Elétricos EUA Híbridos Mercado Montadoras/Fábricas PSA

PSA anuncia eletrificação de todos os modelos até 2025

peugeot-instinct-concept-2 PSA anuncia eletrificação de todos os modelos até 2025

Carlos Tavares, CEO da PSA, anunciou um plano de eletrificação de todos os modelos do grupo francês até 2025. A ação envolve todas as marcas da empresa, incluindo Opel e Vauxhall. Além disso, a nova estratégia da empresa também envolve as picapes que serão lançadas nos próximos sete anos, porém, os carros não serão totalmente elétricos, alguns sendo híbridos plug-in para ainda aproveitar os propulsores a gasolina e diesel nos primeiros anos da mudança.



Um dos fabricantes que mais atrasaram sua chegada ao mercado de carros elétricos e híbridos, a PSA agora parte direto para a massificação do uso de energia em seus produtos como parte do movimento global do mercado automotivo. A ideia é oferecer 40 modelos híbridos plug-in e elétricos das marcas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall e DS até a metade da próxima década.

De acordo com Carlos Tavares, a intenção é que a PSA se torne o “o fabricante de automóveis mais eficiente”, embora adiante que o objetivo não é ser o maior do mercado. Preparando o terreno para uma entrada definitiva nos EUA, onde o CEO do grupo discursou para um congresso do site Automotive News, a empresa pretende fazer 124 lançamentos em seis regiões do mundo até 2024.

peugeot-instinct-concept-2 PSA anuncia eletrificação de todos os modelos até 2025

Além disso, Tavares confirmou o desenvolvimento do primeiro modelo elétrico que será lançado nos EUA. Este projeto está sendo executado na Europa, mas a equipe de engenharia é americana. Porém, não revelou qual a marca que estreará a PSA no país, mas confirmou que os produtos da Opel terão certificação de segurança no padrão exigido nos EUA, indicando que a marca alemã deverá seguir para a América do Norte nos próximos anos. O plano do fabricante francês é estar presente completamente até 2026.

Isso, no entanto, não significa que ela será a primeira. Muitos apostam na DS como ponta de lança da estratégia da PSA nos EUA, entrando com carros elétricos e já integrados no plano de compartilhamento e serviços de mobilidade que a empresa começou a operar no país. Outro ponto revelado por Tavares é que a montadora investirá pesado em condução autônoma limitada, alcançando 80% da gama até 2030, mas 10% terão automação em níveis 4 e 5. Ou seja, uma condução plena sem a presença do motorista.

Com pressão ambiental na Europa e, em especial, na China, a PSA não tem escolha senão mergulhar de cabeça nos carros portadores de baterias. Além disso, como o futuro nos EUA já está sendo traçado da mesma forma, essa é a oportunidade perfeita para se fixar no país e conquistar os consumidores que começarão a mudar para a nova realidade do mercado automotivo mundial em seus primeiros anos.

[Fonte: Automotive News]

 

 

COMPARTILHAR:
  • JOSE DO EGITO

    A PSA ja é deficiente na fabricaçao de motores a combustao imagina nos eletricos…..

    • cerberos

      Deficientes? A PSA ganhou uma serie de premiações, pelos seus motores, no Brasil e no Mundo. Tanto os PureTec, os THP e os motores a diesel.

    • Wellinton Portugal

      Puretech, motor elogiado e premiado, resistente e economico, mas o que interessa é os APzao neh rs

      • JOSE DO EGITO

        E como vc explica esses motores usados no C3 PICASSO e AIRCROSS que com 20.000 KM estourava a CORREIA DENTADA sem falar em problemas de suspençao,freios e por ai vai….

        • Leonardo Teixeira

          É em todos os motores? Nunca ouvi falar desse problema com motores do c3 e aircross, nem aqui no NA foi comentado. Vc começou falando de motor e agora já está falando em suspensão e freios

          • JOSE DO EGITO

            Da uma olhada no site RECLAME AQUI e vc vai ver quantas mazelas a PSA é capaz

        • Wellinton Portugal

          A vw vende o motor to up com vazamento de fabrica, ela msm reconheceu e todo mundo elogia, problemas existem em todas as montadoras, alem de que os puretecs sao diferentes deste que vc citou, no mais eh so birrinha com os franceses

    • Gomes

      De onde vc tirou isso? Só se for do Egito…

    • Oberon de Megrez

      kkkkkkk vai ver a deficiência dela nas 24 horas de le-mans ou no Paris Dakar vai

  • Tochio

    Que fim deu a tecnologia de ar comprimido da PSA ??

