Ford Manutenção

Proprietários reclamam do câmbio Powershift da Ford

Alguns proprietários de veículos da Ford têm reclamado de problemas relacionados com a transmissão de dupla embreagem Powershift. Na internet há pelo menos 458 casos relatados, envolvendo modelos como Fiesta, EcoSport e Focus, por exemplo.

Até mesmo um fórum foi criado para que os proprietários pudessem trocar informações sobre os problemas no Powershift. Os relatos falam de trepidação, superaquecimento, ruídos e trocas prematuras de kits de embreagem.


Um relato dá conta de um Fiesta SE Powershift 15/15 adquirido zero km, que com um mês de uso, começou a trepidar. O proprietário descobriu na revenda que houve uma adaptação na caixa automatizada para o Brasil e que não há recall, sendo que a Ford estaria trocando as peças. A promessa, não cumprida, foi de substituição do kit de embreagem.

Outro caso é de um EcoSport Titanium 13/14, que após 30 mil km rodados, teve o kit de embreagem trocado duas vezes. O câmbio apresentava ruídos, vibrações e superaquecimento. A proprietária acabou vendendo o veículo após os reparos não terem surtido efeito.

Proprietários reclamam do câmbio Powershift da Ford

O próprio manual do veículo alerta para o superaquecimento do Powershift em situações de marcha lenta, congestionamentos e trepidação. Uma mensagem no painel acende, recomendado pisar no freio, o que resfria a transmissão. A Ford recomenda que em uso prolongado, o motorista mantenha o veículo em velocidade alternativa para reduzir os tempos de marcha lenta.

Ainda assim, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fabricante é obrigado a resolver o problema no período de 30 dias. O consumidor pode exigir também devolução do valor pago, troca por outro veículo ou abatimento na compra de outro modelo.

Mesmo esclarecendo o consumidor sobre o problema, a Ford não fica isenta de responsabilidade e obrigação da correção do defeito. Além disso, um recall deve ser declarado, já que diversos relatos foram registrados.

[Fonte: Estado de Minas]

Agradecimentos ao Leandro Canuffi.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email