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Proprietários de Audi A3 reclamam de problemas nos freios

audi_a3_sportback1-700x525 Proprietários de Audi A3 reclamam de problemas nos freios

Alguns proprietários de Audi A3 Sportback estão reclamando de problemas no sistema de freios ABS. Conforme relatado pelo leitor Maurício Dela Rovere, o dispositivo sofre uma pane eletrônica e acaba alterando seu funcionando durante frenagens fortes, podendo provocar um acidente.



Maurício relata que bateu em um protetor metálico na rodovia dos Bandeirantes, depois que o carro perdeu o controle após uma frenagem de emergência. O problema seria um pane no módulo do ABS, que segundo ele, começa com todas as luzes de alerta acesas no painel. Falha de ABS, ASR, alerta de freio (cor amarela), aviso sonoro e a mensagem: “avaria no sistema de freios ou travões”.

O relato fala que o ESP é desativado e o ABS transfere a força de frenagem para uma das rodas traseiras, o que pode provocar a perda de controle do veículo. O defeito ocorre durante frenagens fortes ou de emergência, além de curvas ou depressões, onde geralmente o ESP atua.

O problema estaria ocorrendo não apenas no Audi A3 Sportback, mas também em unidades do Audi S3 e do VW Jetta. Todos os casos aparentemente seriam do modelo 2008. Ele disponibilizou dois links sobre o assunto, comentados nos fóruns A3 Clube e Clube do Jetta.

Agradecimentos ao Maurício pelo relato.

  • Boris

    É, o problema da “moda” agora são os freios.

    http://www.autoweek.com/article/20140703/CARNEWS/140709935

  • Louis

    Se realmente estiver ocorrendo esta falha, é gravíssimo. Travar roda traseira faz o carro rodar bonito.

    • Marcelo Alves

      Se for um problema no módulo eletrônico do ABS que faça o EBD ficar inativo, a pressão no sistema de freios fica igual nas 4 rodas, aí qualquer freiada forte pode travar as rodas traseiras.

      Quando queimou o fusível da central do ABS do meu carro as luzes de freio (vermelha) e do ABS (amarela) ficaram acesas e piscando, junto com alerta sonoro no painel… Até percebi que a central do motor alterou o comportamento do freio motor (dava pra sentir um tranco forte quando tirava o pé do acelerador).

      • Pacheco

        Isso dai é defeito em modulo… como um carro corta o ESP e o ABS? Pra mim, isso é necessario um Recall geral.

  • Joao Pedro

    Parece-me é que há gente que gosta muito do travão de mão kkk

  • Jair Cordeiro

    Seguro caro, manutenção cara, revenda difícil, fábrica no exterior e freios com problemas, preço acima de r$ 100.000,00. obrigado, vou de TOYOTA.

    • Ygor Soares

      Problemas no acalerador eletronico a Toyota ja teve, e nao esqueca que muitas vidas ele tirou devido a esse problema!

    • Junoba

      Isso acontece com a maioria das marcas, e você pode ver aqui no Na, que a Toyota está sempre fazendo Recall.

    • zeuslinux

      Vai de Toyota Etios manual então, meu filho, porque quanto mais tecnologia embarcada um carro tem mais probabilidade de problemas. Deve ser por isso que a Toyota tem fama de fazer carros inquebráveis: são bem pelados e com pouca tecnologia recente.

    • Gran RS 78

      Até vc andar em um Audi, pois sem comparação é muito melhor que qualquer Toyota.

      • André Rocha

        Melhor andar de audi? é sim com certeza… dor de cabeça com o Audi e com a Audi Brasil? Te garanto que é infinitamente pior do que a Toyota, meu A3 2009/2010 com 60mil km, já foram gastos 20mil em manutenção no prazo de 8 meses, destes 8 rodei apenas 5, efetuei a troca da mecatronica, revisão da caixa de marchas, e com 4 dias com o carro “pronto” “tcharam!!!” avaria no ESP. Audi Brasil? liga lá, e comenta seu caso de dor de cabeça … a resposta é simples “seu carro saiu da garantia, entre na justiça” Lindo audi, parabens! anda muito, super confortavel e confiavel, agora atendimento ao cliente, reparação de vicios ocultos, e erros de projeto… pois é, assim q possivel vou de Toyota mesmo.

