Crossovers Europa Fiat Projeções

Próximo Fiat Punto pode ser um crossover com pegada esportiva

Próximo Fiat Punto pode ser um crossover com pegada esportiva

A Fiat pode estar preparando mais que um retorno do Punto, mas uma mudança de segmento. Com o aumento nas vendas de crossovers e SUVs, o hatch compacto premium pode estar mesmo morto. Contudo, seu renascimento como utilitário esportivo é esperado por alguns.


No fórum Worldscoop, uma projeção mostra uma releitura do Fiat Punto, mas como crossover. Oriunda do site sérvio Autoblog.rs, a imagem releva um utilitário esportivo com porte maior que o SUV compacto que a marca italiana lançará esse ano aqui no Brasil.

Pelo que se vê, acredita-se que a Fiat não vai usar a base do Opel Corsa, mas do Mokka. Isso tornaria o novo produto um modelo intermediário entre o SUV brasileiro e o Fiat 500X, medindo em torno de 4,15 m como o modelo alemão.

Isso deixaria o Novo Punto ainda no segmento de compactos, mas um pouco maior que a geração anterior, que media 4,06 m. Feito sobre a plataforma modular CMP, teria ainda uma variante 100% elétrica.

Esta provavelmente teria duas opções de bateria, com 37 kWh ou 50 kWh, de modo a custar menos na Itália, a exemplo do Fiat 500 EV. Isso sem contar o emprego de motores Puretech e/ou Firefly, ambos com aspirados e turbinados.

Próximo Fiat Punto pode ser um crossover com pegada esportiva

A mudança de segmento de mercado permitiria ao Novo Punto seguir adiante até o final da década, especialmente chegando em 2030 apenas na versão elétrica. Como viraria um crossover, sua garantia de permanência nos show rooms estaria assegurada.

Se isso de fato acontecer, não será exatamente uma surpresa, pois, poucos são os fabricantes que apostarão em hatches compactos para os próximos anos. A Volkswagen, com o Novo Skoda Fabia, busca consumidores de baixo poder aquisitivo e é uma das poucas ações nesse sentido.

Podemos até esperar que um eventual Panda de quarta geração acabe como um pequeno SUV, possivelmente até apoiado no projeto brasileiro, o que não seria nada ruim.

[Fonte: Worldscoop/Autoblog.rs]

 

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

            Quem somos

            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

            Notícias por email