    • cerberos

      ia perguntar justamente isso.

    • Wellington Myph13

      Pelo visto, deu fim…

    • Marcos

      Não encontrou um parceiro para rachar a conta, de acordo com a PSA ela precisaria de 500 mil unidades ao ano para poder valer o investimento, mas com o rápido avanço dos híbridos e elétricos puros investir nessa tecnologia que só ela teria poderia afundar ela de vez.

  • Pedro Neto

    Nao acredito nessa hidtoria de rletrificaçao anunciada por diversos fabricantes da mesma forma que nao acredito no autonomo sem volante. Nos proximos 30 anos os hibridos plugin ou nao irao dominar o mercado assim como os semi autonomos com possibilidade de modo manual

    • th!nk.t4nk

      Autônomo sem volante será pra Uber e afins, mas por exemplo autônomos nível 3 já vejo diariamente onde moro. Elétricos + híbridos também já são parte comum do trânsito. Pra essa realidade se expandir pro resto da Europa, é coisa de poucos anos, já que depende de uma queda acentuada no custo das baterias pra atingir áreas menos ricas. No Brasil e na Índia vai demorar bem mais, com certeza, mas em algum momento chegará também (daí sim no cronograma que você imagina, quem sabe). A gente acredita na realidade em que vivemos. Vendo a partir do Brasil, provavelmente eu nao acreditaria num crescimento tão rápido da eletromobilidade também, mas como vivo uma realidade oposta eu digo que já estamos entrando nessa revoluçao e tá tudo acontecendo muito rápido.

      • TunAV

        Como sempre, dependente de subsídios e regulamentações. Estou ansioso mesmo pela condução autônoma. Como é o nível 3?

        • th!nk.t4nk

          Até o momento só tem um modelo no mundo com nível 3 de autonomia vendido em grande escala (Audi A8), mas até o fim do ano devem surgir vários outros. O diferença pra um nível 2 (Tesla), é que no nível 3 você não precisa mais ficar atento ao comportamento do carro. Você pode fazer outras atividades (trabalhar no computador, ver um filme, jogar algo, etc). O problema é que o nível 3 é limitado a 60 km/h atualmente (embora devam atualizar pra aumentar a velocidade em algum momento) e só funciona em avenidas, vias expressas e rodovias. O nível 4 elimina a maior parte dessas limitaçoes e pode ser usado por toda parte na cidade (algo pra uns 5 anos ainda). Mas mesmo no nível 4 há situaçoes em que o carro pode disparar um alarme pra pedir sua atençao, e também há áreas específicas onde ele nao atua (bairros nao totalmente mapeados). E o último nível (5) rompe todas as barreiras. Você pode até eliminar o volante e o carro funciona de forma autônoma em absolutamente qualquer lugar. Esse até eu nao boto tanta fé de que vá ficar pronto tao cedo, é desafiador demais.

          • TunAV

            Estou com expectativas bem elevadas quanto à automação. O Uber deve ficar ainda mais barato. :)

          • Allan Marconato Marum

            O nível 5 demandara adaptação do transito.
            Já o nível 3 pode atuar sem adaptações no ambiente.

            Acredito que o nível 5 será algo mais distante, quando as primeiras estradas e cidades começarem a se adaptar.

            • th!nk.t4nk

              Minha cidade tem sinalizaçao pro nível 5 há um tempinho, mas como ainda nao bateram o martelo em padroes, é apenas pro desenvolvimento da tecnologia. A estrada que corta a cidade é uma das mais movimentadas do mundo e também já está toda preparada pro nível 5, mas é mesmo caso, isso está sendo feito pra promover o desenvolvimento do sistema (inúmeras empresas o utilizam). Todo o processo vem sido pensado e feito há muitos anos, é que apenas agora a coisa está recebendo maior destaque na imprensa, mas é um trabalho que começou há mais de década. O problema é que é um trabalho colossal, e vai mesmo demandar mais uns 5 a 10 anos pra termos um Uber sem motorista. Mas tá a caminho, é só aguardar.

    • Maycon Farias

      Que pena que não acredita. Enquanto estamos lendo notícias eles* estão fabricando ou projetando os elétricos e autônomos. É como um Rio descendo até encontrar o mar, não importa o que pense ele vai chegar lá.

      • TunAV

        Nada na História é previsível, muito menos certo. Tolo é quem pensa o contrário.

  • Maycon Farias

    Parabéns.

  • Ma-Mutt : O Cãozinho Eterno

    2025 ? Como diria Vanucci ” é logo ali ”

    Acho cedo demais ( bastante ousado )

    • Ducar Carros

      Eletrificado inclui os híbridos, que deverão ser a maioria dos eletrificados em 2025. É o que diz a notícia.