        • Gran RS 78

          Vc acha mesmo que seria diferente com a Toyota se vc tivesse com um Corolla 2009/10 fora da garantia e com defeitos cronico como no caso do seu A3? Claro que não! Vc pode ver que existem muitos clientes Toyota com problemas crônicos e simplesmente a marca empurra com a barriga ou alega qualquer outro problema, mal uso, caracteristica do carro etc. Qualquer marca se vc tiver qualquer problema fora da garantia eles não vão arrumar o carro, simples assim. A única coisa que vc não terá problemas se comprar um Corolla é com o Esp, pois ele não tem esse item nem como opcional. Vc foi ” premiado” com seu Audi, pois é uma marca fantástica e não existe como comparar Toyota com ela, tanto é que a Toyota teve que criar uma marca de luxo, no caso a Lexus, para poder brigar com as premium alemãs, pois são marcas completamente diferentes uma das outras.

  • Lorenzo Frigerio

    Quanto mais complexa a eletrônica, mais provável de dar uma zica.

    • pedroo

      Caças F-15, F-16, jatos embraer, aviões boeing e qualquer coisa que voe com turbinas tem uma eletrônica imensamente mais complexa que um sistema de ESP, e me diz quantos aviões você vê caindo o tempo todo por culpa da eletrônica ? Quando cai algum, vira até notícia de jornal, de tão raro que é.

      Vou sugerir uma correção na sua frase: “Quanto mais complexa a eletrônica, associada a um processo de produção e qualidade duvidáveis (audi nada mais é que um vw com maquiagem), mais provável de dar uma zica.

      • automotivo

        E se for eletrônica de um ´´legítimo´´ chinês então….

      • jjmarcio2

        Me diz Qual marca não esta fazendo recall? E em aviões eles tem mais tempo pra testar do que carros, carros muda de 4 e 4 anos, você foi infeliz nessa coparação

      • jjmarcio2

        Toyota e GM tem vários megarecall, vamos pesquisar antes de falar..

      • Fabricio

        Os problemas também existem nessas máquinas. O que ocorre de diferença é que há uma redundância em todos os sistemas operacionais desse tipo de aeronave, e caso haja a falha de um sistema, um outro sistema opera, e cobre a falha… Nos carros não é assim…

      • Ricston

        E lá se vão cerca de 20 (vinte) anos de desenvolvimento do F-35 Lightning II (JSF) e bilhões e bilhões de dólares, com o caça ainda dando incêndio, sem estar completamente operacional, ficando “groundeado”, etc. Não sei se a comparação foi apropriada.

      • Doug

        bah, alguém dá um café p/ esse cara, pq a coisa está feia…. O que motor de avião tem a ver com freio ABS?? Vc anda com que carro?? que marca é essa que nunca fez recall? o que vc entende de carro?? Sobre audi ser VW com maquiagem, seria um elogio, pois a marca VW é dona da porsche e da bugatti….Vc já ouviu falar do VEYRON, o que tem para me dizer deste carro?? e é um VW “com maquiagem”. Então antes de falar bobagem leia e estude mais. Freios realmente são vitais em um carro , mas será que a manutenção estava em dia? será que o esperto não fez manutenção em um “mecânico amigão ” de fundo de quintal? um carro 2008 já devia ter mais de um dono….será que o antigo não fez uma gambiarra antes de vender? A coisa mais fácil falar o que vem na cabeça. difícil é estudar e entender de produção e mecânica automotiva…. Bom café p/ amigo !!!!!!

