Citroen Hatches

Próximo Citroën C3 será feito no Brasil, segundo jornalista

Próximo Citroën C3 será feito no Brasil, segundo jornalista

A PSA anunciou na semana passada que a plataforma modular CMP será fabricada também no Brasil. No entanto, não revelou quais produtos e marcas ostentariam a nova arquitetura do grupo francês. Mas, agora parece que há algo no horizonte.


De acordo com o jornalista Fernando Calmon, no site UOL, o próximo Citroën C3 será fabricado em Porto Real-RJ, que recebeu R$ 220 milhões em investimentos para mudar a linha de montagem para esta nova base. O compacto não será o modelo europeu, visto que ele é apenas uma atualização profunda do anterior.

O Novo C3 que será feito no Brasil, deverá portar a plataforma CMP, sendo assim um produto mais moderno que o atual europeu, que ainda sustenta a base PF1, a mesma do C3 feito atualmente na fábrica fluminense. O projeto é para 2021, o que significa que o próximo hatch da Citroën será lançado no próximo ano na Europa.

Próximo Citroën C3 será feito no Brasil, segundo jornalista


Pouco se sabe como será esse C3. A arquitetura CMP garante um entre eixos de no mínimo 2,485 m, conforme pode ser visto na tabela acima. O atual tem 2,460 m. Assim, o hatch fica posicionado abaixo do Novo 208, que possui 2,540 m de entre eixos e 4,055 m de comprimento.

Na Europa, a Citroën lançou um C3 atualizado com a mesma plataforma, mas com carroceria bem diferente da anterior, que é vendida ainda por aqui. A marca parisiense decidiu não lançar esse por aqui, apostando suas fichas no C4 Cactus, que realmente vende bem mais do que o hatch.

Com essa nova geração, a Citroën deve seguir com pelo menos mais um produto CMP na região. Na Europa, rumores falam de um sucessor do C4 Cactus, que usará a plataforma modular. Por lá, a marca ainda dispõe do C3 Aircross, um SUV compacto que também usa a base PF1, assim como os dois crossovers vendidos aqui (Aircross e Cactus).

[Fonte: Fernando Calmon/UOL]

Próximo Citroën C3 será feito no Brasil, segundo jornalista
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Raimundo A.

    Eu ainda tô esperando pela picape média da FCA que o Sr. Calmon disse que o Temer ficaria sabendo ao ir visitar a unidade pernambucana. O terceiro turno seria para um novo produto, a suposta picape. Na prática, não passou de uma data para a autoridade nacional fazer as honras de um turno iniciado cerca de três meses antes, sem nenhum novo produto porque a demanda tinha aumentada tanto no mercado interno como por conta da ampliação das exportações. Informação relatada pela FCA.

    A nova picape só veio de fato algo mais concreto quanto investimento pouco tempo depois e não disseram que seria feita em Pernambuco. Até hoje, as notícias são quanto definição da arquitetura do produto e onde poderá ser feito.

    Agora, vem essa da nova geração do C3 que nem foi apresentado na Europa só por conta de investimentos que a PSA disse que fará na América Latina, mas não disse exatamente quais produtos serão dando apenas certeza do 208 NG.

    Prever algo que nem no exterior ainda ocorreu com tanta antecedência é melhor especular.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    O atual C3 europeu é um carro ainda bem recente totalmente novo em relação ao C3 ainda fabricado no Brasil.
    Acho que o carro mencionado na matéria será derivado projeto desenvolvido pela Citroen para chegar ao mercado indiano em 2020. Mas nada impede que a PSA traga este carro para o Brasil e o nomeie como Novo Citroen C3.

    • THM

      É uma nova geração feita com a plataforma antiga. Tal qual será o novo Golf.

      A 4a geração será feita para os mercados emergentes porque sua plataforma – uma versão simplificada da CMP – será usada para produtos na índia e América Latina, incluindo sedan e CUV que não fazem parte do mercado europeu.

      A PSA está posicionando a Citroen abaixo da Peugeot e isso é um movimento global. Não é absurdo pensar que o mesmo modelo chegará a Europa. Talvez mantenham mais um tempo o C3 la, pois é recente e vende bem

  • RKK

    Aleluia, irmão ! A PSA volta a investir no Brasil, retirando seus produtos defasados deste mercado.

  • Edgar

    Se esse C3 e o C1 fossem vendidos por aqui estaria incomodando muita carros do TOP 10.

  • Rodrigo Cherigatto

    Ou mais conhecido como mini Cactus!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email