Japão Projeções SUVs Suzuki

Próximo Suzuki Vitara crescerá e terá estilo bem diferente do atual

Próximo Suzuki Vitara crescerá e terá estilo bem diferente do atual

Ele está em nossas ruas, mas é pouco visto. O atual Suzuki Vitara é um SUV compacto com um belo visual e proposta interessante, apesar de não ter a mesma receptividade do modelo maior e anterior, o Grand Vitara.


Este pequeno utilitário esportivo deve continuar pequeno na próxima geração, que será revelada em outubro. Contudo, não devemos esperar por um layout baseado no Vitara atual, segundo a imprensa japonesa.

Uma projeção da revista nipônica Best Cars, mostra um Suzuki Vitara mais próximo de um Honda HR-V do que a proposta atual, com um layout que não parece tão atraente quanto o vigente.

Próximo Suzuki Vitara crescerá e terá estilo bem diferente do atual

A frente com faróis duplos e uma grade grande e cromada, parece mais indicada para o mercado americano, já que transmite uma imagem de robustez e luxo ao mesmo tempo. O conjunto ótico também colabora para isso.

Com uma carroceria alongada, a proposta desse Vitara é de um SUV com formas próximas ao de um cupê, tendo as últimas colunas, um desenho mais inclinado. A sensação de maior espaço interno é indicada pelas vigias laterais.

A informação é de que o próximo Suzuki Vitara, apesar de parecer muito maior na projeção, terá apenas 3 cm a mais de comprimento, medindo assim 4,200 m de comprimento, 1,780 m de largura e 1,620 m de altura.

Próximo Suzuki Vitara crescerá e terá estilo bem diferente do atual

Já o entre-eixos será o mesmo do atual, 2,500 m. Acredita-se que a plataforma atual sofra apenas alguns melhoramentos e continue na próxima geração do Vitara, que deve manter a mesma motorização.

Produzido na Hungria, China e Argélia, o Suzuki Vitara tem atualmente os motores 1.6 aspirado de 126 cavalos, 1.0 Boosterjet de 100 cavalos e Boosterjet 1.4 com 146 cavalos, sendo este último oferecido por aqui, no momento.

Importado, o pequeno da Suzuki tem vendas tímidas no Brasil, embora seja um produto com enorme potencial e que até poderia ter sido feito pela HPE no Brasil.

[Fonte: Best Cars via IAB]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • André

    Da Suzuki queria um Jimnyzão, com 4 portas e porta-malas decente, um off-road legitimo para a familia, algo para quem não pode comprar um Classe G ou um New Defender.

    • Rafael Morozini

      Teria de ter um motor mais forte para acompanhar o aumento de peso , provavelmente o 1.4 turbo do próprio vitara , mesmo assim acho que dificilmente teria um porta-malas decente , seria quase do porte do um wrangler ! Resumindo , seria um carro de 200 mil para mais , visto que o atual aspirado já custa 135 … (ignorando o dólar kkk ) Ninguém pagará esse montante por um um suzuki …

      • LL

        E um cambio automatico melhor…

        • Rafael Morozini

          Verdade !

    • Peter Bishop

      Vão lançar na Índia

  • Saraiva

    Tá mais pra uma nova versão do tcross…coupe

  • Rbs

    Made in indiano?

  • Peter Bishop

    Gostei

  • Andre Studart

    Na categoria, o vitara turbo seria minha principal escolha, seguido pelo renegade diesel

  • Natán Barreto

    O mercado não absorveu esse Vitara sem identidade, pequeno e insosso. Seus concorrentes desde os anos 90, RAV-4, Sportage e CR-V cresceram em tamanho e evoluíram em todos os aspectos. Cada um tem seu públicos, mas são carros muito bonitos.
    A Suzuki empobreceu o Vitara, colocou um estilo muito sem graça, tirou a aparência robusta e ponto.

    O mais sensato a se fazer seria hoje o Vitara ter porte e atributos pra disputar com o Compass, como seus antigos amigos de combate já citados.

    E deixaria o papel de SUV raiz pro Jimny que é chassi por longarina e o Vitara Breda indiano atualizado pra disputar o segmento de SUVs compactos.

    • Andre Studart

      Concordo que por fora está paia mesmo, mas o carro é um lobo em pele de cordeiro..

      O motor boosterjet dele é o que mais anda bebendo menos, com 0-100 na casa dos 8seg e fazendo isso com 10km/l na cidade e 17 na estrada..

      A própria 4rodas fez uma matéria sobre ele como “o carro que mais anda e menos bebe no Brasil”, mas o visual ensosso afasta qualquer possível comprador.

    • Jorge Osório Cortese Magalhães

      Vitara Brezza indiano…

      • Dod.

        O Vitara Brezza indiano é menor e mais simples que o Vitara internacional feito no Japão e na Hungria(de onde vem pra cá). O Brezza mede menos de 4 metros para se valer do imposto menor cobrado por carros com menos de 4 metros na Índia; o Vitara “normal” mede 4.17m.

        • Jorge Osório Cortese Magalhães

          Ok, mas só estava corrigindo o nome que, no comentário do Natán, saíra como Vitara BREDA.

          • Dod.

