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Proprietários de Volkswagen Jetta reclamam de ruído excessivo dos pneus

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-11-700x525 Proprietários de Volkswagen Jetta reclamam de ruído excessivo dos pneus

Alguns proprietários do modelo Volkswagen Jetta 2.0 TSI fabricado entre 2011 e 2013 andam reclamando do excesso de ruído ao rodar. Aparentemente o barulho parece estar sendo gerado por um rolamento de roda defeituoso, mas a origem não é exatamente essa.



O problema está no pneu usado pelo Jetta. Os relatos são semelhantes entre si. O ruído na roda é alto o suficiente para que o proprietário pense que se trata do rolamento e acaba levando o veículo na concessionária. No entanto, os técnicos examinam a peça e concluem que não há defeito.

A persistência dos donos acaba por revelar que o ruído vem do desgaste da borracha do pneu Bridgestone Potenza RE 050. Em um dos casos, o proprietário chegou a ir na loja da marca de pneus e foi informado que se tratava de mau uso, sendo que o mesmo deveria reclamar com o fabricante do veículo.

Por ser um Jetta 2012, o dono acabou reclamando com a Volkswagen, que após seis meses, substituiu os pneus originais, apesar de alegar que o ruído não compromete a segurança. Muitos que procuraram a mesma solução, acabaram optando pelo Continental Sport Comfort 3, igualmente 225/45 R17. A montadora diz que os clientes que reclamaram do barulho foram atendidos com uma “solução técnica adequada”.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

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  • Fabio Marquez

    Se eu chegar em um css com um Gol 1.0 eles vão me tratar da mesma forma?

    • zekinha71

      Eles vão te dar um pau.

      • Marcio

        Aonde?

        • Rodrigo

          hahahahahahahhah………….

    • lheu

      ccs vw? eles tratam todos os clientes como gol 1.0. Tive carros da marca de 99 a 2013. Não os tenho mais pelo péssimo atendimento que tive ao longo desses anos. Agora vou de Honda feliz da vida

      • Leandro1978

        Teve um teste recente entre o Golf GTI e o novo Civic SI. A publicação deu a vitória ao VW, mas deixou bem claro que o principal senão era o tratamento na rede VW.

    • Danilo Duarte de Oliveira

      não sei, to com um gol com 6 meses de uso, apareceu um pixel queimado no rádio original. Semana passada levei o carro na revisão, informei o problema e o consultor técnico me disse que seria retirado e mandado pra manutenção, coisa de 30 dias voltava consertado. Perguntei se haveria uma peça sobressalente por esse período e fui informado que ficaria com o buraco. Achei extremamente injusto e fui conversar com o gerente da concessionária, este entrou em contato com a fábrica e foi autorizado dar um novo aparelho isso no sábado na parte da manhã. Terça feira me ligaram avisando que o aparelho novo chega na semana que vem, e que me retornariam pra agendar a troca. Minha tia também foi convidada ano passado pra substituir o motor do G5 dela sem ela ter feito nenhuma reclamação de mau funcionamento. Considerando o tratamento comum do Brasil, nunca tive do que reclamar da rede de concessionários da Volks.

      • Eu tive VW entre 2008 e esse ano. Aliás, o carro de minha esposa ainda é VW e faz uso de concessionárias. Nunca tive problemas com o atendimento, não. Tudo bem que sempre utilizei a mesma autorizada, mas ela é VW, oras.
        No caso do Jetta, tinha um local de atendimento em prédio separado chamado “espaço premium” para revisões de Jetta, passat, Amarok, Tiguan, etc… ou seja, toda a linha VW importada. Tirando uns arranhões que fizeram na roda do Jetta quando fizeram a troca de pneus, nunca pude relatar infortúnios, não.

      • leaozin

        Eu tive um Golf 2000 que deu defeito na direção hidraulica 1 mes ápos o fim da garantia.
        A VW extendeu a garantia e trocou a bomba da direção sem custo algum.
        Nada a reclamar da assistencia dela.

    • Eu acho que não, mas não custa tentar.

