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PSA não importa mais motor 2.0 para 308, 408 e C4 Lounge, de acordo com jornalista

citroen c4 lounge

A PSA não está mais importando da Argentina as versões 2.0 Flex dos modelos Peugeot 308 e 408, além do Citroën C4 Lounge, de acordo com o jornalista Fernando Calmon, da coluna Alta Roda do UOL.

O motivo é a média de consumo exigida pelo Inovar-Auto, que precisa ser apresentada pelas montadoras em outubro. Dessa forma, o propulsor 1.6 THP Flex se destaca por ser mais eficiente, além de muito mais potente, que o 2.0 Flex. Ele entrega até 173 cv e 24,5 kgfm.

Atualmente os Peugeot 308 e 408 THP partem de R$ 86.490 e R$ 90.590, respectivamente, enquanto o Citroën C4 Lounge THP começa em R$ 81.590. O 308 ainda conta com versão 1.6 Flex, mas não foi dito se esta continuará em linha.

[Fonte: Fernando Calmon/UOL]





  • Victor Hugo

    1.2thp no lugar do 1.6?

    • ricmoriah

      seria bom, mas não é deve acontecer por enquanto. na China, já colocaram essa opção em quase toda a gama.

    • João Cagnoni

      O 1.2 THP é bem mais forte que o 1.6 e em alguns pontos que o 2.0. Acho que vai entrar mesmo é no lugar do 2.0.

      • Gustavo73

        Eem dúvida o 1.2 de 130cv e 22kgfm de torque teria números mais interessantes que o 2.0 em desempenho e consumo. Talvez perca na velocidade máxima.

        • MaCaRyS

          Será Gustavo? o 2.0 desenvolve 151cv e os mesmos 22kgmf de torque, acho que ficaria apenas com o consumo do 1.2 o desempenho não será igual!

          • Pedro Rocha

            Creio que vai melhorar muito a economia de escala da PSA trabalhando com uma linha mais homogênea de motores.

          • PEDAORM

            Por ter o mesmo torque pode enganar, mas a verdade é que no aspirado ele atinge esse torque apenas por um breve momento, em rotação elevada, e já começa a cair, no turbo o torque é atingido em baixo rotação, e se mantém uma linha praticamente plana por um período, conferindo aceleração bem mais interessante na pratica.

            • AlemãoMoreira

              Exato, essa diferença deve com certeza amenizar a menor potência (130 vs. 151 cv).

              • PEDAORM

                Potência influenciará mais na velocidade final, nesse caso pode haver vantagem do aspirado, mas deve demorar mais para atingi-lá.

        • Franco da Silva

          Ah, cara! Aí, como eu vou intimar os outros por aí nas ruas?! E os rachas, como ficam, mano?! Carro é 2.0! Viva o Santanão! Eu gosto muito de irritar os outros no trânsito e gasto todo meu dinheiro em gasolina pro meu “2.0rão” que faz 6 por litro na cidade!
          (será que preciso dizer que fui irônico?!)

          • Emilio

            “Nossa, é por causa de caras como voce que o país está uma merda.”

            >> Alguem que não sacou a ironia.

      • Leo

        Eu acho que ficará no lugar do 1.6…entregaria potência semelhante ao Focus 1.6 no caso do 308, com mais torque. Seria interessante também para o 2008.

        • João Cagnoni

          O torque do 1.2 THP é 50% maior que o Focus 1.6 e igual ao Focus 2.0, sendo que por causa do turbo apareceria a força bem mais cedo. Se o modelo virar flex e ganhar potência e torque, poderá superar ainda mais esses números.

          • Leo

            Certo, mas comentei sobre potência, especificamente. Veja também que nessa faixa de mercado (hatchs médios), o Golf que compete com o Focus 2.0 é o 1.4T. Como não tenho notícia de um motor 1.0T da Peugeot, creio que o 1.2T seria o de “entrada” e o 1.6THP o de topo.

            • João Cagnoni

              Exatamente, e o Golf com 30cv a menos anda bem mais que o Focus 2.0. Esse Golf dá uma surra na maioria dos carros, acho que só perde pro THP e o próprio GTI.

  • João Cagnoni

    Acertaram.

  • Lucas086

    Esperando o C4 Thp manual por 69,900

    • João Cagnoni

      Seria bom manterem o AT nesse preço.

    • Pacheco

      Duvido que eles coloquem cambio manual nesse carro.

      • Eduardo Alves

        Ja tem ele assim na Argentina, é so trazer.

