Antigos Fiat Hatches Marketing/Propaganda

Propaganda de carro antigo: Fiat 147 1976

fiat-147-propaganda-1976 Propaganda de carro antigo: Fiat 147 1976

Chegou o Fiat 147. O Fiat 147 está sendo lançado sem mistérios. Você já o viu em revistas, jornais e TV, sendo aprovado em testes de resistência, segurança e economia. Agora você vai vê-lo de perto e ao vivo. Um carro pequeno? Só por fora. Para poder manobrar e estacionar a vontade.

Por dentro, ele é incrivelmente espaçoso e confortável. Tem 80% do espaço destinado aos passageiros e 20% a partes mecânicas. Sua carroceria é monobloco com estrutura diferenciada, que permite deformação controlada da frente e na traseira, e maior rigidez no habitáculo.

Os passageiros ficam mais protegidos. O Fiat 147 tem direção, câmbio e freios extremamente obedientes. A direção tem um raio de giro bem menor que o comum. Com coluna retrátil em duas articulações. O câmbio é de quatro marchas sincronizadas á frente e uma á ré.

Os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira, com duplo circuito hidráulico e corretor de freada no eixo traseiro. O Fiat 147 tem suspensão dianteira independente tipo McPherson, com molas helicoidais e estabilizador.

A suspensão traseira também é independente, com feixe de molas transversal que funciona como barra estabilizadora. A embreagem é monodisco a seco, tipo chapéu chinês. A tração é dianteira. O que resulta, entre outras vantagens, em mais estabilidade nas curvas e nas freadas.

O motor do Fiat 147 é colocado transversalmente, ocupando menos espaço e proporcionando mais segurança. É um motor de 4 tempos, com 4 cilindros em linha (1.049 cm3). Sua potência é de 55 CV (SAE) a 5.800 rpm. Seu torque é de 7,8 kgm a 3.800 rpm.

A taxa de compressão é de 7,2:1. Alta o bastante para uma perfeita queima de combustível, baixa o suficiente para usar gasolina comum. O comando de válvulas é no cabeçote, proporcionando funcionamento mais silencioso e exigindo menos regulagens.

O Fiat 147 é extremamente econômico. A velocidade normal ele pode fazer mais de 14 km de estrada com 1 litro de gasolina. Os pedestres também vão ficar muito felizes com o carro: ele vem de fábrica de acordo com as normas antipoluição exigidas na Europa.

Você já entendeu porque o Fiat 147 foi aprovado em testes de resistência, segurança, desempenho, economia, conforto. Agora a decisão é sua.

  • walter

    tive um igual a esse, amarelo mostarda. passei bons momentos com ele. bom carrinho. o único defeito que deu foi a quebra da bomba d'agua, depois de muito uso. depois disso nunca mais tive um fiat, não porque não quis, mas porque não surgiu a oportunidade de um bom negócio. quem sabe agora compro um linea, apesar de falarem tão mal dele… :ok2:

  • jean lehn

    Tudo de bom ,o carrinho mais tecnologico da época afinal foi o 1 carro a rodar com alcool no mundo , o 1 a ter motor transversal , o unico defeito era q tinha q ter uma marreta pra trocar as marchas e um estoque de pneu pra colocar nele devido a suspensao no mais, uma beleza!

  • erom

    Já tive um desses e era uma :censor: ! Demorei 20 anos para comprar outro carro da FIAT. Mas atualmente estou satisfeito.

