Ford Manutenção

Proprietários reclamam do câmbio Powershift da Ford

Alguns proprietários de veículos da Ford têm reclamado de problemas relacionados com a transmissão de dupla embreagem Powershift. Na internet há pelo menos 458 casos relatados, envolvendo modelos como Fiesta, EcoSport e Focus, por exemplo.

Até mesmo um fórum foi criado para que os proprietários pudessem trocar informações sobre os problemas no Powershift. Os relatos falam de trepidação, superaquecimento, ruídos e trocas prematuras de kits de embreagem.


Um relato dá conta de um Fiesta SE Powershift 15/15 adquirido zero km, que com um mês de uso, começou a trepidar. O proprietário descobriu na revenda que houve uma adaptação na caixa automatizada para o Brasil e que não há recall, sendo que a Ford estaria trocando as peças. A promessa, não cumprida, foi de substituição do kit de embreagem.

Outro caso é de um EcoSport Titanium 13/14, que após 30 mil km rodados, teve o kit de embreagem trocado duas vezes. O câmbio apresentava ruídos, vibrações e superaquecimento. A proprietária acabou vendendo o veículo após os reparos não terem surtido efeito.

Proprietários reclamam do câmbio Powershift da Ford


O próprio manual do veículo alerta para o superaquecimento do Powershift em situações de marcha lenta, congestionamentos e trepidação. Uma mensagem no painel acende, recomendado pisar no freio, o que resfria a transmissão. A Ford recomenda que em uso prolongado, o motorista mantenha o veículo em velocidade alternativa para reduzir os tempos de marcha lenta.

Ainda assim, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fabricante é obrigado a resolver o problema no período de 30 dias. O consumidor pode exigir também devolução do valor pago, troca por outro veículo ou abatimento na compra de outro modelo.

Mesmo esclarecendo o consumidor sobre o problema, a Ford não fica isenta de responsabilidade e obrigação da correção do defeito. Além disso, um recall deve ser declarado, já que diversos relatos foram registrados.

[Fonte: Estado de Minas]

Agradecimentos ao Leandro Canuffi.

Proprietários reclamam do câmbio Powershift da Ford
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email