            Ah, pensei que estava dizendo que esse Vitara que trazem pra cá é o mesmo que o indiano. Muita gente acha isso porque são praticamente idênticos no design, eu inclusive pensava se tratar do mesmo modelo também.

    • Baetatrip

      Sim…..
      SZK empobreceu muito o Vitara…………!
      Nada supera o acabamento do GV3 mesmo!

    • Rubens Rogato

      “Insosso”…já andou no Vitara 1.4T ? Da coro em muito carro “esportivado” nacional…agora se quer “barca” compre um Duster, JAC …e 10 quilos de sal…rs

  • Vinícius

    A geração anterior vendida por aqui era bem popular, a Suzuki poderia ter mantido aquela linhagem

  • MFerrari

    Quando, em 2008, começou a onda de fusões e aquisições, sempre fiquei esperando pela notícia de que a Suzuki seria adquirida por algum grande grupo. Ainda bem que não dependo previsões para viver..rss

  • Cromo

    Até onde eu saiba, nas pesquisas de satisfação do consumidor, os Suzuki estão sempre em primeiro lugar, são confiáveis como Toyota e Honda. O que mata esta montadora é o departamento de design.

    • Andre Studart

      Olha, possuo um grand vitara 2010 (gv3), possuo o carros há exatos 10 anos e não tenho o menor plano de me livrar dele.. excelente carro, muito confiável e me atende perfeitamente.

      Críticas para o consumo principalmente, mas o resto do carro é tao bom que relevo esse, confiabilidade é incrível.

      • Baetatrip

        Sim….
        Amo a minha GV3 4×4 14/15
        Anterior era 12-12 4×4……
        Carro p/ vida toda e cuidar que vai durar por muito tempo!

      • Toyo_Highlander fan

        Esse foi o melhor Vitara, o de 2004 a 2016. O atual está mais para Crossover. O antigo era maior pois usava a base da Captiva o que é estranho já que o Chevrolet era muito problemático enquanto o Suzuki era muito apreciado pela sua resistência e confiabilidade mecânica.

        • LArtur

          O Grand Vitara só compartilhou com a Captiva o motor V6 na versão topo de linha, que deixou de ser importada em 2010. Os carros eram absolutamente diferentes. O Grand Vitara era um SUV com um subframe de aço integrado ao monobloco, o Captiva um crossover monobloco, bem diferentes. Dai a diferença de robustez entre as máquinas

          • Toyo_Highlander fan

            Muito bom LArthur. Anos atrás diziam que ela tinha uma plataforma em comum com a Captiva, mas vc deduziu bem a especificação do carro.

    • Pedro Santos

      Meu Vitara 97 tbm não me dá problemas, eita carro forte!!! 350 mil rodados e somando rsrs
      Esperando um futuro Jimny 4 portas para poder trocar

  • Alaor

    A Suzuki não quer nada com o Brasil, então não importa.

  • Baetatrip

    Só aumentar 3cm e virar GV?
    Que historia mal contada…..
    Esse desenho ficou feio…. Parece “bolha”…..
    Novo Vitara é somente urbano e dá para passear na terra……
    Porém nada supera do GV3 4×4….. (Melhor carro da marca!)
    Vou ficar por muito tempo com a Minha GV3 14/15 4×4……
    Pois conheço o carro todo e motor está no carro existe desde fim de 1997!
    Se der probleminha…. Já sei o que será e troco…!

    • Ducar Carros

      E o concorrente do HRV da Suzuki é o S-Cross (4.300 mm C x 1.785 mm L x 1.605 mm A), que, por ser caro demais, acaba sendo carta fora do baralho por aqui, concorrendo, na prática, apenas com o HRV Touring.

      • Baetatrip

        Sim……
        Lembrando que S Cross e New Vitara são exatos mesmos…. Só muda algumas pecas…..
        Complicado….. SZK ficou “pobre” em geralmente….

        • Ducar Carros

          Como assim? As medidas do New Vitara e do S-Cross são bem diferentes, principalmente comprimento e entre-eixos. New Vitara: 4.175 mm C x 1.775 mm L x 1.610 mm A, entre-eixos 2,50 mm

          • Baetatrip

            …Plataforma…..!

  • RKK

    A Suzuki carece de bons designers.

  • Racer

    O Vitara que ainda vou ter é o travestido de Tracker….e bem mexido….

  • Toyo_Highlander fan

    O Vitara atual não tem muita visibilidade de mercado no brasil devido seu porte ser identico a de um Kicks e absurdamente caro para se adquirir. A Suzuki está um tanto apagada devido seu portfólio de mercado nacional.

  • El Gato!

    Se tivéssemos por aqui a Suzuki com uma rede consolidada de concessionárias, além da Mazda com operação própria, a vida de Toyota e Honda não seria tão fácil.

    • Sino Weibo

      A única forma seria terem parceria com marca local, como a Maruti-Suzuki na Índia, ou as parcerias dos chineses. Operação de importados no Brasil já não funciona mais pra esse tipo de segmento.

  • hinotory O

    Continua feio pra dedéu.

  • Rubens Rogato

    Gosto do “Vitarinha” 1.4T anda muito e transmite segurança….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email