  • jean lehn

    Tudo de bom ,o carrinho mais tecnologico da época afinal foi o 1 carro a rodar com alcool no mundo , o 1 a ter motor transversal no Brasil, o primeiro a gerar uma familia hatch , sedan , perua , picape, o unico defeito era q tinha q ter uma marreta pra trocar as marchas e um estoque de pneu pra colocar nele devido a suspensao no mais, uma beleza! :cool:

  • Márcio

    A mesma tecnologia empregada nos autais motores GM e VW (AP). Para esses a propaganda é de carro moderno. heheheh

  • vict191095

    Nossa eu nunk vou me esquecr desse carro u ruim é q ñ é bunitinho :drinkk:

  • Saulo

    Nassi quando o 147 já tinha saido de fabrica mas pelo que li na reportagem e nos comentarios ele de ve ter sido um otimo carro. Éber, queria que vc criasse uma coluna falando apenas dos laçamentos previstos para 2009. Seria bem legal

  • JUNIOR

    Essa bomba foi quem inventou ferrugem na face da terra,o meu so escapou os pneus,mesmo assim careca,quando ele comecava a andar de banda comia ate o estepe.A FIAT sofre ate hoje por causa deste individuo,a caixa de marcha raspava da primeira a ré.FIAT 147 DESCANSE EM PAZ. :teeth2: :down:

  • luigi

    Desde sempre iludindo !!!
    :teeth2:

  • [Comentario #149713 sera citado aqui]

    já fizemos isso, saulo, abs.

  • Nasser

    A Fiat sempre foi assim: barata, econômica e uma BOS** :pao:

  • plr

    Carro do tempo em que Fiat era sinônimo de espaço interno e praticidade. O câmbio era péssimo, mas o motorzinho era muito valente, e o projeto, inteligentíssimo pra época (1971 na Europa, 1976 no Brasil).

    Só não foi o primeiro carro com motor transversal. Essa primazia coube ao Mini inglês.

  • macarrone

    Que saudades do meu 147 azul metálico 1979…o câmbio realmente não era muito bom, mas pra quem sabe dirigir, até que não incomodava….na verdade meu primeiro Fiat, e como dizem, o primeiro amor nunca esquecemos…de lá pra cá já tive uns 15 modelos…obrigado Fiat!!! :heart:

  • Gabriel

    O primeiro de muitas bombas!

    era tão duro que chegavam a achar que não tinha primeira marcha, porque não entrava! Fora o barulho insuportável de mosquito!!! até os unos herdaram esse sonzinho horrível.

    Mas esse carro não é uma bomba, foi uma bombinha. Fieteiro ama. Afinal, o que resta???kkk

  • Luis.J.R.

    É mesmo!Esse carrinho era tão bom, mais tão bom, que o meu tio carregava até entunho nele.KKKKKKKKKKKKKKK!Mais ele andava bem, só o cambio que era ruim. :hauhau:

  • Josemar santos

    Olhando para o passado podemos notar o salto que a FIAT deu em inovação com o emprego de tecnologias na produção de seus veículos para atender aos mais variados públicos.
    Mesmo assim, hoje vemos que não somente a FIAT mas outras montadoras, estão num círculo vicioso pela liderança e uma conconrrência acirrada entre sí que colocam em cheque a preferência do cliente, inclusive ignorando em alguns momentos o estilo brasileiro de gostar de carro.
    Notamos veículos de versões anteriores com facelit’s dados como novas versões, carga de impostos muito alta praticado pelo governo além de outros fatores que impedem novos produtos.
    Mesmo assim, parabenizo a FIAT por oferecer uma ampla linha de produtos com altíssima tecnologia com baixo custo e que ainda assim atende as expectativas da maior parte da brasileira com presença garantida em muitas garagens de seus consumidores.
    Muitas lembranças de uma época em que carro era para poucos e aguardamos mais inovações facilitando acessibilidade à todos que desejam um FIAT em suas mãos.

  • max

    Meu deus….
    Foi tarde esse aí!
    e tem gente que paga um pal pra fiat….
    Chega ser hilário de ver
    uhasuhasuhuhashuhuas

  • eduardo82

    Foi também o primeiro lixo que a Fiat despejou no Brasil… :teeth2:

  • Nasser

    Isso me lembra uma conversa que tive com um amigo:
    “Me fala UM carro bom da Fiat”
    (ele falou alguns)
    “Eu disse me fala um carro BOM da Fiat” :upp:

  • MTS

    esse ai eu ñ gostava não… era apaixonado (e ainda sou) pela picape 147 :heart: :inluv:
    ainda terei uma vermelha original (de coleção)…

  • Luky

    Interessante que nesta época os anúncios primavam por apresentar conteúdo técnico também… não apenas este paper, mas todos que tem sido mostrado aqui no NA.

