Esportivos Europa Ford Híbridos Hatches

Próximo Ford Focus RS pode surgir só em 2023 e como híbrido

Próximo Ford Focus RS pode surgir só em 2023 e como híbrido

A medida que o ano de 2021 se aproxima, os fabricantes de veículos na Europa estão acelerando a eletrificação de suas gamas de modelos para evitarem multas no próximo ano. Contudo, não existe mágica e muita coisa será sacrificada.


Com o tempo correndo, alguns projetos ficarão em suspensão até que estejam adequados para retorno ao mercado europeu e isso significa que alguns esportivos estão na lista, um deles é o Ford Focus RS.

A atual geração do Focus já tem quase dois anos e o RS ainda não deu sinal de vida. Pior, com as regras se aproximando, limitando as emissões em 95 g/km de CO2, a Ford Europa mudou os planos para o esportivo, que será menos purista.

O conjunto com motor EcoBoost 2.3 com pelo menos 350 cavalos ou mais, não será mais usado. A Ford partiu agora para um desenvolvimento com base em híbrido plug-in e o Kuga Hybrid será a inspiração. O SUV médio tem 222 cavalos de potência combinada com o Duratec 2.5 e um motor elétrico.

Naturalmente, esse conjunto não serve num Focus RS, mas uma versão EcoBoost desse motor 2.5 poderia entregar pelo menos 300 cavalos, acrescidos de mais 100 cavalos de um motor elétrico. O objetivo da Ford é ir buscar os esportivos da Audi e Mercedes-AMG, que andam na casa dos 400 cavalos.

A VW desistiu – por enquanto – de entrar nessa briga com um Golf R400, abrindo espaço para a Audi medir forças com sua rival de luxo, porém, deixando caminho aberto para a Ford explorar um Focus RS híbrido com essa cavalaria. Aparentemente, o sistema de tração nas quatro rodas será por acoplamento de embreagem, da britânica GKN.

Esta possui um sistema com diferencial traseiro inteligente, que permite o modo Drift, onde toda a energia vai para as rodas traseiras, algo que a Mercedes-AMG já vem explorando. O problema, no entanto, para quem espera pela RS, é que este Focus poderoso chegará apenas entre 2022 e 2023.

[Fonte: Autocar]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • ocampi

    Da depressão ler notícia sobre Focus e Fiesta,,

    • Daniel Pirolli

      Na minha opiniao, os unicos carros que realmente deveriam ter ficado no plantel da marca, o resto é que poderia sair kkkk

      • El Gato!

        Os carros deveriam ter ficado sim…
        O que deveria ter saído deles era o PowerShift.

      • Luis Fernando Pozas

        Eu acho que a Ford tem produtos muito bons… No Brasil ela está pecando, e muito, é com o pós venda, respeito ao cliente, etc

      • ocampi

        Complicado mesmo.

  • MarcosGojira

    Devia surgir como elétrico logo…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email