Brasil Citroen Mercado Peugeot

PSA: 16 lançamentos para o Brasil até 2024

PSA: 16 lançamentos para o Brasil até 2024

A Peugeot-Citroën está preparando 16 lançamentos para o Brasil até 2024. O grupo francês continua batalhando para mudar a imagem da Peugeot e ampliar as vendas da Citroën, mas para isso precisa de novidades. Segundo o jornalista Fernando Calmon, no site UOL, a empresa começa com o C4 Cactus, que já roda sem camuflagem por diversos lugares sem a menor preocupação em esconder-se.


O Citroën C4 Cactus chegará muito em breve com opções de motor 1.6 Flex de até 118 cavalos com opção de câmbio automático EAT6 e opção manual, além do motor 1.6 THP Flex – confirmado oficialmente – com até 173 cavalos. Este também obrigatoriamente terá câmbio automático. O modelo sofreu alterações para o mercado brasileiro, em especial nas portas traseiras.

Em relação aos demais produtos, Calmon fala de sobre a plataforma modular CMP. De acordo com ele, os modelos 208, 2008, 308 (provavelmente o 408 também), C3 e C4 Lounge serão feitos sobre a nova arquitetura, que está em desenvolvimento com a chinesa Dongfeng. Essa plataforma estreará na DS através do DS 3 Crossback, que já foi revelado através de patente.

PSA: 16 lançamentos para o Brasil até 2024


A nova base será produzida em El Palomar, Argentina, mas provavelmente nos próximos anos, a planta de Porto Real-RJ deve abandonar completamente a PF1 dos modelos atuais para fazer a base única. Na Europa, o próximo 208 surgirá em Paris já com a CMP e dará uma noção de como ele será por aqui. O mesmo em relação ao 2008, mas ainda não se sabe se ganharão em entre-eixos.

O que se pode ver do DS 3 Crossback é a manutenção de medidas compactas, embora a China exija uma base alongada, como visto no C3 L Aircross. A dupla 208/2008 deverá também receber o motor 1.2 Puretech Turbo de 110 ou 130 cavalos (provavelmente a segunda opção), visto que o Rota 2030 exigirá mais 11% de média de redução nos próximos cinco anos. Até o 1.6 THP pode evoluir para sua versão Puretech vista no 508.

O que chama atenção é a dupla 308/408. Como se sabe, a base PF2 praticamente já não é feita na Europa e aqui não haverá a EMP2. Com a CMP, esta dupla pode ter uma nova vida, mas com o mercado cada vez mais hostil aos hatches médios, apenas um novo sedã  poderia surgir como alternativa junto com o sucessor do C4 Lounge. A receita provavelmente será repetida na China, embora 308/408 já sejam feitos sobre a EMP2, mas o Citroën ainda carrega a PF2 por lá.

Além disso, ainda existe o Aircross atual, que pode ser substituído por um crossover derivado do próximo C3, buscando exatamente disputar com semelhantes propostas no mercado nacional, ficando abaixo do C4 Cactus. Não se pode esquecer do C5 Aircross, devidamente importado da França.

PSA: 16 lançamentos para o Brasil até 2024

Por fim, a picape média da Peugeot deve chegar, mas não será aquela vista na África, oriunda de um clone da Nissan feito pela Dongfeng. A proposta pode passar pelo desenvolvimento de um novo produto com a chinesa ou associação com a Toyota. Haverá ainda as novas gerações das vans Boxer e Jumper, bem como das multivans Partner e Berlingo.

No final das contas, ficariam faltando três produtos e estes certamente serão preenchidos pela DS, que voltará ao mercado muito provavelmente com DS 3 Crossback, DS 7 Crossback e talvez um terceiro modelo.

[Fonte: Fernando Calmon/UOL]

PSA: 16 lançamentos para o Brasil até 2024
Nota média 4.6 de 5 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email