        • Pacheco

          O mercado brasileiro é estranho. E um modelo turbo manual teria o consumo mais caro que morador da ZL.

          • Gustavo73

            O Jetta tem versão Tsi manual. Só não entendi a questão do seguro.

            • Pacheco

              Seguradora ve a palavra Turbo e acha que o carro é pra correr. É igual modelo que recebe algum kit de fabrica. Fica um lixo de fazer seguro.

              Sandero Vibe mesmo sofria com isso.

      • Lucas086

        Saiu na mida que ele virá na versão Origine por esse valor.

        • Pacheco

          Confesso que será uma surpresa. Prepara o seguro.

      • Marcio Andriani

        Já está disponível…pasme….

        • Pacheco

          Confesso que isso me surpreende.

    • Carlos

      Valeu o registro mas acho que você vai ficar só na espera mesmo. Se manual em hatch tá difícil, quanto mais sedans médios/grandes.

      • Gustavo73

        O 2.0 hoje custa isso.

      • Lucas086

        Mas já saiu na mídia que ele virá na versão Origine por esse valor.

        • Carlos

          Eu vi no configurador da citroen que atualmente o Origine só vem automático. Tem opção manual, mas no caso é o Tendance.

    • Marcio Andriani

      Já está no catálogo, pode buscar o seu…kkkkkkkkkkk

      • Lucas086

        Também vi, só não gostei das rodas, mas pelo valor, está muito bom. As revisões também baixaram mais de 1000 reais, a duvida tá grande se pego ou não.

  • Eduardo

    No site da peugeot, no configurador do 308 só tem 2 opções de modelo/motorização: Allure 1.6 e Griffe 1.6 THP.
    No 408 ainda aparece o 2.0

    • Pacheco

      Devem deixar até zerar os estoques das concessionarias. Parabens a PSA em tomar essa decisão, mesmo o 2.0 sendo um motor bom.

  • Bruno Silva

    90.590 num 408, mais caro que um Cruze novo! Depois a Peugeot não sabe porque é fracassada.

    • MaCaRyS

      Qual versão do Cruze? oferece tudo que o 408THP? eu ainda fico com o THP.

      • Thiago C

        Ah você fica… fica demais!

    • Gustavo73

      Mais caroe maos equipado não podemos esquecer.

    • Pacheco

      Mas o 408 na versão top é muito completo, um carro bem executivo, com desempenho de esportivo e não chama tanta atenção. Confesso que teria um.

      O ruim do 408 é a revenda e desvalorização. Hj vc acha um THP usado por menos de 50 mil facil. Acho que deve encontrar até abaixo dos 40 mil.

      • MaCaRyS

        Tenho procurado amigo, acha não! … o mais próximo desse valor dos que me interessam é um Jetta TSi 2011 por 48 mil … ainda assim sonho distante no momento.

        • Pacheco

          Esse tem ano até pra colocar na Uber. KKKKK

      • Louis

        E se você for entregar na loja, te pagam R$ 30k…

        • Pacheco

          Dependendo da KM, devem pagar até menos. Um desse com 100 mil km se pegarem, pagam uns 20 pra vender por 30. E vai ficar uns 6 meses lá esperando um dono. É o problema desses modelos.

          • duhehe

            Em 2012 eu vendi meu 307 com 102k km rodados por 23, era um carro de 3 anos de uso, Griffe com todos os itens possiveis.
            Gosto muito de pug, amava aquele carro, mas depois de velho é sucata.

            • Pacheco

              Esse é o problema. Eu comprei uma Picasso 2006 exclusive Automatica top por menos de 15 mil reais. Uma Zafira do mesmo ano e completa igual sai por pelo menos 22 mil reais.

              • MaCaRyS

                Pois é, péssimo para quem compra zero, ótimo para quem compra usado.

                • Pacheco

                  Sim… da pra comprar um 408 Griffe 2.0 por 30 mil e um THP por 35 mil. Um carro muito bom e recheado de itens.

                  • Gabriel Oliveira

                    manda o link desse 408 thp por 35 mil

                    • Pacheco

                      Procura na OLX que vc acha varios.

                    • Gabriel Oliveira

                      não achei nenhum.

                    • Pacheco

                      Achei até um Cruze 2013 por 36 mil reais.

                    • Gabriel Oliveira

                      vc acha, mas ainda tem q terminar de pagar o carro.

                    • Pacheco

                      O que achei era de Loja e estava quitado. 2013, prata, automatico e tinha 3 meses de garantia.