        • o_gaucho

          cara, tenho um Sportback 08/09 que comprei 0km. Ele está agora com 110.000 km. Até hoje, só usei Podium desde zero e fiz todas as revisões, manutenções e trocas de óleo na concessionária. Em 2012, cerca de 1 ano depois de ter vencido a garantia e com cerca de 60.000km na época, tive exatamente este problema. Este problema aconteceu numa frenagem mais forte em pista molhada. Foi um susto, o carro perdeu a traseira, mas consegui controlar e não houve maiores problemas.
          Nesta condição apareceu mensagem no painel indicando falha nos travões e aviso de levar o carro até a concessionária urgente e o ESP ficou inativo, Desligando e religando o carro os avisos desaparecem.
          Como era feriado, precisei continuar usando o carro, mas e tocava com muuuita calma, com medo de usar os freios. Na segunda levei o carro para analisar. Resultado: após uns dois dias de análise constataram defeito no módulo do ABS. Orçamento: 14.500,00 pelo módulo + 450.00 de mão-de-obra.
          Sem qualquer choro, a consultora disse que, pelo fato de ter feito todas as revisões em dia na concessionária e blá, blá, blá a Audi daria o módulo do ABS em “cortesia” e eu pagaria apenas pela mão-de-obra. Não tive dúvidas, aceitei e desde então nunca mais tive problemas desse tipo.

  • Doccar

    O meu é 2008 modelo 2009, será que terei problemas? por enquanto acho que ta td bem, estou com o carro a 10 meses, vou andar mais esperto

    • cepereira2006

      Vai em um trecho deserto e dá umas freadas bruscas. Deixar para testar em uma situação da vida real pode ser tarde demais.

    • Sobrinho

      O meu é 2008, modelo 2009, estou com ele desde 0 KM e nunca aconteceu nada disso…que bom!

    • o_gaucho

      O meu também é 2008/2009 e tive exatamente este mesmo problema em 2012, cerca de um ano depois da garantia encerrar, quando o carro tinha cerca de 60.000 km.
      Na época a Audi forneceu o módulo do ABS (precinho camarada de R$ 14.500,00) em cortesia e paguei a mão-de-obra da concessionária (cerca de R$ 450,00).
      Também já tive pane no DSG ainda na época da garantia, mas foi resolvido com uma atualização de software, que depois virou um recall.
      No mais, hoje com 110.000 km, nenhum problema relevante, mas sou muito cuidadoso com a manutenção, combustível, etc. Até hoje as revisões ainda são feitas na concessionária.

      • Sobrinho

        Ok, eu tbm, faço tudo na CCS em SP. Rodo muito pouco (8.150 KM originais), 2008/2009, comprei 0 KM, nunca tive problemas, nem no DSG. Mas é bom saber, caso um dia aconteça, vou querer a cortesia tbm, pois até uma simples troca de óleo faço na CCS. Abs.

  • Magnus Cordeiro

    Mais uma vez eu vou falar : Cadê a turminha que desceu a lenha na LIFAN por conta do recall de freio dos X60??????

    • Murillo Balbo

      Mas a surpresa mesmo seria um Lifan em perfeito estado, convenhamos.

      • Magnus Cordeiro

        Pois meu advogado tem um 620 desde 0km , ele é gaúcho mas mora aqui no interior de Sampa , ele viaja pra Alegrete pelo menos 1 vez por mês , o carro dele já está com 120 mil km e nunca deu um problema sequer , ele adora o carro e não pensa em vender tão cedo , e olha que ele tem condições heim , até de comprar AUDI 0km só não o faz porque cada região tem uma cultura , aqui na cidade que moro a grande maioria das pessoas preferem morar super bem e andar com um carro mais simples , ao contrário de Sampa por exemplo , cidade que nasci e vivi por 33 anos , onde nego mora na favela mas tem BMW na garagem . . . . . . . . .eu queria é saber quando este preconceito contra os chineses vai acabar . . .eu mesmo estou começando a trabalhar com alguns produtos feitos na china que são de melhor qualidade que os similares fabricados no EUA por ex . . . .

        • Murillo Balbo

          Feito na china quase tudo é.
          A questão é o desenvolvimento, o padrão de fabricação EXIGIDO, etc.
          Eu sei que você não quer dizer que um Lifan é melhor que um Audi, mas é só ver o número de relatos de problemas de Lifan.

          E não me refiro apenas a panes, e necessidade de manutenção corretiva, falo de defeitos inerentes ao carros: isolamento acústico precário, ergonomia falha, acabamento fraco, etc.

          Que estão evoluindo isso é fato, antes mal pareciam carros agora já até se confundem com modelos já conhecidos rs.

          Não sou “advogado” de nenhuma marca mas longe de mim querer um lifan pra chamar de meu. Quem sabe daqui vários anos quando chegarem em um estágio mais avançado como aconteceu com os coreanos.

