Próximo Toyota Prius surgirá no final de 2022 e terá hidrogênio

Próximo Toyota Prius surgirá no final de 2022 e terá hidrogênio

O Toyota Prius atual não está sendo vendido no Brasil no momento para a chegada da linha 2022. Contudo, o liftback híbrido mais famoso do mundo está na estrada desde 1997 e a geração vigente vem desde 2015. Então, a quinta chegará em breve para continuar o ciclo de evolução do produto, que no modelo em produção, ganhou uma versão plug-in.


No entanto, o próximo passo para o Prius será o uso de um novo combustível, dado que a Toyota não criará uma versão 100% elétrica do mesmo. Segundo a revista japonesa BestCarWeb, o híbrido aparecerá em dezembro de 2022 com tudo novo.

O layout deverá ser mais fluido e menos exótico que o atual, segundo a projeção da publicação nipônica e, de quebra, deve fazer o Prius retornar às origens com um formato de sedã ou pelo menos é o que indica a ilustração da quinta geração. Um conjunto ótico em “C” com faróis duplos de LED e luzes diurnas também em diodos, parece bem interessante.

A traseira alongada do Prius 2023 traria ainda mais espaço para bagagens e pode até ser que a tampa seja integrada ao vidro, o que o beneficiaria em regiões como a Europa, que gosta muito de notchbacks. Já sobre o interior, ainda não se sabe nada, mas usar um manche no lugar do volante, pelo menos no Japão, não seria estranho com o novo sistema de direção elétrica.

Mas, o diferencial mesmo estaria sob o capô. Além do motor 1.8 Dual VVT-i usado atualmente, o Novo Prius deve estrear um segundo propulsor, um três cilindros com 1.6 litro e derivado do motor do GR Yaris, o qual o Corolla correu nas pistas. Ele será usado com hidrogênio combustível, ou seja, ele queimará como gás natural, por exemplo, reduzindo as emissões enormemente.

Ainda que a Toyota trabalhe e invista fortemente em células de combustíveis para o hidrogênio reagir, o mesmo em forma de combustível é outra opção para a marca, que deseja estender ao máximo a produção de motores. O Corolla também seria contemplado nesse novo plano, mas isso apenas em 2025, embora se diz que já em 2023 a tecnologia estaria pronta.

[Fonte: BestCarWeb]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.