                    • Gabriel Oliveira

                      n vi nem 2012, qto mais 2013, mas td bem, pq já devem ter comprado…

                    • Pacheco

                      Era anuncio de loja e estava em evidencia. Se achar, eu coloco aqui.

      • Paulor1899

        Hoje até usados tá difícil achar, pois o carro não vende quase nada zero. Um usado com preço bacana são os sentra a partir de 2014.

        • Pacheco

          Usado bom e com preço de popular é o Megane. Da pra achar um Top 1.6 Flex por menos de 20 mil reais. É um excelente carro.

    • Bruno Araújo

      Fico com o THP!

  • Fernando

    Vale destacar que o THP será oferecido inclusive para a versão mais barata Origine – que será Manual e vai partir de 69.990. O interessante é uma versão PCD (para que compra com isenção), tem preço base de 69.990 só que com câmbio AT – com as isenções sai por 54.500,00.

  • Zeca Piroto 🤘🔥

    Que bom que estão caindo na real… E com esse thp saindo desde a versão Origine, o carro fica ainda mais competitivo… So falta a Renault achar uma solução para o seu 2.0(nissan) beberrão no Fluence e a Nissan trazer pelo menos, o 1.8 norte americano.

    • Uislei

      E como bebe o Fluence. O meu quando fazia 8km/l na cidade, eu soltava fogos. Normalmente ficava entre 7,3 a 7,7 km/l mesmo em trânsito leve. É um bom carro, mas o consumo e a desvalorização (French Factor) acabam com ele. E vc pagar quase 80k em um carro que foi capado fortemente em relação ao modelo que eu tinha, tiram qualquer possibilidade de eu pegar outro.

      • Zeca Piroto 🤘🔥

        pois é, é o French Factor ligado ao Efeito Dacia (carros capados, mais caros e com a mesma alta desvalorização) , saí da Renault por isso também, sem falar do atendimento pós venda aqui em Salvador-BA, que é ruim demais.

  • Léo C. Loures

    Acredito que isso não acontecerá mas, não custa sonhar…
    Gostaria de ver esses modelos com o THP 1.6 e câmbio manual. Talvez fosse mais interessante pra entrar no lugar do 2.0 e ao mesmo tempo, poderiam haver diferentes versões e preços…

    • Marcio Andriani

      Pode olhar no site da Citroen já está disponivel

  • GPE

    São 20cv a menos. Pode até ser mais rápido nas retomadas de baixa velocidade, mas deve perder ou empatar no 0 a 100 e, com certeza, é mais fraco após os 100 por hora, o que pode ser bem decisivo na hora de fazer uma ultrapassagem na estrada. O fato de o motor ser menor não quer dizer que o carro será mais leve. O Fiesta 1.6 é mais leve que o 1.0 turbo.

    • Gustavo73

      Não tem vomo o Fiesta Titanium plus 1.6 ser mais leve que o Fiesta Titanium plus 1.0 T com os mesmos equipamentos já que o motor 1.0 é mais leve que o 1.6. Não havendo outr diferença no total ele será mais leve. O Turbo faz o torque e a potência chegarem bem antes e se mantém em um patamar por mais tempo. Os 20 cv a mais farão diferença lá em cima mas aí o 1.2 já ganhou frente. Mas na velocidade máxima veremos a diferença. Um bom exemplo é o Golf com 140cv versus o Focus com 178cv.

      • GPE

        Olha a ficha técnica dos 2. Tb achei estranho mas o 1.0 é mais pesado. Um detalhe que vi cometarem sobre o Focus é q ele nao consegue chegar nos 178cv pq o câmbio passa de marcha antes da rotacao de potência máxima. Além disso, o Focus pesa um bocadinho a mais q o Golf. Creio q pelo menos uns 100kg

        • Gustavo73

          Apesar de ter bloco em ferro enquanto o Sigma tem em alumínio a perda deum cilindro e todos os outros elementos representa uma queda no peso(motor). O Golf 1.6 Msi pesa 1244 kg na versão manual o Golf Bluemotion 1.0 Tsi(europeu) que tem câmbiode 5 marchas e suspensão traseira igual ao nosso pesa 1220kg. Então acho que a ficha que você viu ou estava trocada ou era de outra versão do 1.6. Sim o Focus pesa mais que o Golf algo nessa faixa de peso em versões similares. Estranho essa história de não conseguir atingir a potência máxima. Mas independente disso ele tem velocidade máxima maior que a do Golf 1.4 com 140cv, não é algo absurdo mas acho que a diferença gira nos 7/10km-h. No caso desse 1.2 vs o 2.0 no dia a dia o 1.2 T provavelmente será mais agradável ( não estou falando em diferenças como a Fiesta 1.0 sobre o 1.6, mas esperaria números similares com consumo menor, e o 2.0 se destacaria na velocidade máxima pela maior potência.