    • Netovski

      Jetta é linha premium

    • edbil

      O Gol e os carros deste segmento tem tanto grilo que o barulho dos pneus ia ser o de menos.

  • Junoba

    “solução técnica adequada”. hum sei…. Eles não estão nem ai pra nada.

  • Leandro1978

    Tive problema semelhante com uma perua Escort. Os pneus originais, da Goodyear, faziam um barulho ensurdecedor em velocidades acima de 100 km/h. Quando troquei de marca (mantive as medidas) o barulho sumiu. Um conhecido possui um Civic da geração atual e também relata um barulho alto devido aos pneus.

  • Eduardo Brito

    Primeira vez que eu vejo pneus da Bridgestone darem problema…

    • Leandro1978

      O problema deve estar no desenho deles, que gera ruído.

      • Eduardo Brito

        Verdade. Desenho de pneus deve ser complicado. Eu lembro que o Pirelli P6000 tinha problema pra andar em piso molhado…

        • Edson Fernandes

          E desgaste acentuado dos pneus tbm.

          • Dragoniten

            E dureza excessiva, rs. Sempre achei que o Fit aqui em casa era muito duro, quando usava os P6000 e no tempo que usou os Gooddyear GPS3 175/65 R14. Trocamos por um jogo de Marshal (mesma fábrica da Kumho) MH11 195/60 R14 e quase não dá vontade de andar no meu Kazinho mais, rs.

            • mjprio

              Mas os pneus da Khumo são muito bons. Meu tio trocou os destination da Captiva e colocou os Khumo utilizados na linha Hyundai e o desempenho melhorou além deles custarem a metade do preço

              • Diego Germán de Paco

                Tive problemas com Kuhmo no que se refere a durabilidade. Dura muito pouco! No mais barato, confortável, seguro e pouco ruidoso.

              • GPE

                Já tive Khumo e eles vieram empenados de fábrica. O carro não alinhava

                • mjprio

                  Caramba, nem imaginava que isso podia acontecer. Mas não foi problemas na roda não??? Ou entao te venderam um lote “sorteado” ou até falsificado

                  • GPE

                    Não. Veio 0km com o carro. Quando invertia o lado das rodas o carro puxava p outro lado e vice-versa. Quando troquei os pneus parou de puxar

          • mjprio

            Com certeza. Meu Palio saiu de fábrica com Firestone, mas como eram 145 decidi colocar um jogo de P2000 165. Os pneus foram ao pau com menos de 2 anos. Decidi então colocar um jogo P4 cinturado e o desempenho foi ainda pior. Dai troquei pro GPS3 e não tive problema.

            • Diego Germán de Paco

              Meu pai indolatra os Cinturato! Além das qualidades físicas do mesmo estão no Voyage desde a sua aquisição. 5 anos e 98 mil quilômetros depois atingiu o limite TWI! Acho que tem a ver com a condução, projeto do carro (caster e camber) e na calibragem sagrada semanal que ele realiza, pois nas mesmas estradas num Sentra não consigo pneus que me durem mais de 3 anos ou 25 mil quilômetros. Já se foram Bridgestone, Kumho e Ovation…

              • GPE

                25mil km num jogo de pneus? Tem algo errado aí. Até se não fosse feito rodízio o carro chegaria aos 30mil km

                • Diego Germán de Paco

                  Quem tem Sentra sabe do que eu tou falando: O carro é uma maquina de comer pneu! Isso mesmo que você leu: Não consegui chegar aos 25 nem com os Bridgestone originais, nem com os Kuhmo KH17, nem com os Ovation que estou usando e já estão em final de vida com 23k…

                  • GPE

                    Tenso, viu. Meu pai já vendeu um Corolla com 52mil km e tinha pneu p mais uns 5mil km. Era Pirelli p7, eu acho

            • GPE

              3 jogos de pneus? Rodou um bocadinho, não foi?

              • mjprio

                Cara pior que não!!! rodei uns 70 mil com o carro. O primeiro jogo mal durou 15 mil. e tambem tirei eles cedo porque eram 145 e achava eles muito subdimensionados pro carro.

