buraco de vez, então não piorando eu já acho ok, porque esperança mesmo disso aqui evoluir eu não tenho mais =/

        • RPM

          Concordo com vc…..falta percepção ao Brasileiro….

      • Eduardo 1981

        Concordo.

      • Mas na Alemanha as vias urbanas podem ter limite de 30 km hora, inclusive alguns carros da Alemanha possuem um marcador nos 30 km hora no indicador de velocidade. Ou seja existem sim vias rápidas, mas também tem vias bem lentas.

        • El Gato!

          Nunca disse nada ao contrário de seu comentário.

      • Rodrigo

        O buraco é bem mais embaixo mesmo e essa medida, ao meu ver, tem como objetivo coibir algo muito mais enraizado que é a corrupção nas auto-escolas que “limpam” seu prontuário mediante a pagamento. Carteira cassada – faz o recurso – paga cerca de mil taokeys – faz o curso de reciclagem (eles fazem pra vc) – zera tudo e volta a dirigir. Simples assim… ou seja, se vc tem condições $$$$, o sistema de pontos nao te afeta.

    • O pior é que eu já tive discussões enormes com “gente do bem” que acha que via expressa da Marginal não é feita pra rodar acima de 60 por hora.

    • PH Sacchi

      kkk falou tudo , já estou de seco cheio de ter que andar por exemplo na rodovia dos tamoios a 80 km/h (antes de ser duplicada a velocidade permitida chegou a ser de 110 km/h ) , agora que está mais segura demora mais para fazer a mesma viagem, é um tal de caçar radar com o farol alto andar mais perto do carro da frente e ainda pagar 2 pedágios, e ainda tem gente que concorda ! ; A faixa da direita está lá para quem acha que deve ir bem devagar …

  • Redrum

    Fazer fiscalização apenas por radar não é coisa de país sério… o cara para te entregar uma coxinha fura farol, anda na contramão, anda na calçada, passa direto na placa de pare e não acontece absolutamente nada… agora vc passa distraído a 90 num trecho de 60km/h numa rodovia que em 95% dela o limite é 110 e perde a carta…

    • leomix leo

      Em Salvador Bahia, tem local que vc anda a 80km/h, na outra via que vc entra vai pra 70/60, o cara sempre passa batido, e chega um tira gosto.

  • Marcos

    Existem multas administrativas que não deveriam ser colocadas no sistema de pontos da habilitação. Por exemplo, se você não transferir o carro em 30 dias, não licenciar o carro, se passar do tempo máximo em locais com estacionamento pago (exemplo zona azul) etc. Estas infrações devem ser punidas com multas, porém não representam perigo no trânsito, então são administrativas. Morei na Austrália e os sistema era assim por lá.

    • Lyn

      Acho mais coerente dessa forma tambem, se não significa risco a vida é so multa.

    • Eskarmory .

      Isso aí…

  • Romualdo Vieira

    O detalhe é que mesmo QUERENDO

  • Eduardo Campos

    Já temos o arrego de os pontos expirarem em 1 ano.
    Se a pessoa passou num radar numa velocidade acima do permitido, simplesmente não estava prestando atenção suficiente, ué. Mesma coisa pra outras infrações.
    “Ah, mas dirigem milhares de km por mês…” Mais um motivo pra ser ainda mais rigoroso, pois o risco que apresentam é maior por circularem mais.

  • RicardoVW

    Isso não é bom!

  • Huang Sen

    Mamata never ends

  • Deveria haver um limite de pontuação diferente para motoristas profissionais.

    • No fim todo mundo ia dar um jeito de tirar carteira profissional. Não concordo necessariamente com 40 pontos, mas tb acho que da forma que a lei está hj não funciona. O País não é o mesmo de 20 anos atrás.

  • zekinha71

    Acaba logo com as multas e a legislação e deixa cada um fazer o que quiser, andar na contra mão, rua estreita sem limite de velocidade, parar onde quiser,
    Precisa ajudar as funerárias e coveiros que nunca são lembrados.

  • sigma7777777

    Enrolação. Sai ou não sai os 10 anos de validade? Bora Congresso!

  • Mario Souza

    Vamos rezar para tudo ser derrubado. Já temos um aumento de acidente nas estradas esse ano e com a chegada do fim do ano a tendência é aumentar os acidentes e mortes.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email