Brasil Citroen Montadoras/Fábricas Peugeot

PSA produz primeira plataforma CMP em Porto Real

PSA produz primeira plataforma CMP em Porto Real

A PSA iniciou a produção da plataforma modular CMP em Porto Real, Vale do Paraíba no lado fluminense. A planta do Rio de Janeiro recebeu investimentos de R$ 220 milhões para alterar a linha de montagem para a nova base.


Patrice Lucas, Presidente Brasil e América Latina e membro do Comitê Executivo do Groupe PSA, diz: “Por ser uma plataforma muito moderna e altamente flexível, a CMP abre uma série de possibilidades para a nossa produção na América Latina.”

Ele continua: “A sua variante introduzida recentemente em nossa fábrica de Palomar, na Argentina, dará origem, em breve, à produção do Novo Peugeot 208. Já da variante da plataforma implantada em Porto Real, serão lançados outros produtos inéditos”.

Nesse caso, podemos entender como sendo produtos da Citroën, que nesta quarta (17), revelou seu primeiro modelo com base nessa plataforma, sendo ele o Novo C4 e sua variante elétrica, o crossover ë-C4.

PSA produz primeira plataforma CMP em Porto Real

Não se sabe se este produto será feito aqui algum dia, mas rumores falam de um novo projeto de carro inédito para a região, que deverá ser o sucessor do C3 atual e, obviamente, um crossover para substituir o Aircross.

Mas Lucas dá pistas sobre isso: “Os produtos fabricados em Porto Real e em Palomar tendo como base a CMP serão complementares e distintos, sendo que cada unidade continuará tendo sua importância na produção para os mercados locais e para exportação. Com isso, continuaremos com um esquema industrial muito eficiente na América Latina, e quem sairá ganhando são nossos consumidores, que terão à sua disposição produtos cada vez mais modernos e surpreendentes”.

Podemos então vislumbrar um SUV compacto entre o Aircross e o Novo 2008, lugar que hoje pertence ao C4 Cactus, porém, este já é uma atualização do antigo, considerado muito disruptivo para o consumidor brasileiro. Ele ainda é feito sobre a PF1, que logo dará adeus.

PSA produz primeira plataforma CMP em Porto Real

O Citroën C3 como um produto abaixo do Novo 208 poderia funcionar também, mas o mercado anda vislumbrando mesmo os crossovers e SUVs. Na Índia, a marca parisiense prepara produtos abaixo de 4 metros, que deverão influenciar outras regiões.

Nesse caso, o hatch poderia ser substituído por um utilitário esportivo pequeno, por volta dos 4 metros, ocupando também a posição do Aircross hoje.

Assim, a Citroën ficaria com dois crossovers, sendo um de acesso e outro intermediário (no lugar do Cactus) entre os dois produtos da Peugeot.

Então, poderia assim haver dois modelos CMP feitos em Porto Real e outros dois em Palomar, talvez variando a marca (uma de cada em planta distinta). E você, o que acha que veremos por aqui?

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • RKK

    Deixe-me ver, o B-Hatch (CC21) será um novo C3 para pobre… Já o B-CUV, será o SUV do C3 para pobre…

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      E se seguir o exemplo da Renault quando trouxe Sandero e Logan com bom CxB até meados de 2016 (sim, são Dácia eu sei), pode ser que as vendas cresçam.

    • Sem noção

      É o que brasileiro gosta de comprar. Lembra quando renault vendia renault aqui no Brasil? Não vendia nada, mas quando virou os dacias de baixo custo, o povo começou a comprar e elogiar a marca. Já ouvi muita coisa do tipo: agora renault é uma marca boa, já foi aquela fase ruim.

  • Chap

    Pena que essa CMP não é exatamente a mesma do novo 208 e sim uma variante low cost.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Se o produto for bom não vejo problema, A VW já fez o mesmo com a MQB.

  • Gustavo Maia

    Acho que o primeiro produto que veremos com essa plataforma saindo da fábrica de porto real será um sedan compacto, da citroen, lançado até o meio de 2021.

  • th!nk.t4nk

    Em breve: “orgulho: um produto desenvolvido no Brasil, para as necessidades locais” (leia-se corte de custos!).

  • Marcio Andriani

    A maioria quando compra um PSA, e está vindo de carros como Uno, Gol, Ka, Hb20, etc, nota o prazer ao dirigir, e a melhor construção, porém tem medo do custo de manutenção. O foco é manter os dois primeiros, e arrumar o terceiro, o que irá satisfazer o gosto do brasileiro….porém acho que falta hoje um Hatch/Crossover no mercado que seja maior que os basicos e com espaço de SUV….ai seria um tiro certeiro….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email