Pronto para voltar em 2023, Renault 5 é destaque em Munique

Pronto para voltar em 2023, Renault 5 é destaque em Munique

Não tivemos o Renault 5 originalmente, porém, pode ser que isso mude nos próximos anos, se a marca francesa mantiver seu programa de carros elétricos no mercado nacional, onde o produto atual é o Zoe, que custa a partir de R$ 204.990.


O motivo é que o Novo Renault 5 é o sucessor do Zoe e tomará seu lugar daqui a dois anos, tornando-se assim o hatch elétrico definitivo da marca francesa daí em diante.

Pronto para voltar em 2023, Renault 5 é destaque em Munique

Ele será acompanhado do Renault 4Ever nessa jornada elétrica, uma vez que a Renault não tem como evitar uma eletrificação total de sua gama na Europa. Ainda assim, a francesa faz pressão na União Europeia para que, pelo menos, a Dacia continue queimando combustível por mais tempo.

Em Munique, a nova casa da IAA, o Renault 5 apareceu em forma de protótipo, mas ainda longe do produto que realmente os europeus colocarão as mãos em definitivo.

Pronto para voltar em 2023, Renault 5 é destaque em Munique

Orientado para o passado, o Renault 5 2024 será o carro do futuro da marca, fazendo parte do plano Renaulution, que terá sete modelos, incluindo o interessante Megane E-Tech Electric, que não seria ruim por aqui.

Bem diferente do Honda e, o Renault 5 2024 não será um carro de imagem, mas um player para estar na garagem de muitos. A proposta é produzir 400.000 unidades por ano e apenas dele.

Pronto para voltar em 2023, Renault 5 é destaque em Munique

Isso é volume também para enterrar um velho conhecido, o Renault Clio. Para chegar a tantas pessoas, o Novo R5 terá preço compatível com o segmento de carros compactos e será um player forte no mercado se as previsões forem corretas.

Para isso, a Renault converterá algumas de suas fábricas na França para dar conta do recado. Feito sobre a plataforma modular CMF-B, em teoria, o Novo R5 poderia ser feito até no Brasil, onde essa base será o padrão dos carros da marca nos próximos anos. Contudo, sem apoio do governo, o país fica de fora de qualquer iniciativa do gênero…

Renault 5 Concept – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.