        • Marcelo Alves

          Já que falou de Pirelli… Os pneus originais do meu carro eram Pirelli P7, os achava duros, barulhentos e ruim de aderência. Acabei trocando por Continental ContiPowerContact antes de chegarem na marca de desgaste e me arrependi de ter demorado tanto para fazer isso.

          Que diferença que fez, o ruído de rodagem abaixo de 40km/h perto do que era com os Pirelli, praticamente sumiu hehehe. Fora a maciez, leveza da direção e a aderência dos continental que achei muito melhores.

          • Comment

            Já usei P44 e P6000….que pneus duros…Fujo dos Pirelli por causa disto.

            • Basket13

              pirelli duro e barulhento, yokohama é melhor, agora michellin xm2 eu gostei muito.

    • Diego Germán de Paco

      Pois já conheço pelo menos 5 casos nefastos, dentre eles um ocorrido com a minha pessoa. Se não tivesse feito uma manobra evasiva em direção à calçada teria colidido com três carros porque sequer o ABS funcionou direito: O composto usado nos Turanza dos Sentra 2008 é adequado para a granulação do piso Norte americano (britas menores). Já aqui no Brasil o resultado é como andar em cima de quatro sabonetes molhados! PÉSSIMA ADERENCIA. Belo dia perguntei a um senhor, proprietário da borracharia mais tradicional de João Pessoa, qual era para ele as melhores marcas de pneu. A resposta foi a seguinte: BF Goodrich e Yokohama. O resto é tudo igual!

      • Comment

        Já usei BF Goodrich, a muitos anos atrás (1999), realmente foi um bom pneu.

      • Pablo Lourenço

        Show. Dono de borracharia agora e engenheiro. Hauaha. O melhor e o que da mais lucro pra ele. Acordem.

        • Diego Germán de Paco

          Filhote, mais de 40 anos de experiência não te faz nenhum sentido? Engenharia INFINITAS vezes precisa lidar com uma coisa chamada CUSTO, e aí que se separam empresas de Empresas. Seriedade com o consumidor vale mais do que lucro, pelo menos pra mim! Mesmo assim, as vezes é bom ouvir quem já trabalhou com N marcas de pneu, que viu N anomalias, defeitos, e baixa durabilidade. Ah, detalhe, ele não vende os BF Goodrich, nem os Yokohama. Não é REVENDEDOR! Leia direito!!

  • duhehe

    Tenho o mesmo problema com o meu HB20, os pneus Good Year são um lixo, já tive problemas antes com esses pneus em um Polo.
    Nem estou fazendo o rodizio para trocar o jogo de pneus logo.

  • Tiago

    Esse problema ja foi identificado pela Bridgestone, são para os pneus do modelo citado fabricados na Polonia, estão trocando os pneus de graça. Tenho um Jetta 2012, liguei para o atendimento da Bridgestone, me encaminharam a uma loja e em duas semanas eu estava com 4 pneus novos.

    • PrGirafales

      acabei de reclamar tb com eles, vou esperar a solução, pelo que andei pesquisando, eles estao trocando, e no meu caso devo ter uma solução amigavel tb, assim espero, pq ta insuportável de usar

  • Guest

    Tenho um Vectra Elitwe, com o mesmo problema, a fábrica joga a culpa na montadora a montadora no fabricante do pneu, a loja quer empurrar o mais caro…e por ai vai, eles escamam com 15000km

  • Tavares

    tenho um Vectra Elite com 215/45-17, a montadora joga a culpa no fabricante do pneu, o fabricante do pneu na montadora e a loja quer empurrar o mais caro , os pneus escamam com 15000km.

    • Marcelo Henrique

      Tenho um Collection 2011, e uso o Pirelli P7 ainda originais e estão com 22 mil km.
      Comigo ainda está perfeito, mas dependendo da pista eu escuto um barulho de rolamento bem alto.
      O engraçado é que o barulho sempre ocorre nos mesmos locais.