    Não sei se seria a melhor estratégia nos dias de hoje, mas eu acho bacana saber dessas informações.

  • JBAFilho

    [Comentario #149745 sera citado aqui]

    O câmbio era próprio para os alterofilistas. Que dureza!
    Aí Macarrone, meu mecânico, que é meu amigo de infância, tem um azul metálico 1980 muitíssimo bem conservado. Mas, ele não troca por nada. Eu detesto, mas como relíquia, é sempre bom apreciar.

  • Claudio

    Câmbio duro e que arranhava, suspensão dianteira frágil que desgastava pneus, painel não cabia um radio nolmal, volante em pé igual de Kombi, correia dentada fina de mais sem necessidade quebrava fácil, adeus válvulas, ferrugem prtecoce de carroceria!
    Mas tinha seu lado bom, econômico, versátil e fora correia dentada o motor éra resistente!

    No geral bom ou ruim? Basta ver o estado dos que estão nas ruas!
    Pra mim, um carro que poderia chamar de popular pela construção, mas na verdade éra um lixinho, tanto é que a Fiat começou a andar de verdade quando entrou com a linha Uno!

  • Fernando.Max

    Tenho 22 anos, meu pai (50) disse q esse foi o pior carro q ele teve na vida dele.

  • Claudio

    pode ter certeza!

  • Álisson

    Meu pai já teve vários :clown: , inclusive quase morri com batida em um desses hehe :bate:
    Mas graças a deus estou aqui para contar a história, tenho até saudades dessa época… sendo bom ou ruim ele foi um carro q marcou época, mto diferente de outros carros q ñ conseguem isso!
    :drinkk:

  • JUNIOR

    EU TIVE UM 147 E UMA PANORAMA.ESSA SEGUNDA RACHOU NO MEIO E QUASE VENDI PARA UM CIRCO.

  • armoço

    Acho muito ruins alguns aspectos… Mas quando comparo com o fusca…

    Não existe para mim carro mais tosco que o fusca.

  • erondais

    Era um otimo carro ate que fizeram uma merd… com ele nos eua o 126,2 controle na frente e atra :cool: :cool: :cool: :cool: :drinkk: :clapp:

  • Eduardo

    O carro tinha muita tecnologia pra época.
    O problema é que os usuários nem tanto.
    Menos ainda os mecânicos, que só entendiam de Fusca!
    E a culpa foi do carro, por ser muito bom!

  • Cesar

    Hoje sou mais um fiateiro, tenho um Stilo e estou feliz da vida com ele. Atualmente a Fiat tem feito sim bons carros (Stilo, Linea, Strada Palio, Weekend,…) mas tenho que dar o braço a torcer. Se a Fiat é alvo de tanta discussão, se ainda tem má fama, de fazer carro barato econômico mas muito ruim, a principal culpa é desse lixo do 147!! Lembro bem quando meu pai comprou um, há uns 15, 20 anos, e teve duas alegrias: quando comprou e quando vendeu. Muito ruim esse carro. Apertado, péssimo câmbio, péssima suspensão, não tinha nada de bom!!! E durou cerda de 15 a 20 anos que eu voltei a pensar em comprar um Fiat (e não me arrependo). Mas esse lixo afundou com a fama da Fiat. O slogan "fui inganado agora é tarde", "familia italiana atrapalhando o transito" e etc é dessa época…

  • Titus

    “tive um igual a esse, amarelo mostarda. passei bons momentos com ele. bom carrinho. o único defeito que deu foi a quebra da bomba d’agua, depois de muito uso. depois disso nunca mais tive um fiat, não porque não quis, mas porque não surgiu a oportunidade de um bom negócio. quem sabe agora compro um linea, apesar de falarem tão mal dele…”

    Mal crônico dos FIAT desde o 147, todos os FIAT que já tive me deram problemas com arrefecimento, desde o simples Uno até o carissimo Brava… Crede em Cruz de ter um FIAT novamente.