          • Edson Fernandes

            Murillo, vc iria ficar desacreditado o quanto de problemas Audi, BMW e Mercedes podem dar, principalmente em motor. Sabe porque? Porque são motores novos, com tecnologias novas e por fim, coisas que podem dar problemas.

            A grande diferença que sempre digo é: A forma em que se dá tratamento a soluções desses carros. Isso faz toda a diferença.

    • Junoba

      A maioria pensa que só os chineses dão problema, e são considerados uma bomba, mas agora que os famosos Audi está com problemas nós freios, fica um clima diferente.

    • Wagner Oliveira

      Pois é, pelo menos o recall fizeram. Espero que providências sejam tomadas.

  • Fabio

    que M

  • cepereira2006

    BMW 320 com problemas no motor, Audi nos freios, Mercedes dá bolhas nos pneus, não adianta. Carro confiável mesmo só Honda e Toyota, Huahuahua

    • Héber Cristiano

      Cara, essas coisas acontecem. Todo automóvel tem essas baboseiras mesmo, independente da marca. Agora colocar a HONDA e TOYOTA como melhores que as 3 alemãs de LUXO e ESPORTIVIDADE, é muito desnecessário.

      • cepereira2006

        Cara, tava só zoando com a alemoada. Perco o amigo mas não a piada.
        Mas na verdade, que cag… ein dona Audi, huahuahua

    • HelderV6

      Por esse raciocino, melhor comprar um fuscA, que se bobear tem mais itens de série, que os sedans médios dessas duas marcas ai…..

    • Andre Luiz Melo

      Vou falar da experiência que tenho com uma BMW 320 2010 com 110 mil km. Bateria , amortecedores, discos de freios, etc…, etc.., tudo original. Não queimou uma lâmpada sequer.Só troquei os 4 pneus e as pastilhas de freio (fora da concessionária, as 4 pastilhas por R$ 530,00 com mão de obra). Pra não dizer que eu sou puxa saco da BMW como vc parece ser das niponicas, acabei de comprar uma Mercedes (não tenho fidelidade com nenhuma marca) . Continuo com a BMW, e eu não pretendo troca-la tão cêdo.

    • Gustavo73

      E os problemas nos freios do Corolla, Airbags, acelerador…

      • Edson Fernandes

        “Mas vai ser ironia”…
        Isso pode ser esquecido é “só uma marolinha”…

  • Guest

    Ninguém é perfeito! :P

  • Zelotes Universal

    Mais um importado com problema, nada é perfeito e problemas podem ocorrer com qualquer montadora. Acontece.

    Mas mesmo assim, apesar da qualidade não compraria carro importado. Sou muito pão duro e medroso para andar de carro importado. Só de pensar nos custos de manutenção, seguro e principalmente de ser visado para assalto me desanima. Acho que tranqüilidade não tem preço. Obviamente segurança também, mas garimpando se acha bons carros nacionais e seguros.

    • Eddie

      Eu tinha o mesmo pensamento, vou de carro nacional por causa do seguro, peças, manutenção, etc. Contudo, hoje tenho um importado da VW, 5 estrelas no Euro NCAP, com 7 airbags e toda parafernália eletrônica para segurança ativa; o carro tem 8 meses de uso e precisei trocar uma única peça em garantia, a qual levou uma semana para chegar. Só alegria e o seguro tem preço de carro nacional. Portanto, as vezes vale a pena ousar e pensar num importado.

      • Zelotes Universal

        Bom saber, qual teu carro?

        • Edson Fernandes

          Pelo conteudo? Certamente é o Golf.

          • Eddie

            Um TSI Elegance.

        • Eddie

          Golf TSI com cambio DSG.

    • Ricston

      Se for Audi, por experiência própria, eu posso te dizer que tudo aí que você disse é verdadeiro (manutenção, seguro, assalto, etc).

  • fellipealo

    Isso eh gravíssimo. Valeu pela notícia NA.

  • Senhora Liberdade

    Um Recall Internacional é necessário até para as “premières”. Nao duvido que isso deixe de acontecer com o “primeiro mundo”

  • jjmarcio2

    Noticiasautomotivas ta de brincadeira no últimos recall da Toyota não mostrou aqui, vamos ser consiente..