  • PrGirafales

    esse pneu é uma verdadeira b*******, o meu ta fazendo um barulho absurdo tb, fizeram o rodizio na ultima revisao o barulho piorou, tb achei a principio que era rolamente, mas é a m*** do pneu, e mandam ir atras da Bridgestone para reclamar, deveria ser feito um recall nesse li xo de pneus isso sim, nao conheço um dono que tenha usando com esse pneu li xo que nao reclame do barulho

    • PrGirafales

      graças a noticias automotiva, descobri que esse pneu esta com defeito …. e levo o carro na revisao e os caras só sabem meter a faca na revisao e tirar da reta para arrumar esse problema, era muito facil o tecnico explicar que era só entrar em contato com a Bridgestone , provalvelmente terei meu problema solucionado

  • Fabio I.

    Consta no manual do carro que a garantia dos pneus é dada pela fabricante dos pneus, nesse caso a Bridgestone. Foi só levar o carro em uma autorizada Bridgestone e os pneus foram prontamente trocados por outro modelo da mesma marca. Inclusive, fui muito bem atendido. Vendo alguns comentários neste e em outros sites, acho que tive sorte.

  • Lucas de Lucca

    Pneu? Quando possível uso Michelin, acho de longe os melhores.

    • mjprio

      Esses não tem discussão. Bem como os Continental

      • Marcelo Alves

        Atualmente uso Continental e não quero saber de outro pneu :)

    • Max

      Meu Golf TSI veio com Pirelli Cinturato P7 225/45/17. São muito silêncios. O carro parece que vai flutuando.

      • Marcelo Schwan

        O meu é um Golf TSi também. Veio com Dunlop Sport Maxx 225/45-17, disparado os melhores pneus que já tive. Excelentes tanto no seco como no molhado e muito silenciosos. Não se percebe barulho algum em viagens.

        Minha esposa tem um Focus 2.0 2012, que veio com Bridgestone 205/55-16 (não lembro o modelo). Não gostei da estabilidade dele no molhado e achava barulhento. Na primeira troca coloquei Good Year Excellence. Muito melhores na chuva e mais silenciosos.

      • Marcelo Henrique

        Tenho um Vectra 2011 e que usa os mesmos pneus.
        Só que dependo da pista eu escuto barulho de rolamento.

  • Pedro Paulo ()

    O Jetta é mesmo um sedã derivado do Golf?
    Ou é pura viajem minha?
    Por que dá tanto problema?

  • Icaro Neves

    Meu pai possui um Jetta tsi 2012 e possui esse mesmo barulho de “rolamento” …foi levado na concessionaria e foi informado q realmente sao os pneus … minha duvida é o seguinte…ainda ah tempo para reclamar com a VW ??

    • Tiago

      Reclama com Bridgrstone, no 0800. Foi o que fiz e trocaram os pneus, estavam 13.000 km

    • GPE

      Sim

  • Hamilton

    Tive um Cobalt LTZ 1.8 que tinha esse mesmo problema de ruído dos pneus. Coincidentemente também eram esses Bridgestone Potenza.
    Neste ano adquiri um Prisma, que também veio com esses pneus Bridgestone. Só que no Prisma são da medida 185, enquanto que no Cobalt eram 195.
    Apesar de ainda não ter apresentado o problema do ruído, pois o carro ainda estava com menos de 1 mês de uso, tive que trocá-los, pois a aderência era péssima e cantavam em qualquer curvinha. Coloquei o modelo 128 da Champiro, só que na medida 205/60, que tem quase o mesmo diâmetro do original, que é 185/65. Simplesmente melhorou 50% a aderência. E agora para cantar, só se entrar muito forte nas curvas.

  • Joildo Dias

    Dureza pagar mais 100k nesse carro e de brinde vir um barulho assim não já basta o do cambio dsg batendo …….obs: mais 100k ele completinho……………

  • Basket13

    De um off para o barulho dos pneus, michellin xm2, macio e silencioso.