      O pessoal lê eletrificado e acha que é 100% elétrico. Não é tão ousado assim, visto que já tem bastante híbrido sendo vendido (aqui, Prius e Fusion).

      • Ma-Mutt : O Cãozinho Eterno

        Escrevi ousado por causa das empresas em questão : PSA até pouco tempo ” tava mal das pernas ” ( há quem diga que somente ” se livrou de uma pior ” com a injeção de dinheiro advinda da Dongfeng ( esta comprou uma parcela da PSA ) fora que Opel também estava ” mal das pernas ”

        Acho que se fosse mais para frente seria menos arriscado : ainda há espaço para os motores á combustão

        A não ser que a PSA queira direcionar grande parte destes puro elétricos ou híbridos para o mercado chinês uma vez que além de gigantesco ele está cada vez mais dando importância para esse tipo de motorização !

        Apenas minha opinião

        • Ducar Carros

          Os híbridos também usam motor à combustão, só acrescentam um motor elétrico, e essa tecnologia já está bem testada. Não vejo porque os novos modelos a serem lançados, principalmente os mais caros, não serem já pensados como híbridos.

  • cerberos

    totalmente elétrico é burrada, nem se a PSA estivesse nadando em dinheiro, o que não é o caso. o certo seria carros hibridos pensando em autonomia e diminuição do consumo.

    • Josê Fagundes

      Claro q tem. PSA tem e muito dinheiro. Quem não tem é a chevrolet que teve q vender mais duas marcas e amarga prejuízo atrás de prejuízo com a cadillac (todo mês tem quedas em vendas. Em dezembro, caiu 30%)

    • Vitor C

      A PSA tem forte investimento e capital chinês, o que não falta é dinheiro.

    • Handlay P.B.

      Não é burrada, visto que vários estados estão premindo as marcas a produzirem carros ecológicos, principalmente a China. Se a PSA não engendrar automóveis 100% a energia ela pode até definhar no mercado mundial.

  • sigma7777777

    Esses anúncios de eletrificação ou hibridização passam a sensação de que as montadoras estão contando com alguma solução fornecida por terceiros. Será que é a Bosh? A atual popularização do ESP/ESC parece ser graças à solução dessa empresa.

    • Allan Marconato Marum

      ZF e Bosch estão investindo em Axle para elétricos e outras tecnologias para elétricos e autonomos.
      A ZF tem o ZF ProAI e o Vision Zero, duas grandes iniciativas.
      As auto peças estão se mexendo tanto quanto as montadoras.

      • th!nk.t4nk

        Yep. Acho o eAxle fantástico. Bem que alguém no Brasil poderia estar se mexendo também pra usar essas tecnologias, já que elas mudam radicalmente a forma de se fazer carros (e teoricamente dão uma nova chance pra surgirem novas montadoras, com foco em nichos nao explorados pelas grandes). Mas a essa altura já perdi as esperanças.

  • Wellinton Portugal

    Europa e Usa investindo em eletrificaçao e nos aqui no BR usando o proalcool e sonhando com o pre sal rs

  • Handlay P.B.

    É excelente a PSA acompanhar o bonde, apesar de isso estar acontecendo porque os estados estão premindo as marcas a fazerem automóveis ecológicos. Esses 40 carros eletrificados serão interessantes, principalmente os da Opel e Vauxhall. Depois que a PSA se desvincilhar das plataformas e motores da GM, ela poderá levar a Opel para várias regiões do planeta e tais marcas recém-compradas podem ter um futuro auspicioso no resto do mundo. Quanto aos carros autônomos, desde que ninguém morra dentro de tais veículos, apenas preconizo a PSA por engendrar essa tecnologia.

  • marcos souza

    “Um dos fabricantes que mais atrasaram sua chegada ao mercado de carros elétricos e híbridos”
    Sempre achei que fosse a FCA a responsavel por esse “atraso”

  • Catucadao

    mano realmente querem acabar com a existência de carros…. um elétrico jamais será um carro… apena um meio de locomoção carro de verdade não tem essa moda ridícula.

    • FrankTesl

      Uma carruagem sem cavalos jamais será uma carruagem, querem acabar com o prazer de conduzir uma diligência puxada por quatro fogosos cavalos criados para transporte, brandir o chicote para ganhar velocidade, o relinchar dos animais, o barulho das patas com ferradura batendo no estradas de chão, ou mesmo o suave trote em momentos de condução mais tranquila.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email