  • ak47

    O carro teve sua época. O que me ENFURECE mais são os tontos da webmotors querendo vender essa droga HOJE à quase R$13.000 (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/fiat-147-1.3-l-8v-gasolina-2p-manual/5244622/detalhe.wm), detalhe VERDE ABACATE.
    Outro querendo quase R$12.000 na cor diarréia (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/fiat-147-1.3-gl-8v-gasolina-2p-manual/5126594/detalhe.wm).
    E o campeão dos campeões, aparentemente cheirador de cola, querendo míseros R$20.000!!! na sua “relíquia” (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/fiat-147-1.3-cl-8v-gasolina-2p-manual/5038355/detalhe.wm). Agora, se tiver comprador para esses carros, gostaria de pessoalmente dar um tiro nele!

  • Pafoncio

    O verdadeiro Slogam da FIAT surgiu realmente devido a péssima qualidade do 147
    Me desculpem os Fiateiros de plantão, mas F.I.A.T = Feito no Inferno pra Andar na Terra.

    :clapp:

  • cláudio

    auahuhaua o único carro que desde 0 jah era velho …kkkkk… queria ver um comparativo… Lada Vs Oggi… ou 147 Sedan…kkk :hauhau:

  • Andraskifilho

    [Comentario #149737 sera citado aqui]

    Está mau explicado… foi o primeiro nacional com motor transversal.

  • marcelo

    Pra que ter tanta saudade? O Uno é praticamente o 147 (Basta ver por baixo). O Palio é um Uno com suspensão traseira diferente. E quase todos os demais modelos da Fiat, incluindo até Punto e Linea, são baseados no Palio !!!

  • evaldo

    as pessoas que falam do fiat 147, nunca teve um ,pois tenho 3 147 1 doblo e 1 uno adoro fiat 147
    nao sabem o que acontece com as outras fusca ford porai vai ……….. obraco fiteiros

  • ISMAEL

    COMPREI UM 147 INTEIRONA A 2 MÊSES E TENHO UMA BM NA GARAGEM. PENSEI QUE NÃO IRIA MAIS CHAMAR A ATENÇÃO, ENGANO MEU !!! ATÉ MOLEQUE FICA COMENTANDO SOBRE A 147 QUE ESTÁ BONITA E ENCONTRO VÁRIAS VEZES PESSOAS QUERENDO COMPRAR. :drinkk:

  • kleber

    entao ja tive varios fiat 147 nao me arependo um otimo carro

    • alexandre

      Para a época, o carro era excelente. Mas tinha que saber dirigir. O engate de marchas, pelo fato do motor ser transversal, era problemático. Hoje, 90% dos carros vendidos abandonaram o motor longitudinal e adotaram o transversal. Com isso, a má característica do câmbio (engate) foi resolvida, mas a caixa em si não só era boa, como continua a mesma, basicamente, até hoje, nos Unos e Palios. Mas o engate de marchas dos primeiros Passats, de 1975 e 1976 (parecia um palito no pudim) também eram horríveis e sequer usava o motor transversal. O fato é que os motoristas "cavalos" destríam o câmbio de tanto arranhar, por não saber trocar de marcha! Prova é que o câmbio dos Passat também era detonado e é o mesmo projeto usado nos Gols geração I, II, III, IV… Brasileiros são péssimos motoristas, é só olhar nas ruas. E quem diz que o pobre carro é culpado, tem mais é que andar de ônibus.

  • emidio

    dizem que ele mudo de nome,depos de algumas verificaçoes acharam mais 2 defeitos, agora é chamado de fiat 149

Send this to a friend