  • Lucas Lima

    Realmente os pneus do Jetta daqui são barulhentos. Fui até a VW e um técnico rodou comigo no carro, me informando que se tratava de característica do pneu, devida ao desgaste diferenciado e que se pronunciara com o rodízio dos pneus.
    Após a troca dos primeiros pneus, o barulho realmente diminuiu.
    É interessante encontrarmos este tipo de informação na internet, pois nos auxilia a perceber que não se tratava de um caso isolado,

  • Marco Aurélio do Nascimento

    O interessante é que pelo desenho do Pneu Bridgestone Potenza RE 050, não era para acontecer esse tipo de barulho. Situação parecida já aconteceu com donos de Honda Civic, mas com o pneu GoodYear Excellence, que tinha uma durabilidade bem maior que os Bridgestone mas que tinham o problema do alto ruído no asfalto. Quanto ao pneu substituto, o Continental Sport Comfort 3, é um excelente pneu. Pelo menos isso para diminuir o infortúnio.

  • Leo

    Boa tarde…
    Tenho um TSi 2012/2013, aliás, é até este da foto !!! Enviei meu relato para o quadro “opnião do dono” e esta foto de meu veículo é uma entre as q enviei !! Agradeço ao site por ter lembrado do meu carro, mas o assunto não é esse agora, né?
    Meus pneus são esses Potenza RE-050, alías eram… Em um viagem a Recife em Agosto de 2013, um deles fez uma bolha num buraco na estrada… A concessionária não me recomendou trocá-lo, mas q eu deixasse sempre ele na frente para acabar logo com o par e substituír apenas 2. Foi o q fiz e há 15 dias q troquei dois potenza por DUNLOP.
    Ao colocar os pneus novos, passei os outros dois potenza para frente e coloquei os mais novos na traseira… Até este momento, nenhum ruído vindo de pneus ou rolamento havia me incomodado !! Fiquei na dúvida agora, pois pode ser q realmente esses pneus não faziam ruído a ponto de incomodar ou se eu já estava acostumado; Mas depois q passei os potenza q estavam na traseira para a dianteira as coisas mudaram !! Comecei a sentir trepidação na dianteira entre 40 e 60 km/h e quando passava de 120 km/h o ruído era alto e agudo, muito estranho !!
    Voltei a borracharia e eles me mostraram q os potenza q estavam na traseira estavam com pequenos empenos nos sulcos, talvez proveniente de um mal alinhamento ou cambagem do eixo traseiro. O técnico da loja me recomendou inverter novamente, voltar os potenza para o eixo traseiros, já q eles ainda tem muita borracha para gastar e colocar os novos DUNLOP na dianteira… O problema assim foi sanado em 90%. Os DUNLOP fazem mais ruído que o Potenza (Novo) a cima de 100 km/h, mas não chega a incomodar e os potenza q continuaram na trseira deixaram de fazer o ruído, ou pelo menos, ficou imperceptível.
    Por isso, relato aqui q não tive problema de ruído com os potenza RE050, pelo menos enquanto novos, mas percebo q apesar de ter excelente estabilidade, eles empenam com facilidade pela sua maciez e pelo “excelente” asfalto brasileiro, levando a ruídos excessivos depois de uma certa quilometragem (os meus 2 q restaram estão com 27000 km).
    P.S> É isso mesmo, 2 potenza rodando só na frente de um Jetta Tsi duraram somente 27000 km !!! Não sou de correr e sair cantando pneu, mas tenho 200cv na mão e nem sempre sou santo… kkk

  • PEDRO CUNHA

    Oferecem um material rodante que foca na estética(perfil baixo) e se esquecem que o carro roda no brasil, onde o pavimento(quando existe) é da pior qualidade. Por aqui, rodar de perfil 60 já é ruim, imagina um perfil ainda mais baixo e num carro ainda mais pesado feito o santanão, ops, Jetta….

  • Brito-2000

    Engraçado é que mesmo vendo vários consumidores com o mesmo tipo de reclamação, as empresas (fabricante do carro e do pneu) sempre empurram para o consumidor. Estou testando o Firestone neste momento. Até o momento, estou gostando bastante e espero que seja assim até o fim de sua vida útil porque pneu, mesmo não sendo de perfil esportivo, é caro…https://youtu.be/sJYvhCMbF5o

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