  • Rick D Dois

    para generalizar ,como estao generalizando, temos outros registros “confiaveis” de outros proprietarios ou isso e um caso isolado?

    • o_gaucho

      Rick, não sei de outros casos, mas tenho o carro desde zero, Sportback 2008/09.
      Tive exatamente este mesmo problema em 2012, fora da garantia. A Audi forneceu o módulo do ABS de R$ 14.500,00 como “cortesia” e eu paguei a mão-de-obra da concessionária de R$ 450,00. Desde então nenhum problema adicional.
      Pesquisei na época na internet em forums internacionais da Audi, há uma série de relatos deste tipo e encontrei inclusive uma empresa na Inglaterra que se especializou no conserto deste módulo ABS da Bosch, por cerca de 500 libras, num sistema de troca por outro recondicionado. Segundo eles, trata-se de um problema na bomba do módulo que normalmente não pode ser consertada, pois o módulo é blindado. Como fazem não sei, mas o serviço inclui a troca da bomba por outra mais reforçada, para evitar que o problema ocorra novamente.

    • Sobrinho

      Rick, só fiquei sabendo através deste caso do NA, bem como pelo “o_gaucho”. Felizmente, nunca tive nenhum problema com o meu (2008/2009), que comprei 0 KM (está com apenas 8.150 KM). Rodando assim, não é mesmo para dar problemas (rsrs), nunca soube nem de recall, mas fica o alerta. Continuo fazendo as revisões, manutenções e trocas de óleo sempre na CCS, até hoje! Abs.

      • o_gaucho

        Sobrinho, o recall do DSG foi feito em 2010. Na época cheguei a fazer um vídeo do problema e a CSS enviou à Audi na Alemanha. Não duvido que o recall, que já tinha acontecido nos Estados Unidos alguns meses antes, tenha sido estendido ao Brasil por conta do meu caso. Segundo consta apenas 195 unidades no Brasil foram convocadas.

        Segue o link para notícia:

        https://www.noticiasautomotivas.com.br/audi-convoca-recall-dos-modelos-tt-e-a3-por-possivel-problema-em-transmissao-s-tronic/

        • Sobrinho

          O_gaucho, felizmente o meu é 09A 037 … não envolvido, por isso, nem sabia do recall. Que bom que resolveram o problema. Obrigado pela dica. Abs.

  • CarLoverRS

    Tem que lembrar que estamos falando de carros 2008, com 6 anos de uso.

    • o_gaucho

      Certo, meu A3 é 08/09, mas o problema ocorreu em 2012, quando ele tinha 3 anos de uso. Pelos relatos que encontrei nos forums internacionais, este problema nos módulos ABS da Bosch (que também equipavam o Jetta, o Passat e o Golf GTI desta época) acontecem com uma certa freqüência, independente do tempo de uso, mesmo quando os veículos ainda não tinham nem um ano de uso. Não parece ser nenhum um problema de desgaste, mas sim de defeito de fabricação na bomba interna do módulo do ABS.

  • Mauricio Toffano

    quase três anos depois, finalmente a Volkswagen decidiu fazer recall na linha Jetta que compartilha o mesmo sistema de freios e sofre do mesmo problema…
    Audi por sua vez segue omissa e os casos de falhas idênticas a que me aconteceram na época continuam, quem quiser pode ver mais aqui: http://www.a3clube.com/topic/8395-alerta-defeito-no-m%C3%B3dulo-do-abs-a3-spb-e-vw

  • Anthony Roger Ferreira Cardoso

    Sou proprietário de um Audi A3 Sportback 2.0TFSI que apresenta o mesmo problema relatado na matéria acima. O pior é que no Canada e EUA a Audi está fazendo o recall deste mesmo veículo que era fabricado na Alemanha tanto para o mercado Brasileiro quanto para o mercado Americano e Canadense mas no Brasil “NADA”.
    Estou muito decepcionado com a Audi e esta omissão leva todos os proprietário a terem a certeza de que o cliente Brasileiro não é devidamente “zelado” pela Audi, visto que lá fora o zelo pelo clientes os levou a realizar um Recall.
    Aguardamos o desfecho desta história.

  • Mauricio Toffano

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