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Próximo Volkswagen Up! terá câmbio automático

Próximo Volkswagen Up! terá câmbio automático

A próxima geração do Volkswagen Up! surgirá em breve. No apagar das luzes do Inovar Auto, o popular europeu do fabricante alemão terá uma plataforma maior e com espaço suficiente para aceitar uma caixa de dupla embreagem ou automática com conversor de torque.


Atualmente o Volkswagen Up! só pode ter câmbio mecânico e no máximo o sistema automatizado ASG por falta de espaço no cofre do motor. Este detalhe é talvez a maior crítica ao pequeno alemão. A montadora ainda não decidiu se terá de fato um câmbio DSG no hatch ou um automático comum, que segundo a empresa, poderia ser da Jatco, Aisin ou Getrag.

Próximo Volkswagen Up! terá câmbio automático

No entanto, com vendas entre 20.000 e 30.000 por ano da versão ASG, dificilmente a Volkswagen deverá gastar dinheiro para desenvolver um DSG menor para o Up!. Assim, fica mais fácil a introdução de um “Tiptronic” de terceiros. O maior espaço no cofre também permitirá a introdução de turbocompressor do propulsor 1.0 TSI, ampliando as possibilidades do modelo no mercado europeu.

Com frente mais longa, o próximo Volkswagen Up! terá mudanças no estilo, assim como motores maiores e turbinados. Também terá maior proteção contra impactos de pedestres e colisões com outros veículos ou objetos fixos, melhorando a segurança. Aqui, provavelmente o modelo seguirá o mesmo caminho por volta de 2020.

Volkswagen Up – ficha técnica

Motor

1.0 MPI

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Intercooler, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

999

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

11,5:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 75 cv @ 6250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 5000 rpm / Etanol: 105 cv @ 5000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,7 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 16,8 kgfm @ 1500 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automatizado 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/70 R14

175/70 R14 / 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3689

3689

Largura sem retrovisores (mm)

1645

1645

Altura (mm)

1500

1500

Distância entre os eixos (mm)

2421

2421

Capacidades

Porta-malas (litros)

285

285

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

430

410

Peso em ordem de marcha (kg)

920

951

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,361

0,361

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Celso

    Suponho que a base deste novo Up cairá como uma luva para o próximo Gol. Não duvido que este próximo Up europeu será lançado aqui como Gol.

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