      • Thales Sobral

        O bloco 1.6 pode ser um pouco maior, mas o turbo tem um coletor de escape mais pesado, o próprio turbo, um intercooler, etc… Não é de surpreender que ele pese mais.

        • Gustavo73

          O bloco maior, ainda tem o virabrequim, um pistão e biela fora os outros itens, cabeçote com as válvulas e por aí vai, realmente tem o intercooler, o turbo é pequeno e feito de materiais nobres. Mas você já viu uma foto desse 1.0T, tem o tamanho de uma folha A4. https://uploads.disquscdn.com/images/0f79127562c119155326c90351a5d83b9aec965f3f854ef1254177af97deb8db.png

          • Thales Sobral

            Já vi, mas não pensa que perde tanto peso assim não, além do mais o bloco dele aqui no brasil pelo menos é de ferro fundido.

            • Gustavo73

              Não é o bloco daqui, esse é importado da Europa. Todos os 1.0 Ecoboost tem bloco em ferro. E ele é 50% menor que o 1.6 Sigma, e sim pesa menos.

              • Thales Sobral

                Você tá pensando só no bloco, o 1.6 não tem turbina, não tem intercooler, esse conjunto não pesa pouco não.

                • Gustavo73

                  Não é peso pena sem dúvida, mas pelo que li na época do lançamento na Europa é mais leve que o Sigma.

  • Raone

    AGORA O LOUNGE CHEGARÁ COM O 1.6 THP DÊS DA VERSÃO DE ENTRADA!!!!

  • PEDAORM

    Adoraria que divulgassem sempre o gráficos de potencia e torque oficiais dos motores.

    • Gustavo73

      Algo cada vez mais difícil encontrar certos dados. Fui procurar a altura do solo de um determinado carro para uma argumentação sobre altinhos vs carros comunse não encontrei.

  • Felipe S. Rangel

    Eu já havia dado a dica: PSA quer vender? Produza versões “básicas” THP no lugar das que possuem motor 2.0 que melhora.

  • Tomtilt

    Será a morte definitiva do 408. Apesar de ser um carro excelente a quase totalidade das parcas vendas se concentra na versão 2.0. Como se já não bastasse os outros sedãs médios, o C4 Lounge THP custa cerca de mil reais a menos, é mais bonito, atual e moderno. E em muitos lugares do Brasil está no mesmo showroom ou na concessionária ao lado.

    • Gustavo73

      O C4 é mais.”moderno e atual” em termos já que dividem a mesma plataforma e powertrain.

      • Tomtilt

        Ainda assim aos olhos de um consumidor médio, que não liga para plataforma, o C4 faz o 408 parecer dez anos mais velho, tanto externamente quanto internamente. E no final isso conta bastante.

  • Vattt

    Como vão substituir as versões Business???

  • Ronaldo M

    Semana retrasada passei na Citroen e me informaram que a única alteração nas versões dos C4L será a mudança de motorização de “2.0” para o “1.6 THP”, nada em relação a preços.(o que me parece realmente ótimo caso seja realmente cumprido)
    E também manterão o modelo nos planos de isenção para PCD, o que o coloca como candidato ideal para nossa casa, claro, se daqui há um ano ele ainda continuar nesse plano.. rs
    Qual será o argumento contra o bom custo-benefício dos franceses agora?

    • Gustavo73

      Se realmente trocarem os motores e mantiverem os preços será ótimo. Me falaram que teria 6ab e ESP/TC de série, você tem alguma informação sobre isso.

      • Ronaldo M

        Bom, Gustavo, em relação aos air bags a vendedora não sabia dizer pois o catálogo do carro ainda não havia chegado na concessionária.
        Mas o mais estranho é que, mesmo alegando não ter o catálogo em mãos, ela disse que os modelos de entrada não teriam controle de estabilidade, ar digital/dual zone e multimídia de série, apenas as versões intermediária e top.
        Acho que nos resta esperar um pouco..

  • pedro rt

    bem q poderia oferecer o 1.6 THP em mais versoes do 308 e 408 e tirar de linha tmb o 1.6 aspirado

    • mauricio

      verdade, e trazer o 1.2 thp



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