Europa Hatches Tecnologia Volkswagen

Próximo Volkswagen Up! terá câmbio automático

Próximo Volkswagen Up! terá câmbio automático

A próxima geração do Volkswagen Up! surgirá em breve. No apagar das luzes do Inovar Auto, o popular europeu do fabricante alemão terá uma plataforma maior e com espaço suficiente para aceitar uma caixa de dupla embreagem ou automática com conversor de torque.


Atualmente o Volkswagen Up! só pode ter câmbio mecânico e no máximo o sistema automatizado ASG por falta de espaço no cofre do motor. Este detalhe é talvez a maior crítica ao pequeno alemão. A montadora ainda não decidiu se terá de fato um câmbio DSG no hatch ou um automático comum, que segundo a empresa, poderia ser da Jatco, Aisin ou Getrag.

Próximo Volkswagen Up! terá câmbio automático

No entanto, com vendas entre 20.000 e 30.000 por ano da versão ASG, dificilmente a Volkswagen deverá gastar dinheiro para desenvolver um DSG menor para o Up!. Assim, fica mais fácil a introdução de um “Tiptronic” de terceiros. O maior espaço no cofre também permitirá a introdução de turbocompressor do propulsor 1.0 TSI, ampliando as possibilidades do modelo no mercado europeu.


Com frente mais longa, o próximo Volkswagen Up! terá mudanças no estilo, assim como motores maiores e turbinados. Também terá maior proteção contra impactos de pedestres e colisões com outros veículos ou objetos fixos, melhorando a segurança. Aqui, provavelmente o modelo seguirá o mesmo caminho por volta de 2020.

Volkswagen Up – ficha técnica

Motor

1.0 MPI

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Intercooler, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

999

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

11,5:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 75 cv @ 6250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 5000 rpm / Etanol: 105 cv @ 5000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,7 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 16,8 kgfm @ 1500 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automatizado 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/70 R14

175/70 R14 / 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3689

3689

Largura sem retrovisores (mm)

1645

1645

Altura (mm)

1500

1500

Distância entre os eixos (mm)

2421

2421

Capacidades

Porta-malas (litros)

285

285

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

430

410

Peso em ordem de marcha (kg)

920

951

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,361

0,361

Próximo Volkswagen Up! terá câmbio automático
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email