Próximo Toyota Crown será um crossover híbrido

toyota crown coupe 1

O Toyota Crown é um dos carros mais antigos do Japão ainda em produção, sendo um carro executivo do segmento E e atualmente é o topo de linha da marca japonesa.


Clássico de luxo, o Crown foi o pai da Lexus décadas antes dessa existir, mas assim como muitos sedãs no mercado mundial, ele acabará se tornando um carro híbrido e, ainda por cima, um crossover.

Imagens de patente revelaram a próxima geração do modelo nipônico, que surgiu em 1955 e continua em mercados da Ásia.

toyota crown coupe 3

O que se observa no serviço de patentes é um crossover de estilo cupê do próximo Toyota Crown, que terá 4,930 m de comprimento, 1,840 m de largura, 1,540 m de altura e 2,850 m de entre-eixos.

Com estilo “Asian Dragon”, o Novo Crown parece ser o automóvel elétrico mais caro do futuro portfólio da Toyota.

Tendo frente curvada e com aerodinâmica apurada, tendo faróis full LED, com uma grade superior falsa, bem como para-choque com spoiler pronunciado e grade ampla para refrigeração das baterias.

toyota crown coupe 4

O teto curvado se acentua na parte central e desliza pelas colunas C sobre a tampa traseira, o Toyota Crown terá lanternas em LED contínuas e para-choque envolvente.

O registro indica que haverá motorização convencional também, com motor 2.4 Turbo e 2.5 híbrido plug-in, mas os detalhes não foram revelados.

Atualmente, o Toyota Crown tem três opções de motor, sendo um 2.0 Turbo de 238 cavalos e 35,5 kgfm, enquanto o híbrido plug-in 2.5 com 265 cavalos e 42,4 kgfm.

toyota crown coupe 2

Fora estes, há também um V6 3.5 hibridizado com sistema plug-in, que dispõe de 299 cavalos e 35,5 kgfm, sendo todos estes motores da linha Dynamic Force.

Em sua geração 15, o Toyota Crown é fabricado em Aichi, na fábrica Motomachi, sendo feito sobre a plataforma modular TNGA GA-L.

O Novo Crown Coupé ou com outra designação, faz parte de um grupo de 30 carros elétricos que a Toyota lançará nos próximos anos.

Toyota Crown Coupé – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.